Menu

Lula faz o discurso mais épico da história brasileira

Francamente, Lula talvez tenha proferido o mais importante discurso jamais proferido por uma liderança política, em toda a nossa história. Generoso, encerrou abraçado a dois outros candidatos a presidente, Manuela D’Ávila e Guilherme Boulos, dizendo-se sentir honrado por testemunhar jovens daquela qualidade lutando pelo país. Ainda preciso digerir esse discurso, para poder escrever sobre. Quando […]

16 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Francamente, Lula talvez tenha proferido o mais importante discurso jamais proferido por uma liderança política, em toda a nossa história.

Generoso, encerrou abraçado a dois outros candidatos a presidente, Manuela D’Ávila e Guilherme Boulos, dizendo-se sentir honrado por testemunhar jovens daquela qualidade lutando pelo país.

Ainda preciso digerir esse discurso, para poder escrever sobre. Quando o vídeo do discurso for editado, a gente publica aqui a íntegra e os melhores momentos nesse post, junto com sua transcrição. Você pode procurá-lo nesse link.

Você pode assistir ao discurso no vídeo abaixo:

Após terminar seu discurso, Lula saiu carregado nos braços do povo.

Abaixo, uma das primeiras notas sobre o discurso, publicada pelo Brasil de Fato.

No Brasil de Fato

“A morte de um combatente não para uma revolução”, diz Lula em ato no ABC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de dizer que irá se apresentar à Polícia Federal neste sábado (7)

Brasil de Fato | São Paulo (SP), 7 de Abril de 2018 às 12:56

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de dizer que irá se entregar à Polícia Federal neste sábado (7). O anúncio do ex-presidente se deu após um dia da expedição do mandado de prisão concedido pelo juiz Sérgio Moro. Lula teria que ter se entregado até às 17h desta sexta-feira (6). Porém, o que se viu foi uma resistência por parte do ex-presidente somado à diversas mobilizações que ocorrem ao longo de todo o dia desta sexta em todo o Brasil.

“Não adianta tentar evitar que eu ande por esse país, porque tem minhões de Lulas, Boulos, Manuelas e Dilmas caminhando pelo Brasil”, afirmou o ex-presidente durante o ato deste sábado em São Bernado do Campo (SP), no Sindicato dos Metalúrgicos, na missa em homenagem a dona Marisa, ex-mulher de Lula, que completaria 68 anos hoje.

“Eu não sou mais um ser humano, eu sou uma ideia. Todos vão virar Lula e andar por esse país. A morte de um combatente não para uma revolução. Não adianta achar que tudo vai parar. O meu coração baterá pelo coração de vocês e pelos milhões de corações dos brasileiros”, discursou Lula a milhares de pessoas que o acompanhavam em São Bernado.

Após uma fala de cerca de 55 minutos, Lula saiu literalmente carregado nos braços do povo. O ex-presidente se entregará à Polícia Federal às 16h deste sábado. Uma vigília já está sendo preparada em Curitiba (PR) para recepcioná-lo.

Edição: Luiz Felipe Albuquerque

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Join

07/04/2018 - 22h11

Obrigado Moro, vc criou o Che Guevara brasileiro: Lula!

Join

07/04/2018 - 22h10

Obrigado Moro, você criou o Che Guevara brasileiro: Lula!

Nivaldo

07/04/2018 - 18h53

Isso é Brasil
Como vimos isso é típico do País que tem um povo que abraça à injustiça. Onde
todos que tentarem lutar pelo certo será “crucificado “, assim como foi no tempo em que Cristo desceu nesta terra. Não querendo comparar Lula com Cristo. Porém, esse Brasil se alegra em vê aquele que luta sendo expulso da frente para que a sua vergonha não seja exposta, porém escondida pra que ela continue a se manifestar sem que ninguém impessa. Oremos por esse País!

Ignez

07/04/2018 - 17h34

O Presidnte Lula, em minha opinião, não devia aceder a um papel ilegal, pedido por um juiz-de-piso, sem escrúpulos. Resistir não foi a estratégia de Jango. E o povo estava com ele. Deu no que deu. O Presidente Lula devia aproveitar o poder do povo, poder que o levou à presidência. Poder que ele incrementou com sua própria vida, e seu Programa de Governo. Resistir, preso, é quase impossível.

Marcelo

07/04/2018 - 17h30

Cadeia do Lula
É de bom-tom os advogados de Lula o orientarem a tomar muito cuidado com o que falar e fizer na cadeia, pois, tal qual o “big bosta” da “rede golpe de televisão”, ele será gravado e filmado 24h por dia. É bom não dar pistas para os pilantras sobre o que ele pensa e planeja. Lembremo-nos que estamos sob uma ditadura fascista!
As gravações serão disponibilizadas em tempo real para seus assinantes: Políticos do conluio mdb-psdb, militares que adoram ficar de quatro para o Tio Sam, empresários sonegadores de impostos, madames paneleiras, vários membros do judiciário, vários membros do ministério público, cineastas reacionários, jornali$$$tas empregados dos meios de comunicação de famílias de milionários e, por fim, os escravos ou capitães do mato (os tais pobres de direita) dessa gente de fino trato citada acima.
Fico imaginando as sessões de chá na casa de uma senhora de bem, que gosta de receber um senhor de bem.
Creio que Lula, ao urinar, deve mirar seu membro para todos os lados e ângulos, para que o pessoal da casa grande, tão assexuado, tenha ao menos um momento de erotismo.

Rogério Bezerra

07/04/2018 - 17h04

Jucá disse:
“Estou conversando com os generais, comandantes militares. Está tudo tranquilo, os caras dizem que vão garantir. Estão monitorando o MST”…

Mas claro, a bilionária e rentista corporação MST, com milionários acampados, por lazer, nas estradas e fazendas improdutivas do país estão sendo monitorados…

O que ensinam nessas academias e universidades, hein?

Neusa Maria Corrêa de Sousa

07/04/2018 - 15h42

O meu orgulho em ser brasileira, é o de em meu país o Querido Luiz Inácio Lula da Silva.
Não há no mundo nenhuma biblioteca, livro, poesia, em que caiba tanta sabedoria quanto a deste Grande Homem.
Sempre estaremos guiados pelos seus passos.
Seu caminho é o nosso caminhar!

Isabela

07/04/2018 - 15h35

A ESQUERDA precisa se unir. Esses golpistas acham que sem LULA o caminho está livre. Vamos eleger um candidato de esquerda. Fascistas não passarão ??

Fehnelon

07/04/2018 - 15h06

Já me explicaram, mas não entendo…

Consigo pensar numas 20 embaixadas que mandariam um carro buscar Lula para continuar a luta do exilio. De que adianta ficar, se o ato heroico de Lula vai servir apenas como ilustração gráfica do discurso “Global”, bom, pelo menos não o entregaramu no dia, quieto, seria o roteiro do corrupto aceitando a pena.

Temo que o próximo passo seja classificar toda resistência organizada como terrorista, é o que tem nos mostrado a historia recente do mundo. militância chorosa e cabisbaixa. já é muito triste, sem ter de enfrentar a “lei de segurança nacional”…

baltazar pedrosa

07/04/2018 - 15h02

Não duvidem de Lula,esse cara é uma daquelas sementes raras que a cada mil anos germina uma,é um exemplar do tipo Galileu Galilei.Einstein,Lord Byron,Garrincha entre outros tantos. A adversidade é o seu campo preferido,ele é um sobrevivente de uma guerra que poucos ignorantes conhecem,ele é uma daquelas plantas do semi-árido nordestino que nem seca ou falta de chuva é capaz de extermina-lo,LULA Sobrevive as intempéries da estiagem,com toda rusticidade,ele é um oceano de emoção,carinho,afeto compreensão,Lula é um ser eminentemente coletivo,ele não ver o eu particular,isso não faz sentido para ele,se você prestar atenção,ele sempre invoca o nos e é ai que ele se difere dos demais,por ser esse exemplar extraordinário,se tem algum defeito,acho até que tem,só que percebo a olho nu apenas um lhes falta um dedo.LULA SE PRECISAR DE MIM,PARA QUE DER E VIER ESTAREI A SUA DISPOSIÇÃO.

Liange

07/04/2018 - 14h32

Desde criança assistir uma vida de constante luta pelo povo brasileiro e, aos 50anos, presenciar dias de retrocesso total culminando nesta infame e desprezível prisão. Fico, sinceramente, com medo dos dias que virão. Sinto o tempo retrocedendo. É de chorar…

Denise

07/04/2018 - 13h49

Todos deveriam ir junto com Lula e também se entregarem. Não precisa ser culpado de nada mesmo.

JUCKLIN CELESTINO FILHO CELESTINO DA SILVA FILHO

07/04/2018 - 13h26

CARO MIGUEL, SOU FÃ DO SEU BLOG. MUITO BOM!, UM CANAL QUE FAZ UM CONTRAPONTO À INJUSTIÇA, À DIREITA IMPOTENTE PARA VENCER NAS URNAS, A ESQUERDA, POR ISSO, O GOLPE; UM BLOG QUE TRAZ A VERDADEIRA NOTÍCIA, UM CONTRAPONTO À MIDIA CARTELIZADA.PARABÉNS!

MIGUEL, ESTOU ENVIANDO DOIS POEMAS QUE DIZEM TUDO.
SE PUDESSE PUBLICÁ-LOS EM PRIMEIRA PÁGINA
SERIA ÓTIMO.AGRADECIDO.
JUCKLIN CEELESTINO FILHO.
SALVADOR-BA.

PATATIVA DA ESPERANÇA

Quem o vê sorrir,
Não imagina a dor
No seu peito a carpir!
Perece estar sereno.
No entanto,
A mágoa é tanta,
A esconder o pranto
Num sorriso ameno,
Disfarçando o choro
Tanto
Quanto
O rouxinol
Que chora
O seu triste canto!

A rolinha triste,
Ruminando dissabor,
Perde o rumo,
Não encontra o ninho.
O viandante a esmo andando,
Perde, também, o rumo,
Não encontrando
O caminho,
E coração ferido,
Verte lágrimas de tristeza infinda,
Como é preciso seguir,
O andarilho triste
Persiste ainda
Na sua jornada.
Mas queda-se, contratado,
Ao ver o pobre pássaro
Preso a perverso laço,
Inda assim,
O rouxinol querido
Canta, partido de dor,
Maldizendo o malvado
Que o aprisionou!…

Canta, mesmo que preso,
Patativa da Esperança,
Que seu canto é bonança ,
Bálsamo que caindo nalma,
Ao povo que o ama, acalma!
Canta,
Que esse povo
Que o ama,
O quer ,Presidente de novo ,
E desesperada,
A gente brasileira clama
Vê- lo solto; de peias– livre,
E não há, quem possa, lhe tolhir,
O livre pensamento,
Pássaro de Bondade,
E, em nenhum momento,
Nem a fórceps, conseguirão
Extirpar- lhe , a férrea
vontade de lutar,
À árdua batalha se arrojar,
No nobre mister,
Pássaro de Amor,
Unico objetivo que enseja
Na vida,
Integrar-se à peleja
Em prol gente sofrida,
De sua Pátria Amada,
Mesmo pagando alto preço:
A perda da liberdade!
Agora já decretada!

Canta, expande seu livre cantar,
Que seus algozes sabem
Que “não há juiz mais implacável
Do que a consciência”,
E que todo o ardil montado,
Contra você, pássaro arrojado,
Hão de um dia, pagar,
Sem clemência!

Canta, inda que um canto
Pejado de amargura,
Pássaro querido,
Sublimando as dores;
Canta, em louvor à bravura
Da fibra que é talhado;
Canta, ninguém o pode livrar–
Está preso.
Irremediavelmente condenado
Às grades do coração de mais
De 53 milhões de eleitores!

Canta, Lula, Pássaro Sagrado,
Que no bronze da história,
Já tem seu nome
Perpetuado na memória!
Canta,
Por quem espera
E tem esperança tanta,
Que só você, Pássaro
Iluminado,
Pode no bico levar,
Para o povo sofrido, alento!
Canta, que seu mavioso cantar
É um brado de resistência!

Segue cantando, Pássaro Luzido,
Solta a voz, no azul-anil,
Que inda há, esperança tanta,
Mesmo ante o céu em tempestade,
Com você, Pássaro da Esperança,
De dias melhores, para o Brasil!

Inda que, atrocidades tantas,
A que vem sofrendo,
Perseguição implacável
Por que tem passado,
Mil grades não prendem
O seu colossal legado
Ao povo brasileiro,
Lula, Pássaro Sagrado!

PARADOXO DA CEGA JUSTIÇA
Em que país estamos vivendo?
Em que paradoxo estão nos envolvendo?
Aqui, tudo está invertido:
O inocente
É condenado.
O culpado
Inocentado.
É indecente
Ver gente
De proa, costa larga de proteção,
Couraça de escudo,
Chafurdado na corrupção.
Não é fruto apenas de convicção.
As provas são contundentes!
Com delitos comprovados.
Mas na ordem invertida,
Ao badalo do judiciário,
A esse seu protegido ,
Se faz cego, se faz mudo!…
Casos há, na Justiça,
Que excede os preceitos da razão ,
Pondo em descrédito, a própria Justiça ,
Ao desnudar julgamentos
Escandalosamente morosos,
Que tanta contradição aponta,
E a inteligência nos afronta,
Exemplo do simulacro de julgamento,
Verdadeiro arremedo:
12 anos para julgar o
AZEREDO
Em primeira e segunda instâncias,
E ainda, o benefício ao dileto cidadão,
Responder em liberdade,
Comprovando a barbaridade,
Da gritante contradição
De procedimentos:
É que, em seis meses,
Alcançará a prescrição
Do tucano — a pena,
Em contrapartida,
Em apenas seis meses,
Julga-se e condena,
Sem uma única prova que sustente
O libelo acusatório,
Atropelando a presunção de inocência,
Ao maior líder da Nação,
Com o propósito de tirá-lo da eleição,
Culminando com a execração pública ,
Em via de logo acontecer — sua prisão!

Este é o Brasil contrafeito,
Pejado de danosos precedentes
Aos quais, nos envergonhamos:
Quem nao lembra do “deputado fujão”,
Correndo desembestado,
Com a mala de dinheiro,
Tentando esconde-la em vão?
E o” mineirinho ” acusado
De dois milhões dos irmãos Batista ter abocanhado.
Sumiu. Está em profundo mutismo!
Aquele do “tem que manter isso aí”,
O usurpador presidente,
Acusado de corrupção,
Que fez tanto malabarismo
Para de duas denúncias da PGR, escapar,
Correndo contra o tempo,
Dinheiro à mão cheia a esbanjar
Do povo brasileiro,
Afanando os cofres públicos,
Comprando deputados,
Da sua mesma confraria,
A preço de se livrar
Da acusação inconteste,
No Congresso!

Brasil, país do retrocesso,
Dos absurdos incomparáveis,
Do imponderável
Que só aqui acontece,
Onde inverte- se a ordem,
E cinicamente dizem” que as instituições
Estão funcionando de forma admirável “.
Mas, como? Se querem pôr atrás das grades,
Inocentes,
E são em demasia severos,
Com pobres, prostitutas, pretos
E todo tipo de miseráveis…!
Enquanto há alguns bandidos
Soltos, gastando aos bocados
A grana rapinada,
Sem que os rigores da lei,
Os alcancem!…
A outros, sem crime comprovado,
A lei endurece,
Os míseros padecem
A mais acerba perseguição,
Implacavelmente caçados,
Molestados qual presa rara,
Cuja sentença exara —
“Não ter provas.
Apenas convicção, ”
No novo Direito,
Com efeito,
Um enxerto de anomalias,
Onde direitos são usurpados
Todos os dias,
Num paradoxo da cega Justiça
Que trata a uns — como adversários ,
Lhes sendo inclemente!
A outros , os tem — como parceiros
Político-partidários,
Sendo-lhes extremamente benevolente!

    Sara

    07/04/2018 - 14h49

    Parabéns, Jucklin! Maravilhosos os seus poemas!!!

Marcelo Lopes

07/04/2018 - 13h22

Histórico, hoje Lula se igualou a Gandhi….

    Fehnelon

    07/04/2018 - 15h22

    Me sinto, artimanhas intelectuais de lado, entregando nosso líder a uma força invasora estrangeira. E dada a crueldade de seus cooptados por essas bandas, tudo pode acontecer, nenhum raciocínio lógico é aplicável, porque o q. i. dessa gente é inversamente proporcional ao fanatismo e ao fascismo intrínseco no caráter.

    * Vale ressaltar que é do “manual”, evita-se recrutar “assets” com alto q. i., é difícil controlar a longo prazo, e vc acaba tendo os Snowdens da vida.


Leia mais

Recentes

Recentes