Menu

PSOL rompe com Lava Jato e lança nota em defesa de Lula

A nota do PSOL, divulgada há alguns dias, em defesa dos direitos políticos do ex-presidente Lula, representa que as lutas internas do partido em torno do significado da Lava Jato para o país conseguiram, enfim, chegar a um ponto de maturidade. O partido rompeu com a Lava Jato, a maior farsa judicial da história brasileira, […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A nota do PSOL, divulgada há alguns dias, em defesa dos direitos políticos do ex-presidente Lula, representa que as lutas internas do partido em torno do significado da Lava Jato para o país conseguiram, enfim, chegar a um ponto de maturidade.

O partido rompeu com a Lava Jato, a maior farsa judicial da história brasileira, quiçá de todo o Ocidente. O caso Dreyfus, doravante, ficará em segundo plano, porque não consta que ele tenha sido usado para destruir a economia de um país e interferir, de maneira tão brutal e direta, nos rumos políticos da França.

O caminho trilhado pelo PSOL para chegar a essa conclusão foi demorado e sofrido. A última candidata do PSOL à presidência da república, Luciana Genro, há pouco divulgava louvores à Lava Jato. Provavelmente ainda o faz, porém agora de maneira mais discreta e envergonhada, porque sabe que suas companhias agora, nesse louvor, são a turma de Bolsonaro e os neofascistas.

De qualquer forma, a posição de Genro nessa questão foi derrotada. A maioria da legenda, hoje, entende que a Lava Jato dá sequência ao golpe de Estado de 2016, através das “tentativas de restringir ainda mais os direitos civis, como demonstram a tentativa de limitação do direito ao habeas corpus ou da aceitação de provas ilegais, proposto pelo Ministério Público, ou as inúmeras condenações baseadas exclusivamente em delações de executivos envolvidos em atos de corrupção promovidos em parceria com agentes públicos, muitas delas sem quaisquer provas.”

A Lava Jato ficou, portanto, isolada politicamente.

Ela tem, por certo, o apoio de corporações midiáticas corruptas, que a sustenta. Possivelmente, ela ainda tem um forte apelo naquela mesma classe média que Jesse Souza chama, impiedosamente, de exército de otários controlados pela Globo para serem os capatazes da elite do dinheiro.

Mas o apoio de setores esclarecidos e politizados caiu drasticamente.

O “núcleo duro” do apoio à Lava Jato vem hoje dos eleitores de Bolsonaro, herdeiros e vítimas de mais de dez anos de chorume antipetista construído pela mídia e mandarinato repressor.

A nota do PSOL nos deixa otimistas: a luta de classes, mais uma vez, limpa as nuvens do céu e nos permite ver, com clareza, quem está ao lado do povo e quem é seu inimigo.

***

No site do PSOL
Nota do PSOL: Em defesa da democracia e do direito de Lula disputar as eleições

Data: 13/01/2018

O golpe institucional de abril de 2016 abriu um período de novos e profundos ataques à democracia, à soberania e aos direitos sociais. Parte desses ataques se expressa nas tentativas de restringir ainda mais os direitos civis, como demonstram a tentativa de limitação do direito ao habeas corpus ou da aceitação de provas ilegais, proposto pelo Ministério Público, ou as inúmeras condenações baseadas exclusivamente em delações de executivos envolvidos em atos de corrupção promovidos em parceria com agentes públicos, muitas delas sem quaisquer provas.

Parte considerável do Poder Judiciário, dessa forma, expressa também o avanço da agenda que restringe direitos e sufoca a democracia, legitimando o golpe e seu conteúdo reacionário. Enquanto milhares de jovens negros e pobres estão presos sem quaisquer prova, Aécio Neves e Michel Temer, flagrados em áudios que evidenciam diferentes crimes, beneficiam-se da impunidade que protege os ricos.

O inesperado julgamento do recurso do ex-presidente Lula no Tribunal Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, para o mês de janeiro é, no entender do PSOL, parte das tentativas de consolidar o golpe institucional de 2016. A condenação de Lula, em sentença proferida sem quaisquer provas na primeira instância pelo juiz Sérgio Moro, já seria um absurdo jurídico. Mas antecipar o julgamento do recurso para o mês de janeiro, logo após o fim do recesso do Judiciário, representa uma evidente tentativa de influenciar o quadro eleitoral deste ano e impedir o direito de Lula de se candidatar.

O PSOL terá candidatura própria à Presidência da República. Uma candidatura radical, popular e que aponte a necessidade de uma alternativa independente dos trabalhadores e trabalhadoras, sem-teto, sem-terra, da juventude e dos estudantes, das mulheres, negros e negras, da população LGBT e todos os oprimidos, sem se furtar ao debate sobre as diferenças de projeto que existem no campo das esquerdas. Mas acreditamos que Lula tem todo o direito de participar das eleições de 2018, apresentando suas propostas para o Brasil. Por isso, denunciaremos a tentativa de restrição desse direito em todos os espaços.

É preciso derrotar o golpe em todas as suas manifestações e a ofensiva reacionária de parte do Judiciário é uma delas. Nestas circunstâncias, defenderemos os direitos democráticos e o Estado de Direito, com suas imperfeições e limites, jamais aceitando o linchamento político, midiático ou judicial de quem quer que seja. A sociedade não pode aceitar a criminalização sem provas, nem contra Lula, nem contra qualquer cidadão ou cidadã.

Executiva Nacional do PSOL
13 de janeiro de 2018

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Lucy

15/01/2018 - 23h57

Ah, então é por isto que a corrupta bruxa Marina Silva nunca apareceu aqui em Minas Gerais que afetou e arruiu a vida dos moradores em 132 cidades mineiras e capixabas destruídas pelo despejo de 63 milhões de toneladas de lama tóxica com mercúrio e arsênico causados pela ação criminosa da corrupta e gananciosa mineradora inglesa BHP Samarco!!!
Essa bruxa Marina Silva e seu comparsa traficante e corrupto Aécio Cheira Neves, rei da extorsão e das malas de dinheiro assassino de delatores e das laranjas do Mensalão Tucano (Sra Mirtes e sra Crsitiane Aparecida mortas em 2002 em BH) , nunca passaram por aqui em Minas Gerais após o desastre da BHP SAMARCO do corrupto sr ANDREWS MACKIENZIE.
Aliás esse corrupto senador traficante, ladrão, viciado em cocaína e ladrão de verbas públicas e rei da extorsão sr AECIO CHEIRA NEVES é reua em 14 processos criminais em Minas Gerais no TJMG por peculato, roubo de 5 bilhões da CEMIG E FURNAS (ESQUEMA MENSALÃO TUCANO), desvios de 60 milhões de reais do erário público para construção de aeroporto ilegal na fazenda dos primos na ROTA DO TRÁFICO EM CLÁUDIO -MG, associação ao tráfico de drogas, dezenas de atentados planejados pela corrupat irmã ANDREIA NEVES comparsa de Aécio no roubo de malas de dinheiro, e em assassinatos de jornalistas, esperamos que no dia que esse gangster AÉCIO CHEIRA NEVES perder as eleições será preso aqui em Minas Gerais irá fazer companhia para tucanos mineiros de alta plumagem na prisão de segurança máxima de Contagem onde já condenado a 20 anos de prisão cumpre pena o ex presidente do PSDB mineiro sr NARCIO RODRIGUES o maior comparsa de AECIO nos crimes tucanos em Minas Gerais.
AECIO FOI DENUNCIADO EM 2009 POR ENVOLVIMENTO COM AS MINERADORAS BHP SAMARCO E CBMM NO ESCÂNDALO DO CONTRABANDO DE NIÓBIO, ESSE CRIME CAUSOU A SOBRECARGA DAS REPRESAS E OS CINCO DEASTRES AMBIETAIS NA MINERAÇÃO EM MINAS GERAIS. AECIO CHEIRA NEVES E SEU COMPARSA DOM ANASTASIA GAMBINO RECEBERAM 200 MILHÕES EM PROPINAS DA CBMM E DA SAMARCO PARA ABAFAR A “CPI DA MINERAÇÃO” EM 2009 E AS PROPINAS FORAM PAGAS PELAS MINERADORAS NUM PARAISO FISCAL NA ALEMANHA EM LIECHTENSETEIN ENTRE 2007 E 2014. SE ESSA CPI DA MINERACÃO REQUERIDA PELO DEPUTADO ROGERIO LESSA (PT-MG) TIVESSE SEGUIDO EM FRENTE (VIDE RELATÓRIOS DA CPI O RELATORIO TECNICO DA UFMG E DA FEAM) NUNCA TERIA OCORRIDO O DEASTRE DE MARIANA.

CONFIRAM NOS DEPOIMENTOS DO JORNALISTA CARONE QUE FOI AMEAÇADO DE MORTE PELOS TUCANOS MINEIROS ENVOLVIDOS E ELE DEPÔS NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA ALMG: ASSEMBLEIA LEGISLATUVA DE MG:

“AS OVERDOSES DE AECIO E O CONTRABANDO DE NIÓBIO”

BOA LEITURA

Lucy

15/01/2018 - 23h36

O PSOL e nem a REDE da sra Marina Silva também nunca me enganaram. eles se travestem de oposição e votam a favor dos golpes e dos corruptos, muitos do PSOL são infiltrados desses canalhas lesa pátrias.
Aliás o PSOL teve aquele caso do vereador sr Vilani que matou uma família inteira no nordeste colocando fogo numa família inteira mortos queimados após Vilani atear gasolina e fogo na casa. Era uma richa política todos os moradores na casa morreram. Esse crime foi investigado e arquivado e foi citado na CPI DAS MILÍCIAS no nordeste brasileiro. Tem muitos jagunços de latifundiários infiltrados no PSOL.
A sra Marina Silva, patrocinada pelos usineiros e pela COROA BRITÂNICA e mineradoras britânicas ela foi condecorada pela família real inglesa em 2008 (quando ela fugiua do PT para fundar o Partido Verde também travestido de esquerda mas só tem bandidos lá) essa senhora Marina é também é outra corrupta e bandida “travestida de oposição quando interessa” veja no caso do ROUBO DOS VOTOS DO EDUARDO CAMPOS, ELA ESTAVA PATROCINADA PELOS USINEIROS DONOS DO GRUPO AF ANDRADE (ALEXANDRE E FABRÍCIO) QUE ALUGARAM PARA O PSB UM “AVIÃO CAVALO DE TRÓIA” SABOTADO DUAS VEZES SEGUIDAS (DEVIDAMENTE SEGURADO PELOS DONOS POIS JÁ SABIAM QUE A SRA MARINA ESTEVE COM GEORGE SOROS E A CIA TRAMANDO O DESAPARECIMENTO BIOLÓGICO DE CAMPOS PARA ROUBAR-LHE OS VOTOS E ENTREGAR AO SENADOR AECIO CHEIRA NEVES NO SEGUNDO TURNO.

A SRA MARINA TEVE DOIS ENCONTROS NA CIA E COM GEORGE SOROS E ARMINIO FRAGA (CORRUPTO AGIOTA EMPREGADO DE SOROS, ARMINIO FRAGA NASCEU NO BRASIL MAS NUNCA MOROU AQUI ELE É FILHO DE UM AGENTE AMERICANO COM UMA BRASILEIRA QUE CONHECEU NAS NOITADAS CARIOCAS EM 1964 ARMINIO É NATURALIZADO AMERICANO E TRABALHA PARA O MEGA ESPECULADOR GEORGE SOROS DESDE 1982.

LEMBREM-SE QUE FOI A GEORGE SOROS QUE O CORRUPTO SR FHC ENTREGOU NA BOLSA DE NEW YORK AQUELE LOTE BILIONÁRIO DE SEIS BILHÕES DE AÇÕES PREFRENCIAIS DA PETROBRAS NA BOLSA DE NEW YORK NO DIA 10 DE JANEIRO DE 1999 E DESDE 2000 A UNIÃO É OBRIGADA A ENVIAR PARA O NYSE 60% DOS LUCROS DA PETROBRAS TODOS OS ANOS. ESSA FOI UMA VERDADEIRA PROIVATAIZAÇÃO FRAUDULENTA UMA “PRIVATAIZAÇÃO BRANCA ILEGAL E ILÍCITA POIS ENTREGOU UM LOTE DE 6.000.000.000 DE AÇÕES PREFRENCIAIS PETR4 QUE VALIAM 500 BILHÕES DE DÓLARES FORAM DOADAS PELO CORRUPTO SR FHC E SEU CORRUPTO GENRO DAVID ZYLBERSZTAJN E O SINISTRO BANQUEIRO FRANCÊS ENTÃO PRESIDENTE ESTRANGEIRO NOMEADO POR FHC EM 1999 E TAMBÉM COM A PRESENÇA DO ESPANHOL SR NESTOR CERERÓ TAMBÉM NOMEADO POR FHC EM 1999 NA CRIAÇÃO DA DIRETORIA INTERNACIONAL, CONFIRAM NO GOOGLE, ATÉ O PALAHÇO DO PELÉ FOI A BOLSA DE NY AJUDAR FHC E O CORRUPTO DAVID ZYLBERSZTAJN, PELÉ FOI O “GAROTO PAROPAGANDA” DO DESMONTE NACIONAL NESSA DATA.

Vitor

15/01/2018 - 11h00

Quem acredita nisso, acredita em qualquer coisa. O PSOL pode falar o que quiser, mas todo mundo sabe que eles (e principalmente o Boulos) estão só esperando o Lula ficar inelegível para lançar a candidatura. Eles estão apenas embarcando em uma bandeira da esquerda para formular o discurso posterior: “Se fosse Lula, a gente ia apoiar, etc… Mas como não é, temos direito de blá, blá, blá…”
Só não enxerga quem não quer…

Márcio Martins

15/01/2018 - 10h36

Caretando Vergonhoso deve estar uma arara!

Professor Mauro

15/01/2018 - 09h36

Essa foto do senador corrupto e traficante Aecio cheira Neves mega delatado rei da extorsão figura carimbada da corrupção COCHICHANDO com o juiz tucano treinado pela CIA em 2009 para golpear o Brasil diz tudo sobre essa sinistra TEIA TUCANA DE PROTEÇÃO JUDICIÁRIA criada em 1995 para blindar os 300 políticos corruptos vira latas propinados pelas multinacionais nas PRIVATARIAS TUCANAS.

No mês passado a capital mineira Belo Horizonte amanheceu com essa sinistra foto de Aécio com o juiz tucano agente da CIA colada em todos os muros do Centro de BH com frases de revolta sobre a sinistra blindagem do corrupto Aécio cheira Neves e sua soltura pelo acovardado STF.
A lista de crimes de Aécio é muito extensa, O policial Lucas Gomes Arcanjo postou dezenas de vídeos no YouTube confiram sobre os crimes em Minas Gerais: associação ao tráfico, extorsão a empresários, construção de aeroporto ilegal, assassinatos das duas laranjas di mensalão tucano Cristiane Aparecida e Mirtes, desvios de 2 bilhões de FURNAS e CEMIG no mensalão tucano, desvios de 5 bilhões da saúde, roubo de verbas públicas e muitos outros crimes Aécio foi denunciado no escândalo do contrabando de niobio ele abafou a CPI DA MINERAÇÃO em 2009 e recebeu centenas de milhões em Liechtenstein na Alemanha em propinas da Samarco e CBMM. O contrabando de niobio foi iniciado após a privatização da VALE DO RIO DOCE em 1997 sobrecarregou represas e levou a CINCO desastres na mineração incluindo o de MARIANA. Como herança maldita da PRIVATARIA da VALE DO RIO DOCE ficou a destruição nos estados de MG e ES, a febre amarela, seis milhões de pessoas sem água potável e muita destruição pelo despejo de 63 milhões de toneladas de lama tóxica com mercúrio arsênio e metais pesados matou a fauna a o Rio Doce.
Em Minas Gerais Aécio cheira Neves é réu em 14 processos por corrupção no TJMG. O dia que ele perder as eleições perderá a imunidade e será preso em Minas Gerais. A mídia golpista em Minas Gerais pertence a familiares desse bandido confiram no Google: AS OVERDOSES DE AÉCIO E O CONTRABANDO DE NIOBIO

SOBRE O PSOL:

Estudem a origem desse partido travestido de esquerda analisando seus fundadores e o Valdinei que é um jagunço vereador do PSOL envolvido em milícias e crimes no Nordeste brasileiro. Ele foi citado na CPI DAS MILÍCIAS e tem muita coisa estranha envolvendo esses personagens
Essa tática de criação de 46 partidos políticos é uma estratégia também adotada na Itália na época da Mani Pulite com o juiz Pietro que levou a fuga do mafioso Tomazio para o Brasil em 1990 e Carlo Marcelo para Tailândia e levou Berlusconi ao poder. A tática foi a fragmentação dos partidos de oposição. A Itália também ficou com a herança maldita com 45 partidos. O juiz Pietro foi preso ao final da operação por corrupção falsificação de provas Pietro extorquiu CENTENAS de pessoas e perseguiu e levou ao suicídio. 22 pessoas.
Os países desenvolvidos não têm mais que dois ou três partidos
Acorda Brasil

Euler

15/01/2018 - 09h00

Convenhamos, foi uma crítica ou autocrítica meio envergonhada, meia boca mesmo. Nem uma única vez mencionaram o nome da operação Lava Jato. Nem tampouco mencionaram os grandes estragos causados em todas as áreas do país por essa operação de ocupação estrangeira dirigida pela CIA, com a tutoria local da Globo e afins. Para um partido que se diz de “esquerda”, “radical” e “popular”, a nota do PSOL deixou muito a desejar. Parece mais um pronunciamento oficial de um partido burguês qualquer que precisa dar satisfação para os setores mais esclarecidos da população. Para pleitear intelectualmente pelo menos o papel de vanguarda, de direção política de um povo, era preciso deixar bem claro, com todas as letras, que a Operação Lava Jato, com a tutela local da Globo, foi a maior farsa da história do Brasil e talvez de toda a América Latina.

Luiz Carlos P. Oliveira

15/01/2018 - 08h29

O Psol não me engana. Ele sempre atacou o Lula. Deixaram tudo acontecer sem dizer uma palavra, pois esperava ser o “herdeiro” da esquerda caso o golpe urdido pelo Aécio & quadrilha destruísse o PT. Como isso jamais irá acontecer, como dizem as pesquisas, agora quer “ajeitar” uma boquinha. Aviso ao PT: o Psol não é confiável. Eles sempre atacaram o PT e levaram a direita livre. Ôlho neles.

    Mauricio

    15/01/2018 - 08h39

    Concordo plenamente Luiz, apoiaram o golpe durante todo o processo, apenas no dia da votação foram contra. Sempre falaram fino com o PSDB e grosso com o PT. Olho neles.


Leia mais

Recentes

Recentes