Menu

Jandira na Globo: símbolo do povo em resistência

por Jeferson Miola Jandira Feghali, candidata do PCdoB e PT à prefeitura do Rio de Janeiro, encheu de orgulho as pessoas de bem, que prezam a democracia e respeitam a Constituição. Participando do debate eleitoral promovido pela TV Globo no dia 29 de setembro, na largada Jandira disparou: “Boa noite, nós estamos aqui na TV […]

22 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

por Jeferson Miola

Jandira Feghali, candidata do PCdoB e PT à prefeitura do Rio de Janeiro, encheu de orgulho as pessoas de bem, que prezam a democracia e respeitam a Constituição.

Participando do debate eleitoral promovido pela TV Globo no dia 29 de setembro, na largada Jandira disparou: “Boa noite, nós estamos aqui na TV Globo e eu não poderia deixar de registrar que essa emissora apoiou o golpe contra a democracia e contra uma mulher eleita, que foi cassada sem qualquer crime”.

A Globo é um grupo familiar de conhecida genética golpista. Em meio século, desempenhou papel ativo em dois golpes de Estado [1964 e 2016] e conspirou contra a redemocratização. A Globo é perniciosa para a democracia; é um empecilho à pluralidade da informação e à liberdade de expressão.

Nos momentos decisivos para o avanço democrático, a Globo fez o jogo da oligarquia reacionária: apoiou a prorrogação do mandato do ditador João Figueiredo para 6 anos [1979]; fraudou uma apuração paralela da eleição de 1982 para impedir a vitória do Brizola ao governo do Rio; atuou contra as Diretas Já e a favor da escolha presidencial no Congresso e não através do voto popular [1985]; produziu a edição criminosa do último debate entre Lula e Collor, que contribuiu para a derrota petista na eleição presidencial de 1989; e em 1992 foi contra o impeachment legítimo do ex-presidente Collor de Mello.

No período dos governos Sarney e FHC, a Globo foi generosamente beneficiada com concessões ilegais e formidáveis socorros financeiros – favores que a família Marinho retribuiu sendo cúmplice com a destruição da economia nacional, a supressão de direitos e a entrega da soberania do país.

Nos governos Lula e Dilma, a Globo continuou sendo grande beneficiária de verbas de publicidade e da complacência em relação ao monopólio ilegal que preserva, mas apesar disso promoveu a desestabilização permanente do governo e a destruição da imagem do PT, do Lula, da Dilma e das lideranças petistas e de esquerda.

A denúncia da Jandira – feita frontalmente, ao vivo e diretamente das instalações da emissora golpista –, é um gesto de apreciável coragem política.

Um gesto que homenageia os lutadores que no passado perderam a vida lutando contra a ditadura e o arbítrio apoiado pela Globo.

Um gesto que homenageia o povo que resiste ao regime de exceção erguido em 2016 com a colaboração essencial da família Marinho.

A voz da Jandira certamente será calada nos veículos da Rede Globo, mas sua denúncia já escreveu a história.

Assista:

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

ROBSON JOSÉ

05/10/2016 - 14h33

Jandira só desse a verdade, coisa que grande parcela da população não quer enxergar. Mas temos que saber que não foi somente a Rede Globo que participou do Golpe, assim estamos limpando a barra da Band e da Record, que durante todo esse período também trabalhou muito em favor da Golpe de Estado.

Parmenides Albuquerque

05/10/2016 - 13h19

Jandira 3,34% kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Biana

04/10/2016 - 20h48

Jandira foi falou a verdade, mas o público que assiste Globo todo dia e jà està acostumado a acreditar nos apresentadores e nâo foi preparado para ouvir a verdade. Faltou lembrar dessa falta de preparo.

Luís CPPrudente

04/10/2016 - 19h28

Jandira, repercutiremos as suas palavras: A Rede Golpe de Televisão é golpista, sempre foi e não deixará de ser. Por isto é necessário destruirmos essa organização mafiosa.

Fernando Siqueira

04/10/2016 - 16h04

Quando um crente é demitido ele culpa o Diabo, não foi sua incompetência, sua desonestidade que o fez ser demitido, foi o diabo. Parece que a esquerda já achou o seu Diabo, A Rede Globo, nao importa os 12 milhões de desempregados, recessão, economia estagnada, escândalos de corrupção, para eles o povo virou as costa para esquerda por causa da Globo.

Eu me lembro o referendo sobre a proibição da comercialização de armas de fogo e munições, ocorrido no Brasil em 2005, A globo fez uma campanha para a proibição, todos os artistas de novela dizendo que contra a comercialização de armas, Fernanda Montenegro e outros declaram publicamente que eram contra, não tinha a época um artista que dizia ser a favor, no final 63% do povo eram a favor das armas. A globo pode influenciar, mas no final a realidade dos fatos prevalence.

    guilhermenagano .

    04/10/2016 - 17h04

    Concordo 100% com vc! Essa desculpa de é tudo culpa da Globo só funciona com a militancia!

    Nova Esquerda

    04/10/2016 - 17h32

    Pois é… bons mesmo são o PSDB e a Globo… o desemprego está em 10,8%. No tempo do teu partido estava em 12,6 (2002) e inflação em 12,5%, dólar a mais de quatro reais… e quanto aos escândalos, tinha pasta rosa, escândalo da compra de votos, Marka FonteCindam, roubalheira em São Paulo nesses 40 anos que vocês governam lá, que aliás isso não é projeto de poder o do PT é que é…

      Fernando Siqueira

      04/10/2016 - 17h44

      Porque você acha que o PSDB é meu partido ? Eu nunca votei no PSDB, Quem não gosta da esquerda, nao significa que gosta do FHC. Lembre que Freixo não quis o apoio do PT. Serra perdeu de Lula porque o Brasil estava em uma situação difícil, e a esquerda perdeu espaço por causa da incompetência administrativa e da corrupção , a culpa não é do Diabo da esquerda (Rede Globo)

        Nova Esquerda

        04/10/2016 - 17h51

        Serra perdeu porque o PSDB é um partido corrupto. É a Globo, cidadão, você é muito ingênuo.. vai pesquisar a verba da SECOM vai.. a história da Fundação Roberto Marinho, do PROJAC.. aliás, empresário aqui no Brasil vive às custas do estado…

          Fernando Siqueira

          04/10/2016 - 18h00

          PSDB é um partido corrupto assim como o PT. Se você quer incriminar a Globo por verba da SECOM, ok é justo, mas inclua também na sua lista de inimigos da esquerdas, Todas a empreiteiras do lava jato.

          Nova Esquerda

          04/10/2016 - 18h05

          As empreiteiras doaram para todos os partidos.TODOS. Depois dessa operação lava jato os “santinhos” passaram a se negar a receber doações.. pois é, a direita no Brasil defende o liberalismo até o lucro acabar.. porque a partir daí se transformam em comunistas.

          Fernando Siqueira

          04/10/2016 - 18h12

          OK se a globo doar dinheiro para os partidos entao ela esta perdoada ? empreiteiras desviaram bilhões dos cofres públicos. O lucro acabou, recessão de três ano nao to vendo ninguém querendo ser comunista, eu estou vendo desempregado querendo trabalho, quem emprega, não tem dinheiro.

          Nova Esquerda

          04/10/2016 - 18h17

          Petrobrás é empresa privada.. quanto ao lucro, cidadão, aqui no Brasil, os liberais são assim: o lucro é privado mas o prejuízo é socializado… Agora vc vai presenciar a maior desnacionalização e desindustrialização da história do Brasil…

          Fernando Siqueira

          04/10/2016 - 18h40

          prejuízo é socializado ! Claro, quando uma empresa quebra, nós temos um dono falido e seus funcionários desempregados e a economia mais pobre.

          azula

          04/10/2016 - 20h08

          Nao eh privada, e de capital misto…meio estatal, meia aberta para capital financeiro…por isso esta na bolsa.

    miudeza

    05/10/2016 - 01h51

    fernanndinho tu é da época da xuxa né!!!

      Fernando Siqueira

      06/10/2016 - 12h25

      Sou sim, assistia todos os dias.

    Gileno Araújo

    05/10/2016 - 03h23

    Esse aí não vai para a cama sem assistir o jornal da globo. Quando sai de casa beija um santinho da globo que tem na porta. Ao entrar no carro, ajeita o enfeite da globo que tem no retrovisor. E acha que o seu país não poderia mais ser chamado de Brasil, se a globo não existisse.

      Fernando Siqueira

      06/10/2016 - 12h24

      A Globo deve muito imposto e já fez maracutaia para ter o que quer, mas sua raiva da globo não vem disso. Quando LULAO tinha 80% de aprovação eu nao vi ninguém reclamando da globo. A odebrecht que desviou bilhões do dinheiro público, eu nao to vendo placa de FORA ODEBRECHT! Voce tem o santo de marcelo odebrecht em Casa ? ou Talvez o Lula que nem o filho ensinou a ser socialista (Anda de Lancha em Angra tomando champagne caro) quer que o povo seja.

    sergio

    05/10/2016 - 21h55

    Servidora teria desaparecido com processo no qual a Receita Federal cobra mais de R$ 600 milhões da Globo por sonegação na compra dos direitos da Copa de 2002. Empresa nega envolvimento no extravio do documento

    A servidora da Receita Federal Cristina Maris Meinick Ribeiro foi condenada a 4 anos e 11 meses de prisão pela 3ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro por ter, entre outros crimes, extraviado um processo no qual a TV Globo é cobrada em mais de R$ 600 milhões por suposta sonegação fiscal na compra dos direitos de retransmissão da Copa do Mundo de 2002.

    A Globo Comunicação e Participações, empresa que controla a TV Globo, emitiu um comunicado na noite desta terça-feira (09) negando qualquer participação no extravio do documento.

    Publicidade

    Leia também: Globo nega participação em sumiço de processo

    Entenda: Globo paga multa de R$ 274 milhões ao Fisco pela Copa de 2002

    Segundo a sentença do juiz federal Fabrício Antônio Soares, Cristina teria entrado no escritório da Receita onde trabalhava, no Rio de Janeiro, e subtraído o processo contra a Globo. Imagens do sistema de segurança interno anexados ao processo mostram que no dia 2 de janeiro de 2007, quando estava em férias, ela entrou com uma bolsa a tiracolo e saiu com uma sacola cheia.
    Além de sumir com o processo contra a Globo, Cristina foi condenada por inserir dados falsos no sistema da Receita em benefício de pelo menos três empresas. Em apenas um destes casos o prejuízo aos cofres públicos seria de R$ 4,2 milhões.

    Cristina aguarda julgamento de recurso em liberdade. Ela chegou a ter a prisão preventiva decretada em 2007 mais foi beneficiada com um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal cujo relator foi o ministro Gilmar Mendes.

    Em nota divulgada nesta terça-feira, o Ministério Público do Rio de Janeiro diz que o processo contra a Globo foi reconstruído e segue seu trâmite normal.

    A investigação, segundo o MPF, começou em 2005 em uma reunião de cooperação com autoridades estrangeiras que apontaram suspeitas sobre diversas empresas. Entre elas a Globopar, controladora da TV Globo.

    O caso foi remetido para a Receita Federal que instaurou uma investigação e descobriu que Globo par teria investiu R$ 1,2 bilhão em uma empresa das Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal no Caribe. Como os investimentos são isentos de tributação, a Globo teria escapado de pagar R$ 185 milhões em impostos pela compra dos direitos de transmissão da Copa da 2002.

    Além do processo administrativo por sonegação, Cristina Meinick teria sumido também com Representação Fiscal para Fins Penais anexada ao processo da Globo.

    Além dos R$ 185 milhões em impostos, a Receita cobra da Globo R$ 274 milhões de juros e R$ 157 milhões de multa.

    Tanto a existência do processo contra a Globo por sonegação quanto o sumiço dos documentos e a condenação da servidora da receita foram revelados por blogs independentes como Cafezinho, O Escrevinhador e Vi o Mundo ao longo da semana.

    A empresa emitiu uma nota na qual afirma que “não existe nenhuma pendência tributária da empresa com a Receita Federal referente à aquisição dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de Futebol de 2002”.

    Segundo a nota, “os impostos devidos foram integralmente pagos e todos os procedimentos deram-se de acordo com as legislações aplicáveis. A empresa discute a cobrança de tributos nas instâncias responsáveis, como é direito de todos os contribuintes, sempre seguindo os procedimentos previstos em lei. Nenhuma das cobranças discutidas atualmente refere-se à aquisição de direitos de Copas do Mundo”.

    O advogado Fernando Tristão Fernandes, que defendeu Cristina no processo pelo sumiço dos documentos, foi procurado por telefone, disse não se lembrar do caso e prometeu entrar em contato assim que ficasse a par do processo.

Apolônio

04/10/2016 - 15h19

A Deputada Jandira, não perdeu nada. Foi um ganho Ela não ter ido para o segundo turno na eleição para prefeito do Rio de Janeiro. Com a situação do país se deteriorando, com a caída da arrecadação, mediante desemprego, crise do petróleo, cenário internacional desfavorável, isso afeta todos os entes da federação. O prefeito, portanto, não terá como responder todas as demandas dos munícipes num cenário desses. Jandira é uma excelente parlamentar. Ela é muito mais útil na Câmara dos Deputados. Acho que os segmentos progressistas deveriam repensar suas estratégias e enviar para o Congresso pessoas mais comprometidas com a causa e pessoas com mais visibilidade eleitoral. Temos que começar a analisar isso e colocar em prática nas eleições de 2018.

guilhermenagano .

04/10/2016 - 13h36

E levou….deixa eu ver…3% dos votos…é isso q a esquerda quer? Voltar a ser o q era nos anos 90, um bando de histéricos raivosos com baixa votação? Bem os números nessa eleição já são identicos!


Leia mais

Recentes

Recentes