Menu
, , ,

Produção industrial registra forte aumento em janeiro

O IBGE divulgou a produção industrial de janeiro, e registrou um aumento fortíssimo em todos os setores, a começar pelo mais importante, os bens de capital.

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

Ufa! Finalmente uma excelente notícia para a economia. O IBGE divulgou a produção industrial de janeiro, e registrou um aumento fortíssimo em todos os setores, a começar pelo mais importante, os bens de capital.

[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

Entre as categorias de uso, ainda na comparação com o mês imediatamente anterior, bens de capital, ao crescer 8,2%, assinalou o avanço mais acentuado em janeiro de 2013.

Na comparação com o ano anterior, a produção industrial também registrou um desempenho surpreendente, com destaque novamente para bens de capital:

O setor produtor de bens de capital, ao crescer 17,3% em janeiro de 2013, interrompeu dezesseis meses de resultados negativos no índice mensal e apontou a expansão mais intensa desde fevereiro de 2011 (19,4%) nesse tipo de confronto. Na formação do índice desse mês, o segmento foi particularmente influenciado pelo crescimento atípico observado no grupamento de bens de capital para equipamentos de transporte (61,3%), impulsionado não só pelas paralisações ocorridas em janeiro de 2012, mas também pela maior fabricação dos itens caminhões, caminhão-trator para reboques e semirreboques, veículos para transporte de mercadorias, aviões e chassis com motor para caminhões e ônibus. Vale destacar também o resultado positivo assinalado pelo grupamento de bens de capital para energia elétrica (8,6%).

Naturalmente que será necessário esperar a manutenção desse crescimento ao longo do ano, mas registrar um desempenho assim logo no primeiro mês do ano é um sinal bastante promissor para o resto da economia, sobretudo pelas seguintes razões:

  • O baixo crescimento do ano passado foi causado pela performance baixa de indústria e agricultura. Para a agricultura, a estimativa é de um novo recorde este ano, e os números da indústria de janeiro também apontam um cenário otimita.
  • O consumo das famílias, que evitou o pior em 2012, deve continuar alto em 2013, impulsionado pela queda nos juros, aumento no emprego e na renda.
  • A aproximação do ano eleitoral deve ajudar a produzir uma pressão política saudável sobre a burocracia, forçando-a a agilizar obras e melhorar serviços.

O Cafezinho hoje fica por aqui, porque estamos um pouco enrolados com a organização de um coquetel para apresentar o nosso projeto para o II Encontro de Blogueiros no Estado do Rio, agendado para junho deste ano.

[/s2If]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

migueldorosario (@migueldorosario)

07/03/2013 - 16h01

Produção industrial registra forte aumento em janeiro http://t.co/qND57DyZCn


Leia mais

Recentes

Recentes