Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Valério desmente matéria de Veja

Por Miguel do Rosário

16 de setembro de 2012 : 01h28

‘Veja’ usa Valério para atacar Lula, mas publicitário desmente matéria

Texto de capa da revista, construído com declarações de pessoas não identificadas, tenta envolver ex-presidente com o processo do chamado ‘mensalão’

Por: Redação da Rede Brasil Atual
Publicado em 15/09/2012, 17:25

Última atualização em 16/09/2012, 00:51

São Paulo – O publicitário Marcos Valério desmentiu hoje (15), por meio de seu advogado, reportagem de capa da revista Veja, segundo a qual ele estaria disposto a revelar supostas histórias que comprometeriam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo do chamado “mensalão”.

A matéria é recheada de declarações entre aspas, mas seus pretensos autores são identificados genericamente como amigos e familiares. As declarações são colocadas na boca do próprio Valério, como se ele tivesse concedido entrevista.

“O Marcos Valério não dá entrevistas desde 2005 e confirmou para mim hoje que não deu entrevista para a Veja e também não confirma o conteúdo da matéria”, disse o advogado Marcelo Leonardo, que defende Valério no julgamento em curso no STF.

“Não sei de onde tiraram isso. Tem que perguntar para o jornalista que escreveu a matéria”, afirmou o advogado. Ele disse não considerar necessário acionar Veja judicialmente. “O próprio perfil da revista torna desnecessário tomar qualquer atitude. O STF, por seus ministros, tem dito que eles julgam de acordo com a prova existente nos autos e não decidem com base em matérias que saem na imprensa. Entendo que essa matéria, que não tem conteúdo relativo a entrevista porque ele não deu nenhuma entrevista, não vai repercutir em nada no julgamento”, argumentou.

Dilma
A informação de que Veja circularia com essa “reportagem” em sua edição deste fim de semana teria sido o motivo pelo qual a presidenta Dilma Rousseff cancelou o almoço que teria ontem (14) com o presidente do Grupo Abril, Roberto Civita, bem como sua participação no evento Maiores e Melhores, da revista Exame, pertencente ao grupo.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, chegou a compor uma mesa de debates durante o evento, ao lado do prêmio Nobel de Economia Paul Krugman e do próprio Civita, mas levantou da mesa sem aviso prévio e também se retirou do encontro.

Com agências

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

14 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

@NiloCorrea

11 de dezembro de 2012 às 23h12

Rosangela Basso http://t.co/TDTJIrR2

Responder

Daniel

18 de setembro de 2012 às 14h48

E seguindo a escola Gilmar Mendes de mentirosos, um repórter da Veja afirma ter uma gravação da entrevista. Mas quando questionado porquê a gravação não foi apresentada (pois não existe, duh), o repórter disse que a redação da revista estaria “estudando o momento oportuno de mostrá-la”.

Sei.

Responder

@HercioPrust

16 de setembro de 2012 às 13h26

Valério desmente matéria de Veja – http://t.co/PDAil9QK

Responder

@michaelrosa13

16 de setembro de 2012 às 10h08

“@migueldorosario: Valério desmente matéria de Veja http://t.co/QPChgKp1”

Responder

@frc_vfco

16 de setembro de 2012 às 09h50

Valério desmente matéria de Veja – http://t.co/bGV9XIH3

Responder

@maramandrea

16 de setembro de 2012 às 08h19

Mas, Band e outros repercutiram reportagem não confirmada > RT @anabellbar: Valério desmente matéria de Veja – http://t.co/poYsKhfq

Responder

@anabellbar

16 de setembro de 2012 às 08h17

Valério desmente matéria de Veja – http://t.co/t8Tb7J8E

Responder

@calazans74

16 de setembro de 2012 às 07h48

informação on ou informação off? Essa veja… “@migueldorosario: Valério desmente matéria de Veja http://t.co/at1UaJVq”

Responder

Elson ( o original )

16 de setembro de 2012 às 07h01

Vai ter troco! Agora a lei de médios sai!

Responder

@AldoNunes57

16 de setembro de 2012 às 03h43

Valério desmente matéria de Veja http://t.co/veBZ56tG via @sharethis

Responder

Troll Bundão

16 de setembro de 2012 às 01h56

Até o PT sabe que a entrevista existiu,,,
.
Líder do PT na Câmara, o deputado Jilmar Tatto acredita que a publicação das frases atribuídas a Marcos Valério foi um “ato de desespero”, segundo o jornal O Globo. De acordo com ele, o réu estaria envolvendo o nome de Lula porque sabe que “vai parar na cadeia”. Ele é um dos julgados pelo STF no caso do “mensalão”.

“Esse tipo de ação é um ato de desespero de quem está no banco dos réus, de quem sabe que vai ser preso, de quem sabe que vai parar na cadeia”, afirmou. O parlamentar disse também que o PT não deve entrar com ação contra as denúncias e que o assunto deverá ter um “tratamento corriqueiro” no partido.

Responder

@toleranciazero6

16 de setembro de 2012 às 01h29

Pede o áudio “@migueldorosario: Valério desmente matéria de Veja http://t.co/gJkpCBiV”

Responder

migueldorosario (@migueldorosario)

16 de setembro de 2012 às 01h28

Valério desmente matéria de Veja http://t.co/VuNg83dp

Responder

Deixe um comentário

Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro Janela Partidária 2022: Quem ganhou, quem perdeu? Caro? Gasolina, Gás e Diesel: A atual política de preços da Petrobrás As Maiores Enchentes do Brasil