Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Caso Dirceu: a narrativa dentro da história, por André Araújo

Por Redação

11 de janeiro de 2016 : 08h23

por André Araújo, no Jornal GGN

No útimo programa Fatos e Versões na GLOBONEWS, a jornalista comentou que os petistas não mais apoiavam o ex-presidente do PT José Dirceu porque petistas não admitem companheiros que roubam para enriquecimento pessoal. Essa narrativa passou a ser difundida pela corrente eficiente, poderosa e imbativel de mágicos da mídia que pintando versões e  elaborando  narrativas delirantes  repetidas mil vezes até virar verdade.

A narrativa ofende a lógica e a inteligência mas na história da mídia são as versões que predominam sobre a história.

1. José Dirceu tem um longa biografia a serviço de uma causa política. A essa causa dedicou-se, arriscou a vida, foi preso, fugiu para Cuba, arriscou novamente a vida voltando ao Brasil ainda durante o regime militar, depois construiu um partido, o presidiu e o levou à vitória. Não é uma biografia qualquer, de politiquinho de arrabalde. Fez história real e complexa, relacionou-se com líderes da América Latina, com importantes personagens da alta política dos Estados Unidos, entre os quais teve respeito mesmo depois da queda, tem entre grandes admiradoras a jornalista herdeira do jornal The Washington Post.

2. Ao perder o poder em 2005, fundou uma firma de consultoria para aproveitar sua experiência e sua agenda, assim como fizeram e fazem políticos, diplomatas, juízes, procuradores gerais, militares. Esse tipo de consultoria é “personalíssima”, se lastreia em cima da pessoa do fundador, não é consultoria técnica, é consultoria de relacionamento, a mais famosa dos EUA é a Kissinger Mc Larthy, do celebre ex-Secretário de Estado Henry Kissinger. O que faz essa consultoria? Precisa ter acesso a um governo e não consegue mas se Henry Kissinger ligar para um líder desse Pais é atendido e abre o caminho para a empresa que precisa do contato. Parece pouco mas vale muito e cobra-se de acordo. Não é atividade proibida, tanto que as firmas que fazem são legais, trata-se de uma atividade essencial e existe em todo o planeta, só em Washington existem centenas de firmas que vivem disso.

3. Alegou-se então que o “enriquecimento ilícito” de Dirceu se deu através de propina e essa proprina era a receita de serviços dessa consultoria. Não tem lógica. Propina se paga sem recibo. Seria uma estupidez um corrupto constituir uma firma legal, que exige uma burocracia nada simples, inscrições fiscais, depois declaração anual ao Imposto de Renda, sujeita à fiscalização, para receber propina. O método universal é a mala ou a conta na Suiça, dar recibo nem o mais estúpido dos corruptos se arriscaria a fazer e depois contabilizar a propina e declará-la ao fisco.

4. A consultoria em questão teve receitas de 34 milhões de reais em 9 anos, o que dá um pouco mais de 300 mil reais por mês. Ora, os volumes de propinas geradas no caso Petrolão são de centenas de milhões de reais. A narrativa da corrente de mídia disse a certa altura que Dirceu “era o chefe do esquema Petrolão” mas como pode o chefe receber 34 milhões em 9 anos se um mero gerente ganhou só numa conta no exterior quase 400 milhões de reais? Que chefe burro é esse, ganha muito menos que um terceiro escalão que ninguém sabia sequer que existia?

5. O caso de contratos “personalíssimos” são comuns na economia; que tal um técnico de futebol semi-analfabeto, que fala ” os porjeto” ganhar 900 mil reais por mês e trabalhar em mais de 15 clubes? Um animador de televisão ganhar 2 milhões por mês, um locutor de rádio de escassas letras ganhar 400 mil reais? São contratos “personaíissimos”, paga-se a celebridade, o nome, é o nome que tem valor, não o serviço prestado. Veja-se por exemplo o caso de uma advogada que trabalhou em um famoso processo onde em poucos meses ganhou 22 milhões de reais, não sendo antes conhecida e muito menos fazendo parte do primeiro time de advogados do seu setor, ganhou tudo isso de forma aparentemente inexplicável, mas legal, porque o contrato era “personalíssimo”, só valia para ela, porque pouco se sabe e quem quis saber foi admoestado porque disseram que ninguém tem nada com isso, embora sendo um caso bem mais obscuro do que o caso Dirceu, escrachado para todo mundo ver, inclusive o fato curioso que a esmagadora maioria dos clientes de Dirceu nada tem a ver com o Petrolão, portanto nem remotamente estão ligados á fabrica de propinas.

6. Atribui-se tambem à propina do Petrolão a reforma de uma casa de Dirceu, cidadão que sempre teve uma vida de classe media, que casa seria essa e que valor poderia ter essa reforma? Qual a proporção que pode ter a reforma de uma casa sem qualquer suntuosidade com os valores que se mencionam no caso Petrolão , onde uma cifra de 88 bilhões foi citada oficialmente e onde chutes sobre valores de propinas chegam de 2 a 6 bilhões de Reais? Nesse contexto a reforma de uma casa mediana é relevante, o jornal O GLOBO chegou a citar inclusive um aparelho de TV como propina para a Dirceu dentro do contexto do Petrolão. A narrativa chega a ser patética, de 107 milhões de dólares na conta do gerente a um aparelho de TV dado a Dirceu, qual a noção de grandeza dessa narrativa? Aparentemente nenhuma mas a jornalista da GLOBONEWS disse textualmente que os companheiros do PT o abandonaram por causa de seu recebimento de propinas para enriquecimento pessoal. Pena que não acharam uma casa em Miami para completar a narrativa.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

26 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Lurdes Azeve

12 de janeiro de 2016 às 00h25

Eu adora ver essa cena ! Ze ladrão , na cadeia ! Kkkkkkkk

Responder

Paulo Sergio Silveira

11 de janeiro de 2016 às 20h49

Quanta honestidade….Preso duas vezes, tenho uma pena desse ptralha…

Responder

Silva Bruna

11 de janeiro de 2016 às 20h45

Meu filho Miguel O Cafezinho do Rosário você é impagável ou melhor INCORRUptÍTIVEL. Você reproduz notícia escrita pelo alter-ego do Luis Nassif e não ganha um tostão sequer. Tem que viver da caridade dos leitores enquanto o Luis Nassif que vendeu a alma ao PT ganha milhares de patrocínios e subsídios do governo…imita o estilo VEJA: põe na escrita do AA o que não tem vergonha de escrever…kkkk. Pergunte ao Luis Nassif o porquê dele ter fugido para a Internet.

Mudando de assunto: peça ao seu amigo Fernando Brito para fazer uma matéria sobre o SUS no Rio…kkk

Responder

Renato Antonini

11 de janeiro de 2016 às 20h35

Um dia a verdade virá a tona. Que seja ainda em vida!

Responder

Renato Antonini

11 de janeiro de 2016 às 20h35

Um dia a verdade virá a tona. Que seja ainda em vida!

Responder

Terezinha Sanches

11 de janeiro de 2016 às 18h59

Kkkkkkkkkkk kkkkkk

Responder

Ewerton Carvalho

11 de janeiro de 2016 às 15h32

Esse homem é um santo.

Responder

Messias Franca de Macedo

11 de janeiro de 2016 às 12h42

… E a Contabilidade do Banco do Brasil já teve ‘trocentos’ anos para provar matematicamente que não houve o tal desvio de R$ 75 milhões da referida instituição financeira, o que quebraria, definitivamente, a espinha dorsal do Mentirão – verdade que libertaria o grande líder José Dirceu, uma das vítimas do famigerado ‘golpe jurídico-midiático ainda ora em curso – e que se arrasta desde o antanho do julgamento de exceção atinente à ação Penal 470…

Responder

Rogerio Vieira

11 de janeiro de 2016 às 14h41

A força da midia-leia-se globo- vem da ditadura, se instalou no DNA do brasileiro que é facil de se convencer. Uma pena, poderíamos ser melhores.

Responder

Ermindo Castro

11 de janeiro de 2016 às 14h08

O SEM MORAL DO AÉCIO NEVES ESTA NOS EUA FALANDO MAL DO BRASIL, PARA UMA REVIS DA UNIVERSIDADE DE HARVARD,

Responder

Edeleusa Batista de Melo

11 de janeiro de 2016 às 13h58

Salve Jos[e Dirceu!

Responder

Katia Maia

11 de janeiro de 2016 às 13h46

qual será a próxima acusação?

Responder

Carlos Abrunhosa

11 de janeiro de 2016 às 13h27

O tempo e a história se encarregarão de fazer justiça. Mas, para a pessoa injustiçada muitas vezes isso não serve de consolo…

Responder

Graça Melo

11 de janeiro de 2016 às 13h08

Tudo que vem como notícia da Rede Globo, não causa medo, mete pavor. É mentirosa, acusa por acusar querendo em primeira mão dar a notícia, seus redatores muitas vezes induz o jornalista que por outro lado está cheio de vaidades profissional. Sem qualquer escrúpulo tentam denegrir a imagem de pessoas ligadas ao governo, partidos políticos, etc. Principalmente, quando não não rezam sua cartilha, querem ser os todo poderosos do Brasil, é por isso que ela ficou conhecida como a Rede de Esgoto nacional.

Responder

Marcos Portela

11 de janeiro de 2016 às 12h51

FIM DE JOGO, bem que os FASCISTAS tentaram DESTRUIR o PAÍS, mas com a FORÇA do POVO nas RUAS e com o RESULTADO que confirmou a vitória da DEMOCRACIA, mostrou ao POVO que nem todos os Ministros do STF são CORRUPTOS e que o “Ministro” GILMAR falhou na NEGOCIAÇÃO com seus colegas, na REDE GLOBO já davam a VITÓRIA do GOLPE como CERTA, anunciada com antecedência pelo MERVAL que seria um MASSACRE a VOTAÇÃO no STF, prepararam um SHOW de prêmios na DEMÔNIOS FEST do FAUSTÃO, com distribuição de troféus de MELHORES GOLPISTAS 2015, como a VEJA, que MODIFICOU a sua capa com o “Juiz” MORO sendo a PERSONALIDADE do ANO para ser o que SALVOU o ANO dos que NÃO foram PRESOS do DEM, PSDB e PMDB e ainda tiveram seus PROCESSOS ENGAVETADOS, uma grande CONSPIRAÇÃO e TRAIÇÃO denominada de “PATRIOTAS” para esconder os HIPÓCRITAS, também premiariam os aliados da IMPRENSA MONOPOLIZADA do PAÍS, o AÉCIO, o CUNHA, o GILMAR e o traíra TEMER, mesmo ESTANDO ENVOLVIDOS na INSTALAÇÃO do CAOS que ATACOU EMPRESAS que operavam e geravam EMPREGOS com várias OBRAS de INFRAESTRUTURA no PAÍS, clonaram e veicularam repetitivamente palavras de ordem na MÍDIA, como AMIGOS do LULA, CRISE, IMPEACHMENT, INFLAÇÃO… e também envolvidos em CRIMES de EXTORSÃO, TRÁFICO de COCAÍNA, SONEGAÇÃO, VENDA de SENTENÇAS e HABEAS CORPUS JUDICIAIS, que não vem ao caso para a SOCIEDADE ALIENADA pela MÍDIA, portanto se pretendem INICIAR um novo ATAQUE ao PAÍS, serão mais uma vez combatidos pelo POVÃO e em última instância pela intervenção MILITAR que tanto DESEJARAM.

Responder

Rita Candeu

11 de janeiro de 2016 às 12h47

um aparelho de TV como propina para a Dirceu ?
gargalhei aqui

é muita falta de vergonha na cara desses bostalhistas

Responder

Ivo Vanda Reis

11 de janeiro de 2016 às 12h44

Pois e. Contratar jornalistas e uma tarefa muito difícil . Existem jornalistas quebrando a cabeça e se tornando ridículos tentando explicar o inexplicável . Antes de defender uma biografia já , nacionalmente, conhecida, o articulista deveria tomar cuidado com a sua própria , porque sem credibilidade e difícil sobreviver nestes tempos de histórias , antes ocultas, agora escancaradas. Tenham cuidado. Preservem a sua pena , seja ela uma pena profissional. Pena comprada o pais está cheio.

Responder

Luís CPPrudente

11 de janeiro de 2016 às 10h38

É a mesma mafiosa imprensa do PIG que continua recebendo “propina” do Estado, através da Bolsa PIG, para atacar ininterruptamente o Governo Dilma.

E o Governo Dilma ainda insiste em pagar essa “propina” ao PIG!

Responder

    FLVP

    11 de janeiro de 2016 às 10h50

    É PORQUE GOSTAM DE APANHAR e por gostarem é merecido.

    Responder

Vinicius Oliveira

11 de janeiro de 2016 às 12h34

Pois é. Hoje ao que parece o pré requisito para contratação de jornalistas é a ignorância e a burrice. Por issk existem Hasselmans aos montes.

Responder

Anônimo

11 de janeiro de 2016 às 09h52

Muito bom o artigo.

Responder

Messias Franca de Macedo

11 de janeiro de 2016 às 08h58

DA SÉRIE “MAS, ISSO NÃO VEM AO CASO!”

$$$$$$$$$$$$$$$$$

BOMBA? NÃO! NITROGLICERINA PURA!

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

CERVERÓ APONTA PROPINA DE US$ 100 MI NA ERA FHC

Ex-diretor de Internacional da Petrobras Nestor Cerveró afirmou a investigadores da Lava Jato que a compra da empresa argentina Pérez Companc (PeCom) pela Petrobras, por US$ 1,02 bilhão, em julho de 2002, “envolveu uma propina ao governo FHC de US$ 100 milhões”, segundo reportagem do Valor; a afirmação consta em documento apreendido no gabinete do senador Delcídio do Amaral (PT-MS); antes filiado ao PSDB, Delcídio disse em depoimento que assumiu o cargo na estatal “atendendo a convite do então presidente da República Fernando Henrique Cardoso”,; em nota, o ex-presidente tucano disse que as afirmações são “vagas” e, “sem especificar pessoas envolvidas, servem apenas para confundir e não trazem elementos que permitam verificação”

11 DE JANEIRO DE 2016 ÀS 05:42

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/212754/Cerver%C3%B3-aponta-propina-de-US$-100-mi-na-era-FHC.htm

Responder

Deixe um comentário