Menu

Golpe adiado para o ano que vem. Hora de fazer política

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)] Análise Diária de Conjuntura – 09/10/2015 É um bom momento para este analista seguir o conselho que deu a si mesmo no início do ano – e focar nas notícias das agências da Câmara do Deputados e do Senado. A mídia entrou, pela enésima vez, em modo golpe, e se converteu […]

23 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
Análise Diária de Conjuntura – 09/10/2015

É um bom momento para este analista seguir o conselho que deu a si mesmo no início do ano – e focar nas notícias das agências da Câmara do Deputados e do Senado.

A mídia entrou, pela enésima vez, em modo golpe, e se converteu num depósito de lixo radioativo do qual é melhor se afastar.

O melhor é se ater ao que os próprios deputados e senadores falam.

E o que eles falam? [/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (na coluna da direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]
No site do Senado, temos a notícia de que o documento com a rejeição das contas pelo TCU chegou hoje ao plenário. O presidente do Senado, Renan Calheiros, o encaminhará à presidente da Comissão Mista de Orçamento, a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES).

O trâmite mínimo é de três meses, informa a senadora. Ela afirmou em entrevista (publicada em seu próprio site) que tentará fazer uma análise técnica, e julgar as contas ainda este ano.

No site da Câmara, porém, há a informação de que as contas do governo apenas serão votadas este ano se os prazos forem encurtados, e que o mais provável é que a votação tramite após o recesso de fim de ano, ou seja, depois de fevereiro. A informação é do próprio presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

O tempo é bom para a oposição e para o governo, a depender de quem souber melhor fazer política.

Em tese, é melhor pro governo, se ele souber aproveitar bem a situação. Da parte do governo, o ministro Jaques Wagner, da Casa Civil, tem demonstrado mais iniciativa e talento que o titular anterior (Mercadante) para agregar mais apoios no parlamento, necessários para aprovar leis e barrar processos antidemocráticos da oposição.

A lei da política é uma coisa interessante. O impeachment alinha a esquerda em defesa do governo de maneira extraordinária: é com este imperativo dialético que, suponho, a direita não está contando.

As lideranças sociais tem infinitas críticas ao governo Dilma, mas não aceitarão uma saída à direita.

A direita esquece outra coisa: não é fácil governar o Brasil. A rede de interesses complexos faz do Brasil um intrincado jogo de xadrez.

Se a esquerda precisa fazer concessões à direita para governar, a direita só poderia encontrar paz fazendo uma série de concessões à esquerda. E se fizer concessões à esquerda, perderá o apoio da mídia.

Eles também estão num mato sem cachorro. Governar o Brasil não é para amadores.

Ontem eu conversei com funcionários do consulado francês. Eles me afirmaram que a Europa ficará perplexa se houver o impeachment da presidenta Dilma. Os democratas europeus, à direita e à esquerda, ficarão decepcionados e considerarão um golpe sim.

Eles também expressaram muito medo com as consequências sociais de uma iniciativa tão truculenta por parte da oposição.

No front econômico, qualquer prorrogação é boa para o governo, pois todos os prognósticos – incluindo o do FMI divulgado há pouco – sinalizam um 2016 bem melhor do que 2015: menos inflação, mais crescimento.

O IBGE acaba de divulgar a estimativa da safra brasileira deste ano: 210 milhões de toneladas, aumento de 9% sobre o ano anterior. É muito dinheiro e, sobretudo, muito emprego garantidos até meados do ano que vem.

O empresariado, por sua vez, não suportará outro ano de instabilidade política. Ou a oposição dá o golpe este ano, ou perderá qualquer apoio dos agentes econômicos.

A oposição, porém, ainda tem cartas na manga. Tem a decisão do TSE, a ser dada até o fim do ano. O TSE é um estamento judicial, um setor que, no Brasil de hoje, se alinhou à oposição conservadora e midiática. Não é prudente esperar coisa boa dali.

Entretanto, o TSE tem um problema político essencial. É, efetivamente, a última arma do golpe. Depois que tomar a sua decisão, para o bem ou para o mal, a oposição não terá mais instrumentos legais para constranger o governo. E a cassação de chapa seria uma jogada de uma violência política tão grande, que se converteria em armadilha para a oposição: mancharia a mídia, a oposição e o próprio judiciário, por muitos anos.

Vamos ver se o governo, diante da espada de dâmocles do golpe, aprende a fazer política e a se comunicar. A sua defesa contra o processo no TCU, por exemplo, deveria ter sido feita sobretudo junto à opinião pública. E nada foi feito.

[/s2If]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

marco

11/10/2015 - 21h55

Sr.Miguel.Por fazer comentários em seu Blog,cujo acesso o faço diuturnamente,recebo por Email,uma solicitação para para que confirme seu recebimento.Quando o acesso,as instruções para me comunicar com os senhores,vem todas em IDIOMA INGLÊS,e como não sei o idioma mencionado,não moro nem nunca morei em nenhuma posse inglesa esparramada pelo mundo,não sou Australiano,nem Estadunidense,nem inglês de origem,nem Sul Africano nem habitante das Ilhas ” Malvinas ” e assemelhados,e que não concordo com ingleses de um modo geral e nem concorde com nenhum deles,mesmo os seus heróis,com quem discordo até,como RESPIRAM,não pude fazer o acesso que me sugeriu.Prefiro ainda,me comunicar em IDIOMA BRASILEIRO,que sei pouco,mas entendo alguns caracteres.Saudações…

Diego

10/10/2015 - 11h13

SÓ PRA RELEMBRAR: ZELOTES R$ 565 BILHÕES

COMO RASTREAR ESSES LADRÕES? CPMF!

http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2015/09/os-misterios-da-operacao-zelotes.html

Silvio Sabá

10/10/2015 - 12h09

Você também é responsável

https://compasnet.wordpress.com/2015/10/10/voce-tambem-e-responsavel/

Ciro

10/10/2015 - 03h10

Retirando o que disse em parte porque agora parece que foram liberados de vez os meus comentários, mas continuo achando que com a esquerda deste jeito não precisa oposição.

Ciro

10/10/2015 - 02h15

Nem em blogs de esquerda um progressista pode postar. Tá explicado porque vai todo mundo morrer abraçado com choro e ranger de dentes: A gente só conseguiu se unir uma vez em 68 e na cadeia.

Messias Franca de Macedo

10/10/2015 - 00h58

… Quem acredita nos *factoides do DEMoTucano “Augusto ‘nARDES’ nos Infernos”… Acredita, por exemplo, nas mentiras contumazes e estapafúrdias do correligionário [eduardo] ‘CU(nha)’ “do ‘Aécio Furnas Forever’”!…
[*O estranho caso das “ameaças” a Augusto Nardes, do TCU. Por Kiko Nogueira
Postado em 09 out 2015
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-estranho-caso-das-ameacas-a-augusto-nardes-do-tcu-por-kiko-nogueira/ ]

Vamos ao que interessa!
Perdão pelo ‘fora de pauta’!
O catedrático José Sérgio Gabrielli “cala” o “juiz” Sérgio ‘MOR(t)O’!

https://www.youtube.com/watch?t=2&v=xK7GK_qfe2c

Messias Franca de Macedo

09/10/2015 - 23h43

[A honrada e impávida presidente Dilma Rousseff “deu corda aos pilantras e não ficará pedra sobre pedra”!
Tremeis nazifasciterroristas &$ golpistas [mega]corruptos da [eterna] Casa Grande irrecuperável!]

… Para completar a “suprema” bandalheira…
Ô, GilMAU Dantas, ‘vá’ ser “sortudo” assim lá nos alpes suíços do ‘CU(nha)’!
E o “foro íntimo” do decano Celso de Mello do STF!
PQP

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Os nove anos da investigação sobre as contas de Cunha

SEX, 09/10/2015 – 20:08

(…)
Joaquim Barbosa, oito anos depois de feita a petição [pela Polícia Federal], encaminhou o processo ao relator, que não é identificado no despacho, assim como não há referência ao processamento como “petição”, não mais “petição avulsa”, o que dificultou o rastreamento de seu destino.
(…)
Gilmar Mendes recebeu o caso por sorteio depois que o Ministro Celso de Mello, dias depois de receber o processo, “se declarou suspeito por razões de foro íntimo” Gilmar recebeu o caso por sorteio depois que o Ministro Celso de Mello, dias depois de receber o processo, “se declarou suspeito por razões de foro íntimo” .
(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://tijolaco.com.br/blog/a-incrivel-historia-da-investigacao-de-9-anos-sobre-os-dolares-de-cunha-que-nunca-andou/

Denis Franco DE Aguiar

10/10/2015 - 01h07

    Glauco Silva

    11/10/2015 - 00h38

    Acho que você deveria estudar mais para saber que é possível sim estocar vento, e a importância que a mandioca tem para as comunidades indígenas e sertanejas! Sinceramente você é que paga mico colocando memes que depõem contra a sua própria inteligência e baixo nível de informação científica!

    Denis Franco DE Aguiar

    11/10/2015 - 01h20

    Glauco Silva…. É possível estocar vento ??? Se é, me prove com uma matéria concreta.
    A mandioca é importante ?? Sim é.. Sei disso desde a primeira série, só que Dilma saudou a mesma dizendo ser uma “Invenção” brasileira.
    Mandioca é invenção ?? Kkkkkkkkkkkkk.
    Estude mais você, antes de querer defender o indefensável, não Caio em conversa mole e deturpada de petistas cúmplices de roubo.
    Vá ler, analfabeto.

    João Henrique Rüdiger

    12/10/2015 - 22h44

    :D Parabéns, grande Denis! Ganhaste o troféu de retardado do Grupo…

Denis Franco DE Aguiar

10/10/2015 - 01h07

Aldo

09/10/2015 - 21h32

Boa medida Miguel, ter colocado tradução das notícias do O Cafezinho para os gringos. Será um bom contra ponto ao PIG. Mas é necessário divulga-lo lá fora, para jornalistas de esquerda, deputados daqui que viajam pra fora e etc…

Edilson José Stocco

10/10/2015 - 00h19

Marcelo Drumstick

09/10/2015 - 23h49

Existe algum curso pra aprender a fazer um gráfico esdrúxulo e sem sentido como esse? Que brisa!… Cafezinho, o PMDB inventou o impeachment homeopático, eles vão tirando uma parte do governo a cada crise, até ficar só a Dilma de rainha da Inglaterra… Eles não querem mais o desgaste de tirar Dilma do Alvorada. Ela fica até 2018 sangrando e sofrendo o desgaste que essa crise cobrará de qualquer um que esteja na presidência. Melhor ela do que eles…

marco

09/10/2015 - 20h39

Pois ha pouco,li outro que se inclui no TIME DOS GOLPISTAS.O Pres.do TSE,contraditando o Dr.Dalmo Dallari,já avisou que o TSE pode cassar o mandato da Pres.Dilma.O Sr.Tóffoli G.Mendes é o novo nome do JUIZ DA COCADA PRETA!Li no Brasil 247.

João de Azevedo

09/10/2015 - 20h37

Eu paguei a assinatura hoje à tarde via PayPal, e não consegui ainda ter acesso ao conteúdo exclusivo aos assinantes. Tem algo de errado?

    Carlos Eduardo

    10/10/2015 - 09h42

    Olá João. Por favor entre em contato pelo email: assinatura@ocafezinho.com, que resolvemos seu problema. Falar com Mônica Teixeira. Obrigado pelo apoio!

Maria Helena Correa

09/10/2015 - 18h10

Para continuar, me conectei como assinante… e não vi nenhum texto, Miguel. Tem algo errado.

    Miguel do Rosário

    09/10/2015 - 18h55

    É porque sua assinatura estava vencida. Mande email para assinatura@gmail.com, se é que já não resolvemos seu caso.

josealmircurrais@hotmail.com

09/10/2015 - 16h59

Já sou assinante.José Almir Amaral do Rêgo

    Miguel do Rosário

    09/10/2015 - 18h58

    Não encontramos aqui, José. Envia um email para a Monica Teixeira, assinatura@gmail.com. Abs


Leia mais

Recentes

Recentes