Menu

A revolução do dia 13: Emicida e as verdades de São Paulo

por Dríade Aguiar, para a Mídia NINJA As análises desse domingo ainda vão ecoar pelos próximos dias. Teve de tudo.  Novos heróis nacionais, gritos machistas e manifestações racistas. Parte dos verde e amarelo seguraram a mão no discurso fascista. Parte manteve a tradição e mandou a selfie com o CHOQUE.   Aécio e Alckmin foram vaiados […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

por Dríade Aguiar, para a Mídia NINJA

As análises desse domingo ainda vão ecoar pelos próximos dias. Teve de tudo. 

Novos heróis nacionais, gritos machistas e manifestações racistas.

Parte dos verde e amarelo seguraram a mão no discurso fascista.

Parte manteve a tradição e mandou a selfie com o CHOQUE.

midianinja1 midianinja2

Aécio e Alckmin foram vaiados na marcha que eles mesmo convocaram. Marta também! 

Já Bolsonaro foi ovacionado na Capital Federal.

A oposição assimiliou um jeito de contar gente em marcha que antes repudiava?—?um número da PM, um número da imprensa, um número da organização.

Babás negras empurravam o carrinho do casal enquanto eles marchavam.

Na capital paulista Black face de mendigo enforcado foi piada.

No Rio de Janeiro negros foram chamados de infiltrados e expulsos da marcha com a ajuda da Polícia Militar. Em São Paulo foram os homossexuais.

midianinja3 casa_grande_senzala

A genialidade de São Paulo chegou ao ponto de se contratar seguranças que tinham como único e exclusivo fim a proteção e integridade de um boneco inflável visado, o tal do Pixuleco.

E para garantir a cota social nas ruas, o habibs resolveu munir coxinha. 6 esfirras garantiram a barriga cheia, enquanto a bandeira a performance das marionetes.

midianinja6 midianinja5

Mas uma coisa não tem como negar?—?foi um dia de revolução.

midianinja7

Há quilômetros da Avenida Paulista, alheio aos vermelhos, verdes, amarelos e camuflados, se levantou o Lollapalooza. Nada mais coerente no Brasil, que hoje provou ser definitivamente o país das contradições.

No palco quatro estava Emicida. Pra muitos de nós, que passamos o dia de hoje entre globo, band etc news, assistir esse show significava o fim da jornada em frente a TV. A TV que a minha geração, YZKY, não está mais nada acostumada. Era o nosso alívio do dia, a canção de ninar do meu neguinho antes do último round do domingão.

Mas?—?Neguinho é o caralho, meu nome é Emicida porra.

 

Minutos depois de começar seu show ele mandou parar tudo, e toda a São Paulo que tem dinheiro pra pagar um ingresso de um festival como o Lollapaloza teve que ouvir: “Eu sou negro, eu sou negro mesmo”, no telão, diálogo genialmente representado Lázaro Ramos, em Ó Pai Ó. Foi o início de uma sequência de chutes na portas, dedos na ferida e tapas na cara da sociedade.

Começou uma série de colaborações emblemáticas na noite: Emicida estava num palco destinado para música eletrônica, em horário nobre, tocando para milhares de pessoas. E decidiu compartilhar isso. Anna Tréa, guitarrista e uma de suas vocalistas assumiu o microfone e cantou “Hoje Cedo” com ele, uma das músicas que reflete a solidão e alcance de um rapper e sua família negra.

midianinja8

E chamou mais mina. Em Mandume, Drica Barbosa e seu fantástico black balançaram a plateia branca que ainda não tava entendendo nada. Não parou por aí. Amiri, Muzzik e Raphão Alaafin tiveram seu momento no show, junto de Rico Dalasam, rapper negro gay e trançado ao lado de Coruja, vindo do interior de São Paulo. Por fim, Fióti, Rael da Rima e DJ Nyack, parceiros já carimbados.

midianinja9

No mesmo dia que Karol Conka convidou Mc Carol no palco, Emicida com MC Guime mostrou o caminho que o jovem negro tem que traçar em um Brasil que protesta seletivamente contra corrupção, contra cotas e espaços para negros, pobres e favelados. Esfregou isso na cara dos hipster da vez.

midianinja10

Na entrevista do pós show ainda arrematou, sobre as influencias do seu último CD: “O Brasil deve muito à África. Infelizmente, a mídia não retrata nada disso”?—?deixando a entrevistadora do Multishow atônita e a mim, desse lado da tela, aplaudindo na sala com outras três manas urruando emocionadas.

Emicida é nois.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes