Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Donald Trump é derrotado em Iowa; Hillary e Sanders empatam

Por Redação

02 de fevereiro de 2016 : 13h32

Ted Cruz surpreende e bate Donald Trump em Iowa. Pelos democratas, Hillary Clinton e Bernie Sanders empatam tecnicamente. Depois de ver seu adversário crescer nos últimos dias graças ao seus discurso mais à esquerda, Hillary afirmou após o resultado: “Sou progressista e também quero mudanças”

no Pragmatismo Político

O senador pelo Texas Ted Cruz derrotou o empresário Donald Trump entre os republicanos na primeira etapa de votação para a escolha do candidato ou candidata presidencial de cada partido, realizada na noite desta segunda-feira (01/02) no Estado de Iowa, no nordeste dos Estados Unidos.

Cruz, que vinha em segundo lugar nas pesquisas de opinião, superou Trump confortavelmente entre os eleitores republicanos. Com 99,9% dos votos computados, Cruz tem 27,65% (enquanto as pesquisas lhe atribuíam 23%) e Trump tem 24,31% (contra os 28% estimados anteriormente).

Cruz, que tenta se vender aos eleitores republicanos como um novo Ronald Reagan e baseia sua candidatura no voto ultraconservador e evangélico, afirmou que o resultado em Iowa mostra que seus apoiadores estão ansiosos para voltar ao “livre mercado” e a “valores judaico-cristãos”.

Marco Rubio, senador pela Flórida, também surpreendeu, fechando com 23,09%, contra os 15% que lhe davam as pesquisas de opinião.

492530060-democratic-presidential-candidates-u-s-sen-bernie.jpg.CROP.promo-xlarge2

Democratas

Entre os democratas, Hillary Clinton e Bernie Sanders acabaram tecnicamente empatados com uma leve vantagem para Hillary e com Sanders encarando o empate como uma vitória.

Iowa representa menos de 1% do total do eleitorado nos Estados Unidos e tradicionalmente inicia a fase do caucus e primárias para a escolha dos delegados que irão votar nas convenções partidárias em julho. Iowa tem pouco mais de 3 milhões de habitantes. Os democratas elegem 44 delegados no estado e os republicanos, 30.

Em 2008, Hillary Clinton, então favorita na pré-campanha, perdeu para Barack Obama, na época senador. Para analistas e a imprensa norte-americana, uma vitória em Iowa pode representar uma tendência.

Com as pesquisas que indicam empate técnico entre Sanders e Clinton em algumas regiões, o presidente Obama também “fez campanha”, ao defendê-la como candidata ideal pela “ampla e comprovada” experiência administrativa.

Depois do empate técnico em Iowa e de ver Sanders crescer nos últimos dias, graças ao seu discurso mais liberal e à esquerda, Hillary afirmou após o resultado: “Sou progressista e também quero mudanças”.

O próximo evento da campanha ocorre em New Hampshire nas primárias do dia 9 de fevereiro.

com informações da Agência Lusa e Opera Mundi

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

9 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Felippi Barbosa

02 de fevereiro de 2016 às 20h39

Empate seria 23 a 23. Se um/a candidato/a tem 23 e o outro 21, o/a primeiro/a venceu, né?

Responder

Wamir Fidelis

02 de fevereiro de 2016 às 19h20

Tomara que Sanders vença.

Responder

Fabiano Silva

02 de fevereiro de 2016 às 17h46

Normal o resultado ,Donald trump e um personagem folclórico não e pra ser levado a sério e tipo o bolsonaro esse tipo de personagem só serve pra da umas boas risadas e só isso

Responder

Gian

02 de fevereiro de 2016 às 14h11

Vai Bernie!
https://www.youtube.com/watch?v=5qtNBs8edKk

Uma das proposta do Bernie é faculdade pública e gratuíta. A divida dos estudantes com os bancos privados que financiam o estudo universitário é de mais de um trilhão de dólares.

Responder

Dean

02 de fevereiro de 2016 às 14h08

Ted Cruz ganhou os votos dos radicais de extrema direita evangélicos que é a maioria dos eleitores dele e também grande base de votos do partido republicano.

Responder

José Lino Farias

02 de fevereiro de 2016 às 16h06

Até lá as pesquisas mentem.

Responder

Deixe um comentário