Bahia: Refinaria privatizada provoca desabastecimento de Gás de Cozinha

Quem derrubou Temer?

Por Miguel do Rosário

18 de maio de 2017 : 10h27

(Presidente Michel Temer e o colunista do GLOBO Ricardo Noblat. Foto: Maria Lima)

Exclusivo para o Cafezinho!

Quem derrubou Temer não foi a Globo. A luta só começou, e se dará nas ruas

Por Roberto Ponciano, um marxista, sobre a necessidade da análise dialética nesta hora em que as teorias da conspiração tão em moda retiram a força das ações coletivas da história

Gente com falso maquiavelismo achando que tudo que aconteceu ontem foi só “a Globo tentando dar golpe dentro do golpe”.

Este falso determinismo histórico, em geral, vem de uma visão materialismo mecânica e não dialética do mundo. A mesma que dizia que seria melhor eleger Trump para a presidência dos Estados Unidos, porque ele primeiro iria arrumar a casa e distensionaria as relações imperialistas pelo mundo afora. Estas análises deterministas vulgares, falso maquiavelistas, partem do pressupostos que as variantes históricas, as classes sociais, as frações de classe, as instituições, são variantes matemáticas facilmente determináveis, e que numa lógica aristotélica e de silogismo podem predizer o futuro como o oráculo de delfos.

O problema é que o futuro é uma esfinge que vive devorando estes predicadores de feira.

Não, a delação de ontem não foi um ato da Globo para dar o golpe dentro do golpe. A Globo sim, agora, junto com os conservadores e os extremistas de direita, vai apoiar uma saída na qual os golpistas não tenham que devolver o poder ao povo, mas no pior cenário possível para eles.

A Globo só publicizou o que aconteceu ontem, porque, como diria Foucault, o sistema de provas judicial e de verdade, inaugurado pela civilização ocidental com Descartes é o meio processual jurídico, no qual, determinadas evidências não tem como ser descartadas.

Com certeza, alertada pelos próprios meios que vivem vazando notícias contra o PT, da delação da JBS, a Globo se viu numa escolha de Sofia. Calar-se e ver o maior escândalo da história da República sair num blog sujo como O Cafezinho, ou no El País, ou na BBC Brasil, ou apressar-se em jogar a merda no ventilador e tentar salvar alguma aparência de “imparcialidade”.

E este, na verdade, o jogo que a Globo joga desde ontem. Notícias deste tipo não são fabricadas, elas são bem maiores que as intenções e que o controle da Globo.

Os interesses de classe da grande mídia e de seus patrocinadores foram duramente afetados ontem. Só se pode explicar a delação da JBS pelas próprias defecções, rachas, brigas internas dentro do golpe, que transformou Brasília num balcão de negócios entre quadrilhas rivais. Conectando a delação com a própria fala do Aécio em eliminar, matar rivais, a denúncia da JBS se apresenta muito mais do que um resguardo de integridade física pessoal e da própria empresa (que dependendo do tamanho da propina a ser paga pode mesmo ser levada à falência), do que um interesse determinante em derrubar um governo.

A derrocada em segundos do Governo Temer, que tinha uma popularidade de 4%, e que se mantinha num misto de chantagem, corrupção, compra de votos e compra de apoio da imprensa, não estava na conta da Globo e dos outros veículos de imprensa que apoiaram o golpe não.

Na conta deles, até ontem, estavam a “urgência” da reforma da previdência e trabalhista, a venda do pré-sal, o fatiamento da Petrobras, o desmantelamento do BB e da CF.

É lógico, que com o escândalo de ontem, esta agenda fica adiada sine die e o jogo político no Brasil está em aberto.

Sim, em aberto, não sou um otimista que tem certeza que teremos eleições diretas em 2017. É lógico que as forças golpistas tentarão impor uma solução “Carmem Lúcia” (com a imagem bastante desgastada também por seu apoio às reformas) ou uma eleição indireta num Congresso corrupto e sem respaldo. Mas isto não está dado ou determinado.

Depende da nossa iniciativa. As forças progressistas e populares voltam a ter a iniciativa. Nosso papel é tomar as ruas e exigir eleições diretas já!

A mídia corrupta, principalmente a Globo não consegue esconder sua participação no golpe, é forçoso lembrar que ainda ontem a Globo passava a propaganda regiamente paga pelo bandido Temer a favor das reformas. Que o pagamento de propina deste governo, também é o pagamento de propina aos meios de comunicação, e que nem a Globo nem nenhum outro meio de comunicação tem hoje algum lastro para chamar qualquer tipo de movimentação politica, muito menos de rua.

As forças reacionárias, desde ontem, estão na defensiva. Depende da ousadia da nossa ofensiva alcançar ou não as eleições diretas já em 2017.

Em política a iniciativa conta muito. Se não fosse a iniciativa de Lênin, um partido pequeno e minoritário, como era o Bolchevique na Rússia, jamais teria tomado o poder de Estado.
Se tivermos a iniciativa e formos as ruas, não pedindo, mas exigindo não só eleições diretas, mas anulação de todas as reformas, leilões de petróleo, todos os atos lesivos e corruptos deste governo vende-pátria, inclusive, uma investigação das ligações de Temer, Cunha, Aécio com elementos do MPU e do Judiciário, poderemos sim virar o jogo e retomar o controle do país.

Desta vez com uma pauta ainda mais avançada!

Até a vitória final! Pátria livre! Venceremos!

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

37 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Marcos

22 de maio de 2017 às 11h45

Quem derrubou o Temer foi a Lava jato…ele tenta acabar com a investigação, já que seus aliados estão todos ligados a este escândalo, quem acabou com a Dilma foi a incompetência administrativa de um governo sem rumo…. que baixou tributos, fez a reforma 85/95, várias bolsas populistas, que quase quebraram o país……destruindo a economia brasileira com um Rombo de 4 trilhões de dívida interna.

Responder

Patrícia

20 de maio de 2017 às 16h01

Estava até gostando do seu texto, mas quando começa “os golpistas”, “mídia golpista”, “forças reacionárias”, aí esse discurso de esquerda tão desgastada com tantas denúncias e tão suja quanto a direita. Sinto, mas essas palavras não convencem ninguém. Hoje pra ser bom a pessoa não pode ser direita e nem esquerda para estar limpo.

Responder

Mônica Athayde

19 de maio de 2017 às 11h54

Robson Dias

Responder

Carlos M M Porto

19 de maio de 2017 às 08h30

Não foi derrubado seus idiotas! Escutaram o áudio? Foi o lulla que mandou fazer essa mwrda?

Responder

Waldir José Franco

19 de maio de 2017 às 02h33

A globo parece que descobriu o Brasil. Acreditam em contos da carochinha.

Responder

Rita Matos

18 de maio de 2017 às 22h06

Importante análise para compreendermos a globo e a queda de temer.

Responder

Laercio Ferreira

18 de maio de 2017 às 21h29

NO-BLAT , UM COLUNISTA DA MÍDIAS GOLPISTAS DA KRUS KRAN KAN DAS ELITES ANTI NACIONAIS DA NEO COLÔNIA DE PINDORAMA< BOCA ABERTA ESTÃO OS MULTIMILIONÁRIOS DO PAÍS QUE REALIZAVAM EXCELENTE GOVERNOS COM TEMER , CONSEGUINDO COLOCAREM OS EXCLUÍDOS E, OS POBRES E O POVO DE VOLTA EM SEUS DEVIDOS LUGARES??

Responder

Anonyma

18 de maio de 2017 às 16h51

Ótima analise, e agora!? povo na rua.

Responder

Andre Chemello

18 de maio de 2017 às 19h22

Amigos…..

Responder

Maria Aparecida Fernandes Da Silva Kato

18 de maio de 2017 às 19h18

DIRETAS JÁ!

Responder

Gustavo Pacheco

18 de maio de 2017 às 18h58

Prendam todos. Fora todos. Nenhum político merece nossa confiança. Oportunistas e impostores.

Responder

Replicante Seletivo

18 de maio de 2017 às 14h15

A única lógica plausível para este espalhafatoso tiro-no-pé, provocado pela Globo ao divulgar depoimentos contundentes contra Temer e Aécio, é justificar, no meio deste tumulto reinante, uma prisão sem provas para Lula e dar continuidade aos planos golpistas em sequência. Temos que estar atentos, a fome de poder e a capacidade de criar climas golpistas são fatores inerentes ao espírito do Sistema Globo.

Responder

Celma Queiroz

18 de maio de 2017 às 14h10

A rede Globo apoia esse bando de ladroes, distraindo a massa , a classe média, q pensa ser rica; é cúmplice de tudo de ruim , ainda aquela Cristiana Lobo, protegendo Aecio , Temer e outros bandidos ; não somente a Rede Globo, como o Jornal Estadão, a Folha de São Paulo. Tem que substituir o Ali Kamel!

Responder

Fabio Muniz

18 de maio de 2017 às 13h50

Tainá Muniz

Responder

Andre Chemello

18 de maio de 2017 às 13h50

Temer foi deletado uma vez, Lula oito. Só pra constar!!

Responder

    O Cafezinho

    18 de maio de 2017 às 14h25

    hehe, mas delação com “prova destruída” não conta. Uma delação com provas vale um milhão de delações sem provas. finge que ri mas vc tá chorando. temer era da sua turminha de golpistas.

    Responder

    Kátia Oliveira

    18 de maio de 2017 às 14h36

    O Cafezinho Andre ainda resiste no discurso da globo!kkk

    Responder

    Andre Chemello

    18 de maio de 2017 às 14h49

    Kátia Oliveira

    Responder

    Andre Chemello

    18 de maio de 2017 às 15h14

    O Cafezinho

    Responder

    Luiz Ramiro C Chemin

    18 de maio de 2017 às 15h50

    vai sim! vai te deixar louco da vida quando ele não receber votos suficientes

    Responder

    Carlos Mauricio Silva

    18 de maio de 2017 às 17h13

    SISTEMA ESTA CARCOMIDO PODRE

    Responder

    Tereza Müller

    18 de maio de 2017 às 18h59

    ????????

    Responder

    Carrie Coleman

    18 de maio de 2017 às 21h51

    Andre Chemello Onde estão as provas contra Lula?

    Responder

    Flavia Teixeira

    19 de maio de 2017 às 00h54

    E onde está a gravação com Dilma? Os áudios com TEMER e AECIO são claros…. E com direito às imagens. Convicção é coisa para enfiar no mesmo lugar que a #globogolpista informou que Temer aguardava….

    Responder

    Kátia Oliveira

    19 de maio de 2017 às 02h34

    André Andre Chemello quero ver as provas não depoimento!!! Se provarem não tenho problema algum de ve-los presos já vocês adoram um bandido de estimação, já foram todos Japonês da Federal, Cunha e Moro todos bandidos e não me fale que moro não tem provas só não tem porque ninguém investiga o caso banestado a fundo! Ah se informe sobre seu idolo bolsolixo como saiu expulso da corporação!

    Responder

    Andre Chemello

    19 de maio de 2017 às 02h35

    Flavia Teixeira Eu nao criaria tanta expectativa assim… Até agora, foi muito barulho por nada… O audio nao condiz com o auê que criaram em cima, foram omitidas frases e deturpada a fala de Temer… Tem coisa aí!…Alguem ja se perguntou como PT, Rede e PCdoB tinham os pedidos de impeachment PRONTOS e em maos para entregarem no STF, assim que saiu a noticia?.. Pensem!

    Responder

Andre Chemello

18 de maio de 2017 às 13h46

kkkkkkkkkkkkk

Responder

Regina Barja Fidalgo

18 de maio de 2017 às 13h41

As merdas que ele mesmo fez

Responder

Francisco Andre Batista Silva

18 de maio de 2017 às 13h40

Kkkkkk

Responder

Rosane Graça

18 de maio de 2017 às 13h39

Responder

Rosane Graça

18 de maio de 2017 às 13h38

Responder

Nelton da Silva

18 de maio de 2017 às 13h35

Noblat é um canalha. Talvez, seus propósitos sejam agora atingidos. A Marcela estará muito vulnerável, quiçá, sozinha se o marido for preso.

Responder

Ediane Prestes

18 de maio de 2017 às 13h32

Kkkkkkkkkkkkkkk

Responder

Vanuzia Brito Lima

18 de maio de 2017 às 13h31

Pode investigar que ele pode ter mandado matar o Teori Zavaskcs.

Responder

João Valente

18 de maio de 2017 às 13h29

Prende ele também. Traidores da nação.

Responder

Deixe um comentário