Banco suíço bloqueia US$ 2,4 milhões de Cunha, diz jornais

Finalmente a Câmara de Deputados se mexeu para retirar Eduardo Cunha da presidência da casa. Nesta quarta-feira (7), 29 deputados, de 7 partidos diferentes, entraram com pedidos de cassação. 

Também pudera. Depois que os suíços provaram que Cunha e seus familiares mantém contas secretas no exterior, sua permanência no comando da casa tornou-se insustentável. Dá alívio saber que justiça suíça funciona com rapidez, quando comprovado que o dinheiro foi enviado ao país ilegalmente, e que as contas de Cunha já estão bloqueadas. Falta agora a justiça brasileira repatriar todo esse montante.

Banco suíço bloqueia US$ 2,4 milhões de Cunha, diz jornais

Por Valéria Bretas, na Exame.

O banco suíço Julius Baer comunicou às autoridades da Suíça que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e sua família, são beneficiários de contas secretas que somam 2,4 milhões de dólares – ou o equivalente a 9,6 milhões de reais na cotação de hoje.

Desde abril desde ano, o banco suspeitava que a origem do dinheiro fosse ilícita. O bloqueio foi confirmado pelo Ministério Público da Suíça.

Segundo informações dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo, foram entregues às autoridades extratos bancários e a documentação completa da abertura das contas (que inclui comprovantes de endereços e formulários assinados).

O peemedebista, que foi denunciado pela Procuradoria Geral da República por lavagem de dinheiro e corrupção, informou via assessoria de imprensa na semana passada que reitera seu depoimento prestado durante à CPI da Petrobras. Na ocasião, ele afirmou que não possui contas no exterior.

“Não tenho qualquer tipo de conta em qualquer lugar que não seja a conta declarada no meu Imposto de Renda”, afirmou Cunha.

O peemedebista é suspeito de ter recebido, ao menos, 5 milhões de dólares de pagamentos em propina no esquema de corrupção da Petrobras, segundo denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto.

Ontem, ao menos 29 deputados de 7 partidos entraram com um pedido de cassação de Eduardo Cunha.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.