Menu

E depois do golpe? Sim, mas qual deles?

artigo enviado pelo comentarista Monopólio da Informação – Combata Isto (Charge: Aroeira/ O Dia) E depois do golpe? Sim, mas qual deles? Há vários cenários em curso! E nenhum deles é animador diante dos diferentes processos golpistas que foram colocados em ação. Supondo-se, por exemplo, que o senador Requião esteja correto e o golpismo via impeachment […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

artigo enviado pelo comentarista Monopólio da Informação – Combata Isto (Charge: Aroeira/ O Dia)

E depois do golpe? Sim, mas qual deles?

Há vários cenários em curso! E nenhum deles é animador diante dos diferentes processos golpistas que foram colocados em ação.

Supondo-se, por exemplo, que o senador Requião esteja correto e o golpismo via impeachment não consiga os 54 votos. Ainda assim, diante da conjuntura política atual, o governo Dilma tornou-se inviável do ponto de vista governamental. Somente com muito esforço coletivo de todos os setores comprometidos com a democracia é que esse ainda poderá ser propositivo e conduzir avanços (conduzir qualquer coisa, na verdade) caso o golpe parlamentar acabe não passando.

Isso quer dizer que pelo menos um dos projetos golpistas já consolidou-se: o mesmo que foi implantado contra Cristina Kirchner! E que incapacitou tão completamente ao governo argentino que esse saiu das urnas derrotado (mesmo diante de um adversário que, muitos sabiam, prometia a erosão do Estado de Bem-Estar na Argentina). O caso argentino é um exemplo claro de como as diferentes “soluções” golpistas caminharam juntas para inviabilizar os governos da Era Kirchner.

Se Dilma sobreviver ao impeachment só terá como encaminhar novas eleições (o que também é uma vitória do golpismo) se Temer renunciar à vice-presidência. Caso contrário seria entregar de forma estúpida o poder a ele (vitória golpista novamente), isso depois da luta esganiçada para impedi-lo de assumir o governo.

Sem novas eleições restaria tentar seguir até 2018, isso supondo-se – o que não irá acontecer – que um Congresso nas mãos do DEM, PSDB e PMDB não irá usar de outros meios para implodir o governo (ainda mais diante da fragilidade com que esse emergiria da tentativa de impeachment). O mais provável é que mais do que inviabilizar à governabilidade, como Cunha fez, aqueles partidos simplesmente mudem a Constituição como fizeram contra Jango (impondo-lhe o parlamentarismo) e partilhem o poder entre si.

Isso tudo, claro, se não houver votos para o golpe no Senado.

Mas mais do que o governo (uma Torre), a democracia (a Rainha) e a nação (o Rei) é que estão diante de vários xeques e sem quase nenhuma peça importantes no tabuleiro.

São muitas combinações golpistas que se traduzem através dos diferentes processos continentais de desestabilização em curso aqui e em toda a região, os quais já varreram quase todos os governos de orientação nacionalista e desenvolvimentistas na América Latina através da combinação de uma gama complexa de recursos! Com isso, principalmente nos casos da Argentina e ainda mais no do Brasil, o golpismo foi avançando sobre diferentes cenários enquanto construiam-se processos de sabotagem combinados mas não necessariamente articulados entre si. Em outras palavras, são vários golpes em simultâneo, o que torna tal estratégia extremamente eficiente e impede, ao mesmo tempo, que a sociedade enxergue com clareza e reaja a todos esses processos.

No caso brasileiro, não faltaram alertas sobre isso às esquerdas não petistas, antipetistas e aos setores que compõem ao governo em queda. Mas poucos perceberam ou deram atenção clara a isso até que os avanços dos processos em curso ganhassem condições de quase irreversibilidade! Diante disso e dos diferentes cenários em andamento, a única saída sensata é uma aproximação programática (de ação) urgente entre todas as forças sociais anti golpistas, já que “seria muito” exigir dessas uma unidade de princípios!

Em outras palavras, o PSOL precisa crescer, mas o PT não pode desaparecer! Vão precisar um do outro. Esses dois exemplos são alguns dos casos, entre vários, que as Esquerdas e os setores comprometidos com a democracia e a justiça social precisam enfrentar e dar conta, se quiserem sobreviver e estabelecer alguma condição de luta que possa, a médio prazo, sair vitoriosa.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jst

29/08/2016 - 12h40

Penso que só uma revolta da população com “sangue na calçada”, como diz o Mino Carta, poderá reverter esta situação e retomar o Brasil das garras dos americanos.
O preposto deles aqui chama-se José Serra. Este sujeito teria de ser eliminado urgente.

    Roberto

    29/08/2016 - 23h25

    “sangue na calçada” já ta rolando faz tempo, mas como até Dilma e muitos PTistas com poder faziam vista grossa.

    a periferia acha que temer vai ser só mais do mesmo

Henrique Dias

29/08/2016 - 11h34

Estados Unidos falido, avança sobre o último reduto, a América Latina.

    Elena Osawa

    29/08/2016 - 12h38

    É verdade! Tanto é que a dívida pública dos EEUU é 106% maior que seu PIB. Por isso o Brasil é a tábua de salvação deles para liquidar o BRICS.

      Marcelo Dantas

      29/08/2016 - 15h03

      BRICS não existe mais.

        Elena Osawa

        29/08/2016 - 19h40

        Realmente, vão conseguir tirar o B do BRICS.

        Jáder Barroso Neto

        29/08/2016 - 21h11

        Vai virar RICS e Brazil pobre. Pro povo pobre e classe média, não pro andar de cima.

      Jáder Barroso Neto

      29/08/2016 - 21h15

      Os Títulos da Dívida Pública Norte Americana estão nas mãos dos chineses. Se tiverem necessidade de vendê-los, vão virar papel de parede, a mãe de todas as crises.


Leia mais

Recentes

Recentes