Menu

A queda do preço do barril beneficia a Petrobras

Comentário de Cláudio da Costa Oliveira, economista aposentado da Petrobras, ao post “Posição do Brasil no encontro da OPEP mostra que golpistas tem pressa em vender o pré-sal” Este é um tema muito delicado e que a Petrobras não gosta de tocar. O fato é que, com a atual estrutura de receita, a queda do preço […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
04/09/2007-Plataforma de Piranema

Comentário de Cláudio da Costa Oliveira, economista aposentado da Petrobras, ao post “Posição do Brasil no encontro da OPEP mostra que golpistas tem pressa em vender o pré-sal”

Este é um tema muito delicado e que a Petrobras não gosta de tocar.

O fato é que, com a atual estrutura de receita, a queda do preço do barril beneficia a Petrobras. Basta olhar o comparativo dos balanços de 2015/2014, para verificar que com a queda do preço do barril em 2015, houve um forte crescimento do lucro bruto e da geração de caixa da empresa.

A causa está escrita nas notas explicativas:

  1. Queda no pagamento de royalties e
  2. Aumento da margem nos derivados importados.

Só a queda dos royalties em 2015 reduziu o custo da Petrobras em mais R$ 11 bilhões.

Eu já escrevi diversos artigos sobre isto, mas as pessoas tem dificuldade em entender.

Entrei com uma denúncia na CVM contra os “impairments” feitos pela Petrobras no balanço de 2015. A CVM consultou a Petrobras e de posse da resposta da empresa e da minha denúncia, decidiu abrir um processo administrativo que está em análise. O processo é publico e tem o número SP-2016-182. Em 2015, a Petrobras reduziu o valor de suas reservas tendo como justificativa a queda nos preços internacionais do petróleo. Com isto a Petrobras apresentou o maior prejúizo de sua história. Eu esclareci para a CVM que a receita da Petrobras não estava vinculada ao preço internacional, pelo contrario, quando o preço caia melhorava o resultado. Portanto não havia justificativa para o ajuste feito.

Como a CVM é um órgão do governo, temo que dificilmente terei um parecer favorável, pois neste caso a Petrobras teria de refazer o balanço de 2015. Já pensou nas consequências ?

De qualquer forma creio que estes fatos deveriam ser esclarecidos para a população, e a CVM pressionada a tomar a decisão correta.

Com relação ao Sr. Márcio Felix, quando ele era Gerente Geral no Espírito Santo, discursava considerando “Deus no céu e Lula na terra”, agora mudou rapidamente de lado e se juntou aos “privataristas”. Não é pessoa confiável.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes