Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

A carta de Juca Ferreira

Por Miguel do Rosário

31 de janeiro de 2018 : 20h16

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Partilho com os leitores do blog a carta de Juca Ferreira, que está se espalhando pelas redes hoje.

Carta de Juca Ferreira

“Acho que a decisão de prender Lula já está tomada. E me parece que não vai demorar.

Isso significa que o golpe entrou em nova fase. Estão se sentindo em condições e fortes para dar o golpe final antes das eleições.

Acho que inevitavelmente virá a fase repressão. Seletiva, planejada, sem a brutalidade exposta como na ditadura militar.

Parece que praticamente fecharam todo o universo institucional. Não tenho condições de ter uma radiografia do poder, mas não tenho dúvida que esse golpe que estamos vivendo tem planejamento, articulação e que trabalham de forma muito articulada.

O que resta neste nível institucional devemos disputar. Temos do nosso lado, potencialmente a maioria do povo, setores democráticas, a maioria dos intelectuais,os movimentos sociais e uma consciência e uma memória dos ganhos e avanços dos nossos governos.

A luta é entre a democracia e o estado de direito versus a ditadura jurídica/midiática/parlamentar.

Me angustia que não estejamos nos preparando e debatendo; que a direção e seus órgãos dirigentes não estejam analisando junto às bases a evolução da situação. Por paradoxal que seja a direita avança e ao mesmo tempo o movimento democrático cresce. Somos responsáveis por essas pessoas que estão se expondo para defender a democracia e o presidente Lula. Existe um invento democrático forte e em crescimento.

Vejo na internet uma radicalização das nossas bases sociais principalmente da juventude. E uma certa confusão sobre o que fazer.

Achei certo desmobilizar a concentração em POA antes do resultado. Naturalmente viraria o primeiro confronto, tudo que a direita quer. Matar esse movimento no nascedouro.

Mas o movimento social em geral precisa que os partidos e seus dirigentes orientem e interpretem esse momento, apontado para o que fazer. Entramos em uma nova conjuntura depois de 24 de janeiro.

A sensação de muitos e minha também é que estamos atrasados. A direita está sabendo o que quer de cada momento e tem extraído dividendos políticos. Estão mantendo a dianteira, organizando o cenário e estão se dando bem até agora.

Não estamos mortos nem liqüidados. Pelo contrário. Lula só cresce e nossa base ampliou. Estamos vendo nascer um grande movimento democrático de massa. O caráter ditatorial está cada dia mais explícito.
Vai ser preciso analisar esse novo momento e orientar o movimento democrático.

Um abraço”

Juca Ferreira

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Lucy

03 de fevereiro de 2018 às 00h29

O APARTHEID SIMILAR AO VIVIDO NA ÁFRICA POR MAIS DE 20 ANOS E NO MÉXICO (PARA ENTREGA DO PETRÓLEO MEXICANO A CIA ASSASSINOU O CANDIDATO DE CENTRO LUIS DONALDO EXATAMENTE COMO FIZERAM COM EDUARDO CAMPOS), APARTHEID JUDICIÁRIO FOI CRIADO COM O GOLPE DE 2016 NO BRASIL

O GOLPE NO BRASIL DE 2016 FOI CUIDADOSAMENTE PLANEJADO PELA CIA (E AS PETROLÍFERAS AMERICANAS) O SERVIÇO SECRETO NORTE AMERICANO QUE TREINOU EM 2009 O SINISTRO JUIZ TUCANO SR SERGIO MORO (O MESMO JUIZ CORRUPTO DO CASO BANESTADO QUE BLINDOU OS 300 POLÍTICOS LESA PÁTRIAS QUE RECEBERAM 125 BILHÕES EM PROPINAS EM TROCA DE PRIVATARIAS TUCANAS) ESSES 300 POLÍTICOS TRAIDORES E LESA PÁTRIAS DO QUADRILHÃO

CONSPIRARAM COM OS ESPECULADORES ESTRANGEIROS E AS PETROLÍFERAS AMERICANAS PARA GOLPEAR O BRASIL E ROUBAR AS RIQUEZAS NATURAIS

EM 2003 FOI PROPOSTA UMA INTERVENÇÃO DA ONU NO PODER JUDICIÁRIO SUGERIDA PELO CHANCELER SERGIO VIEIRA DE MELO MAS INFELIZMENTE MORREU NUM ATAQUE AÉREO EM BADGÁ.

O GOLPE DE 2016 IMPLANTOU O TRABALHO ESCRAVO, DESTRUIU A INDÚSTRIA NACIONAL, DESTRUIU A CLT E CRIOU O TRABALHO ESCRAVO, CONGELOU OS GASTOS COM EDUCAÇÃO SAÚDE E SEGURANÇA PÚBLICA POR 20 ANOS (NO MESMO PRAZO DA RENÚNCIA FISCAL ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA AS PETROLÍFERAS ESTRANGEIRAS: PEC-131 E A MP-795), RETIROU SEIS MILHÕES DE EMPREGOS NO BRASIL TRANSFERINDO PARA OS EUA, DOAÇÃO DE 20 TRILHÕES DE DÓLARES EM RESERVAS DE PETRÓLEO PARA AS PETROLIFERAS ESTRANGEIRAS E ISENTOU ESSAS MESMAS PETROLÍFERAS DE IMPOSTOS SOBRE O PETRÓLEO POR 20 ANOS E ELAS COMEMORAM O GOLPE.

O APARTHEID FOI CRIADO NO BRASIL COM O GOLPE JUDICIÁRIO E PARLAMENTAR DE 2016

O REGIME DE EXCEÇÃO CRIADO EM 2016 É DE APARTHEID SOCIAL, POLÍTICO, ECONÔMICO E TECNOLÓGICO, UMA TOTAL ALIENAÇÃO NO PAÍS, UMA DESTRUIÇÃO DA INDÚSTRIA NACIONAL JAMAIS VISTA NO BRASIL EM FAVOR DOS INTERESSES ESTRANGEIROS, UM QUADRILHÃO DE TEMER E CUNHA E SERGIO MORO A SERVIÇO DA CIA E DAS PETROLÍFERAS E OUTRAS MULTINACIONAIS QUE FINANCIARAM O GOLPE DE 2015, REMUNERARAM JOSÉ CHIRICO SERRA EM MARÇO DE 2015

Responder

Pedro Cândido Aguarrara

01 de fevereiro de 2018 às 19h25

NUNCA IREMOS ACATAR DECISÕES POLÍTICAS DO PODER JUDICIÁRIO!!!!

Decisões POLÍTICAS de juízes POLÍTICOS como Sérgio Moro e os desembargrinhos do TRF4 NÃO DEVEM NEM PODEM SER ACATADAS PELO CIDADÃO BRASILEIRO.

Quem apequena o STF é o próprio STF que não cumpre o seu dever de defender a Constituição e as garantias dos cidadãos.

O GOLPE só aconteceu devido à COMPLACÊNCIA COM O GOLPE do STF!!!

Sergio Moro e TRF4 FORMARAM SIM UM CARTEL de juízes de DIREITA com o objetivo de CRIMINALIZAR os políticos de esquerda. Delações só eram aprovadas se o delator falasse algo de Lula Dilma ou do PT!!! Se não falasse ficava PRESO! Os vazamentos eram SELETIVOS!!!

O processo do apartamento de Lula não tem NADA a VER com Petrobrás e não podia ir para Sérgio Moro!!. De que adiantam argumentos jurídicos???
Quando os juízes formam um CARTEL e vão CONDENAR DE QUALQUER JEITO de que adiantam ARGUMENTOS JURÍDICOS????!!!
O CORDEIRO PODE ARGUMENTAR JURÍDICAMENTE COM O LOBO???

De que adiantaram TODAS AS ARGUMENTAÇÕES JURÍDICAS mostrando que as pedaladas fiscais não eram crime de responsabilidade????

STF se omitiu e permitiu um GOLPE DE $ESTADO!!!

Então, Ministra, não me venha com essa conversinha de que eu tenho que acatar decisões de uma JUSTIÇA INJUSTA!!!

A SENHORA está é defendendo a politização do judiciário brasileiro e deveria ser AFASTADA DAS SUAS (DIS) FUNÇÕES!!
O NOSSO PAÍS, Ministra Carmem, está caminhando para a LUTA ARMADA com cidadãos civis pegando em ARMAS!!! Eu mesmo, que nunca fui sequer processado aos 67 anos de idade, que não tenho sequer MULTA DE TRÂNSITO, ando pensando nisso!!!

Pois cada vez mais vejo que só vamos agir verdadeiramente na Lei, com a Lei e dentro da Lei, como dizia Ruy, quando procuradores, juízes e policiais federais envolvidos com POLÍTICA PARTIDÁRIA começarem a cair crivados de balas nas ruas!!!

Como aconteceu na Itália nos anos 70 com as Brigadas Vermelhas!!!

Responder

Álvaro Santos

01 de fevereiro de 2018 às 16h59

Discordo frontalmente da análise. Os lados não se caracterizam como antidemocratas e democratas. Pode parecer, mas não é a democracia que está em jogo. Os lados se definem muito mais politica e ideologicamente. De um lado o grande poder capitalista financeiro e industrial, o neoliberalismo econômico, que mira um estado mínimo, a globalização da economia brasileira e a redução dos benefícios sociais. Do outro lado, estamos nós, os que olham com os olhos do povo, os trabalhadores, a intelectualidade progressista, os partidos de Esquerda, os adeptos de um desenvolvimento econômico a partir da justiça social.
É esse o cenário que vivemos, e é essa a equação política e ideológica que está determinando os acontecimentos. É esse entendimento que politiza, que dá nome aos bois e que mobilizará a sociedade nessa guerra de classes declarada de cima para baixo.

Responder

Marcelo Santos

01 de fevereiro de 2018 às 11h53

Esse é o problema da esquerda, sempre dividida, enquanto a direita está sempre unida e com os passos contados, tenho pregado esta conclusão há tempos.

Ou os progressistas se fecham em torno de um nome e uma proposta e pensam em como concretizá-los, ou será, novamente, engolida, mais uma vez.

Mobilizar, esclarecer e preparar para o enfrentamento, é a palavra de ordem, haja vista que o golpe continua em andamento.

Responder

Jailson Carvalho

01 de fevereiro de 2018 às 07h59

Concordo com Juca Ferreira, o golpe entrou numa nova fase. Confesso, como Vinícius de Moraes falando do assassinato de Garcia Lorca pelos nazistas, que eu tenho medo, mas não sou covarde, temos que ganhar as Ruas, a democracia precisa ser defendida! Senão seremos cúmplices do estado de exceção que hora se instala em nosso país.

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?