Menu

Para condenar Lula, Dallagnol apela para argumento de Rosa Weber no mensalão: “não tenho provas, mas literatura me permite”

Agora que o documento completo da turma de Curitiba, contendo as alegações finais dos procuradores pedindo a condenação de Lula, já está disponível na internet, a gente pode observar que se trata da mais desonesta e ilegal peça jurídica já escrita na história mundial dos processos penais. Em primeiro lugar, as alegações finais copiam totalmente […]

318 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brasília - O procurador Deltan Dallagnol participa da palestra Democracia, Corrupção e Justiça: diálogos para um país melhor, no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), campus Asa Norte (José Cruz/Agência Brasil)

Agora que o documento completo da turma de Curitiba, contendo as alegações finais dos procuradores pedindo a condenação de Lula, já está disponível na internet, a gente pode observar que se trata da mais desonesta e ilegal peça jurídica já escrita na história mundial dos processos penais.

Em primeiro lugar, as alegações finais copiam totalmente a denúncia inicial. Ou seja, o MPF ignorou completamente todo o longo processo de defesa, que contou com dezenas de testemunhas e provas que inocentam cabalmente o ex-presidente de todas as acusações.

Em segundo lugar, o MPF não conseguiu reunir uma mísera prova contra Lula. Para compensar, transformou o relatório num ensaio, com perdão da expressão, sociológico vagabundo, de quinta-categoria, cheio de adjetivos e ilações de botequim.

É tanta besteira que não sabemos nem por onde começar. Para não cansar o leitor, fiquemos somente nesse trecho:

Olha só! Os dallagnois de Curitiba, em seu linguajar empolado, admitem que não tem prova: é isso o que significa expressões como “crimes de difícil prova”, “dificuldade probatória”, etc.

Em seguida, eles copiam aquela decisão de Rosa Weber que chocou o mundo jurídico (que inclusive teria sido escrita pelo próprio Sergio Moro, que era assistente dela à época) e já se tornou legendária da literatura da jurisdição de exceção, na qual ela diz que “não tem provas para condenar José Dirceu, mas a literatura me permite fazê-lo”.

A tese do último livro de Wanderley Guilherme fica, assim, comprovada: o golpe de hoje começou no julgamento do mensalão, quando a jurisdição de exceção foi instituída, sem que se notasse uma reação à altura.

O triste é saber que um documento desse, modelo de tudo que não deve ser uma denúncia, será analisado pelo juiz mais cafajeste e cretino que já pisou os tribunais do Brasil: Sergio Moro.

Para registro histórico, eis o link da íntegra do documento do MPF, contando as alegações finais contra Lula.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcelo de Faria

07/06/2017 - 18h44

HOJE NO TSE. . .

apolinario jose pereira

05/06/2017 - 15h22

Como disse o advogado Kaka, se esses procuradores de curitiba fosse em Portugal , esles estariam presos para o resto da vida, Dallagoll e cia, junto com o juiz Moro, como é aqui no brasil, são é premiados pelos fascistas da imprensa e justiça. Que vergonha essa justiça acovardas do brasil. Prisão neles já!!!

Jeronimo Colares

05/06/2017 - 16h33

Hai.,hai, hai Hitler!!! Grandes Bostas!

Joaquim Inácio Vasconcellos

05/06/2017 - 12h55

Também li, nauseado, parte do arrazoado desse procuradorzinho. Há juízes e procuradores que estão a criticar esta manifestação de cunho meramente político!

Oswaldo Monteiro

05/06/2017 - 15h20

LAMENTÁVEL…/////////////

Sérgio Silveira Marinho Falcão

05/06/2017 - 15h08

E assim, lá se vão nossos direitos legais.

Antonio Carlos Figueiredo

05/06/2017 - 14h52

Só prejudicaram o Brasil! Até quando vai toda essa insanidade! Que horror!

Regina Nilson Filho

05/06/2017 - 14h25

Não existe um Orgão superior, para acabar com esta farsa monstruosa, esta perseguição vergonhosa, contra o Presidente Lula? A opinião pública mundial, se rebela contra este absurdo! E, nós, vamos assistir, passivos?

Walter Pastori da Fonseca

05/06/2017 - 11h19

Ta facil o Lula sair dessa em relação ao pedido de prisao o juiz vai ter que se esforçar muito pra condenar se ele tiver essa coragem de condenar alguem sem nenhuma prova documentada nao sei.
Em relação a multa de 87.000.000 de reais e um calculo bastante entusiasmado do dignissimo procurador. O Lula pega todos os bens que os procuradores tem convicção quer dele e deposita na justiça.
O triplex
O sitio de Atibaia
O apartamento do lado que o presidente mora
O terreno que ele ganhou prta contruir o institudo Lula
Os presentes que ele ganhou quando presidente
A parte que o filho dele tem na friboi
A parte que o filho dele tem na OI
O saldo da conta que o bonissimo dono da friboi abriu pra ele.
Sr prucurador se tudo isso nao der pra pagar faremos uma vaquinha pra completar

Ademir

05/06/2017 - 11h10

Só tenho uma coisa a dizer: Dallagnol é um mau-caráter até a medula.Mentiroso e fundamentalista religioso que pouso nos púlpitos para destilar sua sanha golpista eivada de mentiras.Hipócrita, um lobo em pele de cordeiro.

ADELSON

05/06/2017 - 09h53

A literatura, de que quilate?

Adauto Beserra

05/06/2017 - 09h48

Os juristas sérios do Brasil não devem se calar diante de tantos abusos e desvios de comportamento de representantes do judiciário, tanto no desejo de condenar acusados sem provas, quanto de tentar livrar aqueles cujas provas materiais foram apresentadas, ficando claro o objetivo político em suas atitudes. O cidadão brasileiro, que paga os altos salários dessa categoria de trabalhador, não merece assistir tudo isso como se o pessoal do judiciário pudesse usar e abusar dos seus poderes, sem ter que seguir as regras das Leis. Principalmente eles têm de zelar pela obediência às Leis, pois são elas que regem toda a base das funções públicas exercidas por eles.

Clemir/PE

05/06/2017 - 09h13

A Lava Jato já demonstrou sua incompetência e má fé, quando o “menino astronauta” e o “inquisidor” deixaram o PSDB de lado. Eduardo cunha mesmo preso por eles, continuou recebendo propina e Cláudia Cruz sua esposa foi liberada. As denúncias da JBS desmoralizaram os dois.

Wagner Moraes

05/06/2017 - 07h02

Miguel do Rosário, não se esqueça que quem pode ter escrito o voto da Ministra Rosa Weber, foi o juiz que a auxiliava á época: Sergio Moro.

Marília Macedo Lima

05/06/2017 - 08h33

Desequilibrados e movidos pelo ódio!

Ana gleudas

05/06/2017 - 04h47

Bando de covardes, medo e inveja de Lula, que é um grande líder, e vcs são uns urubus, seus miseráveis, vou se tratar, que é melhor, inveja é doença!

Roberto Pimenta

05/06/2017 - 02h13

O povo brasileiro ñ aceitará condenação de Lula sem provas. Esse juiz safado pense bem no que ele vai fazer para ñ se tornar responsável por uma tragédia nesse país.

Marcos Pinto Basto

05/06/2017 - 02h07

Comentei sobre o Dallagnol e suas acusações sem provas. Cometi algum erro? Meus comentários são censurados? Muito estranha a não publicação do meu comentário.

Marcos Pinto Basto

05/06/2017 - 01h58

Se Dalton Dallagnol aponta crimes de difícil prova, mostra claramente estar insultando o réu de criminoso. Também leu a tal literatura que a Rosa Weber mencionou que lhe permitia condenar José Dirceu. Uma súcia de colendos golpistas mascarados de magistrados. E o Conselho Nacional de Justiça? Aonde e como funciona? Como diz o velhinho Zé Preto que vende carvão aqui perto e lê todos os jornais velhos que lhe chegam às mãos:” Esses caras promotores e o tal juiz Moro não são brasileiros, soltam criminosos que acusam Lula, não conseguem provar nada e têm o descaramento de pedir condenações”
E se o CNJ não tomar qualquer atitude perante tão manhosa manobra que de jurídica nada possue, podemos começar a pensar na GREVE GERAL IRRESTRITA para já.

verônica coutinho

05/06/2017 - 01h18

Fico enojada ,como uma justiça,condena por ódio,até no corredor da morte nos estados unidos hoje,is advogados estão salvando inocentes,fazendo dna.aqui cindenam sem provas como foi o csso José Dirceu.será que os verdadeiros corruptos,caixa dois cim provas não vão para cadeia? OAB ainda acredito em vcs,STFassusta,MPF onde estão às provas contra lula? Serra tem privas juca temer Aécio é um perigo à nação,alchimim ,rodrigo maia ,são tantos querem cindenar por bel prazer? Vou vomitar estou assustada com esses que representam à justiça.Roberto jerfesin ficou com quatro milhões,hoje retorna à polica,falando em honestidade!o que é ser honesto hoje!!

Andreia Barreto

05/06/2017 - 01h40

Eles não querem de forma alguma q Lula se candidate a presidente!!
Eles fiquem sabendo q mesmo o Lula estando de fora ainda sim meu Voto é pro PT!!

Luis Rodrigues

05/06/2017 - 00h47

Enfia o PowerPoint na…

Zulede Sertao Sertao

05/06/2017 - 00h33

Vocês vão pagar por todas Injustiças e Abusos causados ao nosso Guerreiro Lulaaaaa!!! Aguardem!!! Clamamos Justiça para todos Urgente!!!!

Jorge Franco

04/06/2017 - 22h57

Vem cá que justiça de merda esta nossa não tem uma estância superior para punir estes calhordas ! Este país virou zona tbm com os governos golpista quê temos???

Neusa Magalhães

04/06/2017 - 22h23

Eles fazem.que querem e vergonha eles passar familires deles para toda eternidade .

Dyovana Maria de Souza

04/06/2017 - 22h10

Chega a ser ridícula
Essa matéria , todos os depoimentos chegam na mesma pessoa !! As testemunhas contam com requinte de detalhes as manobras do chefão da Máfia ( Lula) . Mas …vamos combinar que o cara foi muito esperto , comprou muitos laranjas , botou muito otário pra trabalhar pra ele . Mas … não adianta esperniar porque o povo ” esclarecido ” já sabe de tudo ! E vamos mostrar isso nas urnas .

Ivanise Demaria Vieira

04/06/2017 - 21h11

Cuidado fariseu, alguém pode ler algo e entender desta “leitura”, que tu fizeste ou pensaste em fazer algo!!!!

Célia Daisy Villas-Bôas

04/06/2017 - 20h46

IDIOTA!!..

Alexandre Hermany

04/06/2017 - 20h45

Jise Carlos de Souza acho que vc e contra o Pt em primeiro lugar. Mulinha ou safado

Cyro Leite

04/06/2017 - 20h24

esqueçam o que este moleque diz!

Ewerton

04/06/2017 - 16h43

A expressão “literatura Juridica” é tal como uma falsidade.
Parece até uma alegação humorística: “RolandoLero” sai pela tangente sem explicar nada com clareza.
Um funcionário público tem que ser coerente evitando se expor ao ridículo.
Há princípios básicos que não se admite que sejam “esquecidos ou negligenciados… creio que a simples informação “há na literatura” significa uma afronta ao juiz pois, em outras palavras, o promotor está dizendo para o juiz “que ele, o juiz, que procure” e escreva a sentença com base naquilo que o promotor nem sabe e, pelo jeito, o juiz tambem não.
ora, o Juiz somente drve se manifestar com base np que lhe for solicitado em uma corte séria, essa porcaria escrita pelo promotor seria sumariamente recusada/arquivada/não recebida e, o magistrado deveria pedir, ou ordenar, que o autor lhe peça desculpas/se retrate por tal bobagem.

Ambos são muito bem pagos pelos contribuintes para trabalharem e não para ficarem fingindo sapiência.

Anton?o De Deus Porfirio

04/06/2017 - 19h03

Todos políticos estão envolvidos na corrupção, so o Lula que não , engraçado NÉ

Alzeni Andrade

04/06/2017 - 18h42

Covardes.

Alzeni Andrade

04/06/2017 - 18h40

Cite alguma prova concreta.

Aline Novaes

04/06/2017 - 18h27

Absurdos jurídicos estão se tornando corriqueiros no Brazil da lava jato.

Daiany Macelai

04/06/2017 - 18h24

O momento é outro querido procurador!

Jane Nobre

04/06/2017 - 17h48

Ruma de BOSTA CANALHAS SEM VERGONHAS, lixoooooo humano

Marco Brito

04/06/2017 - 17h21

O QUÊ É ISSO… ???

Fernando Tolentino

04/06/2017 - 17h16

Tornar-se procurador não fez que deixasse de ser um menino exibido que se imagina gênio.

Sergio Seixas

04/06/2017 - 16h39

Sóstenes Bernardes, você que é da área, o que diria?

Sergio Seixas

04/06/2017 - 16h38

Eliana Seixas Tito Seixas Lili Lucas

Renato Cunha

04/06/2017 - 15h54

Ariadine Lima

    Ariadine Lima

    04/06/2017 - 17h03

    Caraca…se esses caras que devem zelar pelo cumprimento da lei estão assim, imagina o resto …estamos a deriva!!!?

Amaral Adria

04/06/2017 - 15h39

..suas desgraças!

Marcio Carneiro

04/06/2017 - 15h34

Isso só perde pra sentença do Moro que lnocentou a mulher do Cunha… Só absurdos da gang de Cu.. Ritiba. Paus Mandados…

enganado

04/06/2017 - 12h24

Traduzindo, o “”” . . . argumento de Rosa Weber no mensalão: “não tenho provas, mas literatura me permite . . . “”” . Terra sem LEIS, pois quem deveria zelar pelas Leis da Constituição, as Tropas de Ocupação, principalmente a facção terrestre, diz que está tudo certo! “”Estamos APENAS a DERIVA, ñ é gen. VILLAS BÔAS? Então sou eu um bosta, que fico vendo chifre na cabeça de cavalos. Pois é enxergo, 1) Constituição rasgada; 2) Aqueles que a rasgaram são bi-meRdalhados pelo tal _exército_ que se diz Patriota; 3) O País não têm mais HONRA/DIGNIDADE/ÉTICA; 4) A Nação entregue aos USraHell para enrabarem os 12P´s como quiserem; 5) O POVÃO não têm mais HOSPITAIS_ESCOLAS_SEGURANÇA_LAZER_LIBERDADE_ . . . etc; 6) As OMISSÕES: COVARDIA/CINISMO/PUDOR dos tais militares que aqui habitam não tem mais limites, pois até que enfim depois de 517 anos de BRASIL _ OCUPADO ((((sim, porque o BRASIL existe a mais dos 517 anos, as Artes Rupestres me afirmam isto))) mostraram para que vieram, até que enfim estão expondo suas garras a favor de uma DIREITA, vil/ladra/apátrida; 7) JUDICIÁRIO não têm mesmo, ou seja, virou as armas dos PLUTOCRATAS e CLEPTOCRATAS contra aqueles que lutam por uma Pátria DIGNA = 12P’s = POBRES, PRETOS, PROSTITUTAS, PROFESSORES, PERIFÉRICOS, PETISTAS, PROLETÁRIOS, PATRIOTAS, PERSEGUIDOS, PENSIONISTAS, PRESIDIÁRIOS e o POVÃO; 8) . . . . ; 9 ) . . . ; n) . . . etc . Enfim estamos condenandos ao Ostracismo entre as Nações. Mino Carta , Vc têm TODAS as Razões: “””NÃO TEMOS SAÍDA, ISTO AQUI NÃO TÊM MAIS JEITO”””, o antigo-BRASIL acabou como Nação!!!! ; somos um covil de LADRÕES/INJUSTOS/COVARDES/ . . . ETC.

Sigenando Ferreira Gomes

04/06/2017 - 15h21

estão perdidos igual cego em tiroteio,kkkkkkkkk.

Carlos Bley

04/06/2017 - 12h20

A justiça brasileira é muito eficiente em dois momentos: na hora de condenar os pobres e quando absolve os ricos. (Aristóteles)

Julio Schommer

04/06/2017 - 15h12

Kkkkkkkk pega ladrões!!!!! Vai falta cadeia!!!!! Go MPF!!!!!!

Paulo Nunes Oliveira

04/06/2017 - 14h54

Esse Deltan Dallahnol é coisa do demo…fascista . Imundo.golpista.

Francisco Silva

04/06/2017 - 14h28

Eu daria um conselho a esses promotores cuidado com a lei da atração ela realmente existe e tem efeito bumerangue.

Cleide Maria Arruda Pires

04/06/2017 - 14h21

Só perseguição.

Manuell Carneiro

04/06/2017 - 14h17

Se tornou banal e vulgar recorrer a esse tipo de argumento para prender e condenar algumas pessoas inimigas ideologicamente, foi o caso da fala e dos argumentos vis e irresponsáveis da ministra Weber quando proferiu seu voto para condenar a José Dirceu, podemos dizer que foi uma enorme canalhice da parte dela e mais ainda agora da parte desse calhorda Dellagnol e cia.

Darci Horlle

04/06/2017 - 14h10

Lula na cadeia. Lugar de chefe de quadrilha e na cadeia!!!!!

João Carlos

04/06/2017 - 10h58

Uma perguntinha: se a Globo, a Veja, e o resto da mídia quisessem realmente o bem dos brasileiros não estariam eles denunciando esta vergonha judiciária?
Ou foram eles que promoveram o Golpe contra Dilma com aquela histeria de corrupção para permitir que Michel Temer assuma o Poder para entregar o pré sal, a base de foguetes de Alcântara, assine as criminosas e nefastas “reformas” da Previdência e das leis trabalhistas e outras iniciativas contra os brasileiros?
Favorecendo poderosos interesses financeiros/dinheiros estrangeiros a quem a Mídia serve?
E agora comandam o definitivo afastamento de Lula?
O qual sempre se opôs àqueles interesses?

Julio Pires

04/06/2017 - 13h56

É um bosta

Elizabeth Flavia

04/06/2017 - 13h55

E olhe que essa criatura tem formação em Harvard, pra mim é mais um motivo pra acreditar em perseguição! Só não tenho ideia do que está por trás

    Esmeraldo Cabreira

    04/06/2017 - 12h45

    ELISABETH FLAVIA….. PERDOE-ME……. UNIVERSIDADES NORTE AMERICANAS NÃO SÃO AMBIENTES ÉTICOS E MORALISTAS DE SABER!
    A ÉTICA E A MORAL SÃO FRUTOS DO DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER DE CADA CIDADÃO…
    DALLAGNOL E SERGINHO NARCISO MORO SÃO CRÁPULAS POR QUE SÃO…….. CRÁPULAS!
    E, AINDA MAIS……. É MUITO PROVÁVEL QUE OS NEFASTOS INTERESSES DESTES DOIS NA AÇÃO CONTRA LULA SE TORNE REALIDADE!
    NÓS BRASILEIROS BRASILEIROS VAMOS VIVER DIAS CRUÉIS

Liliana Tozzo

04/06/2017 - 13h18

Sem teoria da conspiração creio tratar de desviar o foco, os holofotes em cima do Teme e Aécio. Ainda mais que o julgamento no TSE e terça feira.

José Ramos Coelho

04/06/2017 - 09h57

Segundo Hegel, a intensificação de mudanças quantitativas causam mudanças qualitativas. Uma mentira repetida mil vezes pode se transformar numa verdade. Processos em série contra uma pessoa, mesmo sem qualquer base em provas, podem converter um inocente num criminoso. É o neogoebblelsismo em ação.

Suzana Da Silva Pereira Pereira

04/06/2017 - 12h56

Os escrotinhos

Carlos Alberto Leal

04/06/2017 - 12h46

Canalhas da injustiça

Stellamaria da Silva

04/06/2017 - 12h28

Perderam tudo e, sobretudo, perderam a razão.

marco

04/06/2017 - 09h10

Essa é a opinião de toda a COMUNIDADE JURÍDICA BRASILEIRA.Ou seja,a ELITE QUE SOBREVIVE EM QUALQUER REGIME QUE TIVEMOS NO PAÍS,desde o descobrimento,composta por pessoas,que logo assumidas em seu papel constitucional,se colocam como meros SERVIÇAIS DAS CLASSES RICAS DO BRASIL.Calcadas em crenças que nasceram no IMPERIO ROMANO,tais castas,ainda que não consigam entar nos PALÁCIOS DOS RICOS,se contentem em entrar sempre,PELA PORTA DA CRIADÁGEM.

Regina Godoi

04/06/2017 - 12h09

Esse argumento será válido para todos ou só para o Lula?

Nunes Roberto

04/06/2017 - 12h08

Esses bandidos afastaram a Dilma com mais de 54 milhões de votos.. e podem muito bem prender o Lula.. se deixarem na mão dessa quadrilha.. tá tudo ensaiado e financiado pelos grandes capitalistas nacionais e internacionais..

Indio Tupi

04/06/2017 - 09h03

Aqui do Alto Xingu, os índios acabam de ler o excelente livro “A democracia impedida: O Brasil no século XXI”, em que Wanderley Guilherme dos Santos, decano dos cientistas políticos, elucida relevantes questões, todas decorrentes das “inovações” judiciais introduzidas a partir da Ação Penal 470, que inaugurou a atitude conservadora de interromper por via não eleitoral a liderança do PT, com intervenção ancilar direta ou a passividade do Judiciário, tal como nas tentativas de golpe de Estado em 1954, 1955, 1961, e do bem-sucedido assalto ao poder em 1964.

Como demonstra Wanderley Guilherme dos Santos, naquela ação judicial, foram canonizadas três teses esdrúxulas, de alcance transcendente:

1) Sequestro do poder constituinte do povo, quando ficou estatuido que a Constituição é o que o STF diz que ela é, com o que o poder constitucional de dizer o que é a Constituição foi surrupiado do povo, único autor legítimo de cartas constitucionais. O STF não diz o que a Constituição é, ele interpreta o que ela diz. Decisões do STF são reconsideradas e modificadas pelo próprio poder, mas o que a Constituição diz só pode ser alterado com implícita aprovação do povo, autor original da Constituição e das regras para sua modificação pontual.

As decisões do STF são vulneráveis a influências viciadoras do universo epistemológico e axiológico às quais a Constituição, em si mesma e por definição, é imune e incólume. O povo em Assembleia Constituinte, através de representantes autorizados, diz o que é a Constituição. O STF, solicitado, diz se a Constituição terá sido ou não obedecida no que ela diz. Nada será constitucional apenas pela autoridade da fala; não é a autoridade judicial que cria a constitucionalidade, é a Constituição que cria a autoridade. O sequestro do poder constitucional de dizer o que a Constituição é constrói a passagem subliminar do legal ao ilegal, do exercício legítimo do poder ao golpe de Estado.

2) Disjunção epistemológica entre ser inocente e não ser culpado. Decisões tomadas antes do julgamento e da confrontação de provas, argumentos e precedentes contaminam a qualidade do juízo de magistrados de qualquer instância. Interpretações da lei ou da retidão dos discursos acusatórios e de defesa sofrem fraturas lógicas quando as intervenções dos debatedores visam prioritariamente a convencer pela artimanha mais do que esclarecer pela higidez.

Assim, o depósito de recurso em uma agência bancária no centro de Brasília, e não na agência do mesmo banco na Câmara de Deputados, serviu como base comprobatória de clandestinidade do depósito, embora feito por esposa de deputado que não frequentava a citada Câmara, usuária contumaz dos serviços do banco no centro da cidade. Tal postura foi considerada, pela ministra Carmen Lucia, como arrogância da criminosa, certa da impunidade. Dá por suposto ser o dinheiro de origem criminosa, precisamente o que demandava comprovação.

Já para a ministra Rosa Weber, a escolha de agência fora da Câmara dava-se por sigilo e cautela, vez que o produto da corrupção precisava escapar à atenção de quem poderia identificá-lo — os atendentes da agência na Câmara. Deu-se, novamente, por comprovado o que comprovado não estava, e por razões diametralmente opostas: seja por ostentação, seja por discrição, os recursos depositados correspondiam a pagamento corrompido, argumentos acusatórios inaceitáveis. Personagem central do argumento, a esposa, não foi investigada, denunciada ou condenada, como o deputado seu marido, segundo as duas ministras, autor intelectual e principal beneficiário do crime. Foram comuns episódios com tal arquitetura mambembe na AP 470.

Debateu-se também o crucial problema da qualificação epistemológica do acusado: sabia ou não que participava de ato criminoso? Fundamental, nesses casos, é a apresentação de provas físicas, documentais. A presunção de saber é vazia. Alguém pode mentir que sabe pilotar avião a jato. Ele só revelará a verdade se for colocado no assento do piloto para pilotar um. O exemplo oposto, obrigar alguém que nega saber pilotar para pilotar um jato é um teste de risco extremo. Se ignorante, morreria, conquistando uma declaração póstuma de inocência. Se é normalmente trivial desmascarar um afetado sabichão, não existe uma bateria de exames para identificar falsos ignorantes.

Hoje, os acusados de ignomínias são considerados, em países civilizados, inocentes até prova em contrário. Não lhes compete provar a própria inocência, mas aos acusadores incumbe demonstrar que inocentes não são. Mas, agora, pretende-se que o acusado prove não ser culpado. A responsabilidade da prova foi-lhe devolvida. Implícita na manobra retórica encontra-se a distinção sugerida entre ser inocente e não ser culpado. O promotor está defendendo o argumento de que não pode provar que o acusado sabia de algo criminoso, mas que, para conclusão simétrica da matéria, o acusado está obrigado a demonstrar que não sabia. Inocência ignorante ou esperta culpa, eis a questão. Exigir a comprovação pelo acusador da verdade da primeira alternativa (que o réu não é inocente) seria diferente da obrigação de o acusado demonstrar a falsidade da segunda (que era culpado).

Na AP 470, o presidente do STF, Ayres de Brito, aceitou a legitimidade da alternativa. Com relação a um acusado, de cujo crime não havia documentação ou indício de qualquer natureza, afirmou-se que era impossível que ele não soubesse das condições x e y, criminosas. A armadilha epistemológica esconde-se na sutileza de que o acusado só pode comprovar ignorância das condições criminosas apoiado em conhecimento delas. Está claro que só delas participando o acusado saberia de seus detalhes.

Ao não prover, os juízes concluíram que o acusado afetava uma ignorância esperta, não uma inocência ignorante. O truque da arbitrariedade consiste em presumir simplicidade na exigência da demonstração do estado de “inocência ignorante”, o que é absolutamente impossível de satisfazer cabalmente. Não obstante ser impossível provar desconhecer algo quando a prova exige, contraditoriamente, conhecê-lo, a maioria do STF, aceitou, por falta de provas, que o acusado conhecia o que alegava desconhecer, tratando-se de um mentiroso esperto.

O argumento, sensacional modalidade de prestidigitação, resultou vitorioso na condenação de José Dirceu por corrupção ativa, sem qualquer migalha de prova quanto à participação cognitiva do acusado. Atribuir ao acusado responsabilidade de demonstrar que não era culpado fixou a validade da segunda tese esdrúxula que fundamenta golpes parlamentares.

3) Imputação de possibilidade objetiva e causalidade adequada. A ministra Rosa Weber subscreveu extraordinária justificativa de voto: condeno porque a bibliografia me autoriza. Isso não suscitou nenhum espanto entre os demais juízes.

A teoria do domínio de fato, versão STF, foi acrescentada mais adiante, como socorro em última instância, para a condenação de um réu de crime incapaz de ser documentado. Independentemente de o réu ser culpado ou não, não se continham provas nos autos.

Outra justificativa considerava a elevada posição de alguém na cadeia de comando, pois lhe seria mais facilitada a cautela de apagar as pistas. Assim, sem a apresentação de qualquer prova, essa argumentação vestiu lindamente seu voto pela condenação. O dilema do acusador é chegar a proposição aceita: se quem está no topo da cadeia hierárquica não for considerado culpado, não houve corrupção.

Para isso, tomou-se como axioma a hipótese de que a hierarquia do poder político e administrativo prevalece sem ocorrência de falhas (falha hierárquica não é uma possibilidade objetiva, na argumentação da ministra). Assim, na argumentação da ministra, os acordos ilegais estariam obrigados a percorrer toda a cadeia de comando administrativo para se efetivar. Nessa interpretação, a rigor só existe uma causalidade adequada, sem a qual a possibilidade continuaria potência, não ato: o topo da cadeia administrativa.

Venceu, assim a tese de que a inexistência de provas de conexões inferiores (causações adequadas ao longo da cadeia de comando) comprovava, contra o réu, que ele era responsável pelo ilícito. Era dispensável sua presença em qualquer outro lugar da hierarquia de decisão: ele possuía o domínio do fato.

Por tudo isso, o julgamento da AP 470 foi um julgamento de exceção. As violações operadas na lógica, na interpretação das leis, na aplicação das doutrinas, só se esclarecem se reintroduzido nos debates o clima acalorado da época. A veemência dos argumentos, dos discursos e dos votos buscava ocupar, ofuscando-o, o vazio das provas condenatórias.

As três teses esdrúxulas, espinha dorsal da AP. 470, serviram de tutoria jurídica ao golpe parlamentar de 2016, e servirão para o julgamento de Lula, como se pode constatar da peça acusatória do MPF de 2/6/17. A condenação de Lula simbolizará a conquista do Santo Graal pela Inquisição de Curitiba, iniciada já antes pela cruzada da Ap. 470 e recentemente visitada com o golpe parlamentar.

Rosemary Gimenez

04/06/2017 - 11h40

Ótimo!!!?? Significa dizer que o Brasil está nesta crise terrível por conta do judiciário
Desculpe minha ignorância.

Neres Ribas

04/06/2017 - 11h12

É uma vergonha essa parte do judiciário. Estão passando recibo de burros, idiotas e ainda de insanidade mental. Eu acredito q a parte dos profissionais q são realmente competentes, devem estar morrendo de vergonha alheia, por essas criaturas estarem fazendo esse papel ridículo.

    Walter Monteiro

    04/06/2017 - 14h56

    Desespero tbem,e muita gente deles sendo desmaskrados.

    Maria Celina Faria

    05/06/2017 - 21h39

    E o pior é ver que os demais membros do judiciário não falam e fazem nada. Como podem se calar ao ver uma atitude tão mal caráter de moro ao absolver a vagabundo da mulher do Cunha e ainda determinar que devolva os 600 milhões. Gente isso não cabe na cabeça de ninguém. É escárnio e deboche com o povo. Me sinto ultrajada com os últimos acontecimentos ocorridos no Brasil. Vergonha de ser brasileira.

Eduardo Mayra Flores

04/06/2017 - 10h44

Essa imagem representa a banda podre do poder judiciário,esses dois não são dignos de representar esse poder. Usam seus cargos para satisfazer as suas vontade e de seus amigos corruptos do PSDB,DEM,PMDB e a mídia que representa aqueles que verdadeiramente quebraram o Brasil.

Ermindo Castro

04/06/2017 - 10h16

ROSA WEBER AQUELA QUE É PARENTE DO AÉCIO !1

Walter Pastori da Fonseca

04/06/2017 - 06h10

O que posso comentar sobre esse processo mas um motivo de espanto de como nossa constituição nao vale nada recomendo a patota de Curitiba escrever outra como eles acharem melhor.COM A PALAVRA OS HOMENS DE BEM DESSE PAIS E OS ORGAOS DE JUSTIÇA E OS JURITAS.

Paulo Henrique

04/06/2017 - 07h10

Jurisprudência estúpida!

Pedro Bezerra Neto

04/06/2017 - 06h38

Deixe de trabalhar Pra defender o Lula e a tuminha do pt Pra ver ondee vcs vai parar .ta certo depends de cestas basicas quen defendee eles

Pedro Bezerra Neto

04/06/2017 - 06h34

Deus q Te ajude a colocalo ele e o resto da turmaa na cadeia e colocar o exercito na rua e prender todos aruaceiros

Welbersonn Fww

04/06/2017 - 06h20

OU SEJA PEDE PARA QUE A LEI NÃO SEJA UTILIZADA,VERGONHA

Guilherme Rocha Loures

04/06/2017 - 06h14

Um vexame histórico da caricata e ridícula República de curitiba. Luís Inácio presidente 2018

Natalia Pereira

04/06/2017 - 06h01

Igor Araujo

    Igor Araujo

    04/06/2017 - 06h38

    eu vi. Tenso

Monica Passos

04/06/2017 - 05h52

Reginaldo Lessa

04/06/2017 - 05h41

Que zé b*ceta! Zé do PowerPoint do caralho.

Clarisse Duarte Nascimento

04/06/2017 - 05h34

Dois vermes

Helio Helio Prata

04/06/2017 - 05h21

E políticos preso e MP envolvidos na saída de Dilma. Se for a fundo vai achar mais coisas aí em coritiba

Francisco Das Chagas Pinto Alcântara

04/06/2017 - 05h19

A TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO, aplicada no julgamento do MENSALÃO – AP-470, ocorrido no STF, volta ser INVOCADO.
Veja como jornalista Paulo M Leite, descreveu falas de ministros R Weber e Gilmar Mendes, no julgamento do MENSALÃO: ” …Elas se surpreenderão com argumentos como o da ministra Rosa Weber “Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite ” ou com afirmações como as do ministro Gilmar Mendes: “Não se torna necessário que existam crimes concretos cometidos”, ao justificar porque condenou 11 réus por formação de quadrilha! Aquelas com um mínimo de bom senso perceberão o risco que tais argumentos representam para o Estado de Direito… “

Gustavo Jota

04/06/2017 - 05h19

Arrumem outro Candidato hahaha
#ChupaLula

Helio Helio Prata

04/06/2017 - 05h19

O que está contecendo em coritiba .precisa ir à fundo

Denis Maerlant

04/06/2017 - 04h43

A farsa mais fajuta da história jurídica brasileira

Simone Dos Santos

04/06/2017 - 04h27

Eles confessam não terem provas, só convicção, onde vamos parar?

Elisangela Ferreira

04/06/2017 - 04h08

Lula2018!!!

Elisangela Ferreira

04/06/2017 - 04h08

absurdo!! Vergonha da nação!

Zeilton Mendonca

04/06/2017 - 04h00

Só tem cagão!

Sara Carvalho

04/06/2017 - 03h50

Lisa Carvalho

Marina Carvalho

04/06/2017 - 03h42

Só um detalhe se não estou enganada ou me confundindo… nessa época do mensalão em que Rosa Weber deu seu “voto juridico”, Moro não era seu auxiliar no STF???

    Simone Dos Santos

    04/06/2017 - 04h29

    Era sim

    Marina Carvalho

    04/06/2017 - 13h40

    Surreal esses caras!!!

Roberto Baggio

04/06/2017 - 03h27

canalhas, vagabundos..

Dulce Marchini Nery

04/06/2017 - 03h24

Ridículo tudo isso!

Ivair Paula

04/06/2017 - 03h22

Precisa mais prova para prender este crapula

Rachel Passafini

04/06/2017 - 03h15

Camisas negras, isto é…?

Rachel Passafini

04/06/2017 - 03h13

Esses caras não vão longe.

Tio Gly

04/06/2017 - 00h00

Caro Dallagnol, tu ganhas mais de 80.000,00 por mes pra fazer uma acusação sem provas, durantes todos esses anos de trabalho. Rapaz, tu tens que ser demitido por incompetência, muita burrice e muita chatice. Você é o “cara” mais abestalhado desse ministério público. Nem o povo de sua igreja te querem mais. Pede pra ca… e sai!!!

Layla Lauar

03/06/2017 - 23h56

Miguel do Rosário, estou te aplaudindo de pé… melhor texto que li sobre essas tais alegações finais do MPF, pedindo a condenação do Lula.

Evilazio Alves

04/06/2017 - 02h51

canalha!

Carlos Rocha

04/06/2017 - 02h46

O interessante é que existe uma montanha de documentos que demonstra que a rede groco sonega impostos e nunca é condenada, talvez ” A literatura não permite ! “

Eliamar Silva de Oliveira

04/06/2017 - 02h41

MPF SEM PROVAS PEDE CONDENAÇÃO DO LULA, SÓ COM SUAS CONVICÇÃO, E COM APOIO DA GLOBO PARA MANIPULAR O POVO.

Carlos Rocha

04/06/2017 - 02h39

” A literatura me permite “, isso é um escárnio a sociedade como um todo, imagine qualquer um de nós sermos acusados de algo sem qualquer prova e o juiz vai mandar prender pq : ” A literatura me permite ” !?!?!!?!? Isso não é lei, isto não é justiça, isto é uma ditadura, nós estamos lascados mesmo !

Reinaldo Morano Filho

04/06/2017 - 02h33

procuradores calhordas!

Arianne Sander

04/06/2017 - 02h27

Como assim? Ele simplesmente pede a condenação de uma pessoa q n cometeu cri-me nenhum? Pq eles ouviram 73 testemunhas além de auditorias pedidas por esses bandidos e mesmo assim querem condenar Lula. Eles estão pedindo uma guerra civil, só pode.

Carmem Dilce Gonçalves

04/06/2017 - 02h26

Bandidos de toga

Roberta Figueiredo

04/06/2017 - 02h15

ESSE DALLAGNOL PRESO E CONDENADO A PRISÃO PERPÉTUA JÁ!!!!!!

Roseli Silvestrini

04/06/2017 - 02h04

A sentença já deve estar pronta!

Asthar Sheran

04/06/2017 - 01h59

Se o Lula fosse de fato culpado como dizem então são um bando de incompetentes pois não conseguem provar.

Lisandro Nunes Zart

04/06/2017 - 01h48

O cara é um fanático religioso. Fanáticos religiosos têm fé.
Fé é acreditar naquilo que não se pode provar…

Wal Weissmann

04/06/2017 - 01h48

CANALHAS CANALHAS CANALHAS

Ezide Dalla

04/06/2017 - 01h46

A tia da mulher do Aecio!!!

Catarina Pires

04/06/2017 - 01h45

Deus defenda quanta canalhices. desses pilantras.ptove primeiro de convicções já estamos cheios.

João Bosco da Mota Alves

03/06/2017 - 22h40

Se esta aberração jurídica não for contida pelo stf será a prova cabal da sua cumplicidade. Como que Moro deixará de condenar se foi ele próprio quem elaborou a peça de acusação?

Elizeu Campos Teixeira

04/06/2017 - 01h36

Uma Vergonha Para quem tem NE!

Terezinha Ribeiro

04/06/2017 - 01h32

Se não tem provas e Lula for preso, como Bolsanora tanto pede vai ter pena de morte para o Aécio pois prova contra ele já tem bastante.

Regiane Messias Cardoso

04/06/2017 - 01h32

Eu nunca duvidei que iam armar alguma maneira de prejudicar Lula…esperaram até a exaustão para que aparecesse aigo contundente. Como não existe…inventam descaradamente passando por cima de tudo e todas as leis que hora já não são relevantes. Eles fazem como querem, passam sem o menor constrangimento por cima da constituição e por aí vão….canalhas!

Maria Prado

04/06/2017 - 01h32

Sem condições de levar isso a sério. Desacreditado. Parabéns aí pela estupidez dos jovens procuradores podres.

Eloisa Oliveira Parischi

04/06/2017 - 01h26

Inconformados! !!

Lourdes Fernandes

04/06/2017 - 01h17

Delírios!!! Porque para condenar precisa ter provas

Alceri Moraes

04/06/2017 - 01h13

essas figuras não são juízes e sim charlatões.

Rhae Ferreira

04/06/2017 - 01h04

E o tipo de manobra mal feita é muito sordida que até o mais idiota consegue perceber que tem algo de sujo nas intenções.

Angela Cioqueta Bianchini

04/06/2017 - 01h04

Que nojo!

Ivana Magalhães

04/06/2017 - 00h58

Quando as criancas que mascerem em 2017 tiverem a idade destes caras o que vao dizer deles ??? Fico imaginando !!!

Paulosenalima Senalima

04/06/2017 - 00h56

U

Sonia Maria Pires

04/06/2017 - 00h48

Isso é ridículo e absurdo.

Mari Maia

04/06/2017 - 00h47

Será que o chefe da quadrilha é Lula paz eamor?

Adalberto Almeida

04/06/2017 - 00h36

Esse senhor tinha que ser mais discreto . Nessa ancia de inclinar o Lula. Parece coisa pessoal

Ronaldo Gomes Pereira

04/06/2017 - 00h34

São dois idiotas

Mario Washington Wallace Fajardo

04/06/2017 - 00h28

Provas sobram. Os cegos não enxergam.

    André

    03/06/2017 - 22h54

    Seria o MPG cego? Porque o que está sendo dito no documento é que eles não têm prova. Você entendeu o artigo ou nem leu?

Adinalva Rodrigues

04/06/2017 - 00h25

Está feito… manobra para impedir a candidatura deste cidadão q daria muito trabalho à estes malas….

Madalena Silva

04/06/2017 - 00h20

Um absurdo!

Marta Nardy

04/06/2017 - 00h20

Ridículo!

Shirley Pauluzi

04/06/2017 - 00h18

É um absurdo as acusações so ministério público contra Lula.Acusar sem prova virou moda no Brasil é isso está fazendo o ministério público perder toda credibilidade.

Antonino Barros

04/06/2017 - 00h17

JÂNIO, QUERO A SUA AJUDA COM RELAÇÃO AO DOCUMENTO APRESENTADO PELO PROCURADOR NO CASO DO TRIPLEX. OS COMENTARIOS DÃO CONTA QUE É OBRA DE FICÇÃO.

Haroudo Xavier

04/06/2017 - 00h14

Buril Betuca

Gleisson Gleik Dos Santos

04/06/2017 - 00h09

Bando de lixo

Monica Martins

04/06/2017 - 00h06

Se Lula não for condenado eu desisto do Brasil e sua (in)justiça.

Maria Jose Reale Pereira

04/06/2017 - 00h00

Comequipode?
Esse Lula é um gênio!
Tem muita gente precisando aprender com ele como não deixar rastros.
#Lula2018

    João Ostral

    03/06/2017 - 23h30

    Como não deixou rastro, ele existe, portanto é corrupto. E sempre haverão os dallagnois que terão convicções suficientes para provar que suas convicções tem o mesmo peso de provas concreta.

Cláudio Pereira Pinheiro Pinheiro

03/06/2017 - 23h59

MEUS BROTHERS E SISTERS, INFORMADOS QUE ESTAMOS DOS MEANDROS DA CAUSA VIA VAZAMENTO, MESMO QUE SELETIVO, NÃO HÁ DÚVIDA! HÁ CONVICÇÃO DA ABSOLUTA E INCONTESTÁVEL INOCÊNCIA DE LULA DO BRASIL! SIM, CERTEZA DA INOCÊNCIA DE LULA DO BRASIL! NÃO HÁ SEQUER JUSTA CAUSA PARA O TAL PROCESSO, MUITO MENOS PARA UMA SENTENÇA CONDENATÓRIA! “HOMI!” “ABRA DO OLHO!” “BABADO NÃO É BICO NÃO!” JUÍZO GENTE E JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!

Naida Cavalcanti

03/06/2017 - 23h57

Nunca tiveram provas concretas contra o Lula…o Zé Dirceu ficou preso sem prova concreta…onde estamos? Até quando ?

Adeilson Almeida

03/06/2017 - 23h56

Hoje o que mais me enoja no Brasil é a justiça, pois hage de um pingo de dignidade de respeito… mas creio que não seria desonesto se alguns juízes desaparece da face da terra…

Norberto Junior

03/06/2017 - 23h51

Estado de exceção.
Mesmo sem PROVAS, condenação?

Nina Oliveira Torres

03/06/2017 - 23h50

RELATÓRIO CONCLUI QUE :Difícil de provas significa que não ñ tem provas! Como que pede condenação???? NÃO POSSO ENGOLIR ISSO.

Regina Vasco

03/06/2017 - 23h45

Fora temer fora moro fora seus tucanos mentirosos

Marco Lima

03/06/2017 - 20h45

Não é possível!!!
Vocês acreditam mesmo que Lula é inocente???
Se um dia alguém conseguir me convencer que seu filho,Lulinha, ficou rico honestamente eu voto no Lula.
Lula é um mentiroso tão bom que até ele acredita em suas próprias mentiras.

Nil Cosi

03/06/2017 - 23h43

Corja final. Ainda vão acabar prendendo Lula. Desgraçados.

Cleuber Cruz

03/06/2017 - 23h43

se o Moro condenar Lula sem provas ele vai ter que enfrentar a pressão mundial e a justiça brasileira será piada internacional, se ele o absolver vai ter que enfrentar a pressão interna de quem queria porque queria que Lula fosse condenado, em ambos os casos o Moro vai se fuder. Bem feito.

Vera Ribeiro

03/06/2017 - 23h41

Como pode condenar sem provas?

Francisco Manuel Viotti

03/06/2017 - 23h38

Fdp

Marcela Sales

03/06/2017 - 23h35

Tô até com vergonha deles…

Nayara Cesar

03/06/2017 - 23h35

Simplesmente ridícula! Sem comentários…

Inês Câmara Campos

03/06/2017 - 23h28

Que vergonha! Eles enlouqueceram!

Ailton Stauffer

03/06/2017 - 23h23

Dra Jaine, já inexiste amparo jurídico neste país. Triste.

Elizabeth Almeida

03/06/2017 - 23h22

Espero que o STF não permita que se abra um precedente absurdo como este. O que será de nós pobres mortais?

Helio Paes Barreto

03/06/2017 - 23h16

Uma vergonha para o judiciário pedir prisão por convicção e não por prova, espero sinceramente que quando esta palhaçada toda passar o povo saiba expurgar até a terceira geração deste dois infames.

Cristina Aquim

03/06/2017 - 23h09

O que esperar de moleques arrogantes?

Maria Gorete Almeida

03/06/2017 - 23h08

Temos provas do Aecin do po, não foi preso. Manda essa Rosa lavar roupas, pq pra ministra ela não presta.

Rodrigo Lins de Lima

03/06/2017 - 23h06

Carlos Henrique.

Marcondes Fernando

03/06/2017 - 23h04

Pra mim filho da puta pra esses bostas é pouco.

Nadege Do Couto

03/06/2017 - 23h01

O que deveria ser feito era pegar essa turma de sem vergonhas, vira latas que abanam o rabo para outro país e dar uma surra neles e um bom pontapé nas suas bundas em direção aos Estados Unidos

    Jorge Franco

    04/06/2017 - 23h04

    Nadeje adorei sua fala mas só tenho uma condição o pé na bunda eu dava !!!

    Helena Correa

    07/06/2017 - 12h47

    Concordo com voce e me proponho a ajudar a chutar.

Carlos Silveira

03/06/2017 - 22h57

É um idiota sem noção do ridículo!

Maria Alécia Freitas

03/06/2017 - 22h53

Os rapazes estao sendo bem orquestrados….isso tudo nao pode acontecer porque pra condenar uma pessoa precisa de provas e concretas…

Luiz Melo Melo

03/06/2017 - 22h53

In dubio pro reu

Julio Ferraro

03/06/2017 - 22h48

Fanático religioso alucinado.

Ana Veiga

03/06/2017 - 22h47

Ah! Me poupe…

Letícia Freitas

03/06/2017 - 22h45

#meda de clicar e ler

Maria Das Graças Torres

03/06/2017 - 22h43

E esses procuradores quem prende?!!

Cidinha Horvath Horvath

03/06/2017 - 22h42

O q a gente faz?

Solange Lima de Almeida

03/06/2017 - 19h41

Tudo isso é
é medo de Lula ser reeleito.

Eduardo Mayra Flores

03/06/2017 - 22h40

Juízes a serviços de suas causas pessoais. Isso é vergonhoso ridículo pra esse Sérgio moro.

Sandro Dudu

03/06/2017 - 22h40

Esse povo ESTÁ cpm medo de morder. Queima de arquivo

Manu Junior

03/06/2017 - 22h39

Eles tem que procurar é o qui fazer e parar com esta perseguição politica sem fundamentos e improcedente!!!!!

Cmte Inti Arak Paxa Puren

03/06/2017 - 22h38

VAI TOMAR TEU CU.FILHO DA PUTA..

Clara Carvalho Carvalho

03/06/2017 - 22h35

ESSES TOGADOS TÊM QUE IR EM CANA!

Leninha Queiroga

03/06/2017 - 22h34

Vergonhoso…..

Libânia Molina de Souza

03/06/2017 - 22h31

absurdo

Eli Catai Ferreira

03/06/2017 - 22h26

Crápulas! Esses tipos da lava jato são crápulas.

Nórci Coelho

03/06/2017 - 22h25

Os imbecis vaidosos. Sacripantas. Só o lixo os nomeará no tempo.

Alicia Schneider

03/06/2017 - 22h24

nossa ,,,,que o odiabo leva eles

Chico Nascimento

03/06/2017 - 22h23

Canalhas, hipócritas e golpistas.

Leonilda Lucia Amoroso

03/06/2017 - 22h23

Tem q internar! Alguém precisa avisá-los q ñ estamos na idade média!

Karla Carvalho Magalhaes

03/06/2017 - 22h22

Esse Dallagnol é uma vergonha!!!

Rita Maria Magalhães Fernandes

03/06/2017 - 22h22

Basta olhar nas caras desses dois mimadinhos, leite com pera, pra saber que eles são desonestos e medrosos. Lula é o bicho papão deles. Lula deu dignidade ao povo que antes só servia pra ser capacho dessa gente fresquinha.

    Estefânia Jimenez

    04/06/2017 - 00h32

    Doentinhos da cabeça, deslumbrados, fanáticos religiosos, não sabem mesmo em que território foram mexer.

Márcia Dallagnol

03/06/2017 - 22h21

Vamos aguardar !!

Leonardo Resplande

03/06/2017 - 22h20

Quantos de vocês que defende “essa causa”, não sabe o que
Acontece dentro dá sua casa;
Ou finge ,(também não saber)
A questão é eu sou conivente
Se souber!!!

Antonio Carvalho

03/06/2017 - 19h20

Fechem todas as Faculdades de Direito. O que se ensina nas Faculdades. O que diz o Direito Posto. Rasguem tudo. O MPF converte tudo isso em literatura! O que os Professores de Direito vão dizer amanhã, Senhores? Prova pra que?! Ah, convicção ideológica, essa sim! Por favor!!

Janilton Matias

03/06/2017 - 22h19

Lula ,não ,ele é o político mas honesto do mundo todo!

Clô Teixeira

03/06/2017 - 22h18

Esse pessoal da república de curitiba só faz se desmoralizar! É estarrecedor que o judiciário esteja entregue a gente que não tem o mínimo compromisso com a verdade e justiça!

Arilton Baptista

03/06/2017 - 22h18

Muita prepotência deste promotor… antes mesmo dele usar fraldas, Lula já estava lutando pelo fim da ditadura militar com às históricas greves do ABC paulista.

Carmo Do Carmo

03/06/2017 - 22h16

Deus está contigo Lula

Dirceu Maia

03/06/2017 - 22h16

Depois do Aécio desmascarado eles se sentem na obrigação de prender o Lula. Só esquecem que o Lula é bem maior do que eles, é uma personalidade mundial e em todos os cantos do planeta estão de olho na farsa.

Pedro Gomes

03/06/2017 - 22h15

Que anúncios são esses na página de vocês? Impedem a leitura, parece vírus..

Irion

03/06/2017 - 19h14

É o fundo do poço do direito penal brasileiro! É isso que dá entregar o poder a aventureiros fanatizados de direita.

Ricardo Miranda

03/06/2017 - 22h14

Há várias décadas foi editado “Os Grandes Processos da História”. Com a República de Curitiba necessário se torna a edição do “As Maiores Besteiras Jurídicas de Uma Dupla Alucinada”.

Antonio Pereira Lopes Leal

03/06/2017 - 22h13

Tudo isto é a prova final de que esses lavajateiros ridiculos, hipócritas e cínicos, nunca trabalharam para efetivamente combater a corrupção, o verdadeiro objetivo deles é interferir na política abrindo caminho para o fascismo, essa operação é um podridão total.

Progegelson

03/06/2017 - 19h12

Vdd

Trajano Da Silva Severo

03/06/2017 - 22h09

Agora Lula pode ser preso, porque lá em Brasília, o caldo já foi pro ralo!! Psdb, já se fufu!

Samuel Dantas Alves

03/06/2017 - 22h09

Diego Dantas

Sandra M. Zaramella Seccarelli

03/06/2017 - 22h08

No caso da mulher do Cunha, havia prova e ela , absurdamente foi inocentada. No caso do Lula, não há provas e ele, absurdamente, pode ser julgado culpado. Durma- se com um disparate desses.

Paulo Rogerio Rogerio

03/06/2017 - 22h08

Muito esterco

Mariuza Bezerra

03/06/2017 - 22h08

O Brasil está cansado destes

Ana Lucia Bragheroli Andreazzi

03/06/2017 - 22h06

E fica assim?

Wilson Pagano

03/06/2017 - 22h06

Mas rapaz! Esses meninos se julgam cristão( Evangélicos), andam com a Bíblia debaixo do sovaco como se fosse desodorante e esquecem do oitavo mandamento ( NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA TEU PRÓXIMO) E o que esta sendo feito sem provas logo estamos vendo que são mentiras. O acusador só poderá provar a inocência caso o acusador tenha provas do delito ou delitos cometidos. E é assim que entendemos a lei universal dos direitos humanos,,,,,,

Ana Maria Lima De Oliveira Baia

03/06/2017 - 22h04

Esse pastorzinho medíocre vergonha do MPF precisa explicar sua audiência com o homem da mala!

Rosane Porto Bittencourt

03/06/2017 - 22h04

O argumento de Rosa Weber foi criado por Moro quando assessorou a ministra no julgamento do mensalão…

Petralha Zuero

03/06/2017 - 22h03

Essa ¨pedra¨ já foi cantada faz tempo!!!PS:Alguém terá que pagar essa conta.

Julio Osborne Marins

03/06/2017 - 22h02

Canalhas

Mario Lucio Silva

03/06/2017 - 22h02

Kkkkkkkk

Jun Athayde Usami

03/06/2017 - 22h01

Vicente De Oliveira Pinto

03/06/2017 - 22h00

Bando de fdp….

Jackson Silva

03/06/2017 - 22h00

Lula é um tradicional politico brasileiro. Vocês acreditam mesmo que ele seja honesto? Duvido que vocês sejam tão ingênuos assim.

Sílvio André Barth

03/06/2017 - 22h00

Não temos provas, a literatura não nos permite CONDENAR http://www.conjur.com.br/2014-set-01/claus-roxin-critica-aplicacao-atual-teoria-dominio-fato , mas temos CONVICÇÃO, CONVICÇÃO, CONVICÇÃO, CONVICÇÃO…

Jun Athayde Usami

03/06/2017 - 22h00

Goretti Varjão

03/06/2017 - 21h59

Nojentos! Irresponsáveis e sem crédito!

Maga Antunes

03/06/2017 - 21h58

Que vergonha!

Adriana Ribeiro

03/06/2017 - 21h58

Esquizofrenia pura de um débil que acha que é jurista! Socorro a justiça brasileira.

    Anésio De Oliveira Lima

    04/06/2017 - 10h56

    Que justiça?

Marise Gasparini

03/06/2017 - 21h56

Cadeia para Lula

Thiago Dorea

03/06/2017 - 21h55

Eu queria que as acusações de Lula, fossem de Aécio e Temer, porque não ia dar em nada ainda os dois viravam presidente, mas infelizmente não é, Dalagnol e mouro vão dar meia hora de cú com o relógio parado quem vai sofre e as suas descendências seus filhas da puta.

Karine Pereira

03/06/2017 - 21h54

Um verdadeiro absurdo…nota-se pela cara deles que a decisão é política e não jurídica. Basta refletir sobre tantos outros políticos corruptos com provas concretas, soltos, ilesos, nada de condenação….queria ver essa mesma imagem para a condenação de Temer e Aécio. Aliás, os crimes de Aécio são bem mais graves e com uma longitudinalidade maior e porquê não começaram as investigações por ele?? #BastaDeHipocrisia #JudiciarioPatidarizado

    Rubens Oliveira

    07/06/2017 - 02h56

    O que é o fanatismo que cega, Lula e cambada assaltaram todos cofres do Brasil, com a falsa argumentação de ajudar pobre, dandidos igual seus ídolos como Fidel que assassinou, torturou e nunca deu eleições para seu povo…todos da mesma laia….

Iris Oliveira

03/06/2017 - 21h53

Crente chato.

Normando Sousa

03/06/2017 - 21h52

Esse tal de Sérgio Moro perdeu meu respeito depois da absolvição da bandida Claudia Cruz. Aí tem quem acredite em justiça

Marcelo Carneiro

03/06/2017 - 21h52

Coisa de bunda mole, cagão, que não teve coragem de encarar o Lula na audiência com o juizeco golpista.

Roger Nascente Silveira

03/06/2017 - 21h52

Felipe Silva

03/06/2017 - 21h51

Esse moleque falou q o psdb não era investigado na lava jato pq não fazia parte do governo!

Roger Nascente Silveira

03/06/2017 - 21h51

Marichilene Artisevskis

03/06/2017 - 21h51

Eles estão desesperados com medo das eleições diretas!

Roger Nascente Silveira

03/06/2017 - 21h50

Ednaldo Wanderley

03/06/2017 - 21h50

LULA 2018….ATÉ NA CADEIA EU VOTAREI NELE.

Maria Jose Lima Dos Santos

03/06/2017 - 21h50

Dallagnols de evangélico um dos piores tem que.aprender muito. Com a vida como condena uma pessoa.sem provas por convicção acho.que tem coisa. Errada.o tempo dirá.

    Walter Monteiro

    04/06/2017 - 14h55

    Mas c esse comportamento fascista influencia muitos da igreja

Roberto Alves

03/06/2017 - 21h50

Ronan Araújo

03/06/2017 - 21h50

Usa a referência de mais um nomeado no STF pelo PT, ou seja, o preço pelo tal ato Republicano ao indicar no STF resultou nessa merda toda aí: Supremo “acovardado” disse Lula, mas nomeado em sua maioria hj pelo PT.

Roberto Alves

03/06/2017 - 21h49

Glauco Lourenço

03/06/2017 - 21h48

O mesmo argumento que o juizeco de 5a vai usar. Aliás, parece que ele que redigiu o tal parecer.

Marco Aurelio Tisi

03/06/2017 - 21h47

Franz Kafka está virando na tumba, de tão surreal que são essas alegações !!!!!!

Miriam Carmen

03/06/2017 - 21h47

Por favor,me poupem!
Tá feio senhores, provas…

Da Silva Marco

03/06/2017 - 21h47

Poxa, se os ratos da ditadura tivessem tido essa ideia, nem precisaram do I5. Era só dizer isso: “Não tenho provas mas a literatura me permite”. Qual? A literatura nazista?

Reinaldo Chaves Rivera

03/06/2017 - 21h47

… Lula – o doutor ‘honoris fraudis’ – é, sem dúvida, a maior farsa política da história do Brasil. Nunca um político mentiu tanto e com tanta desfaçatez como este APEDEUTA, ÉBRIO, CALACEIRO E MESTRE DA RAPACIDADE. Os treze funestos anos de PT foram de falcatruas e corrupção e agora o meliante eneadáctilo, biltre, crápula e rei da malandragem quer jogar a culpa na imprensa e na justiça. Seu Lula, não são a imprensa e a justiça que estão contra você, seu pulha, É o POVO BRASILEIRO QUE NÃO AGUENTA MAIS VOCÊ, A TERRORISTA DILMA E A QUADRILHA DE COMUNISTAS CORRUPTOS DA QUADRILHA DO PT !!!

Sá Cabral

03/06/2017 - 21h47

Mas isto é inadmissível… Estes indivíduos deveriam ser condenados criminalmente por abuso de poder

Arlete Nieviadomski

03/06/2017 - 21h46

Esse Dalagnol me parece um franguinho querendo ser galo,um embusteiro. Vc pode ser um acadêmco, ser doutor na especialidade, mas o que lhe dá robustêz na profissão é o tempo, a experiência, a prática, a observação. Por essas é que temos falsos ídolos, falsas celebridades, figuras de papeis

Cristina Marchese

03/06/2017 - 21h46

chama-se: o contrato de compra estava na casa do Lula…. rsrsrs

Frederico Lustosa da Costa

03/06/2017 - 21h44

Nesse caso, a pseudo literatura que ele mesmo escreveu. Lixo jurídico.

Marcelo Barcelos

03/06/2017 - 21h43

Molecada incompetente de merda. Realmente o judiciário está no mesmo nível dos nossos legislativo e executivo, na lama.

José Paula

03/06/2017 - 21h43

Dois babaca e so destino. Se fazer de idio

Carol Batista

03/06/2017 - 21h43

Ele tem cara de sociopata.

Lu Venturi

03/06/2017 - 21h42

Esse cara é esquisito. Nem tinha começado a investigação e ele já fez um power point colocando Lula como chefe da corrupção e agora, pelos números que aparecem, o PT mais parece um trombadinha. Ele não deveria pedir a prisão dos tucanos por exemplo?

    Rhaphael Mattos

    04/06/2017 - 21h16

    Não precisava todo mundo já sabia mais depois que a quela tal Helena saiu do PT e abriu o bico…

Roseann Prado

03/06/2017 - 21h42

Bando de palhaços!

Dias Dias

03/06/2017 - 21h41

Esses aí são uns bostas. Só querem aparecer na mídia. Quem já tinha ouvido falar nesse tal de Dallagnol? O Lula e foda mesmo.

De Vito Maria de Jesus

03/06/2017 - 21h41

Existem provas da inocência, mas eles querem a condenação. Depois do Moro “proteger” MT do constrangimento (Noblat disse que tem aúdio onde Rocha Loures fala que a mala era para Temer), só arbitrariedade se espera da turma de Curitiba. Esse Dallagnol é um embusteiro e Moro um farsante.

CyBelle FC

03/06/2017 - 21h41

Além de admitir que não tem provas ainda tem a pachorra de citar a nora do Aécio Neves. É um sem-vergonha!

Elide Bernardo

03/06/2017 - 21h40

É não temos prova,mas precisamos condená-lo de qualquer modo. É isso aí.

Sergio Amphilóquio RC

03/06/2017 - 21h40

Babacas, mera 1 instância , m erdinhas

Edson Pimenta

03/06/2017 - 21h40

Mais esses dois que não fiquem senhores de si, pois eles se acham deuses mais não se esqueçam sempre vai ter alguem de olho em você.

Fabricio Araujo

03/06/2017 - 21h39

Sifu promotor de bosta!!

Valú Valú BrBarbosa

03/06/2017 - 21h39

GENTE, ESSES CARAS SÃO DOENTES, SÃO CARAS DE PAU, SÃO O QUÊ ?

Andre Anlire

03/06/2017 - 21h39

Quanto mais insistirem na tese da convicão, mais desacreditadas ficarão essas instituições… enquanto isso, governadores, presidente, deputados e até ex-senador narcotraficante, cheio de provas nas costas, estão livre, leve e soltos… parabéns Dallagnols e Moros da vida pelo belo desserviço ao país. A “justiça” agradece.

    Inez Esteves

    04/06/2017 - 00h20

    Por que será? Porquê? Porquê?

Rogério Nunes

03/06/2017 - 21h39

Prender sem provas eu quero ver ! Kkkkk

Marilda Nunes

03/06/2017 - 21h37

Francisco Bronzato

03/06/2017 - 21h36

Vera Moura

03/06/2017 - 21h36

Dois mãozinha frouxa. Vão campinar

Silvana Simas

03/06/2017 - 21h34

Pega tua viola, coloca no saco e vaza Dallagnol.

Raimundo Duarte

03/06/2017 - 21h34

Um embuste. Uma peça de ficção. Uma afronta aos princípios fundamentais do Direito. Não passarão.

Dilma Oliveira

03/06/2017 - 21h33

Esgoto de Curitiba

Sidnei Pedroso

03/06/2017 - 21h33

Kkkkk kkkkk. ..nao se sustenta em convicção…estes procuradores são gente mal formada que não conseguem sobre viver na adversidade da profissao ai
vira procurador ou juiz…mas na verdade sa o gente ruim na formação acadêmica.. encostam no poder judiciário.. pena..

Pedro Lira

03/06/2017 - 21h33

Um Teibunal Penal Internacionsl condenaria o juiz e os procuradores que usam como base jurídica que sustenta alegações apenas convicções? Quem sabe? O Procurador messiânico e o juiz tem qual ligação com #PSDB? Estariam eles impedidos? Isentos? #Brasil piada pronta, Estado Democrático de Direito vilipendiado por quem deveria o defender?

Lincoln Canto

03/06/2017 - 21h33

Mário Guedes, sente ó a apelação do Dallagnol

    Mário Guedes

    03/06/2017 - 21h49

    Vi amigo….isso aí é de propósito, pra queimar o filme do coroa, isso é errado com certeza… Lincoln Canto

Mario Luiz

03/06/2017 - 21h32

A literatura só permite no caso do PT…

Laercio Medeiros Epaminondas

03/06/2017 - 21h32

ELE É UM BABACA.

Zeco Zeco Gonsa

03/06/2017 - 21h32

Primeiro prove que o dinheiro é do Lula com materialidade e não convicções de um procurador mimado com cara de bunda que persegue um ser humano por ideologia politica e esquece os ensinamentos de Jesus deixados há milênios. Você, dallagnol, se Jesus fosse vivo hoje em curitiba, você seria um grande perseguidor insano do grande Mestre, simplesmente pelas ideias que Jesus pregava em favor dos pobres e contra os poderosos.

Janier Dias

03/06/2017 - 21h31

Queima Cabaré de quinta , agora se prende somente por teses , sei não !

Edy Ribeiro

03/06/2017 - 21h31

Parece carniceiro no pé do Lula isso chama abuso de poder. Nunca vi tanta raiva! Só sendo mandado e é mesmo.

Rafael Santana

03/06/2017 - 21h30

Um dos princípios de sustentação do Estado de Direito é o princípio do “in dubio pro reu”. Os Procuradores não estão respeitando esse princípio, pois não há provas contra o Lula capazes de retirar seu estado de inocência.

Ricardo Luiz Malta Malta

03/06/2017 - 21h30

BABACAS

Adonize Meireles

03/06/2017 - 21h28

Está na hora do tantas cagagnol voltar para a faculdade, no primeiro ano…nunca aprendeu os fundamentos básicos do direito!


Leia mais

Recentes

Recentes