Putin responde a Trump sobre o bloqueio a Venezuela

(imagem-vtv.gob.ve)

A Rússia respondeu aos Estados Unidos sobre o bloqueio econômico que impõe a Venezuela. Desembarcaram em ¨Puerto Cabello¨ neste 1 de setembro, as primeiras 30 mil toneladas de farinha de trigo de um pacote comercial de 600 mil toneladas até dezembro deste ano.

O presidente de Vladimir Putin agiu rápido ao anuncio de 25 de agosto de seu homólogo. Donald Trump tinha declarado que iria asfixiar a economia do país caribenho via bloqueio de investimento, fluxo financeiro e principalmente de fornecimento de alimentos e produtos básicos.

O carregamento foi recebido pelo vice-presidente executivo Tareck El Aissami e o ministro da defesa Vladimir Padrino López. O segundo carregamento já saiu do país asiático a caminho do estado de Carabobo ,local do porto.

Além de garantir o fornecimento, o governo mudou o paradigma de logística, cansado de sofrer a especulação cambial e de mercadorias das indústrias que recebiam a farinha no câmbio oficial chamado Dipro(1 dólar igual 10 bolívares). Agora foi invertida a proporção de fornecimento, antes as empresas como Cargill internacional e Indústrias Polar o (maior grupo alimentício venezuelano) detinham 90% do fornecimento e o resto seguiam as padarias. Neste novo modelo as panificadoras irão receber diretamente a parte majoritária. Deve-se acrescentar a esta abordagem, que cresceu muito nos últimos meses a quantidade de padarias administradas pelas comunas em detrimento das privadas controladas por empresários, geralmente migrantes portugueses.

O processo da geopolítica teve mais um novo capítulo.

fontes

www.correodelorinoco.gob.ve

www.vtv.gob.ve/el-aissami-al-recibir-primer-cargamento-de-trigo-ruso-es-la-operacion-antibloqueono-va-a-faltar-la
-comida-para-el-pueblo-en-nigun-rublo/

www.bcv.gob.ve (olhar câmbio Dipro)

Autor: Túlio Ribeiro é graduado em Economia,pós-graduado em História contemporânea ,mestre em História social e doutorando pela UBV-Caracas em Ciências para desenvolvimento estratégico.

Tulio Ribeiro: Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.