Menu

PL oficializa aliança com Ciro Gomes, “rifa” aliada de Michelle e turbina estrutura da oposição no Ceará

0 Comentários🗣️🔥 O diretório estadual do PL confirmou nesta quarta-feira (22), em convenção realizada em Fortaleza, o apoio formal da legenda à candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao governo do Ceará — aliança que já vinha sendo articulada nos bastidores e que agora se soma à coligação “Se Unir para Mudar”, oficializada pela federação PSDB-Cidadania […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
DIVULGAÇÃO

O diretório estadual do PL confirmou nesta quarta-feira (22), em convenção realizada em Fortaleza, o apoio formal da legenda à candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao governo do Ceará — aliança que já vinha sendo articulada nos bastidores e que agora se soma à coligação “Se Unir para Mudar”, oficializada pela federação PSDB-Cidadania na segunda-feira (20). O movimento consolida um dos realinhamentos mais expressivos do tabuleiro político cearense para 2026, com repercussões que ultrapassam as fronteiras do estado e reacendem tensões dentro da própria família Bolsonaro.

A escolha de Alcides Fernandes e o isolamento de Priscila Costa

Na mesma convenção, a militância do PL aprovou a indicação do deputado estadual Alcides Fernandes — pastor da Assembleia de Deus e pai do deputado federal André Fernandes (PL-CE), atual presidente estadual do partido — para concorrer a uma das duas vagas cearenses no Senado, na chapa de Ciro. A escolha isolou a deputada federal Priscila Costa (PL-CE), que vinha articulando havia meses sua própria pré-candidatura ao Senado sob o apadrinhamento direto da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Com o fechamento da chapa majoritária, Priscila teve seu nome homologado apenas para tentar a reeleição à Câmara dos Deputados.

O desfecho reacende uma disputa que já havia vindo a público um mês antes, quando um vídeo de Michelle Bolsonaro criticando duramente a aproximação dos filhos de Jair Bolsonaro com Ciro Gomes circulou nas redes — episódio que expôs divergências entre a ex-primeira-dama e o núcleo político liderado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência. Apesar da resistência pública de Michelle, a ala de Flávio manteve o rumo das negociações: no início de julho, o próprio senador fluminense marcou presença no evento de lançamento da pré-candidatura de Alcides Fernandes, sinalizando de forma decisiva a preferência da cúpula nacional do partido.

Um racha entre os irmãos Gomes

A aliança coloca Alcides Fernandes em rota de colisão direta com o senador Cid Gomes (PSB) — irmão de Ciro e politicamente rompido com ele desde o pleito de 2022 — que buscará reeleição ao Senado integrado à base de apoio à reeleição do governador Elmano de Freitas (PT). Levantamento Real Time Big Data divulgado em 15 de julho já mostrava Cid na liderança da disputa pelas duas vagas do Senado cearense, com 26% das intenções de voto, enquanto Elmano e Ciro apareciam empatados tecnicamente na corrida ao governo — 44% a 40%, dentro da margem de erro.

A ex-governadora Izolda Cela (PSB), que integrou o mesmo campo político de Ciro até romper com ele em 2022, classificou publicamente a nova aliança como algo “muito esquisito”, questionando a coerência de um ex-aliado histórico de Lula e de Cid Gomes construir palanque ao lado de nomes ligados ao bolsonarismo cearense.

Chapa em formação e aposta na frente ampla

A arquitetura final da coligação de Ciro deve se completar nos próximos dias: as negociações apontam para a confirmação do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (União Brasil) como vice, com a federação PP-União Brasil realizando sua própria convenção no domingo (26). A segunda vaga ao Senado na chapa deve ficar com o ex-deputado federal Capitão Wagner, também do União Brasil. Na convenção do PSDB, o próprio Ciro — participando remotamente do evento, realizado em formato reservado na Torre Iguatemi Empresarial — admitiu publicamente não saber se está “preparado” para a disputa, mas se disse “entusiasmado” em liderar a coalizão.


 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes