Menu

Reportagem da Telesur sobre democratização da mídia no Brasil

  O correspondente da Telesur no Brasil, Nacho Lemus, entrevistou o blogueiro algumas vezes. A primeira, antes das eleições, foi sobre pesquisa eleitoral. Semana passada, ele me entrevistou sobre o crescente temor das corporações midiáticas brasileiras de que uma lei democrática garanta mais pluralidade ao debate político nacional. Sempre que encontro Lemus, eu quase peço […]

22 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

ScreenHunter_5363 Nov. 11 07.27


 

O correspondente da Telesur no Brasil, Nacho Lemus, entrevistou o blogueiro algumas vezes. A primeira, antes das eleições, foi sobre pesquisa eleitoral.

Semana passada, ele me entrevistou sobre o crescente temor das corporações midiáticas brasileiras de que uma lei democrática garanta mais pluralidade ao debate político nacional.

Sempre que encontro Lemus, eu quase peço desculpas a ele, pelo Brasil nunca ter feito uma parceria melhor com a Telesur, garantindo um espaço nobre para o canal nas redes abertas e fechadas da TV brasileira.

A Telesur é exibida na TV aberta de quase toda a América Latina.

Esse é o “bolivarianismo” que a direita tanto teme: maior pluralidade de informação em nosso país.

Entretanto, sempre vale perguntar: por que a TV Brasil não pode fazer reportagem sobre democratização da mídia? É proibido?

Outro dia, conversando com uma diretora do Sindicato de Jornalistas do Rio de Janeiro, ela me contou que a TV Brasil costuma contratar ex-funcionários da Globo para cargos de chefia, e que essas pessoas repetem, na tv pública, todos os vícios ideológicos que trazem da emissora privada.

Abaixo, a matéria da Telesur:

E aqui, você pode ver com legendas em inglês.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Vera

12/11/2014 - 22h54

Regulamentação da mídia já. Chega da voz do Noblat, Arnaldo Jadeu, Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, Marco Antonio Vila.O estrago que esta mídia fez é incomensurável. Chega de massificação de inocentes uteis.Vamos tentar recuperar o Brasil. Será que ainda há tempo?

delano

11/11/2014 - 18h43

Cortar o bolsa PIG e depois fazer a regulação para democratizar. Pra isso acontecer temos que pressionar o PMDB e traze-lo ao debate com todos os movimentos sociais , entidades e sociedade organizada.

Renato

11/11/2014 - 12h43

Esse Miguel é um pândego; só me faz rir. “Sempre que encontro Lemus, eu quase peço desculpas a ele, pelo Brasil nunca ter feito uma parceria melhor com a Telesur, garantindo um espaço nobre para o canal nas redes abertas e fechadas da TV brasileira”. Espaço nobre tem a Globo, meu caro. o resto é o reto. A TV estatal brasileira já dá traço aqui no Brasil, imaginem a Telesur!

    Miguel do Rosário

    11/11/2014 - 13h37

    que bom que eu o divirto! fique sabendo que a telesur tem ótima audiência na américa latina. na europa, as tvs públicas também sempre tiveram excelente audiência. Vide a BBC, uma das mais importantes do mundo.

      Renato

      11/11/2014 - 15h16

      Bom, aí vai depender do critério que você usa para o que chama de ótima ou excelente audiência.Se for o mesmo que você usa para qualificar o número de pessoas que comparece ás ridículas manifestações pela democratização da mídia que vocês esquerdistas conseguem reunir, ( não passam de meia dúzia de gatos pingados) aí você tem razão, Telesur e a Tv Brasil têm uma excelente audiência!

        Miguel do Rosário

        11/11/2014 - 15h23

        bem, em junho do ano passado, vimos milhões de jovens nas ruas gritando palavras de ordem contra a globo e, portanto, pela democratização da mídia.

          Renato

          11/11/2014 - 18h49

          Além de pândego, não tem senso de ridículo. Os milhões de jovens, aliás, as milhões de pessoas que foram ás ruas, protestaram contra a roubalheira e os desnecessários gastos da copa e só, tanto é que petistas que tentaram se juntar ao movimento foram expulsos e tiveram que voltar pra casa com a bandeira vermelha enfiada não sei onde. A censura á mídia, travestida de democratização, é uma demanda única e exclusiva do PT, de alguns partidecos de esquerda e dos blogueiros bajuladores e só. A população adora a rede Globo, tando é que lhe dá a maior audiência do país, a prova foi o debate presidencial que deu 40 pontos do ibope, enquanto na Record, a rede bajuladora da presidente, deu 12 pontinhos. Vamos lá, convoque, você e os outros blogueiros amestrados, uma manifestação pela “democratização da mídia” e vamos ver quanta gente vocês vão reunir. A manifestação em frente á Globo São Paulo reuniu cerca de 400 cachorros magros.Deve ser a esses milhões que você se referiu, né!

      Hugo

      12/11/2014 - 19h55

      Miguel, não esquenta não, o controle remoto desse Renato, deve ter só uma tecla e, essa tecla ao ser acionada talvez pode estar fazendo PLIM-PLIM no cérebro dele.
      Agora, quando quando ele diz “…a população adora a rede globo…” que ele faz por ele e não por mim e nem pelos milhões que querem ver essa rede globost quebrar e sumir do país.
      No Brasil, graças a Deus tem MILHÕES de cidadãos como você Miguel, PARABÉNS PELO BLOG e pela luta!
      Abraços

Ricardo

11/11/2014 - 12h08

Por falar em mídia, encontrei uma matéria da Agência Estado, de julho deste ano, com uma inacreditável previsão do diretor de pesquisas da corretora Nomura Sexurieties, Tony Nomura (terceiro e quarto parágrafos). Vejam como foram irresponsáveis e terroristas as previsões do “mercado financeiro”.

23/07/2014 12:08:06 – AE NEWS

FÁBIO ALVES: IBOPE X DATAFOLHA X SENSUS

A queda hoje da Bovespa e a alta do dólar frente ao real, na manhã seguinte à divulgação da pesquisa Ibope de intenção de voto para a eleição de outubro, seria um sinal de que os investidores teriam exagerado na avaliação da vulnerabilidade da presidente Dilma Rousseff na corrida presidencial com base nas pesquisas Datafolha e Sensus?

Em três pregões até o fechamento de ontem, a Bovespa havia acumulado alta de 4,21%, embalada pelos resultados do Datafolha e Sensus, que mostraram um empate técnico num eventual segundo turno entre Dilma e o candidato tucano Aécio Neves, além de um aumento na taxa de rejeição da presidente.

(…)

Para o diretor de pesquisas para a América Latina da corretora japonesa Nomura Securities, Tony Volpon, é difícil comparar os resultados de intenções de votos entre os diferentes institutos, pois há muitas diferenças metodológicas e de amostragem.

“O ponto importante é que o ‘spread’ (diferença) Aécio X Dilma fechou entre junho e julho no Ibope”, diz Volpon, de seu escritório em Nova York. “Acho também que dá para mostrar que há um ‘lag’ (defasagem) entre Ibope e Datafolha, com o Ibope com um número maior de indecisos.”

Volpon atribui agora uma probabilidade de 70% de vitória do candidato tucano na eleição presidencial. No dia 11 de junho, a Nomura Securities foi a primeira instituição financeira a divulgar um relatório apostando na eleição de Aécio Neves. Naquele momento, Volpon atribuía uma probabilidade de 60% de vitória do tucano num segundo turno da eleição.

“Acho que o ‘case’ (argumento) para a vitória de Aécio é muito forte levando em conta a questão do que deve acontecer no Sul do Brasil quando ele for melhor conhecido”, argumenta Volpon. “Haverá uma convergência do Sul ao que já aconteceu no Sudeste, onde o Aécio está liderando com folga”, acrescenta. Para ele, isso anula a vantagem de Dilma no Nordeste e dá a vitória ao tucano.

Para Rafael Cortez, da Tendências, o cenário é ainda de vitória de Dilma Rousseff num segundo turno. Ele atribui uma probabilidade de 55% de vitória da petista.

E o que esperar das próximas pesquisas?

Até o início do horário eleitoral gratuito na TV, marcado para o dia 19 de agosto, a corrida eleitoral entra num certo vácuo desde o final da Copa do Mundo, na opinião dos analistas.

Volpon, contudo, vai acompanhar de perto a intenção de voto no Sul do País entre os principais candidatos à eleição presidencial. Cortez, da Tendência, disse que é importante ver o impacto dos indicadores econômicos no humor dos eleitores.

Todavia, o mercado financeiro vai continuar reagindo às próximas pesquisas, mesmo que elas não apontem um desfecho mais provável da eleição ou flutuações além da margem de erro, uma vez que o investidor é mais sensível a dados de alta frequência, como as pesquisas, do que o humor do eleitor. (fabio.alves@estadao.com)

    Ricardo

    11/11/2014 - 12h09

    Nomura Securities, quis dizer.

Nilda

11/11/2014 - 11h49

Não suporto telejornais. Eles nos tratam como retardados. Utilizo apenas os blogs. Eles são os responsáveis por assanhar os inocentes úteis a reivindicar o golpe mais militar. Loucos! Quem ” viveu ” naquele período sabe como foi desastroso para o nosso maravilhoso Pais.

Cibele Milreu

11/11/2014 - 13h13

Tem que regular urgente!!!!! Olha o que a mídia está produzindo. Este print screen veio lá do face do Alckmin…

Marcos

11/11/2014 - 10h59

Sabe qual é um bom começo par aminar a Globo e seu falso moralismo? incluí-la na Comissão da verdade. Por que não abrir uma investigação sobre os abusos da imprensa e suas relações com os governos?

Maria Regina Novaes

11/11/2014 - 12h53

Simples…regular não é censurar…tbém detesto censura.È como fofoca,se a pessoa faz,deve responder por injúria,difamação e calunia ou é tudo permitido?Não é pra tudo existe limite…para o jornalismo, principalmente!

Eliane SP

11/11/2014 - 10h45

Entendo, mas não compreendo a Telesur não ser transmitida no Brasil também.
Até quando viraremos as costas para nossos vizinhos, que compartilham, na raiz, dos mesmos problemas que os nossos?
Precisamos de uma América Latina unida!

antonio, Palmas-TO

11/11/2014 - 10h38

Não Arnald. Me contentaria com o modelo americano. Lá a maior audiência do ano o “super ball” é sorteado para que apenas uma emissora não fique com o monopólio da audiência.

Armand de Brignac

11/11/2014 - 09h55

Que tal adotarmos o modelo cubano, que deve ser bem democrático e avançado ?

Ricardo G. Ramos

11/11/2014 - 11h46

Em Cuba recentemente tomei conhecimento da imensa qualidade informativa da TeleSUR. Gostaria também de assisti-la no Brasil.

Paula GD

11/11/2014 - 11h31

#DigoNaoDitaduraMidiática

Fabio

11/11/2014 - 08h39

Concordo com o Milton, precisamos de informação e não de opinião, esta informação não é para ser dada agradando João ou Maria,só assim poderemos sair deste cabresto, ainda queria ver uma critica contundente dos sites “sujos” sobre o Governo Dilma, e um elogio por parte do “PIG” sobre o governo Dilma, baseados apenas na informação real.

Lilana Lima

11/11/2014 - 10h25

Tem de propagar por todos os poros!

Augusto Vilas Bôas

11/11/2014 - 10h10

Essa mídia quer governar a todo custo!!!


Leia mais

Recentes

Recentes