Menu

Na EuroLat, unanimidade: todos os parlamentares condenam o golpe no Brasil

Foto: Mídia NINJA Unanimidade na EuroLat: há um golpe em curso no Brasil Por Tatiana Carlotti, na Carta Maior O reconhecimento de que o impeachment da presidenta Dilma Rousseff é um golpe contra o Brasil está sendo unanimidade entre os parlamentares reunidos na Assembleia Parlamentar Euro-Latino Americana (EuroLat), que acontece em Lisboa (Portugal), nesta semana. […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Mídia NINJA

Unanimidade na EuroLat: há um golpe em curso no Brasil

Por Tatiana Carlotti, na Carta Maior

O reconhecimento de que o impeachment da presidenta Dilma Rousseff é um golpe contra o Brasil está sendo unanimidade entre os parlamentares reunidos na Assembleia Parlamentar Euro-Latino Americana (EuroLat), que acontece em Lisboa (Portugal), nesta semana.

Segundo vários senadores brasileiros, participantes da Assembleia que, anualmente, reúne os parlamentos latino-americanos e europeu, até mesmo a direita da Venezuela manifestou estranhamento e críticas aos recentes acontecimentos no Brasil.

“Neste primeiro dia da EuroLat, o que me impressionou foi a visão unânime sobre o golpe no Brasil. Apenas dois parlamentares brasileiros defenderam o impeachment. Até mesmo a oposição ao governo Maduro, na Venezuela, está contra [o golpe]. Ninguém defende o que está acontecendo no Brasil”, relata o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

A reação foi manifesta, também, entre os parlamentares conservadores. “Todos estão estranhando o que está acontecendo no Brasil e fazem questão de manifestar sua preocupação. E não é só manifestação de gente de esquerda não. Os parlamentares de direita, dos partidos conservadores europeus estão condenando o que está acontecendo. Foi muito forte”, conta.

Até os conservadores estão preocupados

A senadora Vanessa Grazziotin (PC do B – AM) conta que esperava “um apoio significativo”, mas acabou surpreendida pela unanimidade contra o golpe entre os parlamentares. “Com exceção dos dois delegados do Brasil, ninguém apoia o golpe. Até a oposição da Venezuela disse não concordar com o que está acontecendo no Brasil”.

“Até mesmo os partidos mais conservadores. Eles têm uma ideia muito clara do que está acontecendo e estão muito preocupados porque sabem que as mudanças no Brasil vão refletir diretamente em seus países”, complementou. Ela também destacou o Fórum das Mulheres, ocorrido na tarde de ontem. “Foi levantado um comunicado de protesto e as mulheres vão assinar uma moção denunciando a falta de diversidade de gênero no Ministério brasileiro. Não há nenhuma mulher. Isso é inadmissível”.

Já a senadora Lídice da Mata (PSB – BA) afirmou que o parlamento latino-americano deixou muito claro que o atual governo brasileiro “é uma ameaça às conquistas democráticas no Brasil e até na América”.

Segundo a senadora, “a importância das relações estabelecidas pelo Brasil com esses países faz com que todos tenham grande insegurança em relação às novas relações”. Ela também adiantou que será feita uma moção contra o golpe no Brasil.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR), por sua vez, destacou que “o setor latino-americano foi unânime contra o golpe, demonstrando uma consciência democrática muito grande. Até o pessoal da direita da Venezuela se posicionou contra”.

“Lutemos, sonhemos. É possível”

A EuroLat é composta por 75 parlamentares da Europa e 75 da América Latina e os encontros são anuais. Ontem foram iniciados os trabalhos do parlamento latino-americano e, nesta terça-feira, aconteceu a abertura oficial do encontro.

Co-presidente da EuroLat, o senador Requião fez um contundente pronunciamento contra as políticas neoliberais que sufocam o desenvolvimento da América Latina. “Venho de um país em convulsão. Venho de um continente em transe”, afirmou, lembrando que a “realidade momentânea” não se trata de “um cenário fortuito”, mas de uma “longa, secular e dolorosa história de agruras, angústias e tragédias”.

“Toda vez que produzimos um avanço, por pequeno que seja, segue-se um retrocesso e voltam a nos sufocar com o torniquete da dependência, do atraso”, afirmou, ao destacar que “para nós brasileiros, para a maioria dos povos latino-americanos, na verdade, o Estado de Bem-Estar Social é uma quimera”, afirmou Requião.

Denunciando que o que chamamos de capitalismo está muito mais para “escravidão econômica”, o senador brasileiro destacou que “o mundo velho dos impérios, das corporações transnacionais que trituram povos, países, sonhos e vidas precisa ser contido sob pena da extinção da própria humanidade”.

E complementou: “Não está morto quem luta, não morreu quem sonha. Lutemos, sonhemos. É possível”. (leia aqui a íntegra do discurso do senador Requião na EuroLat)

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Eisenheim

18/05/2016 - 17h41

O mundo todo acordou para o golpe. Apenas os coxinhas abduzidos ainda não acordaram do transe. E quando acordarem, verão que tem a conta do plágio do pato para pagar.

C.Pimenta

18/05/2016 - 13h35

MÍDIA INTERNACIONAL NÃO DÁ TRÉGUA AOS GOLPISTAS. O ENTREGUISTA SERRA AINDA VAI TER MUITO TRABALHO PARA TENTAR EXPLICAR O GOLPE NO EXTERIOR:

http://www.debateprogressista.com.br/2016/05/democracy-now-dilma-rousseff-esta-sendo.html


Leia mais

Recentes

Recentes