Menu

A árdua luta de conquistar mentes e corações.

Hoje temos o prazer de estrear no Cafezinho um novo colunista: Tadeu Porto, um dos diretores do Sindipetro-NF, Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense. *** Por Tadeu Porto* Na minha primeira coluna aqui no Cafezinho vou começar com um tipo de introdução. Algo que demonstre a maneira na qual procurarei nortear minha escrita ao mesmo tempo em […]

31 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Hoje temos o prazer de estrear no Cafezinho um novo colunista: Tadeu Porto, um dos diretores do Sindipetro-NF, Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense.

***

Por Tadeu Porto*

Na minha primeira coluna aqui no Cafezinho vou começar com um tipo de introdução.

Algo que demonstre a maneira na qual procurarei nortear minha escrita ao mesmo tempo em que me auxilia a compartilhar, com os ilustres leitores e leitoras desse espaço, certa angústia que venho sentindo. 

Uma preocupação até simples de diagnosticar, porém nada fácil de resolver: estamos deixando um pouco de lado nossos discursos mais cativantes e podemos pagar um preço caro por isso, a custo de deixar de angariar muitas mentes sonhadoras (importantes demais num processo revolucionário, diga-se de passagem).

Mas, obviamente, isso têm motivos.

Todos esses ataques fascistas que a esquerda vem recebendo, somados às superficialidades dos debates que acontecem hoje em dia, muito em culpa da desinformação midiática e da velocidade da comunicação atual, nos remete a uma postura mais pragmática, deixando de lado, muitas vezes, raízes que nos fazem enxergar além dos fatos que utilizamos.

Hoje em dia, a maioria dos progressistas sabe de cor o número de pessoas que deixaram a miséria, a data em que o Brasil saiu do mapa da fome, a grande evolução que tivemos em termos de investimentos financeiros em áreas outrora preteridas – como saúde e educação – números de escolas e faculdades abertas, valorização de salário mínimo e muito mais!

Claro, é bem natural ter esse conhecimento quantitativo quando se precisa rebater absurdos como “Bolsa Família gera vagabundos”, “bandido bom é bandido morto”, “menos escolas mais presídios” ou “racismo reverso”. Até mesmo porque fatos são argumentos mais simples de apresentar e compreender, e quando vemos pessoas que acreditamos não serem fascistas replicando esse non sense por pura desinformação, a vontade de trazê-las para o lado da razão fala mais alto.

Nos dias de hoje, temos dois exemplos de discursos que chamam muita atenção por seguirem nessa linha de serem simples e serenos mas com uma sabedoria incrível! São as palavras do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica e do atual Papa Francisco, o argentino Jorge Bergoglio.

Reparem, em primeiro lugar, Mujica e sua seguinte colocação: “A vida escapa e se vai minuto a minuto e não podem ir ao supermercado comprar a vida. Então lutem para vivê-la, para dar conteúdo a ela”.

Se vamos participar de movimentos sociais, sindicatos, partidos ou realizar ações de caridade para dar sentido a nossas vidas, é uma escolha individual. Podemos também inspirar pessoas através da educação ou da arte em geral. Cada indivíduo deve ser capaz de escolher um conteúdo que lhe cabe, mas a essência do argumento é bem mais ampla: a vida é muito importante e, inevitavelmente, irá passar. Portanto, deve ser vivida com desafios que façam bem para nós e as pessoas que nos cercam.

Em segundo lugar, a fala do Papa [sobre o capitalismo]: “Reconhecemos que este sistema impôs a lógica dos lucros a qualquer custo, sem pensar na exclusão social ou na destruição da natureza? Se é assim, insisto, digamos sem medo: queremos uma mudança, uma mudança real, uma mudança de estruturas”

Convencer o senso comum que o capitalismo deu errado é bem complexo. Mas considerando a alta concentração de renda proporcionada por esse e, até mesmo, o problema lógico de se ter um sistema que coloque o capital (não as pessoas) no centro, é bem factível desejar uma política alternativa. Todavia, não é fácil definir que tipo de revolução vamos emplacar para mudar tal fato. Uma revolta armada, uma política de bem-estar social, democracias ou ditaduras do proletariado…

Muitas ações foram e serão propostas nesse sentido, mas todas passam por um cerne: o capitalismo destrói vidas e, portanto, alguma mudança é demandada.

Cumprir ambos discursos é difícil?! demais! Mas perder isso de vista é arriscar cair num mundo chato e repetitivo, onde viveríamos como máquinas de ações inexoráveis e previsíveis.

Portanto, vamos procurar não nos prender somente às ações que praticamos, mas também ao porquê de praticá-las. Afinal, não podemos perder a essência do discurso, aquele pensamento que ganha corações e inspira sonhos, como o de fazer do Brasil um lugar mais igual e justo! São desafios assim que constroem a vida que vale a pena viver!

*Tadeu Porto é diretor do Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense)

 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sandro Duarte

24/10/2015 - 20h17

Esta é CERTAMENTE a página mais TENDENCIOSA e VERGONHOSA que já tive a infelicidade de entrar…
Não conheço os responsáveis pelas matérias mas nunca li opiniões tão míopes na internet!
Não sou filiado a NENHUM PARTIDO, apenas acredito que o NOSSO País precisa se livrar destes BANDIDOS no governo e destes que SE DIZEM JORNALISTAS TAMBÉM.
INDEPENDENTE DE PARTIDO!

Maria Das Gracas Faleiros de Padua

23/10/2015 - 21h57

Me referi ao comentário da Amarilia.

Diego

23/10/2015 - 14h23

SÓ PRA RELEMBRAR: ZELOTES R$ 565 BILHÕES

COMO RASTREAR ESSES LADRÕES? CPMF!
Provavelmente no caso, não havia CPMF quando praticaram o crime da remessa clandestina p/ o exterior desses valores. Poderão ser rastreados no retorno com uma nova CPMF, ie. se os reponsáveis fizerem o retorno desses valores. Em todo caso, esses valores são ilegais por cometerem crime contra a Receita Federal e deverão ser repatriados.

http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2015/09/os-misterios-da-operacao-zelotes.html

Maria Das Gracas Faleiros de Padua

23/10/2015 - 15h54

%,

Maria Das Gracas Faleiros de Padua

23/10/2015 - 15h49

U comentário, porque sei que a boca fala aquilo que a pessoa tem por dentro; as que fizeram comentários maldosos só podem ter maldade, ódio, inveja, egoísmo dentro de si

Maria Das Gracas Faleiros de Padua

23/10/2015 - 11h01

Gostei do seu comentário, porque sei que a boca fala aquilo que a pessoa tem por dentro; as que fizeram comentários maldosos só podem ter maldade, ódio, inveja, egoísmo dentro de si

Eduardo Santtos

23/10/2015 - 10h44

Ontem eu vi um garotinho dizendo prá mãe que quando crescer quer ser sindicalista!

Luciano Albuquerque

23/10/2015 - 08h38

Ótima aquisição !!!

Simone Dos Santos

23/10/2015 - 02h36

Mas você não sai daqui ???

Simone Dos Santos

23/10/2015 - 02h35

Seja bem vindo

Flávio Barbosa

23/10/2015 - 01h14

Maria Cristina Recondo, quem tem historico de receber para militar são vocês do PT.

Eddy Félix

23/10/2015 - 01h04

Coxinha é o meu cunhão esquerdo!

Nair De Azevedo Rezende

23/10/2015 - 00h58

Admiro tantooooo!

Romero César Do Nascimento

23/10/2015 - 00h50

SEJA BEM VINDO COMPANHEIRO. A LUTA CONTINUA.

Maria Cristina Recondo

23/10/2015 - 00h00

Amarilia Teixeira Couto são pagos isso sim.

Amarilia Teixeira Couto

22/10/2015 - 23h20

Gente estúpida e intolerante.Não gostam da página,nem do governo,mas estão sempre aqui,sem nenhum outro propósito a não ser ofender e provocar.São pobres de espirito e de pensamento.São cidadãos de quinta,infelizmnte.O pensamento contraditório é fundamental para a democracia,mas a falta de qualquer princípio de cidadania,de sensibilidade social,faz com que as pessoas virem zumbis,ou seja,nunca promovem o que vale a pena à vida ,só destroem.

    Daniel

    23/10/2015 - 08h47

    Eles são pagos para isso.

Marcelo De Sousa Barbosa

22/10/2015 - 23h07

Bem vindo. Parabéns pelo belo artigo.

Marcelo De Sousa Barbosa

22/10/2015 - 23h06

Que cara ridículo. Aberração cognitiva.

Silvio Alves Barbosa

22/10/2015 - 23h06

mi mi mi

Silvio Alves Barbosa

22/10/2015 - 23h06

Boa!

Lisete Escobar

22/10/2015 - 23h05

Ei O Cafezinho, por que os coxinhas adoram tanto tua página e entram aqui só com palavras de “baixo calão” ??? Eita “amor oculto este” rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Fabio Dantas

22/10/2015 - 23h05

Eu tenho muito leite, , por favor não deixe faltar café

    Maria Rocha

    23/10/2015 - 02h08

    que máximo, eu tbém adoro café e O Cafezinho

Fabio Dantas

22/10/2015 - 23h03

Estamos juntos

mineiro

22/10/2015 - 20h48

e esse desgoverno salafrario nao da mais conta do recado e seu partido pior ainda. nao existe partido nenhum que mobilize as massas e quando falam , falam em salas fechadas com ar condicionado e longe do povo. ai ninguem muda nada, a esquerda perdeu a moral e nao sabe aonde buscar , ta igual barata tonta andando para todo lado. nessa altura do campeonato , ja deveria sim ter frente forte que lutasse de igual para igual contra esses facistas. esse desgoverno desse poste de pres. nao vai conseguir mudar mais nda , porque nao quer mexer contra a direita , essa é que é a verdade.

    Alexandre

    22/10/2015 - 21h27

    Em parte , admito que vc está certo .

mineiro

22/10/2015 - 20h44

é de gente assim que o brasil precisa, mas a realidade que vivemos ta muito longe disso. hoje quem manda é o dinheiro e o poder, que manipula, compra , sonega , gera miseria, desemprego, guerras , enfim o mundo gira em torno do capital. e ate o momento nao tem ninguem para combate-los , a esquerda ta muito longe de combater a direita , isso no brasil. porque todo mundo se acomodou e ninguem pensava que o facismo e o nazismo voltaria a todo vapor. temos sim que admitir , ninguem esperava acontecer o que esta acontecendo.

Cesar Ribeiro

22/10/2015 - 22h34

Vai procurar uma rola, coxinha!!!

renato

22/10/2015 - 20h01

Parabens, seja bem vindo

Claudio

22/10/2015 - 19h56

Beleza! mais um progressista no Café!!!


Leia mais

Recentes

Recentes