Menu

As cinco maiores mentiras da Globo contra Lula em 2015

Do blog do Nassif Instituto Lula lista mentiras do Globo contra ex-presidente TER, 21/07/2015 – 10:42   Enviado por Romério Rômulo Do Instituto Lula As cinco piores mentiras do Globo contra Lula em 2015 Como ainda tem gente que leva de boa fé as informações publicadas pelo jornal O Globo sobre Lula, recapitulamos aqui as […]

67 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Do blog do Nassif

Instituto Lula lista mentiras do Globo contra ex-presidente

 

Enviado por Romério Rômulo

Do Instituto Lula

As cinco piores mentiras do Globo contra Lula em 2015

Como ainda tem gente que leva de boa fé as informações publicadas pelo jornal O Globo sobre Lula, recapitulamos aqui as cinco maiores armações do jornal contra o ex-presidente só no ano de 2015. Lembrando que ainda estamos em julho. E que a coluna do Merval Pereira é considerada hours concours. Entre os truques do jornal estão inventar declarações, ignorar explicações e tratar, anos depois, como secretos e escandalosos eventos públicos de que o jornal tinha ciência.

5º lugar – Lula seria culpado pela crise na Grécia

O colunista do O Globo (e também do Estado de S. Paulo, G1, TV Globo, CBN, Globonews) Carlos Sardenberg criou a tese original de que a culpa da crise na Grécia é de Lula e Dilma, por causa de reuniões do atual primeiro-ministro Aléxis Tsipras quando era candidato.  A crise grega já tem 7 anos. Diante do fato dos prêmios nobel de Economia Paul Krugman e Joseph Stiglitz terem visões diferentes dele sobre a crise grega, Sardenberg reafirmou seu artigo e saiu-se com essa no Twitter (supomos que “Liila” deve ser “Lula”)

4º lugar – Os documentos secretos do Itamaraty que o Globo manteve secretos

No dia 12/06 o Globo acusou , em manchete de primeira página, o Itamaraty de tentar burlar a lei para proteger Lula, por causa de um documento interno não final que pedia a reavaliação de documentos diplomáticos durante o mandato de Lula. O Itamaraty entregou os documentos à Época. Época e O Globo viram os documentos, que mostravam a atuação positiva de Lula em defesa de empresas brasileiras, e não publicou nada, afinal, como provam que o trabalho de Lula era positivo para o Brasil, o Globo e a Época devem ter achado melhor esconder isso dos seus leitores.

Como o Globo esconde, seguem o que dizem os documentos:http://www.institutolula.org/telegramas-do-itamaraty-veja-o-que-lula-fazia-em-suas-viagens-pelo-mundo

3º lugar – O Globo paga mico internacional e inventa que Lula teria “confessado” saber do mensalão para Mujica

A partir de uma declaração dada a jornalistas em um livro sobre Pepe Mujica, no qual o ex-presidente uruguaio menciona uma conversa que teve com Lula sobre as pressões e dificuldades de se administrar um país do tamanho do Brasil, o Globo no dia 5 de maio inventou uma manchete maluca de que Lula teria “confessado” sobre o mensalão para Pepe Mujica.

A mentira foi desmentida horas depois, primeiro pelo próprio autor do livro para o portal G1, também do grupo O Globo, depois em Montevidéu, no lançamento do livro, pelo próprio Mujica, que ainda afirmou em entrevista publicada ao Estado de S. Paulo que Lula foi seu modelo de governante.

A manchete maluca do Globo só foi levada a sério pelo senador Ronaldo Caiado, que está tentando convocar o ex-presidente do país vizinho a depor no Senado com base no jornal carioca.

Depois do caso o jornalista americano residente no Brasil Alex Cuadros tuitou que “De agora em diante irei observar uma quarentena de cinco dias antes de tuitar qualquer história do Globo sobre Lula”.

 

2º Lugar – O voo secreto divulgado em release

Em 12 de abril de 2014, o Globo publicou matéria falando de um suposto “voo sigiloso” de Lula para Cuba, República Dominicana e Estados Unidos.

Deve ser a primeira viagem sigilosa divulgada por release na história. Ainda por cima acompanhada pela imprensa! Várias matérias dessa viagem foram publicadas publicada no site do Instituto Lula e na imprensa internacional.

A informação de que o voo seria sigiloso baseou-se em um documento interno da Líder Táxi Aéreo com o qual o Instituto Lula não tem relação alguma. O Instituto divulgou a viagem em release para toda a imprensa, inclusive O Globo. O vôo foi pago pela Odebrecht porque o ex-presidente fez uma palestra na República Dominicana. O jornal não acreditou.

Seguem dois jornais dominicanos de 2 de fevereiro de 2013 que provam a realização da palestra, que aconteceu no hotel El Embajador, no dia 1 de fevereiro, em Santo Domingo.


1º lugar – Novo mico internacional do Globo: Lula “lobista” em Portugal e a reunião “secreta” que O Globo noticiou. O segundo líder internacional em 2 meses à desmentir o jornal.

O ex-presidente Lula sempre defendeu as empresas brasileiras e uma presença maior delas também no exterior.

No domingo, dia 19 de julho, o Globo, com uma nova leva de documentos do Itamaraty sobre Lula após a presidência, inventa duas mentiras em uma mesma matéria para dizer que o ex-presidente faria lobby.

A primeira dizia que Lula teria feito lobby para a Odebrecht em Portugal, ao comentar com o primeiro-ministro português o interesse da empresa brasileira no processo de privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF). O embaixador Mario Vilalva também estava presente. Lula foi a Portugal participar das comemorações dos 40 anos da Revolução dos Cravos, no dia 25 de abril de 2014. A viagem era pública. O encontro de Lula com o primeiro-ministro foi tão público que a foto usada pelo Globo para ilustrar a matéria, e creditada de forma incorreta, é do Instituto Lula. O Instituto Lula confirmou a nota do embaixador que fala apenas de um comentário, mais nada. A posição do presidente de que as empresas brasileiras deveriam participar mais do processo de privatização em Portugal também era pública.  E o Instituto mostrou para o Globo que o interesse da Odebrecht na privatização da EGF era tão público que inclusive já era notícia desde outubro de 2013 em jornais portugueses:http://www.publico.pt/economia/noticia/odebrecht-interessada-na-privatizacao-da-egf-1608053.
A Odebrecht no final desistiu e não participou do leilão da empresa portuguesa.

E no dia seguinte a matéria do Globo, ela foi desmentida pelo primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, que disse à imprensa portuguesa que Lula não intercedeu por nenhuma empresa brasileira.

http://www.rtp.pt/noticias/politica/lula-nao-me-veio-meter-nenhuma-cunha-afirma-passos_v845924?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Outra mentira, da mesma matéria, é de que Lula teria pedido ao BNDES uma reunião com o embaixador do Zimbábue no dia 3 de maio de 2012. A tal reunião foi um imenso seminário público na sede do BNDES, com TODOS os embaixadores africanos convidados e inclusive cobertura do jornal O Globo. Se o repórter do jornal tivesse pesquisado nos arquivos do diário encontraria a matéria “Lula aparece de bengala em evento na sede do BNDES no Rio”, do jornalista Cássio Bruno, exatamente dia 3 de maio de 2012. Era o primeiro evento público do ex-presidente após se recuperar de um câncer na laringe.

O jornal registrou algumas das respostas da assessoria em matéria separada do texto principal, a primeira a ser distribuída online, onde não inclui as respostas que desmontam a farsa do Globo.

Matéria do Globo em 2012 sobre evento agora tratado como “secreto” pelo mesmo jornal:

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Breno Silva

04/11/2020 - 14h10

Um dos perigos das redes sociais é o cyberbullying, que pode partir de qualquer outra pessoa, basta postar uma foto e as pessoas podem começar a comentar coisas horríveis ou mandar mensagens completamente desapropriadas, é pensando assim que eu monitoro minha filha de 12 anos com o apk https://brunoespiao.com.br/… , é incrível o funcionamento e eu consigo ver tudo o que ela faz no aparelho. Nem adianta tentar esconder de mim, esse apk me mostra tudo o que ela faz.

Cristhofer Duarte

22/07/2015 - 21h55

O LULA juntamente com a senhora Dilma todos sabem que são mentirosos, mentiram sobre todos os projetos parlamentares e ocultaram todas as falcatruas que seu péssimo governo fizeram em todos os tempos de política, as referidos acima mentem não é de hoje, desde que foram pegos no regime militar, e não venham aqui defender eles por que estão até que a morte o separe do lado desses hipócritas. Pois seus bolsos estão amarrotados de uma micharia de dinheiro, observem o antigo governo que todos criticam, inflação alta, bla bla bla. a época em que o real mais se sobressaiu na história, 10 reais valiam 10 reais e não hoje, que 100 reais está valendo os mesmos 10 reais de antigamente, agora a indústria está fechando as portas para o mercado de trabalho, o comércio teve a pior queda dos últimos 25 anos e você está aí sentado com a porra da mão do mouse e conversando besteira sobre o partido do LULA, então levanta daí lava essa cara e acorda pra realidade seus bobos.

wanderley

22/07/2015 - 10h57

ja esta mais do que na hora da rede globo ser questionada, pelos seus comportamentos inadequados e protecionistas. analisando todos os programas da globo faz agressões a população sem se responsabilizar por nada. o fausto silva, ana maria braga, zeca camargo, jnacional e por ai vai fazem o que querem e bem quer e depois deixa pra la. o que a globo tenta esconder do aecio, fhc e psdb não é fácil, mas o Deus o superior está vendo e agindo logo logo veremos quem é quem. O Brasil vai superar e que os maus politicos sejam banidos e punidos e seus familiares.

Janaina

22/07/2015 - 00h51

EU NÃO RESPONDI A NENHUMA PESQUISA !!!!!!! QUERO RESPONDER !!!!!!!!!!!! QUEM AQUI RESPONDEU?

Janaina

22/07/2015 - 00h46

GLOBO E PROIBIDO ENTRAR NA MINHA CASA

Janaina

22/07/2015 - 00h45

Globo e proibido entrar na minha casa…. EDUCANDO PARA MINHAS FILHAS NÃO SEREM MAIS UM ROBO DESSA EMISSORA PODRE….

João Batista

22/07/2015 - 02h57

Esse lixo não entra na minha casa, o canal é bloqueado

    Janaina

    22/07/2015 - 00h59

    PROIBIDO AQUI TAMBEM, GLOBO E O VIRUS QUE NÃO QUEREMOS QUE CONTAMINE A MINHA FAMILIA…. DIGA NÃO A GLOBO.

Eliana Infanti

22/07/2015 - 02h51

#Dilma13

Eliana Infanti

22/07/2015 - 02h51

#GloboGolpista

Vincce Gaio

22/07/2015 - 02h10

#TôComDilma Dilma Rousseff #TôComLula Lula #TôComoPT13 PT Nacional – militância petista ;)

    Janaina

    22/07/2015 - 00h57

    #SOUMAISDIMA#SOUPT#SOULULA2018#

Rodolfo Klafke

22/07/2015 - 01h43

A principal delas foi dizer que o Lula não sabia de nada.

Vera Lu Cruz

22/07/2015 - 01h37

mas as pequenas e cotidianas ficam martelando algumas cabeças menos avisadas….e eles insistem nas mensagens subliminares disvirtuando, desinformando, insinuando …..

Gilda Alves

22/07/2015 - 01h33

Dá até nojo de ler esses comentários principalmente quando se vê gente falando mal do PT, Lula e Dilma e acreditam nas mentiras pregadas pela globo mesmo provando que o PSDB e outros partidos estão atolados até o pescoço. Não atinam o risco, não tomam uma posição em favor da democracia e do Brasil. Se os petistas roubaram estão pagando. Contra Dilma e Lula nada provaram só factoide,(leiam o significado). Dá nojo de ve-los a falar de impeatchment da Dilma. Como acreditam nisso se não tem base legal para tanto? (leiam sobre impeatchment).
Essa Força Estranha quer impor a sua vontade empurrar goela abaixo, à força, ao arrepio da lei. Estão copiando os tribunais do crime que lá decidem o que querem como querem contanto que aliviem o rancor de seus corações.Nem passam perto de algo parecido com bom senso ou justiça. Que pena… Tanta luta pra tanto desperdício,e continuarmos com tanto sofrimento. Só nos resta o exercício da fé e nos apegarmos a Deus para que nos livre do mal amem.

José Luiz Paula

22/07/2015 - 01h29

Para os petistas somente os blogs de aluguel bancados com o dinheiro do contribuinte. Todos os outros órgãos da mídia que tem compromisso com a verdade são taxados de mídia golpista.

    Janaina

    22/07/2015 - 00h55

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, PIADA DO ANO E FLA DE UM ALIENADO…. A CORDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Du Filho Filho

22/07/2015 - 01h27

Sifúúúú´..

Carlos Magno Castro

22/07/2015 - 01h25

Estamos perdidos.Mentem PT,PSDB,PMDB,PP,Dem e a imprensa.

Adelice Feitosa

22/07/2015 - 01h19

A globo é uma desgraça. Só prestaria se virasse cinza!

Maria Eloisa

22/07/2015 - 01h10

Bah mas o nariz nem cresce

Marcio Falcão

22/07/2015 - 00h59

Seria fácil explicar se fosse só a Globo, mas quando mais da metade da imprensa brasileira informa as mesmas coisas, como fica???Me expliquem, por favor!!!me expliquem todas as provas que surgem diariamente nas investigações?

    Mosquim João

    22/07/2015 - 02h53

    A pesquisa CNT mostrou que a credibilidade na imprensa está en 4,8%. Ou seja, ninguém mais acredita nos seus factóides.

Marta Elisabete Lisboa Garcia

22/07/2015 - 00h58

Yan Pini

Beth Andrade

22/07/2015 - 00h45

Taí. Quanto mais O Globo/Tv Globo, ela mente, manipula, e golpeia, mais dá vontade de votar no #LulaLá2018. Viu , PT? amargando o erro de sempre: ter deixado a TV Globo, sonegar, deitar e rolar no país…ainda há tempo? Se der, bata de frente com o monopólio da TV Globo e ganhe todo o pais de novo, como eleitores!
O governo saindo dessa conspiração golpista e Dilma chegando firme em 2018 , queremos o #LulaLá2018, e que ele provoque mudanças significativas para o avanço da democracia nesse País. Só teremos democracia, depois Da democratização dos meios de comunicação. Só Lula, ou um governo esquerdista poderá fazer isso. Essa mídia da ditadura, partidária e totalmente parcial , só trabalhou paraa golpes, só visa os interesses dos EUA/Oposição, de quem a protege !!! , a lei de democratização da mídia não pode se engavetar mais!!!

Celio Vivas Cosme

22/07/2015 - 00h38

Posso estar enganado, mas acho que o governo Dilma acabou de cometer o maior erro dos últimos anos.
Quem tem ministério da pesca e esse monte de comissionados geralmente vinculados aos pedidos de propinas não tem moral pra vetar nada!
#PLC28

Magda Souza da Cunha

22/07/2015 - 00h27

Kkkkk….. Boa.

Esmael Leite da Silva

22/07/2015 - 00h27

#Lulaémeuamigomexeucomelemexeucomigo

Fernando Ribeiro de Campos

22/07/2015 - 00h23

Não seja malvado amigo Tenca tenta, tentar, tanto quanto eles , menos!!

Zenildo Alves de Oliveira

22/07/2015 - 00h21

Jose Nascimento ” petralhas… blá blá blá… ” quanta falta de argumentos torna uma pessoa um disco aarranhado.. kkkkkk

M Risolene Paiva

22/07/2015 - 00h20

kkkk

Junior Alves

22/07/2015 - 00h17

Lula e um ladrão ! O pt e uma máfia ! Dilma uma ladra e ponto final !!! O diabo espera por eles !!!!

Luciano Brandão

22/07/2015 - 00h15

Aqui só tem verdade e imparcialidade! Será?

Deodoro Alvarenga

22/07/2015 - 00h11

Globo lixo.

FranciscoeAnelise Fajreldin

22/07/2015 - 00h07

Comme toujours!

Jose Nascimento

22/07/2015 - 00h06

PETRALHAS SEMPRE SERÃO PETRALHAS SÓ QUEREM VER E OUVIR AQUILO Q LHES AGRADA!!!!!!! FORA PETRALHAS. ACABOU O JOGO VCS PERDERAM

    Valdir Soultrain

    22/07/2015 - 00h10

    COXINHA ENTRANDO NO FACE….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Nivaldo Pereira

22/07/2015 - 00h04

Sem contar q o “Somos Todos Maju” se traduziu numa mentira de repercussão nacional, pois a melhor tradução desta frase, certamente é, “Não Somos Naju”… ou esqueceram da Nayara Justino, ex-globeleza, que A Globo, atendendo aos apelos dos racistas, “arrancou-lhe” o títutlo pelo simples fato de Naju ser “muito escura”… É preciso ter memória Brasil.

Maria Regina Novaes

22/07/2015 - 00h01

Grobo….ainda existe?

Alfredo Souza

21/07/2015 - 23h59

Gustavo Souza

Mauricio Gomes

21/07/2015 - 20h53

Miguel, a Dilma não disse na eleição que gostava do seu blog e o lia com frequência? Alguém precisa dar um banho de realidade nela, que parece estar no mais completo autismo político que já vi na vida. Estamos assistindo um golpe se desenhando na nossa cara e não vemos uma medida, reação ou palavra do governo. NUNCA vi tamanha covardia! Dilma, nomeie para ministros o Requião, Ciro e quem mais tiver culhão (desculpe a expressão) para enfrentar essa malta de fascistas. Senão irá ser uma das responsáveis por jogar o país nas trevas do fascismo…..

Messias Franca de Macedo

21/07/2015 - 20h48

(…)
O mafioso e BANDIDO Eduardo Cunha [risos], veja onde nós chegamos!
(…)

Por Ciro Gomes – especificamente, a partir dos 06:50 do vídeo abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=2wUZRjDN8xM

FONTE [LÍMPIDA]: http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2015/07/21/ciro-nao-vai-ter-golpe-ate-porque-eles-sao-frouxos/#comment-2033110

Recrutar Surubim

21/07/2015 - 23h43

Estamos em uma guerra política, onde o objetivo e ganhar denegrindo o outro, ou seja, a pior forma de mostra que tem maturidade para dirigir um país, e a imprensa fazendo política enquanto deveria informar.

José Renato Mei

21/07/2015 - 23h37

Globo é lixo e Veja é o lixo do lixo.

Marcia Marthielli

21/07/2015 - 23h37

O pior cego é aquele q não qr ver ou qr assistir a globo, daí ele é cego, surdo e retardado. Kkkk

    Ronaldo Telles

    21/07/2015 - 23h48

    Devemos acreditar somente no Lula, na Dilma e no PT…claro!!!

    O Cafezinho

    21/07/2015 - 23h51

    não, ronaldo. no bom senso.

    Ronaldo Telles

    21/07/2015 - 23h59

    Pra mim, bom senso é não acreditar em político…em nenhum!

    Vincce Gaio

    22/07/2015 - 00h07

    bom senso é continuar votando no PT Nacional – militância petista heheheheeh

    Valdir Soultrain

    22/07/2015 - 00h07

    Igor Cavalcanti

    22/07/2015 - 00h19

    Desculpa, voto no PT por falta de opção, mas, acreditar que Lula e Dilma, não são corruptos ai já é demais, se um deles qualquer um tivesse seguido o exemplo do Mujica, não passariam por essas retaliações.

    Braulino Costa

    22/07/2015 - 02h03

    Bom senso é não engolir a primeira informação que chega… seja ela boa ou ruim. MAS DESCONFIAR SEMPRE DE QUE ESTAR A FALAR MAL DE QUEM JÁ REALIZOU MUDANÇAS PRA MELHOR A UMA MAIORIA!

Lauro Albuquerque

21/07/2015 - 23h36

O Jornal Nacional é patrocinado pela Perdigão.
#PerdigãoJNdaGloboBoicoteJá

Guilherme Augusto Zacharias

21/07/2015 - 23h35

Pergunta para qualquer idiota responder: se Dilma, como alega Eduardo Cunha, conseguiu incriminar Eduardo Cunha, por que ela não livrou figurões do PT se tem toda essa força? O que me impressiona (e muito) é ver gente levando a sério essa essa argumentação de Cunha. Volto a questionar: estatisticamente qual a chance de serem mentirosas as acusações contra alguém que começou na vida pública pelas mãos de PC Farias, seguiu discípulo de Garotinho e ajudou dezenas de parlamentares com verbas extraídas de empresários?

Corina Bastos Bitu

21/07/2015 - 23h33

Concordo. #GloboGolpista

Thiago Luz

21/07/2015 - 23h30

vc tá nos 7,7% miguel?

    Valdir Soultrain

    22/07/2015 - 00h09

    COXINHA ENTRANDO NO FACE….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Valdir Soultrain

    22/07/2015 - 00h10

    7% DE POPULARIDADE////?? KKKKKKKKK ESQUECERAM DE AVISAR OS 40% DE PETISTAS DO BRASIL..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Janaina

      22/07/2015 - 00h52

      VC FOI PESQUISADO? VC LIGOU PARA AONDE? ME PASSA O NUMERO !!!!!!

    Janaina

    22/07/2015 - 00h50

    ALGUEM FEZ A PESQUISA COM VC? COMIGO NÃO !!!!!! EU NÃO TIVE O DIREITO DE VOTAR NA PESQUISA ….. QUEM AQUI FOI PESQUISADO????????

Marcos Portela

21/07/2015 - 23h28

Enquanto isso, golpistas da imprensa, monopolizados pela GLOBO e FEDERAIS do Paraná, escondem denúncias de corrupção contra PSDB e DEM, a censura voltou!

    Thiago Luz

    21/07/2015 - 23h31

    deixe de ser estúpido, marcos! estão te roubando, cara, seus impostos estão indo pra suiça e pra pagar as baboseiras que o miguel escreve, acorda!

      Janaina

      22/07/2015 - 00h48

      OI?

    O Cafezinho

    21/07/2015 - 23h50

    esse thiago é um troll dos mais ativos

    Valdir Soultrain

    22/07/2015 - 00h07

    Valdir Soultrain

    22/07/2015 - 00h08

    COXINHA ENTRANDO NO FACE….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Marcos Portela

    22/07/2015 - 00h16

    Tem razão, estão querendo roubar o meu voto e os da maioria dos brasileiros.


Leia mais

Recentes

Recentes