Menu

Lindbergh: PT envelheceu e burocratizou-se. Precisa oxigenar-se, reconectar-se com movimentos sociais

Reproduzimos abaixo uma ótima entrevista do senador Lindberg Farias para o blog Conversa Afiada. Lindbergh: que PT é esse? ES, Rio… Temer não governa e pode cair publicado 09/02/2017 PHA: Eu converso com o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que era, há até pouco tempo, líder da oposição no Senado. Por que o senhor foi destituído […]

37 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Reproduzimos abaixo uma ótima entrevista do senador Lindberg Farias para o blog Conversa Afiada.

Lindbergh: que PT é esse?

ES, Rio… Temer não governa e pode cair

publicado 09/02/2017

PHA: Eu converso com o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que era, há até pouco tempo, líder da oposição no Senado. Por que o senhor foi destituído da liderança da oposição no Senado?

Lindbergh Farias: Sinceramente, não quero ficar trazendo para o campo pessoal, mas eu acho que foi um gesto truculento de uma parte da bancada do PT e uma certa retaliação à nossa posição em relação às mesas do Senado. Esse pessoal inverteu a lógica. Eles dizem que nós somos culpados pelas críticas da militância a eles! Mas eles tiveram todos os recados da base do PT, dessa militância que foi às ruas contra o Golpe, de que a nossa base não quer apoio a Golpista. Então, eles inverteram. E eu acho que como retaliação acabaram me afastando. Na verdade, o argumento deles foi o seguinte: que não poderia ser Gleisi a líder do PT e eu o líder da oposição, por seguirmos o mesmo lado. A Gleisi está tendo uma atuação fantástica, mas a Gleisi é de uma corrente e eu sou ligado a outra. Na verdade, esse argumento não se sustenta. Foi truculento, houve falta de generosidade, porque eu estava líder há seis meses – estava no meio do meu mandato. Humberto Costa já é líder por 4 anos seguidos. E a gente fez um trabalho muito combativo.

PHA: Senador, qual é a diferença entre o senhor e a senadora Gleisi Hoffmann, por exemplo, na posição de líder do PT? Esses que não o queriam na liderança da oposição vão sofrer nas mãos da senadora Gleisi da mesma forma que sofreriam se o senhor estivesse lá…

Lindbergh Farias: Na verdade, o que fizeram foi o seguinte: ou a Gleisi, ou eu. É claro que eu não iria prejudicar a Gleisi, de jeito nenhum. Ela vem tendo um papel muito duro, muito firme neste momento. E eu quero deixar isso para lá e entrar de cabeça no debate sobre o PT. Porque por trás de tudo isso há um debate sobre o tipo de partido que nós queremos para esse País. Um partido com mais vitalidade. Eu me preocupo muito com a burocratização do PT, com o envelhecimento do PT. Nós temos que ter um partido com vitalidade na oposição e preparar a campanha do Lula, com outro programa, em que entrem várias discussões: sobre política de alianças, sobre programa, porque eu acho que nós fizemos um grande Governo com o Presidente Lula e com a Presidenta Dilma (houve um grande processo de inclusão social), mas, sinceramente, eu acho que nós subestimamos a luta de classes neste País. Olhando para trás, com o nosso Governo não tendo feito nada contra o monopólio da Globo, em relação à democratização dos meios de comunicação… ou seja, nós apostamos muito numa política de conciliação que eu acho que tem que estar superada para o próximo período. Temos que entrar no debate da taxação das grandes fortunas, de todo o sistema da dívida. Então, eu vou lutar muito nesse período de Congresso do partido para que o PT se reencontre com os movimentos sociais, se reconecte com a juventude e não seja esse PT cansado, envelhecido, burocratizado.

PHA: O senhor está vindo a São Paulo para a missa de sétimo dia da Dona Marisa. O senhor vai se encontrar com o Presidente Lula, certamente. Qual é a inclinação do Presidente Lula, na sua avaliação? Ele está com esses carcomidos do PT burocrático ou com o PT que ouve a voz das ruas, as bases, como o senhor considera que ouve?

Lindbergh Farias: Lula tem falado muito que o PT precisa se reoxigenar, se reconectar com a juventude e os movimentos sociais. Acho que Lula tem essa preocupação. Lula, inclusive, está com a cabeça muito boa sobre Economia, sobre o que fazer para o País sair da crise. Por trás desse debate na bancada do PT, tem duas visões políticas diferentes. Eu, quando falo do grau de burocratização… tem parlamentar que, quando fica muito tempo no Parlamento, acha que o Parlamento é tudo, que o mundo se resume ao Parlamento. Neste ano de 2017, as nossas chances vão depender muito das ruas, da capacidade nossa de colocar gente nas ruas contra a Reforma da Previdência, contra esse Governo do Temer, contra a retirada de direitos. O PT não pode ser um partido só de parlamentares, tem que se reaproximar da juventude e dos movimentos sociais. E eu acho, sinceramente, que o Lula percebe isso. Lula, ao contrário de uma parte do PT que está muito distante da realidade, consegue sentir o que está acontecendo no País, tem conexão com a vida real das pessoas.

PHA: O senhor está em São Paulo. Enquanto isso, lá na sua base, o Rio de Janeiro, há um conflito que lembra conflitos de guerra civil, em frente à Assembleia Legislativa. O povo na rua protestando contra a privatização da Cedae, que é uma pré-condição do Ministro Meirelles para salvar as finanças do Governo do Rio (se é que vai salvar…). O que o senhor acha dessa questão da Cedae no Rio de Janeiro?

Lindbergh: É um escândalo o que eles estão querendo fazer! Porque o Governo está aproveitando para impor um plano de austeridade e pedindo privatização de tudo. A Cedae é uma empresa superavitária. A gente sabe que se privatizar a Cedae, vai aumentar o preço da água no estado do Rio de Janeiro. Acho que o que está faltando é o Governo Federal assumir a sua parcela de responsabilidade. Num momento como esse, em que os estados todos estão em uma crise fiscal, o Governo Federal tem que aumentar investimentos! Se nós não recuperarmos a capacidade de crescimento da Economia, não vai ter saída para nenhum estado brasileiro. Lá no Rio você pode ver: depois de isenções bilionárias para grandes empresas, eles estão colocando a conta toda em cima dos trabalhadores. Aumentar a contribuição previdenciária dos servidores… Eu estou muito preocupado, porque parece que falta comando no País. Precisaria ter um Presidente da República com legitimidade que dissesse: “Mais importante que o ajuste fiscal é colocar a Economia para crescer!”. Porque o Rio de Janeiro não sai dessa situação se a Economia do País como um todo não voltar a crescer. Se não recuperar a cadeia de óleo e de gás – a Indústria Naval, que tem um peso enorme no Rio de Janeiro, está à míngua. A Petrobras decidiu que não compra mais nada, cortou investimentos…

PHA: Comperj não tem uma empresa brasileira qualificada para participar da licitação?

Lindbergh Farias: Aquilo é um escândalo! Dessas empresas estrangeiras que foram anunciadas, a maior parte respondeu a processos de corrupção no mundo inteiro! Aqui há uma destruição das empresas nacionais! Essa semana foi vergonhosa: o Banco Central nem está mais comprando da Casa Moeda. Até isso! Nós estamos importando moeda, esvaziando completamente a Casa da Moeda, estão destruindo a Indústria Naval… É impressionante o que em tão pouco tempo esse Governo do Temer está fazendo em relação à questão nacional.

PHA: O senhor teme uma sucessão de crises de segurança e de insegurança nas grandes cidades brasileiras, como se vê agora no Rio e também em Vitória?

Lindbergh Farias: Acho que estamos caminhando para um 2017 de grande convulsão social, porque é crise econômica, crise política, e o Governo só anuncia planos de austeridade – aperto, aperto, aperto. Tem gente prevendo desemprego de 14% em 2017. Tem uma ausência de comando, porque por trás desse Governo Temer não há Governo. Ninguém está preocupado em oferecer uma saída para a crise. Eles estão preocupados em se salvar. Perderam a compostura – nomeação de Moreira Franco, depois Alexandre de Moraes… Eles perderam completamente a compostura. Não tem Governo. Aquele é um bando procurando se salvar, não tem estratégia para salvar o País. Eu tenho insistido muito no Lula. Acho que temos que antecipar o lançamento da candidatura dele, com um programa para a gente recuperar a Economia e proteger os empregos.

PHA: Quando o Lula deveria lançar a candidatura?

Lindbergh Farias: Nós estamos conversando com ele para ver se ele faz isso até abril. É claro que agora, com a morte da Dona Marisa, vai ter um período em que ele está muito emocionado, um período muito difícil para ele. Mas eu acho que, em abril, se nós pudermos lançar a candidatura de Lula… Porque não é certo que esse Governo vá até 2018. Eu sei que o PSDB quer isso, as elites querem isso, só que esse Governo pode se desmilinguir. Com uma delação de Eduardo Cunha, uma delação de Funaro, pode se desmoralizar de forma tal que esse Governo se desconstitua. E essa crise nos estados – Espírito Santo, Rio de Janeiro… Na verdade, tem 20 estados em situação muito difícil. E a gente tem que aguentar esse Governo falando em corte de gastos, corte de gastos, corte de gastos. O termo “convulsão social” se usa num cenário em que os de cima não governam, mas você não tem uma saída muito clara. Porque você passeatas de gente de esquerda, você vê passeata à la Bolsonaro invadindo Assembleia Legislativa do Rio, também. Tem de tudo. É um quadro muito difícil. Eu, sinceramente, estou muito preocupado com esse ano de 2017, porque eu não vejo lideranças propondo uma saída para a crise. Eu acho que a única liderança com peso e com envergadura para propor uma alternativa ainda é o Presidente Lula. Por isso, eu acho que ele deveria antecipar o lançamento da candidatura dele.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Lamounier Ferreira Gama

11/02/2017 - 16h03

Não podemos esperar nada dessa direita burguesa e suja ! Tivemos 13 anos de tudo de bom . Pro uni que a burguesia não aceita que pobre passe a ser chamado Dr em pobre tenha comida na mesa e seja chamado Dr!

Lúcia Helena Cusini

11/02/2017 - 14h01

O PT não demonstra mais “amor a causa” e convicção suficientes para promover transformações! Parece morno, desarticulado, sem saber que rumo tomar, sem capacidade de acender a militância e os simpatizantes! Não parece minimamente capaz de dar sustentação a um novo governo Lula, por mais que se queira Lula lá de novo…

Guilherme Gimaraes

11/02/2017 - 10h29

VOCES NAO PASSAM DE LIXO.
COMO TAL. VIVEM NESSA LIXEIRA ..

EU SO VENHO AQUI ACOMPANHAR O DIA QUE ESSE LIXEIRA SAIRA DO AR..
CONFORME O DONO DIZ.. SE NAO DERAM 75 MIL O SITE PARA..

ACOMPANHEMOS

AMA CARVALHO

11/02/2017 - 09h12

O que me espanta é este nível de primariedade tanto do político quanto do partido, venham aqui pra casa, vamos sentar, prometo não interferir, lugar de discutir problemas internos é INTERNAMENTE, o Partido foi super dúbio e frouxo na defesa do MANDATO da Presidenta ELEITA Dilma, focou prematuro no Lula 2018, não entendeu que o mandato dela era condição também para isto, agora vem a público se digladiar ? Nós não merecemos isto de vocês. Vocês nos expõem a nós, seus eleitores, ao ridículo. Estão fazendo o jogo dessa oposição primária, fácil de vencer MORALMENTE, corrupta, interessada em projetos pessoais.

Leda Vieira

10/02/2017 - 23h37

Lindbergh nåo é burocrata , é um guerreiro. Assista TV. Senado ,você mudará de opinião.!!!!

Maria Regina Novaes

10/02/2017 - 18h44

Agora é #VOLTADILMA!

Marco Antonio

10/02/2017 - 17h31

lembrar do passado sempre é bom

Atreio

10/02/2017 - 15h28

a verdade não requer finaciamento. ficar calado não é opção frente À injustiça.

os bravos permanecem ao lado dos justos, aos covardes restam os canalhas.
e ninguem mais quer ficar na foto ao lado de golpista.

bjao!
:¢*

Atreio

10/02/2017 - 15h27

a verdade não requer financiamento.
tente. leia mais.
a força é natural.

BRASIL, reDILMA-se!

Atreio

10/02/2017 - 15h24

dilma deve voltar – sem crime, sem impeachmnt!

Lula virá com certeza ovacionado em 2018, pra 5a vitoria seguida dos justos.

Mas agora: anular o golpe e reconduzir Dilma Vana a seu lugar. cancelar todos atos dos golpistas e seguir com as investigações como estávamos indo.
A presidente segue eleita, nunca houve crime por parte dela. mas se querbar o sigilo do aécio, jucá, sarney….como fizxram com o dela e filhos. ai vamos comparar.

não podemos ensinar nosso filhos a fingir q não viram o papel de bala cair no chão. se caiu, abaixa e pega.
errou? corrija.

BRasl, reDILMA-se!

Sebastiao Henrique Campos Salgado

10/02/2017 - 16h51

So agora vc viu isso?agora e tarde!

geraldo da silva

10/02/2017 - 14h49

DE 75 MIL ARRUMOU 4 MIL..
MUITA GENTE TA DE OLHO .. SE ELE NAO FECHAR O SITE SERÁ CHAMADO DE 171 PARA TODO O SEMPRE

POIS ALEM DE TER MAIS DE 10 EMPRESAS DE “CINEMA E CULTURA” JUNTO COM UMA COMPARSA..
AINDA FICA FAZENDO “VAQUINHA” IGUAL A DO DIRCEU PELA INTERNET PARA OBTER LUCRO ..
ESSAS VAQUINHAS DO PT HEIM.. SEI NÃO.. PARECE LAVAGEM..

Miguel barbora

10/02/2017 - 14h45

ESSE NÓÍÁ DEVIA ESTAR NÓÍÁDO..
NEM O PT ESTA DANDO A PALAVRA PARA ESSE LIXO..
MAIOS PROVA DE QUE O PT ACABOU ÉO FATO DE NAO TEREM NENHUM CANDIDATO SEM TRETA NA JUSTIÇA..
KKKK NENHUM NENHUM NENHUM.. NEM NUNCA MAIS TERÃO.

O PT NAO DEVERIA MAIS EXISTIR..
O PT NAO DEVERIA MAIS SER A REFERENCIA PARA A ESQUERDA ..
O PT ACABOU TOTALMENTE.. SO FALTA VENCEREM OS MANDATOS..
QUEREM APOSTAR ???

    Atreio

    10/02/2017 - 15h26

    com certeza. vcs perderão, como perderam nas ultiamas 4.
    nos vemos nas urnas. mas antes vc ainda verá a gente, vamos corrigir uns erros de nosso país.
    os justos permanecem ao lado dos bravos, aos covardes restaram os canalhas.

    sem crime, sem impeachmet.

    BRASIL, reDILMA-se!

Cesar Weinmann

10/02/2017 - 15h09

Até concordo, mas temos expertise acumulada muito além dos centros acadêmicos e grêmios estudantis…

TANIA DA SILVA ROQUE

10/02/2017 - 11h01

Sou filiada ao PT desde sua fundação e não faço a menor ideia de quem é esse Humberto Costa. Que coisa! LULA Presidente!!!

Vitor

10/02/2017 - 10h30

O PT está em uma sinuca de bico. Os que querem modernizar o partido dependem de Lula, que protege os burocratas. Nada vai mudar…

Orlando Diniz de Souza

10/02/2017 - 11h27

e senador também tem que exigir a saída de alguns pois o PT NAO E UM PARTIDO DE TROCA DE FAVORES VOTOU EM GOLPISTA E GOLPISTA TAMBEM

Fernando Gomes

10/02/2017 - 07h30

Tá amarelado!

Regina Lós Reis

10/02/2017 - 07h10

E VOCÊ, PRECISA SÓ DE UMA MELANCIA!!!

Rômulo Barva

10/02/2017 - 05h06

PT CORROMPEU-SE. Vamos logo dizer a verdade. Quando se aliou à empresários e grandes capitalistas achando que iria precisar dessa gentalha. E entrou na onda da corrupção.

Edina Fernandes

10/02/2017 - 02h50

Lula presidente!

Observer

10/02/2017 - 00h15

Lindbergh levanta pontos importantes e já havia chamado a atenção para a composição da mesa diretora com apoio do PT, o que sem uma justificativa muito bem dada, é um erro.
Por outro lado, estamos no meio de um golpe de estado, e não é hora para gastar energia que não seja com os golpistas.
Pode ter certeza que quando a situação acalmar a militância vai saber reconhecer e cobrar de quem esta fazendo corpo mole. E o pau que bate em chico vai bater em francisco também.

Narciso L. Junior

10/02/2017 - 01h15

Preferiu o abraço dos afogados com a própria banda podre invés de extirpa-la quando foi tempo.

Maria Zelia Oliver

10/02/2017 - 00h43

Desunião significa perder força.Nada prudente.

Raquel Coelho

10/02/2017 - 00h00

também acho!

Linno Parker da Silva

09/02/2017 - 23h56

Amigos, o PT é um partido político, não um santo milagreiro! Ele até pode transformar e realizar, mas não pode, simplesmente, na cabeça do brasileiro discernimento depositar.

Já o PSDB é um partido das minorias abastadas com expertise em tirar proveito das maiorias abestadas.

Roberto Russo

09/02/2017 - 23h33

“b” rasil…um país tupiniquim de MERDA!!!

Robercil R. Parreira

09/02/2017 - 23h24

PT Novo, De Novo! Lula Presidente.

Rogerio O Vieira

09/02/2017 - 23h23

PT volte a ser povão !!! A essência é tudo !

Marcos Marcos Marcos

09/02/2017 - 23h20

Não falem assim do Lindbergh, ele é muito combativo e importante para nosso objetivo de igualdade e direitos sociais.

José Roberto

09/02/2017 - 23h18

Bandido PARASITA

Ariston Azevedo

09/02/2017 - 23h18

esse nunca mais se elege pra porra nenhuma no RJ……kkkkk queimou seu filme totalmente

Danuza Bricio

09/02/2017 - 23h10

Mas se for entrar neste processo, todos devem entrar. Ideologicamente, o partido se segmentou em xiitas radicais (quase extintos), moderados e renovados (que fazem tudo pela progressão do partido). De fato, as alianças contribuíram para um distanciamento perigoso da sua militância histórica, mas suas eternas propostas de vanguarda, ainda soam como uma novidade para muitos. Vejamos no que vai dar!!

Luis Fernando Martins Fh

09/02/2017 - 23h02

O PT prescisa acabar! Ressurgir nesse país uma nova frente de esquerda

    Danuza Bricio

    09/02/2017 - 23h11

    Também!!!

    Vitor

    10/02/2017 - 11h19

    Tb acho que isso é óbvio, mas boa parte da esquerda brasileira é mais petista que ligada aos ideais progressistas….


Leia mais

Recentes

Recentes