Live do Cafezinho (19h): que segurança pública que queremos?

Associação Brasileira de Comércio Exterior se junta ao CADE em ação contra bancos internacionais

Por Redação

19 de novembro de 2015 : 03h34

por Carlos Eduardo, editor-assistente do Cafezinho

Engraçado como a grande imprensa brasileira adora dizer que o “Petrolão” é maior caso de corrupção da história do Brasil. Ou seus jornalistas são muito ruins de conta, ou se trata de pura má-fé. Nem vou entrar aqui no mérito dos escândalos das privatizações do Governo FHC, ou relembrar o caso do Banestado, dois exemplos que superam e muito os valores do “Petrolão”.

Pois vejam só esta história absurda.

Entre 2007 e 2013, 30 operadores de bancos estrangeiros que atuam no Brasil conspiraram para influenciar as taxas de câmbio do real em relação ao dólar, com o objetivo de destruir a indústria nacional e prejudicar nossas exportações, além é claro de obter lucros fáceis

Estima-se que operação fraudulenta tenha ocasionado um prejuízo US$50 bilhões à economia ao longo de seis anos. Se convertermos os valores para reais, na cotação atual, teremos um desvio de R$200 bilhões, ou dez vezes os valores desviados no “Petrolão”.

Os membros do esquema usavam uma plataforma de chat eletrônico da Bloomberg e ainda tiveram a cara de pau de nomear os grupos como “A Máfia” e “O Cartel”, certamente convictos da impunidade por seus atos. E o pior de tudo é que a Associação Brasileira de Comércio Exterior acredita que o país tenha deixado de criar dois milhões de empregos por causa dessa manipulação da banca internacional.

Abaixo segue entrevista da agência russa Sputnik com o empresário José Augusto de Castro, presidente da Associação Brasileira de Comércio Exterior.

***

Comércio Exterior brasileiro se junta ao CADE em atuação contra bancos internacionais

Do Sputnik News

No início de julho deste ano, o CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica divulgou a instauração de processo investigativo contra 15 grandes bancos com sede no exterior e contra 30 pessoas físicas. A acusação: “suposto cartel de manipulação das taxas de câmbio envolvendo o real e as moedas estrangeiras”. O processo, segundo o CADE, é o mesmo adotado nos Estados Unidos, na Suíça e no Reino Unido.

As instituições financeiras sob investigação do Conselho brasileiro são: Barclays, Citigroup, Credit Suisse, Deutsche Bank, HSBC, JPMorgan, Bank of America, Merrill Lynch, Morgan Stanley e UBS. Também estão sob investigação o Banco Standard de Investimentos, Banco Tokyo-Mitsubishi UFJ, Nomura, Royal Bank of Canada, Royal Bank of Scotland e Standard Chartered, além de 30 pessoas físicas.

Segundo o CADE, não havia, na  época da instauração do processo, indícios de envolvimento de bancos brasileiros nesta manipulação do câmbio.

A tática era valorizar a moeda brasileira com o claro objetivo de baratear as importações e prejudicar a receita com as exportações de produtos nacionais.

Alguns analistas avaliam as perdas econômicas em 50 bilhões de dólares, além de 2 milhões de empregos que deixaram de ser criados.

A AEB está acompanhando a evolução dos fatos. Em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil, o empresário José Augusto de Castro, presidente da Associação, disse que ao final do processo os empresários do comércio exterior e a entidade que os representa pretendem reunir as informações disponíveis e adotar as medidas cabíveis, de ordem judicial, para buscar a reparação pelos danos sofridos.

Sputnik: Há quanto tempo a AEB – Associação Brasileira de Comércio Exterior está se mobilizando contra essas manobras dos grandes bancos internacionais de manipulação da moeda brasileira?

José Augusto de Castro: No final do mês de junho nós tomamos conhecimento de que poderia ter havido uma valorização do real no período entre 2008 e 2012, e começamos a avaliar o que de fato ocorreu, porque não temos como saber o que está ocorrendo. Nós só sentimos os efeitos da valorização do real, que tornou as exportações brasileiras muito caras e as importações muito baratas. Ocorre que o processo que existe hoje no CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica é conduzido em segredo de Justiça. Após as poucas informações que foram divulgadas, nós começamos a acompanhar. Mais tecnicamente falando, houve um período em que o volume de negócios através das operações de hedge – são os derivativos – tiveram um crescimento muito forte, e infelizmente a maioria dessas operações caminhava para tornar o real valorizado, ou seja, tornar o real mais barato. Isso fazia com que a exportação ficasse muito mais cara quando tivesse que ocorrer. Como consequência, nos últimos cinco anos nós falamos muito aqui – nós o Brasil como um todo – do processo de desindustrialização do país, do processo de transferência de linha de produção do Brasil para o exterior. A quantidade de empresas exportadoras dobrou e em contrapartida as empresas exportadoras diminuíram, nós passamos a ter crescente déficit na conta de manufaturados, um conjunto de fatores negativos. E, claro, a origem disso tudo era a taxa de câmbio.

S: A investigação está sendo conduzida pelo CADE, mas o Banco Central e demais órgãos do Governo como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Ministério das Relações Exteriores não teriam alertado os empresários brasileiros para o que estava ocorrendo com a moeda nacional?

JAC: Na verdade o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior não tem as informações, porque ele não acompanha as operações. Ele tem a taxa de câmbio, mas, como o câmbio é flutuante, pode subir ou descer. O Banco Central, em princípio, tem obrigação de acompanhar. Alguns dados que são divulgados hoje, nós vemos que são dados que chamariam a atenção: o real passou a ser a segunda moeda mais negociada no mundo, somente atrás dos Estados Unidos; o volume de operações no mercado futuro passou a ser cinco vezes o volume de operações no mercado à vista. O normal é ter um equilíbrio ou o mercado à vista ser até um pouco maior do que o mercado futuro. Agora, depois do fato passado, nós passamos a verificar. Mas nós, do setor empresarial, não temos como saber, em detalhes, o quanto está sendo negociado e, principalmente, o que é de uma operação ou da outra. Os dados foram surgindo a partir da avaliação feita pelo CADE e que vem a público, e nós começamos a tomar conhecimento.

S: A quem beneficiariam essas manipulações da moeda brasileira?

JAC: Basicamente aos bancos que fizeram as operações, porque geraram lucros muito altos para eles, porque além do lucro da aplicação no mercado financeiro havia a diferença de taxa de câmbio: quanto mais valorizado o real, maior seria o lucro desses bancos. São bancos de peso. O que eu acho – é a minha opinião, não é uma afirmação – que começou a chamar a atenção foi porque nos EUA e na Europa, especificamente na Inglaterra, houve também esse processo, e os bancos fizeram um acordo, nos EUA e na Inglaterra, em torno de 5 bilhões de dólares. Cada um dos bancos pagou essa quantia em cada país. E o levantamento que foi feito nos EUA, na investigação, os próprios EUA sugeriram que possivelmente o Brasil poderia ser vítima do processo. Acho que a partir daí o CADE começou a avaliar, e depois que um determinado banco fez acordo de leniência admitindo que o que ocorreu foi de fato uma manipulação cambial. Como o processo corre em segredo de Justiça, nós estamos aguardando que acabe o prazo de apresentação de defesa pelos bancos para, a partir daí, começarmos a ter acesso e acompanhar os processos.

***

Relembre o caso

***

Superintendência do Cade investiga cartel na manipulação de taxas de câmbio

da Assessoria de Comunicação do CADE, em 02 de julho de 2015.

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade abriu, nesta quinta-feira (02/07), processo administrativo para investigar suposto cartel na manipulação de taxas de câmbio envolvendo o real e moedas estrangeiras. Também será apurada a manipulação de índices de referência de mercado de câmbio, tais como o do Banco Central do Brasil (PTAX), do WM/Reuters e do Banco Central Europeu.

As empresas investigadas no processo (PA 08700.004633/2015-04) são Banco Standard de Investimentos, Banco Tokyo-Mitsubishi UFJ, Barclays, Citigroup, Credit Suisse, Deutsche Bank, HSBC, JP Morgan Chase, Merril Lynch, Morgan Stanley, Nomura, Royal Bank of Canada, Royal Bank of Scotland, Standard Chartered e UBS, além de trinta pessoas físicas.

As supostas condutas anticompetitivas envolveram o mercado de câmbio (em inglês “Foreign Exchange market” ou “FX market”) e as instituições financeiras que operam neste mercado.

No mercado de câmbio são realizadas as operações que se referem à compra de uma moeda em troca de outra. Essas operações têm como base a taxa de câmbio, considerada um preço chave da economia, que influencia desde os níveis de consumo interno de um país, como os níveis de investimento, importação e exportação, além de todas as transações financeiras que a tomem por base.  Ainda que o real seja a moeda oficial do país, um número considerável de operações cambiais realizadas por entidades brasileiras também são feitas por meio de moedas estrangeiras, como euro, dólar, libra esterlina, franco suíço, dentre outras.

O mercado de câmbio conta ainda com os índices de referência (ou taxas de câmbio de referência), calculados com base nas taxas de câmbio à vista de mercado e publicados periodicamente por entidades públicas e privadas – tais como o Banco Central do Brasil (PTAX), o WM/Reuters e o Banco Central Europeu – em todo o mundo para pares específicos de moedas. Esses índices de referência são usados como parâmetro por empresas multinacionais, instituições financeiras e investidores que avaliam contratos e ativos mundialmente, entre outros.

Os clientes das instituições financeira que executam operações de câmbio  são, dentre outros, todos aqueles agentes que periodicamente necessitam realizar operações de compra e venda de moeda, como bancos, fundos de investimentos, pessoas físicas (investidores, turistas), empresas privadas e entidades governamentais, por exemplo. Quando os clientes desejam realizar transações no mercado de câmbio, as instituições financeiras que oferecem esse serviço concorrem entre si para executar a operação, oferecendo um preço competitivo (taxa de câmbio para compra ou para venda de determinada moeda). As operações de câmbio também podem ser feitas com base nos índices de referência.

Conduta – O parecer da Superintendência aponta que existem fortes indícios de práticas anticompetitivas de fixação de preços e condições comerciais entre as instituições financeiras concorrentes. Segundo as evidências, os representados teriam feito um cartel para fixar níveis de preços (spread cambial); coordenar compra e venda de moedas e propostas de preços para clientes; além de dificultar e/ou impedir a atuação de outros operadores no mercado de câmbio envolvendo a moeda brasileira.

As instituições financeiras acusadas também teriam se coordenado para influenciar índices de referência dos mercados cambiais, por meio do alinhamento de suas compras e vendas de moeda. Foram encontrados indícios adicionais de práticas anticompetitivas de compartilhamento de informações comercialmente sensíveis sobre o mercado de câmbio, como informações sobre negociações, contratos e preços futuros; ordens de clientes; estratégias e objetivos de negociação; posições confidenciais em operações e ordens específicas; e o montante de operações realizadas (fluxos de entrada e saída).

Todas as supostas condutas teriam comprometido  a concorrência nesse mercado, prejudicando as condições e os preços pagos pelos clientes em suas operações de câmbio, de forma a aumentar os lucros das empresas representadas, além de distorcer os índices de referência do mercado de câmbio.

As práticas anticompetitivas foram viabilizadas por meio de chats da plataforma Bloomberg – por vezes autodenominados pelos representados como “o cartel” ou “a máfia”. As condutas teriam durado, pelo menos, de 2007 a 2013.

Com a instauração do processo administrativo, os acusados serão notificados para apresentar defesa no prazo de 30 dias. Ao final da instrução processual, a Superintendência-Geral opinará pela condenação ou arquivamento e remeterá o caso para julgamento pelo Tribunal do Cade, responsável pela decisão final.

Leniência – A investigação teve início a partir de um acordo de leniência celebrado com a Superintendência-Geral do Cade e o Ministério Público Federal. Por meio da leniência, instituto previsto na Lei 12.529/11, um participante de cartel denuncia o ilícito do qual fazia parte, aponta os demais envolvidos e se compromete a colaborar com as autoridades na apuração do caso, em troca da extinção ou redução da punibilidade.

 

 

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

47 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Raphael Alim Ferrari Saigh

21 de novembro de 2015 às 17h47

Erich Vallim Vicente isso que eu falei ontem…

Responder

Fabio Dantas

20 de novembro de 2015 às 00h36

Parabéns

Responder

Fabio Dantas

20 de novembro de 2015 às 00h36

Café com Leite

Responder

Araci Borges Dias Martins

19 de novembro de 2015 às 23h40

Também acho um retrocesso, mas não me preocupo. Só irá confirmar nossas vitórias. David Guedes , procure ser mais educado e ficar mais calmo. Você está parecendo alguém que não tem vida sexual.

Responder

Lucio Busch de Freitas

19 de novembro de 2015 às 19h12

Sim, é daí, corno? Parece que ninguém lê notícias aqui,só você. É muita estupidez para um nazista só.

Responder

Lívio Adelson

19 de novembro de 2015 às 17h52

Após as privatizações, principalmente a da telefonia, pouco tempo depois, o dólar dobrou… Seria bom investigar a ação desse cartel nesse período.

Responder

Gallo

19 de novembro de 2015 às 13h07

SE fosse nos EUA o FBI e CIA, ja tinham até recebido a grana de volta, mas no Brasil temos o ZÉ.

Responder

Mario Costa Galvanese Galvanese

19 de novembro de 2015 às 14h52

Sr.David, leia a matéria, se não for mais um robozinho fake!Suba o nível, se tiver cérebro…

Responder

Oton Silva

19 de novembro de 2015 às 13h49

O cafezinho, parabens pela inovaçao. Acredito, que em discussao politica e em conteudo e analise politica é o melhor site do assunto no Brasil. Espero um dia, que exista uma concorrencia saudavel entre os blogs de esquerda e que possa ocorrer o reconhecimento e premiacoes por inovaçoes, fica ai a dica sem cobrar nada.

Responder

David Guedes

19 de novembro de 2015 às 12h10

Eu ja sabia, que esse partido terrorista/nazista, não ia aprovar. claro que não, né. depois os petistas dizem que ela ganhou a eleição. Tudo roubado, vamos ver agora se vai ter roubo. Quem se garante, em ganhar as eleições honestamente nunca seria contra o voto impresso.

Responder

    O Cafezinho

    19 de novembro de 2015 às 12h45

    Terrorista nazista? Não é um pouco de exagero e imprecisão, cidadão? Relaxa um pouco.

    Responder

    David Guedes

    19 de novembro de 2015 às 12h48

    hahahahaha. Não é exagero não, e estou relaxado. alias muito feliz com essa decisão do voto impresso. Agora é Terrorista porque temos uma terrorista no poder, que ganhou roubando, E nazistas, porque, Hitler também fundou seu partido dos “trabalhadores”. que em alemão quer dizer nazismo. Mas vc. não disse se concorda ou discorda do voto impresso, o que você acha. pode me responder?

    Responder

    Oton Silva

    19 de novembro de 2015 às 13h51

    Cara vai estudar historia, e para de chatear…Nao é por ter social no nome, que as ideias e sobretudo as acoes tornam o representante um autentico trabalhista ou socialista. Pra nao ser raso e nao fazer papel de tolo, tenha um maior embasamento , e deixe de generalizacoes. Se tu tem um cerebro faço os questionamentos certos, e nao generalizacoes tolas de traficantes do revoltados,ou teoria conspiratorias do veinho de Richmond.

    Responder

    David Guedes

    19 de novembro de 2015 às 13h58

    Oton Silva Ta ô sabichão, mas vc não respondeu a minha pergunta, tolo é vc que ficou “brabinho” porque vcs apoiam uma terrorista e um ladrão, e quanto a historia seu imbecil, eu sei do que estou falando, muito bem, ao contrario de vc que fica ai bravejando, como um autêntico petistas doente mental retardADO, falo o que sei. alis quem tem que estudar é vc, seu bucéfalo politico e social. vai se informar vc jumento ao quadrado. AGORA ME RESPONDA, VC ACHA ERRADO TER O VOTO IMPRESSO? SO ME RESPONDA ISSO E DAI QUEM SABE POR HOJE DEIXO VCS REFLETINDO SOBRE QUEM VCS APOIAM, NESSE COVIL DE PETISTAS. SO PARA SEU CONEHCIMENTO SEU OTARIO SOU PROFESSOR DE HISTORIA E GEOGRAFDIA, DA VERDADEIRA NÃO ESSA QUE VCS ENSINAM NAS ESCOLAS. SEU APEDEUTA DO CACETE. CALA A BOCA E ME RESPONDE. SO ISSO.

    Responder

      Daniel

      19 de novembro de 2015 às 15h40

      Você não é professor de nada… professores de verdade não escrevem feito um retardado.

      Responder

    Angelo Brayner

    19 de novembro de 2015 às 14h46

    David Gudes venha pegar os seus trofeus !!!

    Responder

    David Guedes

    19 de novembro de 2015 às 14h49

    Angelo Brayner hahahaha resposta que é bom nada né ô petista. Vou pegar o teu rabo. seu otário, ta com falta de algo grosso do rabo imbecil. TO VENDO QUE AQUI EU NÃO VOU TER ESSA RESPOSTA.

    Responder

    Oton Silva

    19 de novembro de 2015 às 15h44

    E vc acha errado baseado em que? Sua opiniao? Tu leu o motivo do veto? Qual seu embasamento? Enquanto EU nao tiver estas respostas, tambem nao terei posicionamento, e se por acaso errar terei embasamento e COM CERTEZA nao culparei os outros por meus erros. Sobretudo nao Xingarei ou ultilizarei argumentos ” ad hominem” para fazer generalizacoes e em nada contribuir para o debate. Portanto estude! E obrigado pelos elogios vindo de voce, me engrandecem.

    Responder

    David Guedes

    19 de novembro de 2015 às 15h52

    Como bom petista vc deu a resposta “certa”. Embasamento? fala sério ne moço, o melhor embasamento que se tem é a transparência, honestidade a sua PresidAnta não aprovou por que ela roubou, o que é um pratica normal do seu partido, alias nem ela falou nada por que vetou, simplesmente fez e pronto. vc so pode estar de brincadeira. Melhor embasamento como disse antes é a TRANSPARÊNCIA COM O POVO BRASILEIRO, coisa que seu querido partido nunca teve na vida. E tem mais não é so eu que acho errado o que ela fez. a maioria quer sim o voto impresso, vc não quer? ah ta desculpa ai, vc é petista, vai de acordo com a “chefa”. sei…”bonito” discurso, pena que vazio.

    Responder

    Lucio Busch de Freitas

    19 de novembro de 2015 às 19h09

    David Guedes, um vagabundo, mau caráter e mal educado. Coitado dos alunos deste cretino. Apóia o voto impresso porque acha que assim a direitalha ganha. O voto impresso vai servir para os coronéis compradores de voto verificarem se os eleitores de seus currais votaram no David Guedes que eles mandaram. Isto é um golpe, o fim do voto secreto.

    Responder

    David Guedes

    19 de novembro de 2015 às 19h24

    Lucio Busch de Freitas Vagabundo e mal carater e vc, seu bucéfalo fdp, Seu cretino não preciso dizer para os meus alunos votaram em ninguém, por que todos são inteligentes, ao contrario de vcs, jumento adestrado, cuidado em vai para China, seu safado, Não querem voto impresso, porque sabe, que vcs vão sair do governo. Votar em Ladrão torna vc um ladrão tbm. não esqueça seu apedeuta politico e social eles tambem te roubaram, roubaram todos nós e vc ai lambendo o saco do luladrão e Dilmão sapata. Babaca, burro e imbecil. Vcs são muito burros, Petrobras, Bndes entre outros falindo empresas e vcs ai “brabinho” . vai se danar. otário.

    Responder

    David Guedes

    19 de novembro de 2015 às 19h31

    Adolpho Adduci ESTOU COM 75 ANOS PARTICIPEI DE DIVERSAS ELEIÇÕES COM O VOTO IMPRESSO COMO MESARIO,SECRETÁRIO E PRESIDENTE DE MESA NA APURAÇÃO EM UM GINÁSIO DE ESPORTES QUANDO DA ABERTURA DA URNA NA PRESENÇA DE FISCAIS DE TODOS OS PARTIDOS TINHAMOS A CONTAGEM DOS VOTOS QUANDO HAVIA ALGUM PROBLEMA TINHAMOS A RECONTAGEM NOVAMENTE ESSAS URNAS ELETRONICAS E PARA ENGANAR TROUXAS VOCÊ VOTA NO jOSÉ E ELEGE O JOÂO.

    Responder

    Angelo Brayner

    19 de novembro de 2015 às 22h59

    David Guedes. Taí sua resposta seu arrombado !!!

    Responder

    Angelo Brayner

    19 de novembro de 2015 às 22h59

    David Guedes. Taí sua resposta seu arrombado !!!

    Responder

    Lucio Busch de Freitas

    19 de novembro de 2015 às 23h09

    David Guedes, corno sem caráter. Filho da puta, covarde. Não passa de um cagão imoral que acusa os outros escondido atrás de um teclado. Monte de estrume tem mais valor que fascistas acéfalos fo teu naipe. Criminoso, imbecil. Querem recibo de votação para poder chantagear os pobres a fazê los votar a cabresto. Bem coisa da direitalha de merda da qual tu faz parte. Só assim para voltarem ao poder, vagabundo! No meu perfil tem minha localização e meu trabalho. Tá esperando o quê para me processar se eu sou ladrão, covarde de merda? Me processa! Aí tu vai ter a oportunidade de provar que sou ladrão, canalha imoral. Quadrúpede ruminante.

    Responder

    Lucio Busch de Freitas

    19 de novembro de 2015 às 23h09

    David Guedes, corno sem caráter. Filho da puta, covarde. Não passa de um cagão imoral que acusa os outros escondido atrás de um teclado. Monte de estrume tem mais valor que fascistas acéfalos fo teu naipe. Criminoso, imbecil. Querem recibo de votação para poder chantagear os pobres a fazê los votar a cabresto. Bem coisa da direitalha de merda da qual tu faz parte. Só assim para voltarem ao poder, vagabundo! No meu perfil tem minha localização e meu trabalho. Tá esperando o quê para me processar se eu sou ladrão, covarde de merda? Me processa! Aí tu vai ter a oportunidade de provar que sou ladrão, canalha imoral. Quadrúpede ruminante.

    Responder

    Jacques Egidio

    20 de novembro de 2015 às 01h04

    O Cafezinho oculta esse otário , da corda ñ .

    Responder

    Jacques Egidio

    20 de novembro de 2015 às 01h04

    LULA 2018

    Responder

    Marcia Campelo de Oliveira

    20 de novembro de 2015 às 15h38

    David Guedes O recibo do voto ficará com o TRE, favor se informar antes de falar besteira … Coisas de coxinhas

    Responder

David Guedes

19 de novembro de 2015 às 12h10

Na Câmara, o PT foi o único partido a votar contra a impressão do voto na urna eletrônica

Responder

David Guedes

19 de novembro de 2015 às 12h10

Na Câmara, o PT foi o único partido a votar contra a impressão do voto na urna eletrônica

Responder

David Guedes

19 de novembro de 2015 às 12h09

Ai petistas, o que vcs acham disso?

Responder

David Guedes

19 de novembro de 2015 às 12h09

Ai petistas, o que vcs acham disso?

Responder

    Angelo Brayner

    19 de novembro de 2015 às 14h48

    Responder

    David Guedes

    19 de novembro de 2015 às 14h51

    SERVE BEM PARA VC. ANGELO. TA “BRABINHO” TAMBÉM”? IDIOTA. cade a resposta? claro todo petista prefere roubar né. acho que vc ja morreu ha muito tempo, Angelo Bayer..trouxa

    Responder

    Lucio Busch de Freitas

    19 de novembro de 2015 às 19h11

    Vai tomar no cu, David GuedesDavid vagabundo. Vai procurar uma rola. Tá festejando o fim do voto secreto. É a volta do voto de cabresto. Voltamos ao século XIX graças a acéfalos da tua laia.

    Responder

    David Guedes

    19 de novembro de 2015 às 19h25

    BOLSONARO 2018. VAGABUNDO COMUNISTA/PETISTA PIRAM…HAHAHAHAHAHAHAHA. ENTREM NA FILA PARA IREM DE MÃOS DADAS PARA A CHINA; PARA LA NINGUEM QUER IR NÉ. SEI. HAHAHAHAAH

    Responder

    Araci Borges Dias Martins

    19 de novembro de 2015 às 23h38

    O cara cita o Implicante e quer ser levado a sério.

    Responder

    Lucio Busch de Freitas

    20 de novembro de 2015 às 03h14

    Claro que cita um blog canalha, sendo ele um tremendo canalha também. Um criminoso!

    Responder

Ricardo Edmundo Cecconello

19 de novembro de 2015 às 11h17

O MOVIMENTO ARMADO DO FASCISMO BRASILEIRO SE ANUNCIA VIVO, PELA VIOLÊNCIA

Ricardo Edmundo Cecconello

SERÁ QUE ESSES ENERGÚMENOS FALARIAM CONTRA O “GOVERNO” SE ESTE FOSSE “PROPRIETÁRIO” DE UMA NAÇÃO DITATORIAL NAZI FASCISTA MILITARISTA?

Claro que não. Ao abrir a boca para distribuir propaganda contra o governo ditatorial seriam presos, torturados, e muitos deles sumiriam nas brumas da ditadura. E não raro teriam suas famílias estupradas, ou conduzidas “escravas virgens” para o bordel da caserna. (Números 31:17;18)

Queria ouvir esses panacas da propaganda de quem nos USA, esses canalhas fascistas “retardados online”, esse pirralho semianalfabeto do kiânus saguire, esbravejando coragem “longe do seu grupo de fanáticos”.

Ainda ontem, na marcha das mulheres livres negras do Brasil, “soldados” da ditadura fascista chegaram a sacar das armas para amedrontar as mulheres que faziam sua “propaganda” a favor da liberdade da mulher no Brasil.

Por que o movimento a favor do “impitimam” precisa ter “guarda costas” armados, como aconteceu com o filhotinho fascista Eduardo Boçalnaro, mostrando sua glock?

Será que os membros do movimento pró ditadura temem ser atacados pela “minoria petista”, e por isso mesmo tramam atentados contra a vida?

Hoje portam armas descaradamente, na cara do Ministro da Justiça. Amanhã armarão atentados a bomba, matando inocentes para aparecerem na mídia pró fascismo e pró entreguismo demotucanalha?

Quem, na verdade, financia esse movimento de vagabundos sem trabalhar? O PSDB? As empresas que finaciaram a eleição dos tucanos em São Paulo e Paraná?

A quem interessa um bando de vagabundos desempregados acampados nos gramados de Brasília? Em nome de qual “empresa” foram confeccionados os bonecos infláveis anti Lula?

Serão, todos ratos imundos entreguistas, financiados pela CIA imperialista, de olho no peixe petróleo, e outro no gato, na reeleição do Lula em 2.018?

Mas se eles chamam o Partido dos Trabalhadores de reduto de “comunistas anti liberdade”, me expliquem o PORQUÊ os nazi fascistas apoiam os demotucanalhas, e não permitem movimentos que contrariem seus ideais nazi fascistas, pró volta da ditadura militar?

ELES SE DIZEM A FAVOR DA “DEMOCRACIA”, CONTANTO QUE ELES MANDEM NOS BRASILEIROS.

Queria ver o quanto duraria a coragem do tal “china” kitaguiri, e o tal marcello retardado, nas mãos dos milicos, pendurados no “pau de arara”.

Seria o mesmo perguntar o porquê um salafrário curandeiro estelionatário tipo malacraia pastor feliciânus, e magno falta caráter do espírito santo, não reunem coragem com seu “deus imperialista judeu”, e vão pregar o cristianismo macabro entre os comparsas da fraude mundial, na Arábia Saudita? Por que o pastor curandeiro dos “joelhos quebrados”, o tal valdemrio $anDiabo, apóstolo milagreiro fraudulento, não vai com seu avião a jato pregar na Nigéria, no Irã, ou no Turquistão aliado da “democrática” Arábia Saudita, protegida “democracia islâmica” pelos estados unidos da fraude imperialista?

Depois de acontecer o batismo de fogo, com tiros vindos dos movimentos fascistas, neste 18 de novembro, volto a perguntar: ” O QUE ACONTECERÁ COM OS “BANDIDOS” QUE PEGARAM EM ARMAS?”

Não vai acontecer nada porque são do movimento pró-Aecista tucanalha?

Não serão punidos com cadeia, exoneração do serviço público, porque não “mataram” ninguém?

Mas pegar em “armas” e dar tiros a esmo em público não é mais crime? E se houvesse confusão e correria, e vítimas fossem pisoteadas durante o entrevero?

A impunidade nesse caso será o rastilho para que movimentos terroristas da direita raivosa fascista, amargas e revoltadas com as derrotas nas urnas, se manifestem, seguindo o exemplo do “boçalnaro” planejando ato terrorista contra os cadetes das Agulhas Negras.

Até quando o Ministro da Justiça será uma “ovelha” descerebrada, sem tomar urgentes providências contra esses movimentos que não admitem o “contraditório” de 54 milhões de eleitores que elegeram Dilma Rousseff, em plena democracia?

A rede globosta e a revista “veja”, comparsas dos jornais “falha e esgotão de São Paulo fascistas”, rede BANDalheira vendendo horários públicos para bandidos religiosos lunáticos fascistas, e cupinchas igrejas coligadas, estão provocando uma reação violenta, um enfrentamento com tiros e mortes, entre o movimento fascista anti democrático, e algum grupo “petista”, ou aliado.

A imprensa golpista conta com um enfrentamento com mortes, para alimentar a volta do noticiário entreguista, para exigir “providências” das forças armadas contra a volta do “comunismo” armado.

E se no “acampamento” dos fascistas onde inflam bonecos caluniosos difamadores contra o ex presidente Lula, surgisse um petista inflamado, armado, e disparasse tiros para o alto? O que noticiariam as manchetes da imprensa golpista no dia seguinte?

E se na Suíça, Ministro Cardoso da inJustiça, fossem descobertos fundos ilegais dos filhos do Lula, como é soez ser denunciado fundos dos filhos do FHC, e Zé Serra, quiçá a irmã do Aécio?

Se dinheiro ilegal existe, por que a “operação” Zelotes está sendo sucateada, tendo desviada sua mira para familiares do ex presidente, enquanto todos os brasileiros de bem exigem a publicação dos “sonegadores demotucanalhas”, estes sim com trilhões de reais ilegais no exterior?

E por que o Juiz Sergio Moro ainda não mandou policiais federais conduzirem a mulher e a filha do “presidente bandido”, Eduardo Cunha, para darem explicações claras sobre a origem das fortunas em bancos suíços?

POR QUE SÓ PETRALHAS SÃO INDICIADOS NA “LAVA JATO”?

E os responsáveis pelos tiros em público, alegando terem agido em legítima defesa contra “mulheres”, quais as providências reais serão tomadas pelas autoridades constituídas?

Estão esperando uma bomba estourar em plena Olimpíada, para descobrirem que os “filhotes da ditadura”, terroristas fanáticos religiosos, treinados pela Cia na Colombia, ainda estão vivos e latentes no nazi fascismo ianque?

A nação brasileira só irá acordar quando “camisas negras” do fascismo do bolsonaro e feliciânus malafaia, terroristas nazi fascistas já portando armas em público, e já disparando em público, matarem alguém. Aí a imprensa irá noticiar os planos terroristas adocicados, e provocados a agir pela imprensa entreguista emporcalhada, a causarem mortes, e mortos inocentes?

Quem irá ser punido pelo atentado contra as Mulheres Brasileiras, no último dia 18 de novembro de 2.015?

Ninguém sairá punido do atentado terrorista nazi fascista da direita?

Quem viver, até lá, verá.

Ricardo Edmundo Cecconello, em 19 de novembro de 2.015

http://www.esquerdadiario.com.br/Marcha-das-Mulheres-negras-e-atacada-por-fascistas-em-Brasilia

http://www.viomundo.com.br/denuncias/covardia-manifestante-golpista-lanca-bombas-caseiras-contra-marcha-das-mulheres-negras-depois-saca-arma-e-da-tres-tiros-para-cima.html

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/11/policial-e-preso-por-tiros-em-marcha-de-mulheres-negras-em-brasilia.html

http://revistageni.org/11/prisioneirxs-politicxs-prisoes-e-libertacao-negra/

Responder

Ricardo Edmundo Cecconello

19 de novembro de 2015 às 11h17

O MOVIMENTO ARMADO DO FASCISMO BRASILEIRO SE ANUNCIA VIVO, PELA VIOLÊNCIA

Ricardo Edmundo Cecconello

SERÁ QUE ESSES ENERGÚMENOS FALARIAM CONTRA O “GOVERNO” SE ESTE FOSSE “PROPRIETÁRIO” DE UMA NAÇÃO DITATORIAL NAZI FASCISTA MILITARISTA?

Claro que não. Ao abrir a boca para distribuir propaganda contra o governo ditatorial seriam presos, torturados, e muitos deles sumiriam nas brumas da ditadura. E não raro teriam suas famílias estupradas, ou conduzidas “escravas virgens” para o bordel da caserna. (Números 31:17;18)

Queria ouvir esses panacas da propaganda de quem nos USA, esses canalhas fascistas “retardados online”, esse pirralho semianalfabeto do kiânus saguire, esbravejando coragem “longe do seu grupo de fanáticos”.

Ainda ontem, na marcha das mulheres livres negras do Brasil, “soldados” da ditadura fascista chegaram a sacar das armas para amedrontar as mulheres que faziam sua “propaganda” a favor da liberdade da mulher no Brasil.

Por que o movimento a favor do “impitimam” precisa ter “guarda costas” armados, como aconteceu com o filhotinho fascista Eduardo Boçalnaro, mostrando sua glock?

Será que os membros do movimento pró ditadura temem ser atacados pela “minoria petista”, e por isso mesmo tramam atentados contra a vida?

Hoje portam armas descaradamente, na cara do Ministro da Justiça. Amanhã armarão atentados a bomba, matando inocentes para aparecerem na mídia pró fascismo e pró entreguismo demotucanalha?

Quem, na verdade, financia esse movimento de vagabundos sem trabalhar? O PSDB? As empresas que finaciaram a eleição dos tucanos em São Paulo e Paraná?

A quem interessa um bando de vagabundos desempregados acampados nos gramados de Brasília? Em nome de qual “empresa” foram confeccionados os bonecos infláveis anti Lula?

Serão, todos ratos imundos entreguistas, financiados pela CIA imperialista, de olho no peixe petróleo, e outro no gato, na reeleição do Lula em 2.018?

Mas se eles chamam o Partido dos Trabalhadores de reduto de “comunistas anti liberdade”, me expliquem o PORQUÊ os nazi fascistas apoiam os demotucanalhas, e não permitem movimentos que contrariem seus ideais nazi fascistas, pró volta da ditadura militar?

ELES SE DIZEM A FAVOR DA “DEMOCRACIA”, CONTANTO QUE ELES MANDEM NOS BRASILEIROS.

Queria ver o quanto duraria a coragem do tal “china” kitaguiri, e o tal marcello retardado, nas mãos dos milicos, pendurados no “pau de arara”.

Seria o mesmo perguntar o porquê um salafrário curandeiro estelionatário tipo malacraia pastor feliciânus, e magno falta caráter do espírito santo, não reunem coragem com seu “deus imperialista judeu”, e vão pregar o cristianismo macabro entre os comparsas da fraude mundial, na Arábia Saudita? Por que o pastor curandeiro dos “joelhos quebrados”, o tal valdemrio $anDiabo, apóstolo milagreiro fraudulento, não vai com seu avião a jato pregar na Nigéria, no Irã, ou no Turquistão aliado da “democrática” Arábia Saudita, protegida “democracia islâmica” pelos estados unidos da fraude imperialista?

Depois de acontecer o batismo de fogo, com tiros vindos dos movimentos fascistas, neste 18 de novembro, volto a perguntar: ” O QUE ACONTECERÁ COM OS “BANDIDOS” QUE PEGARAM EM ARMAS?”

Não vai acontecer nada porque são do movimento pró-Aecista tucanalha?

Não serão punidos com cadeia, exoneração do serviço público, porque não “mataram” ninguém?

Mas pegar em “armas” e dar tiros a esmo em público não é mais crime? E se houvesse confusão e correria, e vítimas fossem pisoteadas durante o entrevero?

A impunidade nesse caso será o rastilho para que movimentos terroristas da direita raivosa fascista, amargas e revoltadas com as derrotas nas urnas, se manifestem, seguindo o exemplo do “boçalnaro” planejando ato terrorista contra os cadetes das Agulhas Negras.

Até quando o Ministro da Justiça será uma “ovelha” descerebrada, sem tomar urgentes providências contra esses movimentos que não admitem o “contraditório” de 54 milhões de eleitores que elegeram Dilma Rousseff, em plena democracia?

A rede globosta e a revista “veja”, comparsas dos jornais “falha e esgotão de São Paulo fascistas”, rede BANDalheira vendendo horários públicos para bandidos religiosos lunáticos fascistas, e cupinchas igrejas coligadas, estão provocando uma reação violenta, um enfrentamento com tiros e mortes, entre o movimento fascista anti democrático, e algum grupo “petista”, ou aliado.

A imprensa golpista conta com um enfrentamento com mortes, para alimentar a volta do noticiário entreguista, para exigir “providências” das forças armadas contra a volta do “comunismo” armado.

E se no “acampamento” dos fascistas onde inflam bonecos caluniosos difamadores contra o ex presidente Lula, surgisse um petista inflamado, armado, e disparasse tiros para o alto? O que noticiariam as manchetes da imprensa golpista no dia seguinte?

E se na Suíça, Ministro Cardoso da inJustiça, fossem descobertos fundos ilegais dos filhos do Lula, como é soez ser denunciado fundos dos filhos do FHC, e Zé Serra, quiçá a irmã do Aécio?

Se dinheiro ilegal existe, por que a “operação” Zelotes está sendo sucateada, tendo desviada sua mira para familiares do ex presidente, enquanto todos os brasileiros de bem exigem a publicação dos “sonegadores demotucanalhas”, estes sim com trilhões de reais ilegais no exterior?

E por que o Juiz Sergio Moro ainda não mandou policiais federais conduzirem a mulher e a filha do “presidente bandido”, Eduardo Cunha, para darem explicações claras sobre a origem das fortunas em bancos suíços?

POR QUE SÓ PETRALHAS SÃO INDICIADOS NA “LAVA JATO”?

E os responsáveis pelos tiros em público, alegando terem agido em legítima defesa contra “mulheres”, quais as providências reais serão tomadas pelas autoridades constituídas?

Estão esperando uma bomba estourar em plena Olimpíada, para descobrirem que os “filhotes da ditadura”, terroristas fanáticos religiosos, treinados pela Cia na Colombia, ainda estão vivos e latentes no nazi fascismo ianque?

A nação brasileira só irá acordar quando “camisas negras” do fascismo do bolsonaro e feliciânus malafaia, terroristas nazi fascistas já portando armas em público, e já disparando em público, matarem alguém. Aí a imprensa irá noticiar os planos terroristas adocicados, e provocados a agir pela imprensa entreguista emporcalhada, a causarem mortes, e mortos inocentes?

Quem irá ser punido pelo atentado contra as Mulheres Brasileiras, no último dia 18 de novembro de 2.015?

Ninguém sairá punido do atentado terrorista nazi fascista da direita?

Quem viver, até lá, verá.

Ricardo Edmundo Cecconello, em 19 de novembro de 2.015

http://www.esquerdadiario.com.br/Marcha-das-Mulheres-negras-e-atacada-por-fascistas-em-Brasilia

http://www.viomundo.com.br/denuncias/covardia-manifestante-golpista-lanca-bombas-caseiras-contra-marcha-das-mulheres-negras-depois-saca-arma-e-da-tres-tiros-para-cima.html

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/11/policial-e-preso-por-tiros-em-marcha-de-mulheres-negras-em-brasilia.html

http://revistageni.org/11/prisioneirxs-politicxs-prisoes-e-libertacao-negra/

Responder

Ricardo Edmundo Cecconello

19 de novembro de 2015 às 11h17

O MOVIMENTO ARMADO DO FASCISMO BRASILEIRO SE ANUNCIA VIVO, PELA VIOLÊNCIA

Ricardo Edmundo Cecconello

SERÁ QUE ESSES ENERGÚMENOS FALARIAM CONTRA O “GOVERNO” SE ESTE FOSSE “PROPRIETÁRIO” DE UMA NAÇÃO DITATORIAL NAZI FASCISTA MILITARISTA?

Claro que não. Ao abrir a boca para distribuir propaganda contra o governo ditatorial seriam presos, torturados, e muitos deles sumiriam nas brumas da ditadura. E não raro teriam suas famílias estupradas, ou conduzidas “escravas virgens” para o bordel da caserna. (Números 31:17;18)

Queria ouvir esses panacas da propaganda de quem nos USA, esses canalhas fascistas “retardados online”, esse pirralho semianalfabeto do kiânus saguire, esbravejando coragem “longe do seu grupo de fanáticos”.

Ainda ontem, na marcha das mulheres livres negras do Brasil, “soldados” da ditadura fascista chegaram a sacar das armas para amedrontar as mulheres que faziam sua “propaganda” a favor da liberdade da mulher no Brasil.

Por que o movimento a favor do “impitimam” precisa ter “guarda costas” armados, como aconteceu com o filhotinho fascista Eduardo Boçalnaro, mostrando sua glock?

Será que os membros do movimento pró ditadura temem ser atacados pela “minoria petista”, e por isso mesmo tramam atentados contra a vida?

Hoje portam armas descaradamente, na cara do Ministro da Justiça. Amanhã armarão atentados a bomba, matando inocentes para aparecerem na mídia pró fascismo e pró entreguismo demotucanalha?

Quem, na verdade, financia esse movimento de vagabundos sem trabalhar? O PSDB? As empresas que finaciaram a eleição dos tucanos em São Paulo e Paraná?

A quem interessa um bando de vagabundos desempregados acampados nos gramados de Brasília? Em nome de qual “empresa” foram confeccionados os bonecos infláveis anti Lula?

Serão, todos ratos imundos entreguistas, financiados pela CIA imperialista, de olho no peixe petróleo, e outro no gato, na reeleição do Lula em 2.018?

Mas se eles chamam o Partido dos Trabalhadores de reduto de “comunistas anti liberdade”, me expliquem o PORQUÊ os nazi fascistas apoiam os demotucanalhas, e não permitem movimentos que contrariem seus ideais nazi fascistas, pró volta da ditadura militar?

ELES SE DIZEM A FAVOR DA “DEMOCRACIA”, CONTANTO QUE ELES MANDEM NOS BRASILEIROS.

Queria ver o quanto duraria a coragem do tal “china” kitaguiri, e o tal marcello retardado, nas mãos dos milicos, pendurados no “pau de arara”.

Seria o mesmo perguntar o porquê um salafrário curandeiro estelionatário tipo malacraia pastor feliciânus, e magno falta caráter do espírito santo, não reunem coragem com seu “deus imperialista judeu”, e vão pregar o cristianismo macabro entre os comparsas da fraude mundial, na Arábia Saudita? Por que o pastor curandeiro dos “joelhos quebrados”, o tal valdemrio $anDiabo, apóstolo milagreiro fraudulento, não vai com seu avião a jato pregar na Nigéria, no Irã, ou no Turquistão aliado da “democrática” Arábia Saudita, protegida “democracia islâmica” pelos estados unidos da fraude imperialista?

Depois de acontecer o batismo de fogo, com tiros vindos dos movimentos fascistas, neste 18 de novembro, volto a perguntar: ” O QUE ACONTECERÁ COM OS “BANDIDOS” QUE PEGARAM EM ARMAS?”

Não vai acontecer nada porque são do movimento pró-Aecista tucanalha?

Não serão punidos com cadeia, exoneração do serviço público, porque não “mataram” ninguém?

Mas pegar em “armas” e dar tiros a esmo em público não é mais crime? E se houvesse confusão e correria, e vítimas fossem pisoteadas durante o entrevero?

A impunidade nesse caso será o rastilho para que movimentos terroristas da direita raivosa fascista, amargas e revoltadas com as derrotas nas urnas, se manifestem, seguindo o exemplo do “boçalnaro” planejando ato terrorista contra os cadetes das Agulhas Negras.

Até quando o Ministro da Justiça será uma “ovelha” descerebrada, sem tomar urgentes providências contra esses movimentos que não admitem o “contraditório” de 54 milhões de eleitores que elegeram Dilma Rousseff, em plena democracia?

A rede globosta e a revista “veja”, comparsas dos jornais “falha e esgotão de São Paulo fascistas”, rede BANDalheira vendendo horários públicos para bandidos religiosos lunáticos fascistas, e cupinchas igrejas coligadas, estão provocando uma reação violenta, um enfrentamento com tiros e mortes, entre o movimento fascista anti democrático, e algum grupo “petista”, ou aliado.

A imprensa golpista conta com um enfrentamento com mortes, para alimentar a volta do noticiário entreguista, para exigir “providências” das forças armadas contra a volta do “comunismo” armado.

E se no “acampamento” dos fascistas onde inflam bonecos caluniosos difamadores contra o ex presidente Lula, surgisse um petista inflamado, armado, e disparasse tiros para o alto? O que noticiariam as manchetes da imprensa golpista no dia seguinte?

E se na Suíça, Ministro Cardoso da inJustiça, fossem descobertos fundos ilegais dos filhos do Lula, como é soez ser denunciado fundos dos filhos do FHC, e Zé Serra, quiçá a irmã do Aécio?

Se dinheiro ilegal existe, por que a “operação” Zelotes está sendo sucateada, tendo desviada sua mira para familiares do ex presidente, enquanto todos os brasileiros de bem exigem a publicação dos “sonegadores demotucanalhas”, estes sim com trilhões de reais ilegais no exterior?

E por que o Juiz Sergio Moro ainda não mandou policiais federais conduzirem a mulher e a filha do “presidente bandido”, Eduardo Cunha, para darem explicações claras sobre a origem das fortunas em bancos suíços?

POR QUE SÓ PETRALHAS SÃO INDICIADOS NA “LAVA JATO”?

E os responsáveis pelos tiros em público, alegando terem agido em legítima defesa contra “mulheres”, quais as providências reais serão tomadas pelas autoridades constituídas?

Estão esperando uma bomba estourar em plena Olimpíada, para descobrirem que os “filhotes da ditadura”, terroristas fanáticos religiosos, treinados pela Cia na Colombia, ainda estão vivos e latentes no nazi fascismo ianque?

A nação brasileira só irá acordar quando “camisas negras” do fascismo do bolsonaro e feliciânus malafaia, terroristas nazi fascistas já portando armas em público, e já disparando em público, matarem alguém. Aí a imprensa irá noticiar os planos terroristas adocicados, e provocados a agir pela imprensa entreguista emporcalhada, a causarem mortes, e mortos inocentes?

Quem irá ser punido pelo atentado contra as Mulheres Brasileiras, no último dia 18 de novembro de 2.015?

Ninguém sairá punido do atentado terrorista nazi fascista da direita?

Quem viver, até lá, verá.

Ricardo Edmundo Cecconello, em 19 de novembro de 2.015

http://www.esquerdadiario.com.br/Marcha-das-Mulheres-negras-e-atacada-por-fascistas-em-Brasilia

http://www.viomundo.com.br/denuncias/covardia-manifestante-golpista-lanca-bombas-caseiras-contra-marcha-das-mulheres-negras-depois-saca-arma-e-da-tres-tiros-para-cima.html

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/11/policial-e-preso-por-tiros-em-marcha-de-mulheres-negras-em-brasilia.html

http://revistageni.org/11/prisioneirxs-politicxs-prisoes-e-libertacao-negra/

Responder

Vicente

19 de novembro de 2015 às 08h49

O Petrolão é o maior escândalo de corrupção dos que “vem ao caso”.
200 bilhões de reais e 2 milhões de empregos perdidos “não vem ao caso”.
Quando teremos democratização da mídia? Ou, pelo menos, nacionalização da mídia?

Responder

Ermindo Castro

19 de novembro de 2015 às 10h48

O CADE E BANCO CENTRAL ESTÃO INVESTIGANDO POIS TEM TAMBEM GRANDES EMPRESARIOS BRASILEIROS E POLITICOS NO MEIO !!

Responder

Ermindo Castro

19 de novembro de 2015 às 10h45

bancos estrangeiros fraudaram a taxa de cambio durante os anos de 2007 a 2013, são mais de 50 bilhões de dolares, que poderiam ter efetuados mais de 2 milhões de empregos no Brasil. e são bancos de grande porte. a corrupção para quem costuma dizer que la no estrangeiro não existe, foi muito grande. !!!nos EUA na Inglatera tambem fizeram o mesmo ! só que la se deram mal.!!

Responder

Deixe uma resposta