Câmara discute privatização da Eletrobras

Golpe produz a pior crise varejista da história

Por Miguel do Rosário

13 de fevereiro de 2017 : 09h13

(Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia)

A instabilidade política provocada pelo golpe, que incluiu um ataque deliberado a um dos setores situados no núcleo da economia brasileira, o de construção civil, mais a decisão do governo atual de cortar qualquer investimento, produziram a maior crise varejista da história do país.

Trecho de matéria publicada há pouco no Estadão:

SÃO PAULO – O comércio varejista brasileiro teve o pior ano da sua história em 2016. O setor bateu recordes de fechamento de lojas, de demissões e de queda nas vendas. Entre aberturas e fechamentos, 108,7 mil lojas formais encerraram as atividades no País no ano passado e 182 mil trabalhadores foram demitidos, descontadas as admissões do período, revela um estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC). O ano superou os resultados negativos de 2015 tanto na quantidade de lojas desativadas como em vagas fechadas. Em dois anos, o comércio encolheu em mais de 200 mil lojas e quase 360 mil empregos diretos.

“Foram três recordes negativos em 2016”, ressalta Fabio Bentes, economista da CNC e responsável pelo estudo, feito a partir de dados das empresas informantes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O tombo nas vendas até novembro, o último dado disponível do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, foi de 8,8% no ano e de 9,1% em 12 meses para o comércio ampliado, que inclui veículos e materiais de construção (o IBGE divulga os números finais do varejo brasileiro amanhã).

O irônico – se é que possível ironia diante de tal desgraça – é que tanto o Estadão quanto os economistas entrevistados, certamente para afastar um pouco a consciência de culpa por não terem previsto o óbvio, o de que o golpe iria resultar num desastre econômico de proporções continentais, ainda tentam encontrar razões para otimismo.

A ironia consiste no fato de que, no passado, quando havia, aí sim, razões de sobra para otimismo, em função do aumento do emprego, das vendas, da arrecadação fiscal, havia uma espécie de coro orquestrado, entre imprensa e dirigentes patronais, para negar qualquer tipo de otimismo. Venderam desgraça quando as coisas estavam boas e agora tentam vender otimismo quando a desgraça se instalou.

Independente da opinião – inútil – dos dirigentes patronais entrevistados, o fato é que a crise atingiu em cheio até mesmo o setor de lojas de luxo, que antes sobreviviam aos piores momentos da economia.

Repare, no gráfico do Estadão, que a abertura de lojas, na diferença com o fechamento delas, se mantinha no positivo durante todo o período pré-golpe. É partir do impeachment ilegal e midiático de Dilma Rouseff, articulado a partir da profunda instabilidade praticada em 2015, quando a oposição começa a sabotar qualquer iniciativa do governo no Congresso e as conspirações midiático-judiciais começam o trabalho de paralisar obras e destruir empresas em toda parte, que as coisas degringolam rapidamente.

O povo brasileiro paga por sua passividade. É ele que está sendo jogado novamente no desemprego e na miséria.

Mas não dá para culpá-lo por algo que ele simplesmente não sabia, porque a grande mídia lhe manteve inteiramente alienado e o governo Dilma, por sua vez, se manteve apático, criminosamente apático, diante do massacre diário a que era submetido.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

100 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Estocadora de Vento

11 de abril de 2019 às 01h45

Rindo ate 2022 da cretinice da esquerdalha. Entao o Brasil era uma Alemanha ate 2016, de repente a GovernAnta caiu e o pais entrou em crise. E como dizer que o doente esta de cama por causa do remedio, nao da doenca…

Responder

Ariston Azevedo

14 de fevereiro de 2017 às 21h38

gopi gopi gopi….tudo acontecendo por causa do gopi kkkkkkkk

Responder

Ana Esmeralda Fonseca Costa

14 de fevereiro de 2017 às 14h06

Fora Temer safado golpista.

Responder

Silvana Sartori

14 de fevereiro de 2017 às 13h24

Não era só tirar a Dilma que a crise acabava?

Responder

Elias da Cambôa

14 de fevereiro de 2017 às 11h45

Graças ao cheira farinha e ao rei do gado de Brasília.

Responder

Roberto

14 de fevereiro de 2017 às 05h02

O espaço de comentários continuará poluído por trolls? Haja republicanismo para aceitar…

Responder

    Fidel Democrata

    11 de abril de 2019 às 01h49

    O companheiro nao suporta o contraditorio? Puxa vida, achei que os fascistas e que gostavam de censura… Faz o seguinte, vai la para o Brasil171 e seja feliz com seus companheiros de seita.

    Responder

Roberto

14 de fevereiro de 2017 às 05h01

Comércio falindo, indústria falindo, milhões caindo de volta na miséria… Voltamos aos tempos de FHC…

Responder

David Rogge

14 de fevereiro de 2017 às 04h57

Não vai se aposentar mais não kkkkkkkkkkk vai ficar velho gagá e babando ódio e os ricos que estão no poder kkkkkkk

Responder

David Rogge

14 de fevereiro de 2017 às 04h54

O culpado, e quem é o pior é o pobre fudido de direita compra tudo a prestação vive pendurado no cartão viaja uma vez por ano dividido em dez vezes o carro ainda está pagando coloca gasolina no crédito e pensa que é rico kkkkkkkkk gritou fora Dilma fora PT mas agora está pior kkkkkkkk não vai se aposentar mais não kkkkkkkkkkk vai ficar velho gagá e babando ódio e os ricos que estão no poder.

Responder

Cicero Eudy Bezerra

14 de fevereiro de 2017 às 03h26

Golpe quem deu foi o PT no Brasil

Responder

Robercil R. Parreira

14 de fevereiro de 2017 às 03h13

Quem Paga o ” #Pato”?!
Mas, Não Era Só Tirar o PT?!

Responder

Sebastião Carlos Garcia

14 de fevereiro de 2017 às 01h54

Cafezinho com Cachaça dá nisso…

Responder

Antonio Carlos

14 de fevereiro de 2017 às 01h22

Meu Deus só rindo !!

Responder

Carla Araujo

13 de fevereiro de 2017 às 21h54

Cheio de trolls nesse blog. Acho que deveria ser tomada uma atitude. São is acéfalos de sempre.

Responder

Zelina Silvano

13 de fevereiro de 2017 às 23h45

Acho triste pois nem todos caíram na vala comum dos patos. Mas era medonho passar por vitrines verde amarela com faixa fora Dilma, fora PT. O dono da Riachuelo admite agora que fez uma aposta errada no golpe pois seu faturamento caiu 40%.

Responder

Gustavo Pacheco

13 de fevereiro de 2017 às 22h56

A crise econômica já dura mais de dois anos, tendo vindo dos governos do PT que optaram por políticas econômicas comprovadamente fracassadas, tais como forte intervenção do estado na economia como, por exemplo, o bolsa-empresário via BNDES. As mesmas políticas do regime militar que no passado nos conduziram à hiperinflação. Dilma, que é economista por formação, não quis ouvir ninguém e continuou conduzindo essa política desastrosa, com inflação alta e desemprego. Os mais pobres pagaram um preço alto por isso.

Responder

    Zelina Silvano

    13 de fevereiro de 2017 às 23h55

    A palavra crise era repetida milhares de vezes ao dia na mídia para gerar essa sensação. Os golpistas não aprovavam nada no congresso porque o canalha do Aécio perdeu a eleição e para esta carta a sangria. E o povo seguia o pato da Fiesp fruto de desvio de dinheiro público.

    Responder

      Vitor

      13 de fevereiro de 2017 às 22h18

      O que faltou o Congresso aprovar para não ter tido crise?

      Responder

    Cris Hoffmann

    14 de fevereiro de 2017 às 07h34

    Crise que alias era MUNDIAL!!!! Vc sabia disso. Ou esqueceu que nos anos 90 qualquer coisinha la forma, tudo subía de preço no Brasil. Ficou mal acostumada porque isso acabou, ai cuando falaram en crise, surtou. Aff me poupe.

    Responder

C Cesar Dos Santos

13 de fevereiro de 2017 às 22h54

so cego nao ve que quem deu o golpe foi o pt lula e dilma,esses sim cabaram com o pais.

Responder

    Zelina Silvano

    14 de fevereiro de 2017 às 00h07

    Não era isso o que dizia o empresariado brasileiro para derrubar Dilma. Diziam que quando ela caísse voltariam a investir.

    Responder

    C Cesar Dos Santos

    14 de fevereiro de 2017 às 00h28

    quando o dinheiro e do trabalhador brasileiro que por sinal e um povo mais esforçado do mundo,trabalha muito ganha pouco se comparado ao resto do mundo onde se muito que aqui no brasil,tem que se ter cuidado,nao fazer a inrresponsabilidade que a Dilma fez gastando como ela gastou comprando empresas falida,ia dar nisso mesmo,agora pra arrumar isso vai levar anos.

    Responder

    Gerson Pompeu

    14 de fevereiro de 2017 às 02h30

    Até 2014, antes do congresso e da Lava Jato começarem a sabotar o país, tínhamos o menor índice de desemprego da história.

    Responder

    Cris Hoffmann

    14 de fevereiro de 2017 às 07h37

    Nos outros governos era melhor? Me fale mais sobre isso.

    Responder

Adriana Bachmann

13 de fevereiro de 2017 às 21h52

Golpe do PT governando o país afff

Responder

    Zelina Silvano

    14 de fevereiro de 2017 às 00h12

    Com o 43 vezes delatado no poder está uma beleza. Ninguém investe nesse país com insegurança política e jurídica.

    Responder

Adriana Zny

13 de fevereiro de 2017 às 21h39

Aqui em Curitiba tem loja da Coppel fechada, estão até vendendo o imóvel… (Que inclusive fica na frente de dois grandes shoppings) tá bem feia a coisa… Foi se o tempo que praticamente toda lojinha tinha placa de “contrata-se”…

Responder

    Zelina Silvano

    14 de fevereiro de 2017 às 00h03

    Fui a Curitiba no final de 2014. A dificuldade do dono da confeitaria era manter funcionário s pois havia uma grande oferta de empregos. Dois meses depois voltei lá e ele estava com uma leva nova. Havia contratado em Palmas e trazido uns 8 funcionários novos. Chamou a atenção porque antes eram meninas e foram substituídas por rapazes. Então parei para conversar sobre o fato. Ou seja, o ódio a um partido gerou o suicídio financeiro de um país.

    Responder

    Adriana Zny

    14 de fevereiro de 2017 às 00h08

    Pois é Zelina Silvano, se o “grande” não consegue se manter, imagine os “pequenos”… Mas tem muito dono de loja aqui que fechou a loja pra protestar contra a Dilma, só estão colhendo o que plantaram…

    Responder

    Zelina Silvano

    14 de fevereiro de 2017 às 00h14

    Verdade Adriana Zny. Mas tinhas coragem ou vontade de entrar numa loja verde amarela com donos e funcionarios babando de ódio? Eu não ao menos.

    Responder

    Adriana Zny

    14 de fevereiro de 2017 às 00h16

    Eu tinha medo até de andar de vermelho no dia das manifestações…

    Responder

Cléber Ribeiro

13 de fevereiro de 2017 às 20h33

Parem de Mironga, o país tá falido des do começo de 2015 !

Responder

    Zelina Silvano

    14 de fevereiro de 2017 às 00h09

    Com o.mantra da crise sendo repetido dia e noite na mídia é o congresso golpista boicotando o país não esperava milagre.

    Responder

    Cléber Ribeiro

    14 de fevereiro de 2017 às 00h26

    Quem faliu o país foi Lula, Dilma, Palocci, Dirceu, Mantega, Temer, Cabral e CIA…

    Responder

    Gerson Pompeu

    14 de fevereiro de 2017 às 02h29

    Até 2014, antes do congresso e da Lava Jato começarem a sabotar o país, tínhamos o menor índice de desemprego da história.

    Responder

Flavii

13 de fevereiro de 2017 às 18h19

Post dá imbecilidade dá esquerda, uma crise econômica surge com anos de cagada do governo, como o da Dilma, e não em seis meses ou um ano, mas como a esquerda só sabe desenhar e passível de perdão, pois de economia não entende nada.

Responder

Vitor

13 de fevereiro de 2017 às 18h15

“Apesar do grande número de lojas fechadas ao longo do ano, o setor começa a mostrar desaceleração da queda do número de estabelecimentos. De acordo com a CNC, de janeiro a junho de 2016, o varejo perdeu 67,6 mil pontos de venda, ao passo que, no segundo semestre daquele ano, o setor registrou o fechamento líquido de 41,1 mil lojas – número também inferior ao observado na segunda metade de 2015, quando a perda foi de 74,1 mil lojas. No total, o ano de 2015 perdeu 101,9 mil lojas.”
http://cnc.org.br/noticias/economia/varejo-perde-1087-mil-pontos-de-venda-em-2016

Essa análise do Miguel não resiste 2 minutos de Google. Leiam a matéria da própria CNC……

Responder

Evelyse Herminio

13 de fevereiro de 2017 às 18h52

Isso é só o começo …Logo logo veremos pessoas passando fome. .Mas nós avisamos!

Responder

Helio Brandao

13 de fevereiro de 2017 às 16h30

Cibele Freitas como está por aí em Araguari? Novo governo melhorou o comércio?

Responder

Josiani Evaldo Mergi

13 de fevereiro de 2017 às 15h35

cade os batedo de panela

Responder

Roberto Russo

13 de fevereiro de 2017 às 14h59

Simplesmente porque isso aqui…não é e nem nunca será um país sério. É um lugar tupiniquim chamado de b-rasil… Um lugar de MERDA!!!

Responder

Mari Gomes

13 de fevereiro de 2017 às 14h38

Bateram panela para tirar a Dilma agora tá bom com os golpistas corrupto distruindo o país inteiro é não me venham com este papo dá globo lixo que a culpa é do PT, vão se informar fora dá globo.

Responder

Miriam Francisca

13 de fevereiro de 2017 às 14h11

A mesma história se repete . A história do corrupto FHC .

Responder

Seba Andrade

13 de fevereiro de 2017 às 13h49

O mesmo se aplica aos que conseguiram finalmente um emprego decente.

Responder

Sônia Bittencourt

13 de fevereiro de 2017 às 12h56

“Golpe “

Responder

Gustavo Horta

13 de fevereiro de 2017 às 10h42

Cristovam Buarque, você é apenas um TRAIDOR!!

ASSIM É. PAÍS SEM PUDOR! E HÁ QUEM MULTIPLIQUE COISAS IDIOTAS ASSIM…
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/02/12/asim-e-pais-sem-pudor-e-ha-quem-multiplique-coisas-idiotas-assim/

“… O ‘testículo’ todo é apenas uma AUTOCRÍTICA; o cretino quer nos CONDENAR A TODOS apenas ao se olhar no espelho. Julga os outros POR SI MESMO.

O CARA É UM BANDIDO MANIPULADOR OU É UM IDIOTA CRETINO — CUIDADO COM GENTE ASSIM, É A MINHA SUGESTÃO! ESTE TIPO DE MANIPULADOR QUER, A SERVIÇO OU NÃO DOS GRANDES BANDIDOS, NOS CONVENCER DE QUE NOSSO PAÍS NÃO TEM JEITO.

ESTE TIPO DE CARA QUER NOS CONVENCER DE QUE É ASSIM MESMO E QUE DEVEMOS NOS CONFORMAR COM AS COISAS “COMO ELAS SÃO”. É UMA GRANDE BABACA OU UM GRANDE OPORTUNISTA MANIPULADOR.

CUIDADO, É O QUE EU SUGIRO….”

Responder

Neusa Barbosa Ramos

13 de fevereiro de 2017 às 12h26

Teleguiados da Globosta, em atividade

Responder

Silvio Eduardo Teixeira

13 de fevereiro de 2017 às 12h25

Nossa. Estava tido bom antes?

Responder

DN

13 de fevereiro de 2017 às 09h49

No momento que o povo aceita ter uma mídia assim ele tem que assumir sua culpa, nos países desenvolvidos esse grau de concentração da mídia é proibido por lei, lei feita por políticos eleitos pelo povo para este fim. Nos próprio EUA, que não é nenhum exemplo de país comunista, bolivariano, ou autoritário, a lei é clara e a regulamentação da mídia no país é feita por diferentes legislações.
“No caso das telecomunicações (rádio, TV aberta e a cabo, internet e telefonia móvel e fixa), a regulação está a cargo da Federal Communications Commission (Comissão Federal de Comunicações, ou FCC, na sigla em inglês), agência independente do governo criada em 1934.
A FCC se dedica principalmente a regular o mercado, com foco nas questões econômicas. O órgão é responsável por outorgar concessões.
A propriedade cruzada de meios de comunicação é proibida. Assim, uma mesma empresa não pode ser proprietária de um jornal e de uma estação de TV ou de rádio na mesma cidade.
Há também regras que impõem certos limites sobre o número de estações de TV e rádio que uma mesma empresa pode controlar em determinado mercado. Esses limites variam de acordo com o tamanho do mercado e têm o objetivo de impedir que um mesmo grupo controle totalmente a audiência em determinado local”. http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/12/141128_midia_paises_lab

Responder

    Juana Inês

    13 de fevereiro de 2017 às 10h44

    O mais interessante é que o próprio EUA investe pesado, no retrocesso do desenvolvimento no Brasil. Estávamos caminhando para reivindicações de melhores políticas na área de telecomunicações. O diálogo estava aberto e já estávamos conseguindo algum avanço. O Golpe patrocinado pelo Tio Sam paralisou tudo e começamos o retrocesso !

    Responder

      DN

      13 de fevereiro de 2017 às 11h21

      Sim, com certeza, o fato de ter uma mídia mais plural que a nossa não é garantia que não tomem decisões baseadas no interesse de seu próprio umbigo, o petróleo no caso… Apenas se tem maior possibilidade de debate e alguma “guerra de versões”. Mas nós não conseguimos fazer nem isso, estamos, por exemplo, entregando nossas riquezas a preço de banana e nenhuma manifestação contrária acontece. Nossa mídia, por ser cumplice formal do golpe, ignora solenemente o fato e o povo em geral não se preocupa, por ser cumplice informal do golpe.

      Responder

Julio Brentani

13 de fevereiro de 2017 às 11h46

Tá bom!! Pelo barulho “panelitico” que fizeram!!!

Responder

Cesar Azevêdo

13 de fevereiro de 2017 às 11h45

Aqui em Caruaru-pe a situação é a mesma. Vários pontos comerciais fechando as portas.

Responder

Rogerio Bermudes

13 de fevereiro de 2017 às 11h39

Realmente o Golpe que o PT deu na sociedade foi certeiro, estamos tonto até agora e não conseguimos nos levantar. Dívida de 170 bi no ano passado e 12 mi desempregados. PT nunca mais voltará ao poder. #INCOMPETÊNCIA

Responder

    Rogerio Bermudes

    13 de fevereiro de 2017 às 12h44

    Bom, não é isso que os índices financeiros apotaram, entramos em derrocada desde o último ano do Lula no poder, de la para cá, a dona dilma teve a competência de nos levar para a PIOR RECESSÃO DA HISTÓRIA DO BRASIL, com políticas equivocadas simples assim, veja que os especialistas falaram.

    Responder

    Miriam Francisca

    13 de fevereiro de 2017 às 14h18

    Tem que ser muito babaca pra acreditar nessa história. Lula colocou o Brasil no G6 e Dilma manteve . O que tá acontecendo agora no país é o repeteco da era FHC. Só coxinha desinformado, mentiroso e mal intencionado continua batendo na tecla de que o PT faliu o Brasil . Acorda antes que seja tarde !!!!!

    Responder

      Vitor

      13 de fevereiro de 2017 às 18h18

      Lula fez isso tudo mesmo, baita governo. Palocci e Meirelles foi a melhor dupla no comando da economia do país… Dilma foi uma imbecil que jogou o país no buraco e nas mãos do PMDB…
      Acorde antes que seja tarde!

      Responder

    Margareth Rodrigues

    13 de fevereiro de 2017 às 15h35

    O cara assiste a Globosta e fica repetindo as imbecilidades que nem papagaio.

    Responder

    Margareth Rodrigues

    13 de fevereiro de 2017 às 15h36

    Responder

      Vitor

      13 de fevereiro de 2017 às 18h21

      Margareth, vai estudar um pouco. Se soubesse o mínimo de economia ou tivesse noções básicas de matemática, não escreveria que o PIB teve esse crescimento em 13 anos…
      Apenas se pergunte: que taxa de crescimento o país deveria ter para o PIB praticamente QUADRUPLICAR? Pensa!

      Responder

    Margareth Rodrigues

    13 de fevereiro de 2017 às 15h36

    Responder

    Margareth Rodrigues

    13 de fevereiro de 2017 às 15h37

    Responder

    Margareth Rodrigues

    13 de fevereiro de 2017 às 15h37

    Responder

    Mary Duarte

    13 de fevereiro de 2017 às 15h44

    Esses leitores de Veja e MBL ?

    Responder

    O Cafezinho

    13 de fevereiro de 2017 às 15h52

    Rombo? Não dá pra argumentar com coxinha. Volte pra escola, alienado!

    Responder

    Rogerio Bermudes

    13 de fevereiro de 2017 às 15h52

    E vocês continuam nesse mundo da imaginação que o PT deixou para nós, querida mostra a evolução do PIB ao longo dos anos, o querida mostra o gráfico dos desempregados de 2014 até agora, o querida mostra o indice de endividamento publico, o querida mostra a evolução do gasto na previdência. Fico com os notáveis economista que temos no Brasil e nundo, do que com informações isoladas e medíocres do PT, estamos com apenas 13 milhões de desempregados. GRAÇAS ao notável governo do PT, valeu mesmo, dois excelentes ministros da fazenda do PT que estão indiciados, parabéns pelo exemplo que vcs estão dando. Ladrões e cúmplices

    Responder

    Margareth Rodrigues

    13 de fevereiro de 2017 às 15h53

    Cafezinho, esse povo é caso perdido kkkk

    Responder

    Rogerio Bermudes

    13 de fevereiro de 2017 às 15h54

    Um blog que é mantido com verba federal, ridículo

    Responder

    Mary Duarte

    13 de fevereiro de 2017 às 15h56

    O tristeza,o ódio cega e emburrece.

    Responder

    Rogerio Bermudes

    13 de fevereiro de 2017 às 15h59

    Realmente queridinha, fico com a Nação Brasileira e vc fica com o falido partido do PTRALHAS

    Responder

    Mary Duarte

    13 de fevereiro de 2017 às 16h09

    Fica com a nação brasileira ??? sei os golpistas : Temer,Cunha, Aécio, Jucá,Renan e o restante da lista da Odebrech ,mas p/ sua infelicidade Lula e Dilma não estão. Só sua quadrilha preferida.

    Responder

    Joaquim Lopes

    13 de fevereiro de 2017 às 16h13

    Concordo.
    Difícil o PT admitir o próprio erro.
    Será que são todos assim ?

    Responder

    Rogerio Bermudes

    13 de fevereiro de 2017 às 16h14

    E vc LULA, DILMA, PALOCI, GENUÍNO, DIRCEU, MANTEGA,

    Responder

    Rogerio Bermudes

    13 de fevereiro de 2017 às 16h15

    Eles são assim msm irmão. Eles alegam que deixaram o O Brasil mil maravilhas

    Responder

    Mary Duarte

    13 de fevereiro de 2017 às 17h12

    Fica com a nação brasileira ??? sei os golpistas : Temer,Cunha, Aécio, Jucá,Renan e o restante da lista da Odebrech ,mas p/ sua infelicidade Lula e Dilma não estão. Só sua quadrilha preferida. Vai paneleiro que já foi Cunha ( bandejão teu amigo),japonês e a tornozeleira e aecim mineirinho ????

    Responder

    Rogerio Bermudes

    13 de fevereiro de 2017 às 17h13

    Valeu pão com mortadela

    Responder

    Mary Duarte

    13 de fevereiro de 2017 às 17h28

    Vai lá pq trabalha 49 anos será osso . Pobre de direita e NASA precisa estuda-Los. Foram Cunha ??? aecim mineirinho ???? japonês tornozeleira ??? ser desinformado dá nisso. Bate palma p/ bandido sem saber.

    Responder

    Beatriz Rodrigues

    13 de fevereiro de 2017 às 18h22

    Tem que ser muito otário e burro para ainda acreditar em um LADRÃO igual o Lula. Realmente, Lula, Dilma e sua corja são encantadores de burros.

    Responder

    Beatriz Rodrigues

    13 de fevereiro de 2017 às 18h22

    Votou na Dilma, agora aguenta o vice dela.

    Responder

    Beatriz Rodrigues

    13 de fevereiro de 2017 às 19h44

    Eu bateria panela para migrar esse povo que idolatra Lula, Dilma e trocentos ladrões de terno e gravata. Eu ein! Povo idiota! Gosta de um sofrimento!

    Responder

    Valéria Paz

    13 de fevereiro de 2017 às 21h50

    O BRASIL REAL – DE 2002 A 2013
    Por Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira. Fonte: Pátria Latina

    1. Produto Interno Bruto:
    2002 – R$ 1,48 trilhões
    2013 – R$ 4,84 trilhões

    2. PIB per capita:
    2002 – R$ 7,6 mil
    2013 – R$ 24,1 mil

    ?
    3. Dívida líquida do setor público:
    2002 – 60% do PIB
    2013 – 34% do PIB

    4. Lucro do BNDES:
    2002 – R$ 550 milhões
    2013 – R$ 8,15 bilhões

    5. Lucro do Banco do Brasil:
    2002 – R$ 2 bilhões
    2013 – R$ 15,8 bilhões

    6. Lucro da Caixa Econômica Federal:
    2002 – R$ 1,1 bilhões
    2013 – R$ 6,7 bilhões

    7. Produção de veículos:
    2002 – 1,8 milhões
    2013 – 3,7 milhões

    8. Safra Agrícola:
    2002 – 97 milhões de toneladas
    2013 – 188 milhões de toneladas

    9. Investimento Estrangeiro Direto:
    2002 – 16,6 bilhões de dólares
    2013 – 64 bilhões de dólares

    10. Reservas Internacionais:
    2002 – 37 bilhões de dólares
    2013 – 375,8 bilhões de dólares

    11. Índice Bovespa:
    2002 – 11.268 pontos
    2013 – 51.507 pontos

    12. Empregos Gerados:
    Governo FHC – 627 mil/ano
    Governos Lula e Dilma – 1,79 milhões/ano

    13. Taxa de Desemprego:
    2002 – 12,2%
    2013 – 5,4%

    14. Valor de Mercado da Petrobras:
    2002 – R$ 15,5 bilhões
    2014 – R$ 104,9 bilhões

    15. Lucro médio da Petrobras:
    Governo FHC – R$ 4,2 bilhões/ano
    Governos Lula e Dilma – R$ 25,6 bilhões/ano

    16. Falências Requeridas em Média/ano:
    Governo FHC – 25.587
    Governos Lula e Dilma – 5.795

    17. Salário Mínimo:
    2002 – R$ 200 (1,42 cestas básicas)
    2014 – R$ 724 (2,24 cestas básicas)

    18. Dívida Externa em Relação às Reservas:
    2002 – 557%
    2014 – 81%

    19. Posição entre as Economias do Mundo:
    2002 – 13ª
    2014 – 7ª

    20. PROUNI – 1,2 milhões de bolsas

    21. Salário Mínimo Convertido em Dólares:
    2002 – 86,21
    2014 – 305,00

    22. Passagens Aéreas Vendidas:
    2002 – 33 milhões
    2013 – 100 milhões

    23. Exportações:
    2002 – 60,3 bilhões de dólares
    2013 – 242 bilhões de dólares

    24. Inflação Anual Média:
    Governo FHC – 9,1%
    Governos Lula e Dilma – 5,8%

    25. PRONATEC – 6 Milhões de pessoas

    26. Taxa Selic:
    2002 – 18,9%
    2012 – 8,5%

    27. FIES – 1,3 milhões de pessoas com financiamento universitário

    28. Minha Casa Minha Vida – 1,5 milhões de famílias beneficiadas

    29. Luz Para Todos – 9,5 milhões de pessoas beneficiadas

    30. Capacidade Energética:
    2001 – 74.800 MW
    2013 – 122.900 MW

    31. Criação de 6.427 creches

    32. Ciência Sem Fronteiras – 100 mil beneficiados

    33. Mais Médicos (Aproximadamente 14 mil novos profissionais): 50 milhões de beneficiados

    34. Brasil Sem Miséria – Retirou 22 milhões da extrema pobreza

    35. Criação de Universidades Federais:
    Governos Lula e Dilma – 18
    Governo FHC – zero

    36. Criação de Escolas Técnicas:
    Governos Lula e Dilma – 214
    Governo FHC – 11
    De 1500 até 1994 – 140

    37. Desigualdade Social:
    Governo FHC – Queda de 2,2%
    Governo PT – Queda de 11,4%

    38. Produtividade:
    Governo FHC – Aumento de 0,3%
    Governos Lula e Dilma – Aumento de 13,2%

    39. Taxa de Pobreza:
    2002 – 34%
    2012 – 15%

    40. Taxa de Extrema Pobreza:
    2003 – 15%
    2012 – 5,2%

    41. Índice de Desenvolvimento Humano:
    2000 – 0,669
    2005 – 0,699
    2012 – 0,730

    42. Mortalidade Infantil:
    2002 – 25,3 em 1000 nascidos vivos
    2012 – 12,9 em 1000 nascidos vivos

    43. Gastos Públicos em Saúde:
    2002 – R$ 28 bilhões
    2013 – R$ 106 bilhões

    44. Gastos Públicos em Educação:
    2002 – R$ 17 bilhões
    2013 – R$ 94 bilhões

    45. Estudantes no Ensino Superior:
    2003 – 583.800
    2012 – 1.087.400

    46. Risco Brasil (IPEA):
    2002 – 1.446
    2013 – 224

    47. Operações da Polícia Federal:
    Governo FHC – 48
    Governo PT – 1.273 (15 mil presos)

    48. Varas da Justiça Federal:
    2003 – 100
    2010 – 513

    49. 38 milhões de pessoas ascenderam à Nova Classe Média (Classe C)

    50. 42 milhões de pessoas saíram da miséria

    Responder

      Vitor

      13 de fevereiro de 2017 às 22h21

      Essa comparação do PIB é coisa de gente canalha ou simplesmente burra. To apostando na segunda opção…

      Responder

    Valéria Paz

    13 de fevereiro de 2017 às 21h52

    A burrice e a canalhice desses paneleiros são coisa de outro mundo.

    Responder

    Rogerio Bermudes

    13 de fevereiro de 2017 às 23h30

    Ei sabichona Valeria o governo do PT foi tão bom como vc diz que o Brasil foi rebaixado em todos os níveis ee confiança para investimento estrangeiro, hein sabichona isso quer dizer que não é seguro o investidor injetar a sua grana aqui, ata vc vai falar que a globo que manipulou isso hahajaja, hein amorzinho deficit fiscal é quando o governo gasta . mais que arrecada, ata vc era das vacas que mamava no governo, entendi. Ai filhota cai na real.

    Responder

    Zelina Silvano

    13 de fevereiro de 2017 às 23h46

    A faixa verde amarela fora Dilma, fora PT ajudou a afastar clientes.

    Responder

    Zelina Silvano

    13 de fevereiro de 2017 às 23h51

    Temer 43 delações. Grande aposta. Estão voltando a classes C a E e continuam abraçados ao golpe.

    Responder

    Rogerio Bermudes

    13 de fevereiro de 2017 às 23h53

    Temer que foi aliançado com vocês e provocaram o maior assalto da história no Brasil dos cofres públicos

    Responder

    Leandro Richa

    14 de fevereiro de 2017 às 01h11

    Mas é pq falou na Globo, então é verdade!!!!!

    Responder

    Sebastião Carlos Garcia

    14 de fevereiro de 2017 às 01h56

    Cafezinho com cachaça e mortadela dá doidera…?

    Responder

    Sebastião Carlos Garcia

    14 de fevereiro de 2017 às 01h59

    Jumento velho não pega freio, mas pega cadeia.

    Responder

    Gerson Pompeu

    14 de fevereiro de 2017 às 02h32

    Até 2014, antes do congresso e da Lava Jato começarem a sabotar o país, tínhamos o menor índice de desemprego da história.

    Responder

    David Rogge

    14 de fevereiro de 2017 às 04h55

    O culpado, e quem é o pior é o pobre fudido de direita compra tudo a prestação vive pendurado no cartão viaja uma vez por ano dividido em dez vezes o carro ainda está pagando coloca gasolina no crédito e pensa que é rico kkkkkkkkk gritou fora Dilma fora PT mas agora está pior kkkkkkkk não vai se aposentar mais não kkkkkkkkkkk vai ficar velho gagá e babando ódio e os ricos que estão no poder.

    Responder

    Rogerio Bermudes

    14 de fevereiro de 2017 às 10h58

    Chupa essa PTRALHAS

    Responder

    Ana Lúcia Rdv

    14 de fevereiro de 2017 às 17h18

    IMBECIL

    Responder

    Rogerio Bermudes

    14 de fevereiro de 2017 às 17h20

    PTRALHA

    Responder

    Leila Piccoli

    15 de fevereiro de 2017 às 03h58

    É foi o PT! KKKKKKKKK Daqui à 20 anos ainda vão estar dizendo isso e catando lixo. Kkkkkkkkk Tem que se fuder mesmo.

    Responder

Jorge Rodrigues

13 de fevereiro de 2017 às 11h33

Moro fica nervoso com os advogados de Lula?

Receita de calmante natural : Chá de Mulungu com chá de picão . Anti estress, anti- depressivo, anti nervosismo e anti caganeira.

? Tomar uma xícara de 200ml antes do café da manhã.

? Uma xícara de 200 ml antes do almoço.

? Uma xícara antes do jantar.

Obs: Tem que ser servido por Aécio Neves pra surtir efeito.

Obs: Não cura mal caratismo.

Por Jorge Rodrigues.

Responder

Luiz Carlos P. Oliveira

13 de fevereiro de 2017 às 09h28

Não são só lojas que estão fechando. Observem nas capitais a quantidade enorme de casas e apartamentos à venda. Nunca vi nada igual. Em algumas ruas, de bairros nobres, é impressionante o número de imóveis à venda.

Responder

    Juana Inês

    13 de fevereiro de 2017 às 10h44

    É tempo de trevas !

    Responder

Deixe uma resposta