Menu

Datafolha sobre a Copa é bom para o Brasil

Os números do Datafolha que tratam da percepção do brasileiro sobre a Copa do Mundo não são bons para ninguém. Nem para o governo, nem para a mídia anti-governo, nem para os coxinhas anti-copa. Todo mundo saiu perdendo. Quer dizer, teve alguém que ganhou: o Brasil. É bom que o governo perca porque mereceu. A […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Os números do Datafolha que tratam da percepção do brasileiro sobre a Copa do Mundo não são bons para ninguém. Nem para o governo, nem para a mídia anti-governo, nem para os coxinhas anti-copa.

Todo mundo saiu perdendo. Quer dizer, teve alguém que ganhou: o Brasil.

É bom que o governo perca porque mereceu. A comunicação foi desastrosa. Os marketeiros de governo só pensam em televisão, em eleição. O primeiro ato da presidenta, ao ganhar as eleições em 2010, foi fechar o seu twitter. Uma estupidez espantosa, porque poderia continuar usando-o para divulgar seus programas de governo, incluindo aí os gastos e ações relacionados à Copa. Não fez. Preferiu o silêncio, quebrado apenas por convescotes em programas da Ana Maria Braga.

A mídia apostou no caos. Uma aposta arriscadíssima, que deu certo com um determinado segmento, mas que deu com os burros n’água no final, porque não conquistou o povão.

Respeito os movimentos sociais e mesmo os trabalhadores que usam a Copa para amplificar suas demandas. E entendo que a Fifa é uma entidade que merece ser criticada. A própria Copa, com certeza, tem motivos para ser criticada, sobretudo pela relação autoritária com a sociedade.

Mas sou crítico à bandeira autodestrutiva dos anticopa radicais, porque é evidente que o cancelamento de um evento desse porte traria prejuízo econômico, desemprego e desmoralização ao país.

O Datafolha mostra um povo extremamente crítico à organização da Copa do Mundo no Brasil. E com razão, visto que a organização falhou miseravelmente em se comunicar com o povo, seguramente por achar que bastava dar uns capilés para a Globo que estava tudo resolvido.  Não é assim, sobretudo porque a Globo não é uma parceira confiável para fazer a comunicação entre governo e sociedade, visto que ela tem interesses políticos contrários a do governo.

Mas a pesquisa mostra também, por exemplo, que o brasileiro não engoliu a tentativa da mídia de jogar a população contra Lula, ao repetir, fora de contexto (e ainda botar isso na pesquisa!), a afirmação dele de que “metrô dentro de estádio é babaquice”. Ora, Lula não disse com o sentido de desqualificar a importância de um metrô, e sim de que é impossível transformar uma Copa do Mundo numa pantomina mágica que solucionará todos os problemas nacionais de mobilidade urbana.

O governo tentou usar ao máximo o evento para levar obras de infra-estrutura às grandes cidades, mas é preciso ter um pouco de senso de proporção. É claro que seria legal ter metrô até dentro de um estádio, assim como há metrôs até dentro de quase todos os museus de Nova York e Paris.

Entretanto, se for para ampliar metrôs nas grandes cidades – e acho que foi um erro, sim, o governo federal não ter investido mais nisso desde o início da gestão Lula – a prioridade não deveria ser estádios de futebol, e sim a mobilidade entre o centro e a periferia.

Outra observação a fazer é sobre a tendência. Os gráficos mostram um declínio rápido e acentuado do apoio aos protestos contra a Copa. Tão rápido, aliás, que é até um perigo, pois alguns governadores e comandantes de polícia podem achar que isso é carta branca para violências contra manifestantes, o que seria um erro.

1414284

7

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Valmir

23/05/2014 - 14h21

kkkkkkkkkkk!!

Diego – DF

22/05/2014 - 15h19

Engraçado… Participei de uma pesquisa Datafolha aqui em Brasília, sobre a Copa, semelhante a essa, há aproximadamente duas semanas, não vi publicação nenhuma do resultado. As perguntas eram parecidas com essas mas eram menos tendenciosas, não perguntavam sobre Lula e nem sobre corrupção.

Miro Vidal

22/05/2014 - 17h38

Seria cômico… Se não fosse trágico !!!

Maria

22/05/2014 - 14h15

Miguel,
Envie seu artigo para o Ministro Gilberto Carvalho. Acabei de ler no Carta Maior, o ministro e o ciclo de debates sobre a copa. É o oposto dos gráficos. E dos seus comentários. Rss. O governo é uma tragédia na comunicação.

abs


Leia mais

Recentes

Recentes