Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Após 10 anos de massacre midiático, PT ainda tem 4 vezes mais simpatizantes que PSDB

Por Miguel do Rosário

21 de fevereiro de 2016 : 11h05

Eis que o resultado de anos e anos de massacre político da mídia contra o PT foi fazer com que o antipetismo saltasse de 7,5 para 11%, segundo pesquisa feita por cientistas políticos independentes, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

É uma pesquisa muito importante porque, até então, estávamos dependentes exclusivamente das sondagens do Datafolha, que tem um vício de origem: pertence ao ultratucano grupo Folha.

Outros partidos, porém, não herdaram os petistas desiludidos. O PSDB, sobretudo, não herdou nada, visto que a legenda declinou de 1997 até hoje. O que cresceu foi apenas o sentimento antipartido.

O PT experimentou um movimento pendular. Permanece a legenda preferida dos brasileiros, mas saiu de 14% em 1997, para 23% em 2006, e chegar a 16% hoje.

O PSDB – e isso é realmente incrível – tem menos fãs em 2014 do que em 1997, segundo a pesquisa: tinha 6,6% em 1997 e apenas 4,29% em 2014: quatro vezes menos do que o PT.

Depois de tantas manipulações, que levaram inclusive a mídia a perder audiência, faturamento, e a demitir em massa seus próprios jornalistas, esse é o resultado: um país menos politizado, uma oposição fraca e dispersa, e o PT apenas ferido.

Entretanto, é preciso ponderar que a pesquisa foi feita em 2014. O ano de 2015 é que foi o mais terrível para o PT.

ScreenHunter_52 Feb. 21 11.57

 

ScreenHunter_49 Feb. 21 11.46

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Enio

24 de fevereiro de 2016 às 08h50

A mídia lixo apoia e esconde a entrega do pré-sal aos estrangeiros, um grande patrimônio da nação sendo entregue por políticos covardes, registrem para a história os nomes desses covardes, para eles não interessa o futuro dos filhos dessa terra e sim detonar o governo, mesmo que destrua toda uma enorme estrutura de empresas nacionais e milhões de empregos. A oposição, mídia lixo e justiceiros ferraram com muitas empresas nacionais de grande porte. Causaram recessão e desemprego de milhões de trabalhadores para tentar um golpe no povo brasileiro, um golpe na democracia. Os derrotados querem ganhar sem as urnas, querem tapetão e voltar ao poder com factóides golpistas. #LulaEuConfio

Responder

Roberto de Paulo

21 de fevereiro de 2016 às 21h22

E o ladrão de MERENDA,e seus cúmplices quer ser Presidente do País,o famoso picolé de chuchu,o pinóquio governador de S.P.

Responder

Bacellar

21 de fevereiro de 2016 às 14h21

Acho que se aproxima o momento em que a direita vai debandar do PSDEMB para algo “novo”…Já devem estar olhando para Argentina e coçando o queixo…

Responder

Deixe um comentário