O Cafezinho quer saber: o que você pensa do atual momento político do país?

Por Enio Lourenço, exclusivo para O Cafezinho

A reportagem do blog O Cafezinho perguntou aos leitores que transitavam pelo II Salão do Livro Político, em São Paulo, o que eles pensavam do atual momento político do país, com o governo interino de Michel Temer. Confira algumas respostas:

Manuel Genuíno, servidor público
Primeiramente, fora Temer! Não só eu, mas várias pessoas próximas, de luta, estamos adoecendo, procurando psicólogos, porque este governo é algo que provoca dor. Tudo o que a gente conseguiu, esse pequeno degrau em avanços sociais, que a gente cobra que avance muito mais, está sendo destruído rapidamente. O cara com poucas semanas fez anúncios de cortes descarados. O medo é esse. É uma situação de adoecer, horrível. Mas a gente vai lutar, não se pode perder a esperança.

Surya Barros, professora
Pavoroso, temerário, assustador, desesperançoso, lamentável.

Ivony Lessa, jornalista
É um choque de realidade muito violento do que é a nossa instituição republicana.

Juliana Pavan, bancária
Nós estamos passando por um golpe. Diferentemente de 1964, que o golpe foi realizado pelas forças armadas e por vários conjuntos da sociedade, hoje existe um golpe disfarçado, mascarado pela legalidade, por setores do Poder Judiciário, como o Ministério Público, e outros que se uniram para derrubar o PT do poder. Esses grupos tem o objetivo comum de derrubar a esquerda do poder. Mas a gente vê que existem várias disputas internas entre os golpistas: são ministros caindo, vazamentos de áudios, o governo voltando atrás de medidas anunciadas. É visível a vulnerabilidade deste governo. E o país está em polvorosa. Eu acho que a esquerda deve aproveitar essa falta de unidade entre os golpistas e ir para cima, porque ainda há esperança de barrar o golpe. É preciso buscar uma maneira de se organizar. É hora de ir para a luta! Quer dizer, sempre é hora de ir para a luta, mas agora o momento é ainda mais propício.

Roberto Oliveira, autônomo
A gente sofreu um golpe! Tem um presidente interino que, ao lado do parlamento, está minando todos os direitos sociais que foram conquistados com muita luta da classe trabalhadora.

Deixe também as suas impressões nos comentários.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.