Lula à imprensa: O que nós fizemos para merecer esse ódio?

Charge: Aroeira / O Dia

Lula convoca estudantes e professores a combater o ódio e a intolerância

no Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na noite desta sexta-feira (8), de um ato em defesa da democracia organizado por professores, estudantes e profissionais da educação, no centro de convenções do Anhembi, em São Paulo. Organizado por sindicatos de educadores e profissionais da educação do nível básico ao universitário e entidades de representação de estudantes, o ato contou ainda com a presença de alunos secundaristas que ocupam escolas estaduais em São Paulo para evitar seu fechamento e sucateamento.

Lula começou sua fala relembrando o assassinato de dois integrantes do MST no Paraná, nesta semana, e relembrou que não há condições de o Brasil voltar a crescer se não houver diálogo e cooperação na sociedade. “Foram mais duas vítimas da falta de respeito com o trabalhador brasileiro”, lamentou Lula. “Esta não é a primeira vez que tentam negar a política. Querem dividir este país como fizeram com a Venezuela, mas eu estou certo de que não vão transformar este povo maravilhoso em um povo raivoso”, completou.

Ex-presidente Lula, durante encontro com profissionais da educação, no Centro de Convenções do Anhembi, zona norte de São Paulo. Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

“Nós temos vontade de fazer política, nós temos orgulho de fazer política. Não importa o partido. Mas sem política, não há possibilidade de haver uma democracia forte”, ressaltou o ex-presidente, que utilizou como exemplo de superação o sucesso dos alunos do ProUni nas universidades privadas, apesar do preconceito. “Pois ao invés de ficar com raiva, a gente foi lá e estudou mais ainda. Hoje, em diversas áreas, os alunos do ProUni são os melhores alunos da sala”, contou.

Lula criticou a parcela da imprensa, que, “todos os dias, passa 30 minutos na televisão mentindo e semeando o ódio. O que nós fizemos para merecer esse ódio? Fui eleito por um ‘lado’, sei quem foi que me elegeu, mas duvido que tenha havido presidente que tratou a todos, dos mais humildes aos mais ricos, com mais respeito”.

O ex-presidente destacou os avanços obtidos pela educação pública em seus mandatos e também nos governos da presidenta Dilma Rousseff, como 19 novas universidades federais, 163 novos campi federais, o ProUni, o Reuni, o FIES, o Ciência sem Fronteiras, o Fundo Nacional do Ensino Básico, a valorização dos demais profissionais da educação (como porteiros, merendeiras e pessoal da limpeza), o piso nacional dos professores e o ciclo fundamental de 9 anos.

“São esses avanços que estão em risco”, alertou o ex-presidente, que encerrou o discurso embalado pela bateria dos estudantes secundaristas: “por isso, não vai ter golpe! Até a vitória, se deus quiser”.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.