Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Ex-secretário de Justiça do governo Dilma é eleito para dirigir Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Por Redação

27 de julho de 2016 : 18h01

Comissão Interamericana de Direitos Humanos elege brasileiro Paulo Abrão como novo secretário executivo

Abrão também é presidente da Comissão de Anistia e ex-secretário nacional da Justiça do Brasil; CIDH recebeu mais de 90 postulações para cargo

no Opera Mundi

A CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) elegeu nesta quarta-feira (27/07) o brasileiro Paulo Abrão como novo secretário executivo, substituindo o mexicano Emilio Álvarez Icaza Longoria.

Em comunicado, a CIDH informou que propôs a nomeação de Abrão ao secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos) — da qual a comissão faz parte —, Luis Almagro, e que este o designou para ocupar o posto por um período de quatro anos.

Abrão também é secretário executivo do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul e presidente da Comissão de Anistia do Brasil, assim como foi responsável das políticas de reparação e memória para as vítimas da ditadura brasileira. Além disso, ele já foi presidente do Comitê Nacional para Refugiados e do Comitê Nacional contra o tráfico humano no Brasil e, no governo Dilma Rousseff, ocupou o cargo de secretário nacional de Justiça (2011-2014).

A CIDH recebeu mais de 90 postulações, entre as quais elegeu cinco finalistas: Elizabeth Abi-Mershed, dos Estados Unidos; Renzo Pomi, do Uruguai; Michael Reed-Hurtado, da Colômbia; Lisa M. Shoman, de Belize, e o próprio Abrão. Antes da seleção final, a comissão entrevistou os finalistas na sede da instituição, em Washington.

Segundo a CIDH, os critérios básicos para escolher o secretário executivo incluem independência e autoridade moral, experiência e reconhecida trajetória em direitos humanos.

Abrão substituirá Longoria oficialmente em 15 de agosto, quando se encerra o mandato do atual secretário.

*com Agência Efe

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

9 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Alexandre Oliveira

28 de julho de 2016 às 08h58

Ficaria preocupado se o petista tivesse sido para uma comissão interamericana de combate á corrupção, mas de direitos humanos ainda dá para o pt eleger alguém !

Responder

Marivane

27 de julho de 2016 às 21h38

AINDA BEM

Responder

    Alexandre Oliveira

    28 de julho de 2016 às 09h26

    Ainda bem que não foi para a comissão interamericana de combate à corrupção !

    Responder

Ubiracy Figueiredo

27 de julho de 2016 às 19h30

Que boa noticia! A esperança na construção de um mundo mais justo continua firme e forte.

Responder

    Alexandre Oliveira

    28 de julho de 2016 às 09h26

    Que boa notícia que não foi para a comissão interamericana de combate à corrupção !

    Responder

Pinheiro -

27 de julho de 2016 às 18h44

PT e essa corja de “Direitos Humanos”, só se destacam nisso mesmo. Alguem de direitos humanos defende as VITIMAS DE VERDADE ? Que são os cidadãos de bem que BANDIDOS matam e deixa a familia em total desagraça. Quero ver o dia em que alguem de esquerda do Brasil se destacar na area economica mundial…

Responder

    João Ostral

    27 de julho de 2016 às 19h46

    É bem certinho, os fascistas são invariavelmente os apoiadores do golpe. Leiam as pérolas da figura…

    Responder

    Atineli

    27 de julho de 2016 às 20h07

    Nossa ignorância ilimitada

    Responder

    Leopoldo Pereira

    27 de julho de 2016 às 22h59

    Relinchês só no site da G1. Grato.

    Responder

Deixe um comentário