Menu

Vídeo: a entrevista de Ciro Gomes à Folha

Após o nosso colunista publicar um comentário crítico sobre a participação de Ciro Gomes num seminário da Folha, que mereceu algumas discordâncias, achei interessante recomeçar o debate sobre o pré-candidato do PDT a partir do próprio vídeo da entrevista. Polêmicas em cima das opiniões de terceiros sobre um vídeo não são saudáveis. Vamos concordar ou […]

18 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Após o nosso colunista publicar um comentário crítico sobre a participação de Ciro Gomes num seminário da Folha, que mereceu algumas discordâncias, achei interessante recomeçar o debate sobre o pré-candidato do PDT a partir do próprio vídeo da entrevista.

Polêmicas em cima das opiniões de terceiros sobre um vídeo não são saudáveis. Vamos concordar ou quebrar o pau, mas focando no objeto original da discussão.

Eu mesmo vou assistir o vídeo com calma e comentá-lo mais tarde. Acho que Ciro Gomes pode representar um papel importante na campanha deste ano e, por isso mesmo, devemos tomar cuidado para não cair nas armadilhas da mídia para dividir a esquerda.

Isso não quer dizer, porém, que Ciro Gomes não deva ser criticado. A união das esquerdas só será autêntica, orgânica, consistente, se nascer de um processo democrático e crítico, onde as militâncias de todas as tendências e partidos possam se expressar livremente, falando e ouvindo, com o máximo de tolerância e abertura possível.

Assistam ao vídeo e depois comentem. O link direto (para ver ampliado) é aqui. Ou você pode assistir pelo player abaixo.

Link da entrevista no youtube.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

LUIZ RIBEIRO DIAS

21/06/2018 - 13h52

Na verdade os desesperados que não carrega uma conduta ilibada de certa forma, em que não há meios que o coloque como anacrônico da realidade e tão pouco fascista, e tem uma experiência inegável.
Sem dúvida é a pessoa mais bem preparada para o quadro de presidenciáveis, dado ao um ou dois que poderia estar a altura…?!

Julio Cesar Novaes

22/02/2018 - 13h04

Há algo de muito esquisito na posição de Ciro Gomes, quanto a mídia, Rede Globo em especial.

Ora, é de conhecimento publico mundial, a seguinte frase: “…no primeiro minuto, da primeira hora, do primeiro dia do meu governo, vou rever a concessão pública da Globo”

Essa frase, caso o Ciro Gomes não saiba, foi dita, enumeras vezes, por nada mais, nada menos, que Leonel Brizola, criador, fundador e até hoje, inspiração política e ideológica do PDT.

Pois bem, o PDT, sempre, inclusive atualmente, sob a presidência de Carlos Lupi, e afirmo isso por ser filiado a ele há 30 anos, não revogou esta posição, que é cláusula pétrea dos princípios do partido. Essa mudança, pelo menos, não chegou ao conhecimento da militância.

Ciro, o PDT não abriu mão desta posição, e é estranho que você, cristão novo e recém chegado, contra a vontade de 99% dos pedetistas do Brasil, queira mudar um posicionamento de décadas.

Ciro, por favor, respeite a memória de Leonel Brizola!!!

Jose Barros dos Santos

22/02/2018 - 10h36

NÃO QUERO VER VER ESTE TRAÍRA , NEM NADA DELE ME DÁ NAUSIA

Vinicius

22/02/2018 - 00h47

Não tenho dúvida que em um eventual segundo turno, Ciro (caso não esteja) seria o primeiro apoiar Lula. Aliais, as críticas que ele tem feito são mais direcionadas ao PT como partido de reeleicao. Convenhamos, Lula condensa muitas coisas que o PT como organização nao consegue. Gleisse e Lula são ótimo exemplo da dualidade que vive o PT, são extremo oposto.

Daniel Dantes

21/02/2018 - 21h38

Nao ha duvidas que os grandes pilares da democracia eh uma midia plural. Eu nao preciso ver o video para analisar o Ciro, venho assistido suas palestras em universidades. Uma repeticao de um tucano enrustido. Pelo fato de dizer que o controle remoto eh a solucao pra enfrentar o oligopolio da midia perdeu meu respeito. E olha que no Pais que eu moro ha mais de 30 anos, civilizado, com um dos melhores indices socio-economicos do planeta, no recente mapa de corrupcao, ainda nao esta amarelinho na legenda, como estao a Escandinavia, Canada e Alemanha. Nestes Paises ha TVs estatais com enormes budgets do governo. COM A GLOBO, O BRASIL SEMPRE SERA ATRASADO E DESIGUAL.

fernando

21/02/2018 - 19h44

Ciro já era, quem vai votar em alguém que fala mal do lula, agora ele é inimigo, assim que vou tratá-lo como um inimigo, aliado do PIG e dos golpistas!!! ..somente os traidores e covardes votam no ciro!!!

    Gilbert

    22/02/2018 - 07h56

    Bom dia,

    Ciro gomes inimigo? Rapaz, ele é um dos poucos cidadãos e políticos nacionalista, que nao tem uma denúncia de corrupção mesmo tendo sido ministro da Fazenda, Prefeito, deputado, governador e ainda renunciando aos salários do exercícios dessas funções.

    Como aliado do PIG se ele falou sobre a plutocracia e concentracao da midia e praticamente disse que a revista Veja não serve pra nada!!?! Falou até das artimanhas da própria Folha em dar notícias falsas, que inventou dados sobre seus rendimentos e gastos, mas que permitiu que ele tivesse o direito de resposta e que foi transcrito conforme ele redigiu seus esclarecimentos( talvez tenha sido por isso que ele disse que o grupo Folha tem materiais plural e fidedgina), mas sabemos que a Folha atua a serviço das elites e ele sabe também, tanto que relatou o ocorrido e o direcionameto do discurso unico da midia que está nas mãos de cinco (5) famílias brasileiras e uma igreja…

    Perceba que ele não falou somente e exclusivamente mal de Lula, ele teceu elogios ao Ex-Presidente Lula tambem. Cada pessoa tem direito a exercer a opinião e Lula ou qualquer outra pessoa tambem pode errar, são seres humanos e nao estão livre de critica… alias, o governo do PT fez muito pelo Brasil, mas cometeu erros crassos e o primeiro fo colocar Michel temer na sucessão presidencial e dar corpo ao PMDB( 22 senadores, vários governadores, 59 deputados), colocar Henrique Meireles e Levy como Ministro da Fazenda, nao fizeram a auditoria da dívida publica, nao fortaleceram a EBC como TV estatal e publica, nao tributaram as grandes fortunas, nao revisaram a privatização da Vale do Rio doce e a quebra do monopólio da Petrobrás, nao estabeleceramncobranca sobre lucros e dividendos…

    Desses candidatos que estão concorrendo a Presidência da República, somente Lula e Ciro Gomes representam um governo voltado para as reais necessidades do povo e para o desenvolvimento do bem estar social.

      Pedro Florencio

      22/02/2018 - 20h32

      Blá Blá Blá e tá ele lá na Falha falando o que golpista quer ouvir……..fala mais do Lula ou do PT do que de qualquer outro tucano……cadê o Tasso? Fala muita asneira pra quem não sai dos 4%. Nem no Ceará, estado não governado por tucano, ele ganha do Lula. Aliás ele é Paulista não?

Ricardo Cebalho

21/02/2018 - 19h21

Extremamente incoerente, cínico dissimulador do pensamento real e sutilmente acordando com a folha para ficar bem na fita, enquanto trata também sutilmente de desconsiderar LULA, ao mesmo tempo tentando não melindrar os eleitores de LULA, isso e desonestidade. Fala o óbvio mas cheio de argumentos rebuscado de palavras de efeito.

Flavio E S Silva

21/02/2018 - 18h53

Maravilhoso, que lucidez, este é o homem que precisamos pra mudar a cara deste país.

Aloysio da Silva Neves

21/02/2018 - 17h34

Ainda bem que perceberam a tempo a besteira que o colunista fez. Não é hora de bater na opção mais provável que a Esquerda terá pra ganhar a eleição. Foquem nas propostas concretas que Ciro possui para o Brasil. Isso é o mais importante, nem que seja dando entrevista em uma mídia elitista.

    Igor

    21/02/2018 - 18h16

    Propostas ?! desse “coronezim” ?! kkkk meu caro Aloysio da Silva Neves, tire 10 minutinhos do seu precioso tempo e conheça a verdadeira história da família Gomes em Sobral-CE, garanto que vc vai ter muitas razões para mudar de opinião, kkkkk

      Aloysio da Silva Neves

      22/02/2018 - 12h25

      Caro Igor. Pelo que vejo a história dele em Fortaleza é outra… a ponto de receber um prêmio pela Unicef como excelente governador. E ganha todas as eleições de lá contra partidos de direita.
      Coroné é a ofensa mais simplória que ele recebe. Coronel sem ter posse de rádio, TV ou jornal é impossivel, meu caro, mas se quiser me passe um link comprovando o que você está dizendo que eu leio.
      Abs!

    Marcus Padilha

    22/02/2018 - 13h38

    Prefiro o Bolsonaro de presidente do que essa “esquerda” dissimulada do Ciro!

      ALOYSIO SILVA NEVES

      22/02/2018 - 16h06

      Por quê dissimulado? Ciro poderia receber aposentadorias de cargos públicos com menos de 50 anos e não aceitou. Já Bolsonaro recebeu durante anos auxílio-moradia tendo apartamento próprio.

        CELSO

        22/02/2018 - 18h26

        é isso aí.. se lerem, ouvirem com atenção, assistirem os vídeos dele com a mente aberta e largarem o proselitismo de lado, entenderão que o ÚNICO que fala CLARAMENTE sobre os especuladores, o “baronato”, o golpe há anos é ele…a única coisa que fez foi foi a “heresia” de tecer uma crítica EDUCADA, COERENTE . Ele “ousou questionar”Lula e Dilma, mas sempre esteve ao lado deles, mesmo quando foi preterido na sucessão, pois SEMPRE o PT quer a pecha de ÚNICA TÁBUA DA SALVAÇÃO e considera os demais partidos apenas aliados. Simples assim. Se o PT quer mostrar o interesse maior na CAUSA PROGRESSISTA, pode sim apoiar QUEM SEMPRE O APOIOU. Achar que só o Lula resolve é um desrespeito com a inteligência! Aliás, inteligência e capacidade, o Ciro tem, alguém duvida?
        Vejam o Curriculo do cara, a sua posição firme contra o golpe, seus debates, palestras e ponderações.
        Único ponto negativo nele na minha modesta opinião é a falta de carisma, não fala como o povão. O Lula dá de dez. Mas o Lula é praticamente uma carta fora do baralho
        Ele não é um operário, nem uma mulher, nem um negro, nem um homossexual. Precisa ser de uma classe excluída ou oprimida para nos representar? Para governar precisa é de CAPACIDADE, ÉTICA, CONHECIMENTO, LIDERANÇA, PLANEJAMENTO E EFICIÊNCIA .A única chance real, concreta de que a esquerda ganhe, é se unir em uma frente ampla. O problema é que o PT concorda em uma frente, desde que sejam eles os protagonistas. Daí a paródia do escorpião a que Ciro se referiu. ACORDA ESQUERDA! ENQUANTO AS VIÚVAS DO LULA FICAREM AGUARDANDO SUA RESSURREIÇÃO, A DIREITA E O FASCISMO SOLTA SUAS GARGALHADAS!!

          Fernando Farias

          23/02/2018 - 10h16

          BOA CELSO. PERFEITO

          Emerson dos Santos Braga

          31/05/2018 - 09h13

          Muito bom Celso, parabéns!


Leia mais

Recentes

Recentes