Disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro começa com Crivella na liderança

no Ibope Inteligência

Entre os dias 20 e 22 de agosto, o IBOPE Inteligência realizou a primeira pesquisa de intenção de voto após o registro oficial das candidaturas para a Prefeitura do Rio de Janeiro. E ao realizar a pergunta de intenção de voto estimulada, onde são apresentados os nomes de todos os candidatos aos entrevistados, Crivella (PRB) aparece na liderança com 27% das menções. Em um segundo patamar aparecem Marcelo Freixo, candidato pelo PSOL, e Flávio Bolsonaro (PSC) tecnicamente empatados, com 12% e 11% das menções respectivamente. Jandira Feghali (PCdoB) e Pedro Paulo (PMDB) são citados por 6% dos eleitores, cada um, enquanto Indio da Costa (PSD) tem 5% das menções e Osorio (PSDB) 4%. Alessandro Molon (REDE) aparece com 2% das intenções de voto, ao passo que Carmem Migueles (NOVO) e Cyro Garcia (PSTU) têm 1% das citações, cada um. São 20% os entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto e 5% não sabem ou preferem não opinar.

Destaques por segmentos

– As intenções de voto em Crivella variam conforme a escolaridade dos eleitores: quanto menor a instrução, maior a intenção de votar no candidato. Destaca-se também entre eleitores mais jovens (de 16 a 34 anos) e entre os que possuem renda familiar de até 2 salários mínimos.

– Com relação à escolaridade, o inverso ocorre com Marcelo Freixo e Flávio Bolsonaro: quanto maior a instrução do eleitor, maior a intenção de votar nesses candidatos. Além disso, as intenções de voto em Marcelo Freixo aumentam quanto maior é a renda familiar e quanto mais jovens são os eleitores.

– Flávio Bolsonaro é mais citado entre os homens e por aqueles que possuem renda familiar superior a 5 salários mínimos.

– As intenções de voto em Jandira Feghali são maiores entre eleitores do sexo feminino.

– Pedro Paulo apresenta intenções de voto mais expressivas entre eleitores com escolaridade mais baixa e entre aqueles com renda familiar de até 1 salário mínimo.

– As intenções de voto nos demais candidatos distribuem-se homogeneamente entre segmentos.

Abaixo íntegra da pesquisa Ibope:

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.