Menu

Ferrajoli e a desmoralização do judiciário brasileiro

(Por que cargas d’água o prêmio da Globo à juízes do STF não é considerado propina? Afinal, não vale muito mais, e é mais eficiente, do que qualquer mala de dinheiro? Na foto, Joaquim Barbosa, então presidente do STF, recebendo prêmio do “capo” da máfia midiática). Eu fico pensando nos ministros do STF. Será que […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Por que cargas d’água o prêmio da Globo à juízes do STF não é considerado propina? Afinal, não vale muito mais, e é mais eficiente, do que qualquer mala de dinheiro? Na foto, Joaquim Barbosa, então presidente do STF, recebendo prêmio do “capo” da máfia midiática).

Eu fico pensando nos ministros do STF. Será que eles não tem vergonha do que a Lava Jato está fazendo ao país? Será que eles realmente acreditam nos falsos elogios que lobistas de petroleiras norte-americanas e da Casa Branca, reunidos no Wilson Center, fazem à Lava Jato. Será que acreditam nos prêmios financiados pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos?

Será que os excelentíssimos ministros não percebem que estão afundando a credibilidade do judiciário brasileiro, aqui e lá fora?

Os únicos que acreditam no sistema brasileiro de justiça hoje são os tucanos, que permanecem intocáveis, apesar de todos os seus crimes, e a família Marinho, que igualmente continua blindada, apesar de ser a protagonista de mais de sessenta anos de golpes, fraudes e mentiras.

A Globo deveria ter sido cassada em 1982, logo após o escândalo do Proconsult, quando a empresa tentou fraudar as eleições no Rio de Janeiro.

Ou melhor, deveria ter sido cassada junto com o processo de redemocratização, como maneira de expurgar a ditadura, que foi um regime político integralmente sustentado pela Globo.

O Judiciário brasileiro, por sua vez, ao se aliar à Globo, está caminhando a passos rápidos para se tornar a mais corrupta e desmoralizada das instituições.

***

No Conjur

PAPA DO GARANTISMO
Ferrajoli critica “impressionante” falta de imparcialidade em ação contra Lula

20 de janeiro de 2018, 12h54
Por Sérgio Rodas

O processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposta corrupção envolvendo um tríplex no Guarujá (SP) passa a ideia de uma “ausência impressionante de imparcialidade por parte dos juízes e procuradores que o promoveram”, afirma o jurista italiano Luigi Ferrajoli.

Jurista italiano Luigi Ferrajoli critica postura midiática de juízes no Brasil.
Condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelo juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sergio Moro, Lula terá sua apelação julgada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (PR, SC e RS) na próxima quarta-feira (24/1).

Em carta, o doutrinador disse ser difícil encontrar uma razão para tal postura dos agentes públicos além da finalidade política de paralisar o processo de reformas conduzidos pelos governos Lula e Dilma Rousseff, que, diz ele, “tiraram da miséria 40 milhões de brasileiros”.

Segundo Ferrajoli, há quatro elementos que demonstram essa ausência de imparcialidade – favorecida “pelo singular traço inquisitório do processo penal brasileiro que é a confusão entre o papel julgador e o papel de instrução, que é papel próprio da acusação”.

O primeiro deles seria uma campanha orquestrada na imprensa contra Lula e alimentada por um “inaceitável protagonismo dos juízes”. De acordo com os juristas, as manifestações de magistrados contra o ex-presidente fora dos autos do processo seria motivo para afastá-los do caso em qualquer outro sistema.

O segundo elemento é a ativa participação do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, nas delações premiadas. E isso, conforme Ferrajoli, faz com que Moro assuma que os depoimentos de colaboradores são verdadeiros se apoiam a versão da acusação e falsos se a contradizem.

Já o terceiro elemento de parcialidade é a simultaneidade da ação contra Lula com o processo de impeachment de Dilma, de “sustentação jurídica muito duvidosa”. Isso “gerou a impressão que os dois procedimentos têm o significado político de uma única operação, de restauração antidemocrática”, avalia o jurista.

Por fim, a quarta razão de preocupação a respeito da ausência de imparcialidade diz respeito à aceleração da tramitação da apelação de Lula no TRF-4. Para o jurista, isso indica que o objetivo é impedir que Lula concorra à Presidência da República.

Clique aqui para ler a carta.

Sérgio Rodas é correspondente da revista Consultor Jurídico no Rio de Janeiro.

Revista Consultor Jurídico, 20 de janeiro de 2018, 12h54

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Professor Mauro

23/01/2018 - 13h21

Para entender o golpe do quadrilhao e essa sinistra TEIA TUCANA DE PROTEÇÃO JUDICIÁRIA criada por FHC, o PGR corrupto sr Geraldo Brindeiro engavetador geral da República da era FHC, Gilmar Mendes o jagunço do Mato Grosso escudeiro de FHC e do senador mega delatado traficante rei da extorsão sr Aécio cheira Neves será necessário ler os livros sobre as PRIVATARIAS TUCANAS, ESCÂNDALO BANESTADO E O SINISTRO MENSALÃO TUCANO;

1- A HISTÓRIA SECRETA DA REDE GLOBO, Daniel Herz
2- A OUTRA HISTÓRIA DA LAVA JATO, Paulo Moreira leite
3- A PÁTRIA PEDE SOCORRO, Brigadeiro Ivan FROTA
4- O MAPA DA CORRUPÇÃO NO GOVERNO FHC, Larissa Burtoni
5- FHC, CRISE, DECADÊNCIA E CORRUPÇÃO, H Fontana
6- EL COMPLOT PARA ANIQUILAR -LAS NACIONAIS DE IBERO AMERICA. Editora EIR. LINDON LAROUCHE o livro denúncia sobre o nefasto consenso de Washington assinado por FHC, Salinas, Miguel DELLA Madrid e outros lesa PÁTRIAS ladrões e corruptos da América Latina
7- QUEM PAGOU A CONTA, Sebastião Nery revela como FHC foi coaptado pela CIA e FUNDAÇÃO FORD em 1970 para comandar os Black blocos desestabilizar o governo de salvador Allende. FHC recebeu hum milhão de dólares pelo serviço sujo e fugiu para os EUA
8- O BRASIL PRIVATIZADO O SAQUE CONTINUA, ALOÍSIO BIONDI
9- YOUTUBE POLICIAL LUCAS GOMES ARCANJO DENUNCUOU AÉCIO NEVES PELO ASSASSINATO DAS DUAS LARANJAIS DO MENSALÃO TUCANO ( CRISTIANE APARECIDA E MIRTES ASSASSINADAS EM 2002 NO APAGAR DAS LUZES DO GOVERNO FHC
10- YOUTUBE: BILL CLINTON PASSOU SERMÃO EM FHC PELA CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE 125 BILHÕES DE DÓLARES NO ESCÂNDALO BANESTADO.
11- JORNALISTA CARONE DENUNCIOU AÉCIO POR CORRUPÇÃO E ASSOCIAÇÃO AO TRÁFICO DE DROGAS.
AS OVERDOSES DE AÉCIO E O CONTRABANDO DE NIOBIO COM A BHP SAMARCO E A CBMM. AÉCIO CHEIRA NEVES RECEBEU PROPINAS MILIONÁRIAS DAS MULTINACIONAIS MINERADORAS PARA ABAFAR O ROUBO DE NIOBIO E OS DESASTRES DAS REPRESAS E ARQUIVOU A CPI DA MINERAÇÃO EM 2009 GANHANDO PROPINAS NA ALEMANHA LIECHTENSTEIN

Professor Mauro

23/01/2018 - 12h41

Para colocar em prática os apagões e as privatarias do nefasto consenso de Washington assinado nos EUA por FHC, Salinas, carlos Menem e Miguel DELLA Madrid a REDE GLOBO derrubou o ministro da Fazenda Rubens Ricupero e Roberto Marinho obrigou Itamar Franco a nomear FHC na pasta da Fazenda e dessa forma FHC assumiu a falsa autoria do plano real e seu golpe eleitoreira que enganou milhões de brasileiros nas eleições presidenciais de 1994 repetindo o golpe eleitoreiro de 1989.
Nessa época FHC foi orientado pela CIA a criar uma REDE DE PROTEÇÃO JUDICIÁRIA para abafar os apagões e crimes das PRIVATARIAS TUCANAS.
Esse golpe judiciário foi aplicado inicialmente no
México para entregar as imensas reservas do petróleo
mexicano e detonar com as ações da petrolífera gigante PEMEX. Notem que toda a América Latina foi alvo de GOLPES LESA PÁTRIAS pelos signatários desse sinistro consenso de Washington assinado por lesa pátrias em março de 1993.
No México para entregar o rico petróleo mexicano e destruir as leis trabalhistas, a CIA em conluio com Salinas planejaram o assassinato do candidato de centro Luis Donaldo morto a tiros na capital federal em 23 de março de 1994 na véspera das eleições
presidenciais.
No Brasil o mesmo golpe foi colocado em prática pelo
quadrilhao dos 300 políticos picaretas e lesa PÁTRIAS com CIA matando também um candidato de centro Eduardo Campos que tinha idéias nacionalistas e progressistas ele foi morto após três tentativas consecutivas de sabotagem. O cavalo de tróia foi a sra Marina Silva e os usineiros FINANCIADORES de Marina Silva os corruptos Alexandre e Fabrício de Andrade donos do grupo AF ANDRADE e também donos do sinistro avião CESSNA CITATION XLS 560 alugado parabo PSB era o “cavalo de tróia” para matar Eduardo Campos pois ele liderava o segundo lugar e Aécio cheira Neves com graves denúncias feitas pelo policial Lucas Gomes Arcanjo da DHPP de BH por associação ao tráfico e assassinato das duas laranjas do mensalão tucano em Minas Gerais (sra Cristiane Aparecida e sra Mirtes foram mortas em 2002 após transportarem centenas de malas de dinheiro da CEMIG E FURNAS).
JOAQUIM BARBOSA ARQUIVOU ASSASSINATOS DO MENSALÃO TUCANO E BLINDOU POLÍTICOS TUCANOS CORRUPTOS NO MENSALÃO TUCANO E PASMEM BARBOSA LIVROU O PRÓPRIO FILHO DENUNCIADO NO MENSALÃO TUCANO. JOAQUIM BARBOSA GANHOU UM APARTAMENTO EM MIAMI EM ABRIL DE 2012 PARA O SERVIÇO SUJO DE BLINDAGEM DE 125 POLÍTICOS PICARETAS TUCANOS NO MENSALÃO MINEIRO.

Notem que o sinistro juiz tucano Joaquim Barbosa e o sinistro juiz tucano Sérgio Moro e Gilmar Mendes, O jagunço do Mato Grosso escudeiro de FHC e do quadrilhao das PRIVATARIAS TUCANAS foram os personagens principais da TEIA TUCANA DE PROTEÇÃO JUDICIÁRIA criada por FHC para blindar os crimes de corrupção o BANESTADO no banco do estado do Paraná que captou MEIO TRILHÃO DE REAIS (125 bilhões de dólares) das multinacionais para REMUNERAR 300 políticos picaretas, corruptos, lesa PÁTRIAS e vira latas do quadrilhao de TEMER, CUNHA, FHC, JOSÉ CHIRICO SERRA, ELISEU QUADRILHA, BETO MANSUR, ROMERO JUCA E MUITOS OUTROS 300 POLÍTICOS VIRA LATAS, LADRÕES CORRUPTOS MEGA DELATADOS
Como revelam os livros livros sobre as privatarias tucanas e os blogs sobre esse crime de corrupção lesa pátria o ESCÂNDALO BANESTADO foi maior crime de corrupção da história do Brasil. Esses crimes foram abafados no Paraná pelo CORRUPTO juiz tucano Sérgio MORO agente da CIA treinado pelo serviço secreto americano em 2009 para golpear o Brasil, tomar as riquezas minerais e petrolíferas, criar a LEI DO TRABALHO ESCRAVO, ISENTAR AS PETROLÍFERAS ESTRANGEIRAS DOS IMPOSTOS SOBRE O PETRÓLEO POR 40 ANOS COMO A CIA FEZ NO MÉXICO DESDE 1994 E QUEBROU O MÉXICO NO ANO SEGUINTE EM 1995.

POBRE BRASIL VIROU A MAIOR COLÔNIA DO IMPÉRIO

POBRE AMÉRICA LATINA. A REGIÃO TEVE AÇÃO TRAIDORA DE JUÍZES CORRUPTOS E POLÍTICOS VIRA LATAS E VIROU UM QUINTAL DO IMPÉRIO ANGLO AMERICANO E DE MULTINACIONAIS QUE GANHARÃO RIOS DE DINHEIRO COM O ROUBO DO PETRÓLEO, DO NIOBIO, METAIS NOBRES E COM O TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL, PARAGUAI, HONDURAS, ARGENTINA E MÉXICO

Sebastião Farias

23/01/2018 - 01h10

Parabenizo o excelente trabalho do autor da matéria,Ferrajoli e principalmente, a coragem do bravo e fiel defensor dos direitos dos cidadãos, da democracia e do estado de direito e da soberania do povo brasileiro.
O que não consigo entender, é a ingenuidade do Poder Judiciário do Brasil, deixar as coisas chegarem onde chegou e, onde, condenado ou inocente nesse julgamento, o Ex-presidente Lula, a Vítima, sem dúvidas, na consciência do povo, ficará para sempre lembrada: A Justiça Parcial Brasileira.
É pertinente que todos os cidadãos brasileiros, não falo de petistas, esse, não é o caso mas, de todos que acreditam neste abençoado país, o Brasil usem essa oportunidade que Deus nos proporcionou para que a justiça imparcial se feita e, deem visibilidade à população nacional e internacional, para que vejam, conheçam nossa situação e luta e, assim, possam, por solidariedade, tomarem uma atitude simpática e de defesa, da causa legítima do povo brasileiro,
tentando resgatar a Democracia no Brasil, o estado de Direito e de exigir um Julgamento justo para o Ex-Presidente Lula, amparado na CF e nas leis em vigor e, conduzido de forma imparcial.
Sem dúvidas, essa movimentação, popular, como produto da unidade e da vontade de forças sociais, políticas e populares, deveria ainda, na oportunidade, trazer a tona e discutir com responsabilidade, os graves problemas que afligem na atualidade, a nação e o povo brasileiro, impedindo a sua fraternidade e bem-estar geral como: A intervenção histórica, indevida e injusta de grandes grupos de comunicações na desestabilização da ordem democrática, do estado de direito, da política, da economia, do progresso social e agora, da instabilidade jurídica, nacionais; Urgente criminalização das mídiospropinas, representadas por utilização de espaços de uma concessão pública do povo brasileiro, os meios de comunicações e mídias, para por seus interesses pessoais, premiarem pessoas e/ou autoridades, protegidos e simpatizantes aos seus projetos de dominação e, tratarem de forma desigual e atacarem impunes, como relata a propria imprensa e midias independentes, reputações de quem não simpatizam, além de tentarem cooptar a inteligência e a consciência das pessoas e trabalhadores, a concordarem passivamente, com perdas de direitos adquiridos por lei e com prejuízos trabalhistas, previdenciários, econômicos, sociais, etc, como mostram como resultados científicos de sua exploração desumana, as desigualdades que só aumentam, conforme os linksinks abaixo:
Apelamos a todos os cidadãos brasileiros, estudantes e gaúchos brasileiros, que tenham noção da importância desse valores para si e para suas famílias, que se solidarizem e se façam presentes fisicamente, nesses movimentos populares e, com outros movimentos que virão, até o Brasil e seu povo, resgatarem seu valor e o reconhecimento respeitoso, novamente, junto a comunidade mundial.
Aos idosos e todos àqueles que por quaisquer impedimentos fisicos não possam comparecer fisicamente, que usem as redes sociais e não se omitam nesse momento de se manifestarem, sua participação também, é fundamental, principalmente, como resposta no futuro, nós momentos quando seu neto, bisneto, etc, lhe perguntar: “naqueles dias de luta , vovô/Vovó, qual foi sua participação, para que o povo brasileiro resgatassem seus diretos democráticos e lutassem por uma justiça igual para todos e imparcial, como dispõe a CF?”
Deus salve o Brasil!!!!! ACREDITEM! Vocês são muito importantes para a VITÓRIA da DEMOCRACIA.

VEJAM o resultado da exploração humana pelo mal, no mundo e no BRASIL:

https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/economia-e-negocios/mais-de-80percent-da-riqueza-do-mundo-ficou-com-1percent-da-popula%C3%A7%C3%A3o-diz-relat%C3%B3rio/ar-AAv0EVr?li=AA5a49&ocid=spartandhp&fullscreen=true#image=1 ;
https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/economia-e-negocios/cinco-bilion%C3%A1rios-brasileiros-concentram-renda-de-metade-da-popula%C3%A7%C3%A3o-mais-pobre-do-pa%C3%ADs/ar-AAv0MGY?ocid=spartandhp

Jáder Barroso Neto

22/01/2018 - 16h35

Quando o nome do filho de Barboosa apareceu em inquérito da AP 470, desapareceu em segredo de Justíscia, Pizolatto carregou mais uma culpa e o filhinho foi trabalhar na Globo.

Terramarinha

22/01/2018 - 11h00

Para mim a forma mais eficaz de combater o desmandos do judiciário e derrotar a globo. Setores da sociedade preocupados com os rumos que o país tem tomado, deveria levar muita gente para frente da globo até o dia do julgamento do Lula. Quem não vai para Porto Alegre deve ir para frente da globo, pois na realidade são os Marinho que estão julgando Lula e não o TRF4. O TRF4 é apenas testa de ferro.


Leia mais

Recentes

Recentes