Menu

Parente leva a Petrobrás para o beijo da morte

Foto: “O Beijo da Morte”, escultura presente no Cemitério “del Poble Nou” em Barcelona Por Tadeu Porto* “Se o mercado sorri para nós, podemos ir até lá e dar um beijo nele”“, afirmou o Presidente da maior empresa do país. A sinceridade de Pedro Parente é incrivelmente impactante, nesses tempos em que a política parece ser […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: “O Beijo da Morte”, escultura presente no Cemitério “del Poble Nou” em Barcelona

Por Tadeu Porto*

Se o mercado sorri para nós, podemos ir até lá e dar um beijo nele”“, afirmou o Presidente da maior empresa do país.

A sinceridade de Pedro Parente é incrivelmente impactante, nesses tempos em que a política parece ser construída apenas com mentiras, afinal, o ex-ministro de FHC não poderia ser mais fiel ao que acredita: A Petrobrás para ele não passa de um flerte momentâneo, um match no Tinder ou um pente e rala, como dizem por aí no funk carioca.

A relação que o tucano pensa para a empresa é daquelas que não precisa de uma boa conversa, de afinidades ou aquela química arrebatadora; que deixa de lado a conquista, o toque, o carinho e a atenção. Basta um sorriso do Sr.Mercado para a Petrobrás de Parente se entregar por completo sem pensar nas consequências daquele ato.

Bom, particularmente não tenho nada contra beijos efêmeros ou amores de verão, muito pelo contrário. Quero que as pessoas se beijem muito, sejam heteros, homos, trans ou bis; se peguem no primeiro, no segundo ou no enésimo encontro com muita ou pouca língua, beijando deitado, sentado, em pé ou de cabeça para baixo como o Homem Aranha e a Mary Jane.

Ou seja, que tenha beijo, muito ou pouco, mas que ele seja de uma relação, no mínimo, igualitária, onde ambos envolvidos possam sair satisfeitos.

Entretanto, igualdade é um fato que, sabemos de cor e salteado, não representa a relação do Mecardo com qualquer Estatal brasileira. Tanto o Capital nacional (uma burguesia entreguista, escravocrata e elitista), quanto o internacional (que só enxerga o Brasil como Colônia) querem as nossas empresas como subservientes da política do lucro, da exploração e da concentração de renda sem fim.

Não se tem dúvida, portanto, que o mercado quer da Petrobrás o mesmo que o machismo prega nos relacionamentos: submissão. Uma relação abusiva que já assistimos, por exemplo, na década de 90 quando vimos a empresa que perder uma plataforma inteira e toda sua produção – assassinando 11 pessoas – por diversas falhas oriundas da insaciedade de quem quer dinheiro no bolso sem pensar nas consequências, uma política de um egoísmo típico daqueles que se imaginam proprietários de uma outra pessoa numa relação.

Parente, que era presidente do Conselho da Petrobrás na época que quase destruíram a companhia, agora se apresenta como o próprio cupido dos infernos e tenta fazer a Petrobrás ser a empresa que o entreguismo sempre quis: refém do lucro e do método que, entre outros exemplo, causou o maior desastre natural da história do país, a tragédia de Mariana.

E assim, o tucano vai levando a Petrobrás para a tarefa que lhe foi outorgada pelo núcleo duro do golpismo: a deterioração completa da empresa, para depois privatiza-lá.

E para isso, o Mercado e seu beijo da morte será crucial.

* Tadeu Porto é Editor Sênior do Cafezinho e diretor da Federação Única dos Petroleiros e do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense

Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Miguel Barbosa

09/10/2017 - 21h56

Eu também agradeço a presença dos blogueiros, Christiane. Não me imagino hoje sem esses audazes guerreiros.

Miguel Barbosa

09/10/2017 - 21h53

Tem muita coisa que já está acontecendo, o BitCoin, por exemplo.

Miguel Barbosa

09/10/2017 - 21h51

Tem muita coisa que ainda vai acontecer e que já está acontecendo, o BitCoin, por exemplo. Fiquemos atentos.

Fernando PACHOLOK

08/10/2017 - 23h51

Em geral, Parentes só nos trazem problemas…

Maria Thereza

07/10/2017 - 19h00

Obrigada pelo texto, bastante esclarecedor. Sugiro apenas que os que lutam pela permanência da Petrobrás como patrimônio nacional, cerquem a empresa e impeçam a entrada desse parente lá. Se ele continuar não sobram nem as maçanetas. Tentam destruir a empresa desde que foi criada. Será que vão conseguir agora?

Christiane Petersen

07/10/2017 - 18h50

De cor e salteado é a expressão do saber com o coração, sim Tadeu Porto sabemos do fundo do coração a dor de presenciarmos o desmonte da Petrobras pelo beijo da morte que paira sob as nossas cabeças, aliás podemos dizer que é um beijo seguido de estupro e morte, ou quem sabe um beijo seguido de estupro e suicídio aonde um corpo cai num shopping ? em toda relação abusiva a tendência é a corda roer pro lado mais vulnerável e é isso o que presenciamos todos os dias desde que os estupradores assumiram o compromisso de tornar o Brasil em terra arrasada! e os brasileiros reféns de uma mídia corrupta, nojenta e asquerosa, semelhante a uma lepra de grau avançado. Ainda bem que contamos com os blogueiros aguerridos para amenizar o impacto desta doença.

Miguel Barbosa

07/10/2017 - 18h28

Tem que ser assim, Tadeu, direto, claro, sem meias palavras. O que esse grupo quer, esse grupo que assumiu o governo, derrubando uma Presidente (não Presidenta!!!) é a derrocada do País. Não importa a popularidade do Sr. Temer, ele pouco está se importando com popularidade. Ele foi colocado ali pelos abastados para destruir nosso País. Judas, o traidor, entregou seu Mestre, que o tinha escolhido, para segui-lo. Teve o fim que procurou, Se ele tivesse pedido perdão a seu Mestre, este o teria perdoado com certeza. O beijo da morte foi dado por ele e seu Mestre foi preso, crucificado etc. etc. Ocorre, porém, que um, Judas, preferiu a morte enforcando-se. Seu Mestre também escolheu a morte, só que para nos salvar. O Pai permitiu que ele fosse assassinado, pregado na cruz. No entanto, ao terceiro dia, ele o ressuscitou. Está vivo, tendo, pois, vencido o inimigo, a Morte. Ressurrexit!!! (Ressuscitou!) Todos nós temos a chance ainda de ressuscitar. Basta romper com os elos presentes. Parabéns por seu belíssimo texto. Continue a nos informar, visto que os jornalões estão vendidos a nossos inimigos.
t90d


Leia mais

Recentes

Recentes