Menu

Mainardi toma outra chinelada. Agora de uma jornalista da BBC

Mainardi X A diretora da BBC Brasil Por Paulo Nogueira, no Diario do Centro do Mundo. Antigamente, Diogo Mainardi era intensamente comentado pelos artigos raivosos que escrevia na Veja contra Lula. No jornalismo pós-Lula, Mainardi foi o primeiro “sicário da plutocracia”, para usar a feliz expressão do economista americano Paul Krugman. Hoje, Mainardi é notícia […]

35 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Mainardi X A diretora da BBC Brasil

maxresdefault-1-600x337

Por Paulo Nogueira, no Diario do Centro do Mundo.

Antigamente, Diogo Mainardi era intensamente comentado pelos artigos raivosos que escrevia na Veja contra Lula.

No jornalismo pós-Lula, Mainardi foi o primeiro “sicário da plutocracia”, para usar a feliz expressão do economista americano Paul Krugman.

Hoje, Mainardi é notícia quando leva surras de mulheres no Manhattan Connection, o programa da Globo que lhe deu ocupação quando sua coluna na Veja acabou.

Primeiro, foi Luiza Trajano, que, depois de corrigir informações erradas com as quais Mainardi tentava desqualificar o Brasil, se propôs a enviar a ele e-mails com dados precisos.

Agora, foi a vez da diretora de redação da BBC Brasil, Sílvia Salek, convidada a participar do Manhattan Connection.

Mainardi, ao abordá-la, despejou nela uma de suas características mais marcantes: o ódio pelo Brasil, o desprezo a tudo que se refira à terra em que nasceu.

Afirmou ter morado quatro anos na Inglaterra, na década de 1980, sem que ninguém, ao longo do tempo, lhe perguntasse sobre o Brasil.

Presumindo que tudo seja verdade – a temporada inglesa e a ausência de perguntas. Alguém pode imaginar Mainardi falando do Brasil? Puxando assunto? Dizendo que é brasileiro?

Se ele odeia o Brasil hoje, você pode depreender o quanto, na juventude, ele terá escondido, na Inglaterra, o fato de ser brasileiro, por vergonha, por repulsa ou coisa do gênero.

O silêncio sobre o país, nos alegados anos de Mainardi entre os ingleses, conta muito mais sobre ele do que sobre o Brasil.

Moro há cinco anos em Londres, e meu testemunho não poderia ser mais diferente. Em minhas viagens jornalísticas pela Europa neste período, verifiquei sempre quanto as pessoas gostam dos brasileiros, vistos como cordiais, acolhedores, simples, alegres e pacíficos.

Em Londres ou em Oslo, em Copenhague ou em Roma, em Paris ou em Zurique, sempre encontrei recepção simpática e sorridente quando disse que sou brasileiro.

Sílvia, com seu jeito de menina, disse algo que deve ter machucado Mainardi. Ela afirmou, com firme doçura, que, nos anos pós-Lula, o interesse pelo Brasil aumentou vivamente entre os ingleses.

No curto espaço em que foi entrevistada, ela ainda enquadraria Mainardi mais uma vez.

Ele quis dizer que as vaias a Dilma na estreia do Brasil refletiam uma insatisfação generalizada, e ela contrapôs o óbvio: qual a representatividade daquele grupo de pessoas capaz de pagar uma pequena fortuna por um bilhete?

Até pela diferença etária, em Mainardi e Sílvia estavam como que representados o velho Brasil e o novo Brasil.

Mainardi é o velho Brasil – hierárquico, preconceituoso, arrogante, afeito a posições e a privilégios. Sílvia é o novo Brasil – cosmopolita, orgulhosa de seu país sem ser patrioteira tola, mente aberta e alerta.

O momento que mais definiu o episódio veio de uma frase do próprio Mainardi.

Em certo momento, diante de uma observação de Sílvia depois de uma fala destemperada de Mainardi, ele observou: “Eu não estou na BBC.”

Provavelmente ele queria desmerecer o jornalismo equilibrado e sereno feito pela BBC, e enaltecer a panfletagem televisiva do MC – um programa pomposamente ridículo e provinciano já no título em inglês.

Mas acertou, mesmo sem querer.

Um ‘jornalista’, aspas, como ele jamais caberia na BBC, onde se faz um dos melhores jornalismos do mundo, se não o melhor.

A BBC não emprega, para começo de conversa, sicários da plutocracia como Mainardi.

Mainardi toma mais uma from Zcarlos on Vimeo.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz Alberto Mezzomo

22/06/2014 - 19h13

A bbc?! É um antro antiocidental que parasita as benesses do ocidente.

    Fabricio Azevedo

    01/07/2014 - 18h58

    Antro antiocidental ? Fala sério, a BBC é sediada em LONDRES !!! Só porque ela não bajula os USA e a União Europeia, ela é antiocidental ? Outra coisa, parasita como ? Se você está falando de dinheiro, ela é patrocinada principalmente pelos contribuintes ingleses e venda de seus próprios produtos. Se você está falando de liberdade de expressão, tenho certeza que o Patriotic Act foi um enorme avanço na área.

enganado

21/06/2014 - 22h19

O único judeu que foi honesto até em sua última hora foi sábio em suas últimas palavras. Essas palavras se encaixam como luva neste celerado:

“Meu pai perdoa porque ele(s) não sabe(m) o que si faz (em)”.

Cunha

21/06/2014 - 11h17

Percebam o nome do programa:Manhattan Connection.É automaticamente dedicado a patriofobia.Liga o samba e futebol ao ruim,sendo futebol esporte de origem britanica, não esquecendo do Cálcio e do “jogo de bola” asteca. Vemos no Mainardi a identidade do grupo político Globo,cuja intenção real é bombardear,para desatrelar qualquer sucesso do Brasil aos que não são de sua predileção. Se assim pensam,com tudo correndo bem na Copa e uma possível vitória de nossa seleção venha beneficiar Dilma, parem de transmitir os jogos e enviem correspondentes para o Iraque,Croácia e percorram os EUA e Europa explorando a situação sócio-política na crise atual.

Débora Bessa

21/06/2014 - 03h28

Sim! Silvia Salek :) arrasou!

Marcelo Pfaender

21/06/2014 - 03h24

Essa não é a Silvia ex-CPII e bodyboarder?

Carlos Antônio

21/06/2014 - 00h46

PORQUE NÃO TE CALAS MAINARD INFELIZ

Maíra Turri

20/06/2014 - 22h46

Almir Almir Dorlei Turri felipe Felipe Brun Loro

Mayara Ribeiro

20/06/2014 - 21h04

Ridículo. Nenhuma palavra define mais esse cidadão!

Alessandra Duarte

20/06/2014 - 19h04

Ele adora apanhar de mulher ? Que pena , ele bem que poderia andar nas ruas do Brasil !

Maria Helena

20/06/2014 - 15h11

Devo muito ao sr. Mainardi, pois foi graças aos seus editoriais que eu decidi cancelar a assinatura da veja. E faz anos, mas até hoje eles me incomodam com promoções mirabolantes.

Lucas Souza Soares

20/06/2014 - 16h36

Mayara Ribeiro

Laísa Guedes Henrique

20/06/2014 - 16h18

Fernando Barcellos mais uma pra vc se divertir…

Provos Brasil

20/06/2014 - 12h59

Acho que ele falava que era indiano, como essa cara de “dalit” como ele iria falar que é brasileiro….

Paulo Novaess

20/06/2014 - 15h58

Esse jornalista não representa o povo brasileiro

Paulo Novaess

20/06/2014 - 15h58

Esse jornalista não representa o povo brasileiro

Rene Lopes

20/06/2014 - 14h27

Ele já tinha tomado uma da Luiza Trajano, do Magazine Luiza. O pior é que não vergonha na cara. Será que ele vive num mundo paralelo? …rs

Adma

20/06/2014 - 10h50

Só discordo dela quando diz que não vê cobertura enviesada na atuação da mídia brasileira. Ela é visível e evidente para qualquer observador que não esteja contaminado pelo anti-petismo furioso.

Junior Castagna

20/06/2014 - 13h45

Fracasso atrai fracasso… Esses argumentos que apostam no fracasso acabam em fracasso.

Rodrigo Jardim Rombauer

20/06/2014 - 13h10

bastou a jornnalista exibir um visão destoante da linha editorial do programa para recebe um boa noite, abrupto e mal educado, do sr. lucas mendes. ponto para ela.

Lucy Ribeiro

20/06/2014 - 11h33

Ele adora apanhar de mulher!!

Cida Jube

20/06/2014 - 10h20

Se esse babaca financiado pela Globo, não falar mal do Brasil, do LULA e da DILMA, como alguém vai saber que ele existe? Como ele só vive para isso, vai levar muitas cacetadas ainda, até o dia que perceber que é apenas mais um lixo criado pela Veja e pela Globo.

SykAryo DoPovo

20/06/2014 - 05h04

A reação do anfitrião Mainardi com a brasileira Diretora da BBC Brasil, Silvia Salek, é indício incontestável do veneno que os quatro cavaleiros do apocalipse jornalístico diluem entre seus leitores e telespectadores. A fisionomia do anfitrião Diogo Mainardi chegou a se contorceu quando a entrevistada comentou sobre o nível de incisão – leia-se parcialidade – dos seus argumentos:: “Eu não trabalho na BBC”, respondeu Mainardi. Só faltou seguir o exemplo dos seus leitores e telespectadores aninhados no camarote VIP do Itaquerão. Por tamanha grosseria, deixo de público meu repúdio à forma grosseira como esse desqualificado elemento do gênero masculino a tratou durante a entrevista, que foi uma aula de jornalismo decente e imparcial, com o qual as empresas noticiosas tupiniquim têm muito a aprender. E absolutamente nada a acrescentar.

Pedro GOmes

20/06/2014 - 04h24

https://www.youtube.com/watch?v=dvk7ygE7Umw

Paula Atreides

20/06/2014 - 04h01

Hadoooooouken!

Liz Terra

20/06/2014 - 02h50

Sinceramente. Esse vídeo dispensa comentários

Deyb Vieira da Silva

20/06/2014 - 02h38

É um vagabundo engraçado, e bem retardado! kkk

Josue Castilho

20/06/2014 - 02h35

Eu já acho que estão usando as porradas que o Mainardi leva pra aumentar a audiência do programa na web. Só pode.
É nítido que o tal Lucas levanta a bola pra que a convidada desca a bolada nos cornos dele. Chega a ser engraçado.

Nilton Costa

20/06/2014 - 02h27

Vagabundo!

Luiz Carlos Motta

20/06/2014 - 02h09

Francis Lousada Rubini

Leandro Campos

20/06/2014 - 02h06

Detalhe: morou anos em Londres e nunca perguntaram pra ele nada sobre o Brasil, conclui que não europeus não tem interesse no Brasil…..na verdade eles não tem interesse nenhum em perguntar algo a ele. Não há interesse em Diogo Mainardi por lá…

Leandro Campos

20/06/2014 - 02h02

Só consegue emprego falando mal do Brasil….ou seja, só em veja ou globinho msm….não tem competência, gabarito nem inteligência de qualquer tipo para fazer jornalismo nem comentar com eficiência absolutamente nada.

Jorge Marinho Guimarães

20/06/2014 - 02h02

Como é que um jornalista se presta para ser um grande puxa-saco!

Helio Gaziolla

20/06/2014 - 02h00

Só pagam pelo motivo que fala mau do Lula e do PT, mas não é só ele, o pai dele também é um ferrenho crítico do PT.

Jeisa Cavalheiro

20/06/2014 - 01h42

ele merece, ele merece, ele merece! o que eu ainda não entendi é como alguém paga a esse camarada pra ele fazer os comentários que faz! Penso que nem para o “inimigo” interessa isso. E agora, pensando bem, será que ele não está fazendo o papel contrário? Será que ele está se travestindo de idiota pra levar essas chineladas e “esclarecer” seus leitores através das respostas que leva pelos “cornos”?


Leia mais

Recentes

Recentes