Menu

Mujica enterra mentira da Globo

Como diz o ditado: “mentira tem perna curta”… Saiu no Estadão. ‘Lula jamais falou em mensalão nas conversas comigo’ RODRIGO CAVALHEIRO, CORRESPONDENTE 09/05/2015, 03h00 Buenos Aires – O ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica disse nesta sexta-feira, 8, ao Estado nunca ter conversado sobre mensalão com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “ou com qualquer […]

23 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Como diz o ditado: “mentira tem perna curta”…

Saiu no Estadão.

‘Lula jamais falou em mensalão nas conversas comigo’

RODRIGO CAVALHEIRO, CORRESPONDENTE

09/05/2015, 03h00

Buenos Aires – O ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica disse nesta sexta-feira, 8, ao Estado nunca ter conversado sobre mensalão com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “ou com qualquer brasileiro”. “Ele me falou das pressões e das chantagens”, relatou Mujica. “Mas nada de dinheiro ou de corrupção.”

Estado – Um capítulo de “Una Oveja Negra al Poder” menciona o mensalão e uma frase que o sr. atribui a Lula: “Essa era a única forma de governar o Brasil”. A que ele se referia?

Lula jamais falou em mensalão nas conversas comigo. Uma vez me disse que, por ter uma minoria parlamentar, o chantageavam. Se os jornalistas escreveram isso, é por conta deles. Aliás, nunca falei com nenhum presidente ou com qualquer brasileiro sobre mensalão. E olha que já falei com muitos brasileiros.

Estado – Na mesma página 211 há outra frase atribuída pelo sr. a Lula: “Neste mundo tive que lidar com coisas imorais, chantagens”.

Isso sim. Ele me falou das pressões e das chantagens, pedidos ou exigências de governos e políticos locais para dar os votos que o governo precisava, em certa medida. Mas nada de dinheiro ou de corrupção.

Estado – Falava de troca de favores?

Sim, isso mesmo. De troca de favores, de empregos nos Estados, de obras públicas.

Estado – Lula lhe disse se cedeu a essas pressões?

Disse que elas lhe custaram muitíssimas dores de cabeças.

Estado – O sr. falou recentemente que a corrupção em países grandes como o Brasil é inevitável. É?

É um problema que tem o mundo inteiro hoje, tem a ver com outras doenças, pressões que fazem empresários.

Estado – O sr. sofreu pressões assim?

Por sorte somos um país pequeno. Mas também tivemos de lidar com isso. No meu país, houve uma campanha para não termos maioria parlamentar, para que o governo não tivesse tanto poder. Sempre brigamos para ter a maioria. Do contrário, os governos ficam trancados.

Estado – Qual a última vez que o sr. esteve com Lula e Dilma?

Fui acompanhar Lula e Dilma para defendê-los quando estavam sendo atacados. Vejo Lula como um capitão político da América. Tenho 80 anos e me atreveria a dizer que é o maior presidente que o Brasil já teve.

Estado – A oposição alega que, dado o grau de corrupção detectado na Petrobrás, Dilma e Lula ou sabiam o que ocorria ou eram incompetentes. O que o sr. acha?

Sei que é difícil responder a isso. Neste mundo se vê cara, mas não se vê coração. É difícil saber em quem se está confiando. A experiência de ter sido presidente me diz que as coisas não são tão simples.

Estado – Como vê o movimento que pede o impeachment de Dilma?

Ela está enfrentando meios muito poderosos. Mas pelo passado de Dilma, a essa altura da vida, ela não tem o perfil de uma pessoa corruptível.

Estado – Esse movimento pode ter êxito?

O Brasil parece ter meios de multiplicar a pressão sobre os governos. Há uma técnica, teorizada inclusive, que está sendo aplicada no País. É uma tática para atingir um governo civil sem usar a violência.

Estado – Há um golpe sem armas em curso no Brasil?

É um golpe sem armas, sem usar a violência. Se aproveitam de falhas do caráter humano para poder derrubar um governo que acaba de ser reeleito.

Estado – O escândalo Petrobrás mudou algo sobre sua visão de Dilma, que o sr. considera uma “ótima técnica”, e de Lula, a quem qualificou de “petiço bárbaro”?

Com toda a força do meu coração, mando minha solidariedade a Dilma. Tomei Lula como modelo, um progressista que nunca procurou a tensão. Agora vemos no País uma tensão que não é benéfica para o Brasil.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Messias Franca de Macedo

11/05/2015 - 12h07

Ainda sobre o PIGolpista/fascista/terrorista/corrupto e canalha e covarde!

########################

Youssef nega que Palocci tenha pedido verba para campanha de Dilma em 2010

Por jornalista Bruna Borges
Do UOL, em Curitiba

11/05/2015 11h41

(…)

FONTE: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/05/11/youssef-nega-que-palocci-tenha-pedido-r-2-mi-para-campanha-de-dilma-em-2010.htm

Jakelan Da Keithen

10/05/2015 - 16h28

Davi Manuel Gomes leiae se informe direito.

Gildo Ribeiro da Silva

10/05/2015 - 15h03

Mas eles têm colocado próteses nas curtas pernas da mentira.

Gil de Almeida

10/05/2015 - 11h19

Lula deve ter se referido aos 300 picaretas ou achacadores conforme Cid Gomes na câmara de deputados e outros tantos no pig.

    Luís CPPrudente

    10/05/2015 - 22h48

    Hoje temos um achacador que podemos dizer ser o pai de todos os achacadores: Eduardo Achacador Cunha.

Valmir Britto Gomes

10/05/2015 - 00h05

Talvez ela mente pra vender notícias , uma forma de ganhar uns trocados !

a vida como ela é

09/05/2015 - 20h59

Não sei quem o tal de André de Souza, mas estou sentindo cheiro de controle social da mídia neste blog, ou redemocratização como queiram.

    Luís CPPrudente

    10/05/2015 - 22h51

    Este cheiro que você está sentindo não é do controle social da mídia não. Ele vem do seu intelecto de sicário do PIG, tem cheiro de detrito sólido de maré baixa.

      a vida como ela é

      11/05/2015 - 06h05

      Magoei Lulu.

Sidnei Grecco O

09/05/2015 - 19h37

A globo mente TODOS OS DIAS! E todos os dias vejo as pessoas horrorizadas pedindo morte ao PT… Aí a própria globo conta que mentiu… e as pessoas continuam querendo a morte do PT… É… Não vale uma reflexão?

Miguel do Rosário

09/05/2015 - 15h38

Instalei um plugin e acho que agora consegui remover o vírus André Souza. Eu não vejo mais aqui. Alguém o vê aí?

    Mauricio Gomes

    09/05/2015 - 15h49

    Felizmente não, thanks :)

Re Diniz

09/05/2015 - 18h34

Mídia golpista sempre inventando

Rosa Anello Dos Santos

09/05/2015 - 17h41

Com s internet nem tem mais perna!

Gesse Rodrigues

09/05/2015 - 17h22

Toda vez que um veículo de comunicação mentir propositalmente para atingir a honra de alguem deveria pagar de indenização metade de seu patrimônio. Fosse assim Lula e Dilma já seriam as duas pessoas mais ricas do mundo.

Paula Justino

09/05/2015 - 16h24

Estamos vivendo um momento em que o golpe já não se enconde somente por trás de sorrisos de jornalistas engravatados. Hoje o golpe é declarado: Terceirização, falta de água, agressão aos professores, abuso no judiciário.

O golpe está acontecendo: O que você vai fazer?

Informe-se. Informe seus amigos. Converse. Respeite. Abra o olho. Abra a boca!

Mauricio Gomes

09/05/2015 - 12h39

E eu pergunto, e agora José? Vai ter processo contra essa mídia porca e canalha ou irão soltar notinhas inócuas que ninguém (exceto os leitores dos blogs “sujos) lê? Quando o PT deixará de ser covarde e irá dar a resposta devida a todas essas infâmias e mentiras? Alguém duvida de que a veja e outros esgotos similares continuarão fabricando mentiras impunemente? Acorda PT!!!!

    Almir

    09/05/2015 - 14h49

    Processo? E quem é que vai julgar esse processo? Esse judiciário aí é bem capaz de, em vez de castigar o réu, aplicar a punição ao autor da petição e suas testemunhas.

      Vitor

      10/05/2015 - 12h34

      Em tempos muito mais sombrios o Brizola conseguiu um direito de resposta no jornal nacional…
      Tem que processar mesmo… Esse negócio de ficar emitindo notinhas obviamente não adianta nada, tanto é que semana passada foi aquela do BNDES e agora essa do Mujica! O que vc propõe (ou deixa de propor) o governo faz a 12 anos com resultados ridículos! Tenha coragem, homem!

Henrique Dasilva

09/05/2015 - 12h33

Essa intriga Mujica x Lula só não colou porque os chamados “blogs sujos” foram mais rapidos e desmentiram tudo!

Fernando Castilho

09/05/2015 - 15h10

IstoÉ, atrasada, acaba de embarcar na barrigada. http://www.istoe.com.br/reportagens/417457_MENSALAO+MUJICA+ENVOLVE+LULA

    O Cafezinho

    09/05/2015 - 15h32

    Eles não querem nem saber.

    Luiz Alberto Schmitz

    09/05/2015 - 17h46

    Eu chamo de IStoera. Deram uma guinada à direita desde o ano passado.


Leia mais

Recentes

Recentes