Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

A Petrobras é a maior vítima da Lava Jato

Por Redação

27 de outubro de 2015 : 01h08

Por Tadeu Porto

Se aquelas letras BR na claquete verde e amarela falassem, certamente seria uma cena muito parecida com a do clássico Poderoso Chefão I, quando Don Vito Corleone descobre que seu querido Sonny (nosso né? Impossível não gostar dele) sofreu um tipo de revés.

Isso porque a empresa sofre muito com as consequências de uma investigação mal conduzida e explicada. Para já lançar mão da epígrafe: ela é a grande vítima da Lava Jato e os fatos que descobrimos a cada avanço da operação, por mais política e sórdida que seja, demonstram isso. 

Claro, muitos podem pensar que é uma tática já pensada para derrubar a empresa que tem muito sucesso na recuperação de um petróleo extraído de um lugar inédito (pré-sal para quem não sabe, infelizmente muita gente). Afinal, as escutas clandestinas da NSA são reais, os lobbies das demais petrolíferas também. Mas não quero tomar um rumo de “teoria da conspiração” nesse texto, por isso vou tentar apresentar outro viés.

Em primeiro lugar, a Petrobras recebe dinheiro da investigação, ela não devolve nada. A toda poderosa SBM, gigante em construção de plataformas, oriunda do desenvolvido e invejado velho mundo, irá devolver nada mais nada menos que um bilhão de reais a nossa petrolífera. Não só ela, também devolveram Barusco e Paulo Roberto Costa, funcionários de carreira da empresa (todos os empregados presos até agora são velhos quadros oriundos da companhia).

Se a Petrobras tivesse roubado alguém, estaria pagando e não recebendo dinheiro de volta. É praticamente impossível você lesar alguém e, num processo de justiça, ainda ser ressarcido. Isso é um fato dificílimo de negar, apesar do senso comum querer acreditar num mundo diferente, onde estatais roubam as pobres coitadas vítimas do mercado.

entreguistas-do-psdb-dem-lutam-para-vender-o-pre-sal-para-as-corporacoes-petroliferas-multinacionais

Em segundo lugar, por que a empresa foi vítima clara de um cartel que, pela lei, é um conluio praticado por concorrentes sem participação da contratante. Cada grande obra da nossa operadora do pré-sal foi estipulada de maneira distorcida, e não há provas (e acho muito difícil que encontrem no futuro) de que todas as gerências da empresa estavam envolvidas nas negociatas. Apenas alguns pouquíssimos funcionários – tendo em vista o tamanho da empresa – com um conjunto de mega executivos foram capazes dos malfeitos até agora desvendados.

Por último, e certamente não menos importante, não bastasse apanhar igual o Seiya de Pégaso em qualquer batalha do Cavaleiros do Zodíaco, a empresa ainda vê uma sanha entreguista, e extremamente oportunista, querer tirar dela a maior descoberta da história recente do mercado petrolífero. São os PLS 131 do José Serra (esse é entreguista de profissão mesmo) e o PL 6726 do deputado Mendonça Filho, do DEM, pra variar.

Quer dizer, a companhia é sabidamente lesada e como consequência perde a prerrogativa de usufruir de uma revolução que ela mesma ocasionou, deixando o caminho aberto para o mercado que, adivinhem, prejudicou-a.

O sentimento que eu tenho ao terminar de escrever esse texto é de que é extremamente surreal assistir a esse tipo de entrega, pautada num golpe sujo e rasteiro à soberania nacional.

Penso que eu deveria mesmo era ter escrito sobre a teoria da conspiração… Acho que eu encontraria algo mais lógico.

P.s: Um agradecimento especial ao professor Dr. Giorgio Romano, da UFABC, cujas palavras me inspiraram a escrever esse texto!

Tadeu Porto é diretor do Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense)

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

43 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Pedro Ragazzon

28 de outubro de 2015 às 15h08

Eu sabia q a culpa da petrobras está quebrada é da polícia federal ! Quem roubou bilhões lá não tem culpa

Responder

Célia Nadir Anselmi

28 de outubro de 2015 às 12h10

Ah esses “brasileiros” usaram e abusaram da Petrobrás e agora querem culpar a Lava Jato? Bando de canalhas.

Responder

Gilmario Santos Macedo

28 de outubro de 2015 às 09h27

Então vamos fazer o seguinte. .Cancela tudo , solta todo mundo..e volta a roubalheira e está tudo certo..Me poupe….

Responder

Murilo Alberto

28 de outubro de 2015 às 03h33

Não: a Petrobras é a maior vítima do PT.
A lava jato só deixou o rei nu…

Responder

Guilhermina Magalhães

28 de outubro de 2015 às 02h01

A MAIOR VITIMA SOMOS NÓS

Responder

Néya Pedroso

28 de outubro de 2015 às 00h46

wikileaks que o diga!

Responder

    Patricia Felipe

    28 de outubro de 2015 às 09h19

    Exatamente! Como que o povo não percebe isso????? >.<

    Responder

    Néya Pedroso

    28 de outubro de 2015 às 12h08

    Informação é que não falta, falta vontade e interesse de saber o que tem por detrás de de toda essa conspiração. Apesar de muitas notícias falaciosas, há muitos sites de confiança, e o próprio wikileaks que é de um cidadão hacker americano, nos revela as maiores armações pra derrubar o governo brasileiro.

    Responder

Jason Gabriel

27 de outubro de 2015 às 23h03

Esses americanos são sacanas mesmos. Comprou vários políticos do PMDB, PT, PP, PSDB e tantos outros para roubarem a Petrobras e com isso destruir a empresa. Ah esses norte americanos…

Responder

    Marcus Feitosa

    28 de outubro de 2015 às 02h16

    Quem tem boca fala o que quer mas nós sabemos que a realidade é outra. Que a história enfie a verdade goela abaixo de todos os sabotadores hipócritas!

    Responder

Jose Goncalves Ferreira

27 de outubro de 2015 às 16h25

Acordem

Responder

Jose Goncalves Ferreira

27 de outubro de 2015 às 16h25

Acordem

Responder

Tadeu Gomes

27 de outubro de 2015 às 16h19

tá louco

Responder

Tadeu Gomes

27 de outubro de 2015 às 16h19

tá louco

Responder

Oliveira Nunes

27 de outubro de 2015 às 15h39

prá o cerra vender ou doar

Responder

    Asdrubal Caldas

    28 de outubro de 2015 às 15h52

    Oliveira Nunes> Fique tranquilo que o Serra não irá doar. Quem costuma doar o que é dos outros, são vocês, os falsos SOCIALISTAS, Doaram tanto para Cuba, Argentina, Venezuela, Bolívia, e vários países africanos, que agora está faltando para cobrir o Rombo da Dilma psara o ano que vem, que por enquanto, está em R$62.000.000.000 Dizem que pode chegar a R$ 100.000.000.000 Está bom, ou quer mais?

    Responder

Haroldo H Da C Lima Lima

27 de outubro de 2015 às 15h14

Parece que nem sempre a fonte é confiável.

Responder

Nádya Gomes de Souza

27 de outubro de 2015 às 14h50

Responder

    Asdrubal Caldas

    28 de outubro de 2015 às 16h56

    Nádya Gomes de Souza > Não é bem assim. É senhor Jânio de Freitas, sempre parcial para o lado petista, como sempre não é mesmo? Dizem que perguntar não ofende. Então diga lá: Estás a serviço remunerado do PT? Se não estiver, deveria ser mais correto, completo nas informações. Afinal o senhor já é considerado um formador de opinião. e informando errado, é o mesmo que nada informar. Realmente, Oito Trilhões e 800 bilhões de Dólares, é muito dinheiro, e mexe com o imaginário até de quem possua apenas dois neurônios, que dirá no imaginário dos chefes das grandes potências mundiais. Agora o senhor esqueceu de informar que o risco não se resume apenas a Rede Globo, ao PSDB, a Juízes, a PF, e outros entreguistas. Alias o senhor propositalmente deixou de informar que o grande perigo é: O Lula, a Dilma, e a cúpula petista. Eu explico: O senhor já pensou se o Lula/Dilma resolvem pegar uma boa parte desta grana, e começar a distribuir benesses para todos os “Cumpanheiros” da América Latina? Dando um carro zero para cada Cubano, ou uma centena de lanchas para que eles possam visitar Miami com mais conforto e segurança, ainda mais que agora os Castro estão andando de braços dados com os seus antigos Algozes. Talvez o Lula até venha a pensar em comprar a paradisíaca ilha. Não sei se somente com o dinheiro do Pré Sal daria. Mas já tem otimistas dizendo que o Pré Sal vale 15 Trilhões. Será? Ah, seu Jânio de Freitas, um cidadão que obtêm todas as informações de fontes seguras, como o senhor as conseguem , e que em vez de informar corretamente aos seus leitores, prefere tripudiar a verdade, e passar meias verdades. Eu fico pensando se o senhor consegue deitar e dormir com a serenidade dos anjos. Pense.

    Responder

Gly Sisterolli

27 de outubro de 2015 às 14h00

Igual nos filmes: o americano é sempre o mocinho! E a maioria acredita e idólatra.

Responder

Jose Do Carmo da Silva

27 de outubro de 2015 às 13h35

agora nasceu uma vitima como os trens de sao paulo vitima vale do rio doce ha volta lula

Responder

Maria Regina Novaes

27 de outubro de 2015 às 13h11

Sim…….pronta pra ser doada aos Americanos.Infelizmente!!!!

Responder

Maria Regina Novaes

27 de outubro de 2015 às 13h11

Sim…….pronta pra ser doada aos Americanos.Infelizmente!!!!

Responder

Jorge Moreira

27 de outubro de 2015 às 12h56

Tudo q os eua, de olho no pré-sal, querem…

Responder

Jorge Moreira

27 de outubro de 2015 às 12h56

Tudo q os eua, de olho no pré-sal, querem…

Responder

Içá Gschwandtner

27 de outubro de 2015 às 12h54

Não não a Petrobras é vítima dos bandidos do PT Do PMDB e Do PP .

Responder

Içá Gschwandtner

27 de outubro de 2015 às 12h54

Não não a Petrobras é vítima dos bandidos do PT Do PMDB e Do PP .

Responder

Roger Gilmour

27 de outubro de 2015 às 12h44

Como sempre. Mas um país não pode depender de uma única empresa, como acontece no Brasil com a Petrobras.

Responder

Roger Gilmour

27 de outubro de 2015 às 12h44

Como sempre. Mas um país não pode depender de uma única empresa, como acontece no Brasil com a Petrobras.

Responder

Maria Angélica Oliveira

27 de outubro de 2015 às 12h38

Da Lava Jato? É realmente a Paixão CEGA a razão!

Responder

    Jorge Moreira

    27 de outubro de 2015 às 12h58

    não só da lavajato…mas de fhc tb (q declarou no próprio livro q sabia da corrupção na empresa) ;)

    Responder

    Jorge Moreira

    27 de outubro de 2015 às 12h58

    ah…e do serra tb !

    Responder

Maria Angélica Oliveira

27 de outubro de 2015 às 12h38

Da Lava Jato? É realmente a Paixão CEGA a razão!

Responder

    Jorge Moreira

    27 de outubro de 2015 às 12h58

    não só da lavajato…mas de fhc tb (q declarou no próprio livro q sabia da corrupção na empresa) ;)

    Responder

    Jorge Moreira

    27 de outubro de 2015 às 12h58

    ah…e do serra tb !

    Responder

    Lisete Escobar

    27 de outubro de 2015 às 14h10

    Aqui não se trata de depender de uma única empresa…Trata -se de um “Bem que Todos Querem” : O Petróleo e o pré Sal !!!! EUA vai à Europa em busca deste “tesouro”..E nosso País tem este “Tesouro cobiçado mundialmente.”..E devemos defender nosso Patrimônio se quisermos ser uma Nação Grande, não entregarmos aos estrangeiros como FHC fez e Serra quer continuar fazendo…A Lava Jato até agora só mostrou que quer desconstruir o Goiverno, o PT e a Petrobrás mesmo…Dando menos valia ao nosso “tesouro cobiçado pelos americanos”….FHC quase deu toda a Petrobrás para eles, não o fez porque não teve tempo hábil…..Fora Serra e FHC Entreguistas de nosso Patrimônio !!!!

    Responder

Pedro Oliveira

27 de outubro de 2015 às 12h34

Maior vitima do PT nao?

Responder

    Go Lopes

    27 de outubro de 2015 às 12h55

    SAbe de nada, telespectador da Globo;;;

    Responder

    Pedro Oliveira

    27 de outubro de 2015 às 12h56

    Nao sou neoliberal Go Lopes. Neo liberalismo e disfarce de comunista engravatado como os tucanos.
    Sou liberal e conservador.

    Responder

Marcos Souza

27 de outubro de 2015 às 08h54

Poxa, eu pensei que o petrobras tivesse sido vítima dos larápios petistas, PMDBistas e PPistas, mas acho que me enganei. Ainda bem que existe gente como o tal Tadeu Porto e como o Miguel do Rosário que iluminam nossas mentes . Se um médico amputa uma perna ( gravemente infeccionada ) para poupar a vida do paciente, a culpa pela amputação é do médico e não da infecção. Vivendo e aprendendo !

Responder

Antonio

27 de outubro de 2015 às 01h20

Não há novidade nesse post.
Um juiz messiânico, cujo pai é o fundador do PSDB de Maringá e que se presta a prefaciar um livro que conta uma inverdade e cuja mulher, conforme informado pela imprensa, é advogada pessoal do governador tucano do Paraná.
Um promotor com ares messiânicos, batista com cursos religiosos nos EUA.
Um senador de quinta com projeto para acabar com o sistema de partilha.
Antigamente usavam os Chicago Boys de triste memória para essa país que enriqueceram a custa do estado brasileiro.
Uma imprensa calhorda ao extremo.
Uma câmara federal que a exceção de uns poucos, mais se parece com uma pocilga.
O cerco é total!
E, infelizmente a população que tem voz e aparece não tem a mínima ideia do que seja soberania.
Não poderia dar em outra coisa.
A Petrobras, a única estatal que ficou nas mãos do governo deve ser destruída a qualquer preço para que este país seja uma colônia de terceira categoria.
Talvez consigam!

Responder

Deixe um comentário