Menu

Prenúncio do fim? – clipping analítico da grande imprensa

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)] Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho Boa tarde. O resultado adverso do PT nestas eleições tem sido motivo para celebrações e decretos do fim do partido pela grande imprensa. Há uma vibração intensa nesse sentido, quase um mantra. Se Lula […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa

Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho

Boa tarde.

O resultado adverso do PT nestas eleições tem sido motivo para celebrações e decretos do fim do partido pela grande imprensa. Há uma vibração intensa nesse sentido, quase um mantra.

Se Lula tiver sua vida política (e possível candidatura em 2018) inviabilizada, isso será comemorado como final de copa do mundo.

A esquerda nunca esteve tão fragilizada aos olhos da imprensa, que intencionalmente insiste em comunicar essa ideia à população.

 

Até amanhã.

[/s2If]

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

  • JN

Ranking dos partidos após 1º turno das eleições municipais

Matéria de 4 minutos utilizou gráficos pra mostrar o número de prefeituras que os três maiores partidos – PMDB, PSDB e PT, conquistaram.

Fica bem nítida a intenção de enfatizar o encolhimento do PT (60%) em relação a 2012, por exemplo.

O PSDB pode ser considerado o grande vencedor destas eleições, sobretudo tendo como termômetro a vitória de Doria em São Paulo.

25 milhões de eleitores não votaram

Através de um gráfico contendo mapa de abstenções por região, matéria procurou investigar suas causas.

Entrevistou um cientista político que atribuiu tal nível de ausência ao número elevado de partidos políticos; são 35.

Temer comentou sobre o assunto dizendo tratar-se de decepção do eleitor com a classe política.

Exaltação a Doria

Matéria de 1 min e 20 foi quase uma ode ao recém eleito prefeito de São Paulo, João Doria do PSDB.

Construção de uma narrativa que o coloca como “homem sério e competente” é o mote da matéria.

Ele disse em entrevista que o ‘povo mais simples e humilde, os pobres e periféricos’ serão contemplados.

Ajuda aí Jeová!

Marcelo x Marcelo: 2º turno no Rio

Freixo do PSOL e Crivella do PRB disputarão 2º turno no Rio.

Destaque da matéria foi a articulação de ambos em busca de alianças que fortaleçam suas candidaturas.

Os dois declararam que o único partido do qual não querem apoio é o PMDB!

A história recente do país recomenda afastamento irrestrito em relação ao PMDB.

Educação e Saúde terão de respeitar teto de gastos “só” em 2018.

A PEC que limita os gastos públicos será baseada no índice de inflação. Governo quer aprovar o mais rápido possível.

Povo colombiano disse NÃO ao acordo de paz entre as FARC e o governo

Esse fato talvez ilustre a repulsa por ações progressistas não só na Colômbia, mas no mundo.

O motivo pelo qual os colombianos disseram não à paz reside na garantia de direitos e possibilidade de recomeço na vida dos guerrilheiros. Em outras palavras, a maioria da população não quer dar a chance destes homens viverem uma nova vida.

  • Estadão

Coluna Eliane Castanhêde

Não adianta chorar baby; o ‘Fora, Temer’ já era.

Com a derrota do PT nas urnas, sustentar o ‘Fora, Temer’, segundo Eliane, não será mais possível.

Temer, aliás, participará amanhã de uma cerimônia no STF em homenagem aos 28 anos da Constituição. Mais irônico impossível, não?

Fato é que o PSDB sai mais fortalecido do que seus adversários –  e até partidos aliados, destas eleições. E possivelmente tenha bom desempenho nas eleições presidenciais de 2018.

A aliança entre PMDB e PSDB (mais alguns partidos nanicos), e o êxito das urnas, colocaria o ‘Fora, Temer’ pra fora do cenário político.

Eliane, por mais que você queira, acho quase impossível que isso aconteça, porque a esquerda está viva!

#ForaTemer

  • Folha de São Paulo

Dilma e Mantega em juízo

Na quarta-feira (05) o TCU – Tribunal de Contas da União, deverá condenar Mantega e Dilma pelas contas do governo em 2015.

A cassação, aliás, tem a ver com esse processo, agora julgado pelo TCU. A acusação é de que Dilma ‘usou recursos do Banco do Brasil para pagar compromissos do governo com o Plano Safra e emitiu decreto aumentando despesas quando já se sabia que era necessário cortar gastos para cumprir a meta fiscal do ano’.

Se ela fosse do PSDB a história seria outra.

Coluna Bernardo Mello Franco

2º turno no Rio: Freixo x Crivella

São dois candidatos completamente distintos. Bernardo bem avaliou o significado de cada candidatura.

Crivella tem recorrido à ultradireita, a Aecio e Kassab. Corre o risco de perder votos se continuar posando com radicais que exaltam ditadura militar.

Por outro lado, o discurso ‘Fora Temer’ pode atrapalhar Freixo. 47% dos eleitores no Rio, somado os candidatos, votaram na direita, o que constitui um desafio ao candidato do PSOL.

#SegundoTurnoÉFreixo

  • Blog do Camarotti

Infográfico com o sobe e desce das eleições 2016.

  • Blog do Noblat

Prenúncio do fim?

Com a derrota expressiva nas urnas, qual será o futuro do PT? Se Lula não puder disputar eleições em 2018, haverá algum candidato do partido a altura? Será o prenúncio do fim do partido dos trabalhadores?

Caro leitor, não se engane com perguntas retóricas, o blogueiro não está interessado em investigar a relação causa-efeito que explicaria a derrota do PT nestas eleições. Muito mais do que compreender a realidade, há um profundo desejo de extinção do partido, sobretudo da figura de Lula.

  • Blog do Merval

PT, presta atenção: não há espaço para vitimismo

Segundo o jornalista, a tese do Golpe não funcionou. As urnas demonstraram que a crise de representatividade política atingiu sobretudo ao PT.

Há de se considerar o alto índice de votos brancos, nulos e abstenções. Todavia, diz Merval, “a tese do golpe não foi comprada pelo eleitor brasileiro”.

Sim Merval, nessa “guerra de narrativas”, tendo de um lado os que à sua semelhança bradam pelo fim da corrupção e exaltam a “lisura” do processo de impedimento de Dilma, e de outro os que sabem que o GOLPE foi GOLPE, e gritam FORA TEMER, os veículos de comunicação poderosos, a grande imprensa, venceu.

  • Blog Reinaldo Azevedo

O que explica Freixo no 2º turno nas eleições do Rio?

O fato dos partidos de direita terem se fragmentado em candidaturas diferentes, ou seja, ao invés de reunir forças em um único candidato, preferiram cada um lançar o seu.

Azevedo atribui a isso, e tão somente, o fato de Freixo estar no 2º turno.

O mais engraçado é que o blogueiro está nitidamente irritado com o resultado e usa seu espaço na Veja pra desmerecer e deslegitimar a representatividade que Freixo conquistou.

Só digo uma coisa: #SegundoTurnoÉFreixo

  • Blog O Antagonista

PT na mira

A senadora petista Gleisi Hoffmann aparece na delação de Fernando Migliaccio, chefe do Setor de Propinas da Odebrecht. 

O mesmo delator entregou Palocci e Mantega, confirmando a atribuição de seus codinomes.

 

Para sugestões, críticas, elogios ou um “oi”- redacaoestomago@gmail.com

[/s2If]

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

17Abril2016

04/10/2016 - 20h53

Nunca a direita foi tao aloprada. Nunca foi tao desprovida de capacidade analitica que exija mais que dois neuronios. Dai a necessidade de nos organizarmos em nucleos democraticos, baseados no amor e fraternidade entre os povos.essa uniao serve como conforto, defesa e forca de ataque. Viva o povo s8vietico, que inadiu o lar da besta fascista e a fuzilou.morte ais fascistas.

label vargas

04/10/2016 - 19h37

-O que é importante é que saibam que de nossa parte não vai haver recuo. Como assim não vai poder fazer ocupação? Tem déficit habitacional, desemprego crescendo, população não consegue pagar aluguel. Ninguém vai pedir licença pro Doria pra fazer ocupação, ele não tem de admitir ou não. Os conflitos sociais, principalmente com o avanço da crise econômica, se agravam. E da parte do MTST, e estou seguro que da maioria dos movimentos sociais, garanto que não vai haver recuo”, concluiu.-

Esse discurso é do Boulus do MTST ,perfeito é assim que se fala !!!!!

Antonio Passos

04/10/2016 - 18h46

Até o Natal, antes de Papai Noel descer as chaminés, teremos muitas surpresas. Nada no Brasil está sólido, somos um país esfacelado e creiam, o PT é uma das forças mais vivas desta republiqueta achincalhada.

label vargas

04/10/2016 - 18h13

O PT não acabou,(não sou petista) , depois de toda essa lavagem cerebral e da farsa-jato, o PT ainda respira .Esse grande volume de abstenções,brancos e nulos são a parcela que as esquerdas devem trabalhar.Apesar de todo o esforço dos golpistas anti-povo,não conseguiram convencer a esses eleitores que eles eram melhor opção que os pts,isso é indicativo que nada está perdido.Precisam as esquerdas elaborarem um conjunto de coincidências deixando pelo momento as divergências de lado( sob pena do fim de todos).Mas tem um detalhe importante,OS VELHOS BURGUESES DA DIREÇÃO DO PT DEVEM IR PRA CASA,VÃO CUIDAR DOS NETOS,VCS MOSTRARAM TOTAL INCAPACIDADE DE LEITURA POLÍTICA DOS FATOS.
Assim como os generais que perdiam uma guerra eram fuzilados,e sem chegar a ser tão radical,mas,vão pra casa.

    Antonio Passos

    04/10/2016 - 18h42

    Que burgueses ? Não jogue acusações vazias, porque isso é coisa pra Dallagnol. Você percebeu que a justiça destruiu as maiores lideranças do PT ? Que LULA só resiste porque é LULA, mas corre risco de não poder se candidatar ? Vamos ser claros, quem mais contribuiu para a agressão e fragilização do PT foi a dupla Dilma-Zé. A história vai esclarecer muita coisa e muitos queixos ainda vão cair.

      label vargas

      04/10/2016 - 18h55

      Quando eu falo em burgueses,não é para ficar bravo,meu amigo.Eu só quero exemplificar que “o poder” cria barriga.Um dos ícones da esquerda o Che,foi o oposto do burgues,poderia ter deitado na glória,mas preferiu a luta,justamente por isso ,o poder a glória criam barriga.Mas sendo mais concretos,vc não acha que eles falharam na leitura política dos fatos ???, foram atropelados por eles e continuam até hoje ,sem reagir.Olho eles como velhos cavalos cansados de galopar,vão pra casa !,vc é um deles ???

        Eu

        04/10/2016 - 20h30

        A construção de uma esquerda viável não passa pelo calendário ou pelo sucesso pessoal, mas pela capacidade de reconstruir uma narrativa atualizada e consistente. Isto pode ser feito por pessoas com bom poder de análise e crítica, independente de sua idade ou sucesso. Um dos melhores analistas da conjuntura brasileira hoje é o “menino” Mino Carta, que poderia ter deitado nos louros de ser proprietário da melhor revista semanal e de ter o respeito de toda a comunidade de esquerda. Para você, ele “criou barriga”? Quanto a capacidade de lutar, fazê-lo sem o julgamento que por vezes vem da experiência, assinala gente que sabe morrer pela pátria, mas não sabe lutar por ela.

label vargas

04/10/2016 - 18h00

Falta sangue espanhola nos brasileiros,aquela que faz ir pra frente ainda que tudo pareça perdido.Aquela que faz atirar pedras em militares para evitar um golpe de estado na Argentina, ser respondidos com fuzis e não recuar .
É muita choradeira e pouca ação,quer um exemplo atual?,a reforma política.É EVIDENTE QUE O SISTEMA FALIU,PRECISA-SE UMA REFORMA POLÍTICA E ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO,TEM QUE ESPALHAR O PODER E AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ.
Que o que a Globosta fez no seu “bom dia brasil”? começou a falar nesta necessidade e mostrou um dos projetos de mudança ,feito por quem????O CHEIRADOR DE MINAS.!!!!!!
Mexam-se esquerdistas !!!!! OU O RETORNO A NORMALIDADE SERÁ MAIS DURO E SOFRIDO !!!! .

Atreio

04/10/2016 - 15h14

os bravos permanecem ao lado dos justos. aos canalhas restam os covardes.
sabemos nosso lado – e aqui só cresce em público e crítica.

mas miSHELLzinho, esse nem tem mais ninguem pra brincar…não é seguro – diz a esposa comprada na loja maçonica.


Leia mais

Recentes

Recentes