Pedido do MP, que pediu pressa na prisão de Lula, também foi ilegal

Um amigo jurista me liga para observar que o Ministério Público, ao pedir pressa na prisão de Lula, usou como justificativa um prejulgamento de embargos que ainda não tinham sido sequer conhecidos: “não há de se esperar que eventuais embargos sigam caminho inverso”.

Isso é evidentemente ilegal. O MP não pode prejulgar embargos que ainda não ocorreram. E um despacho, da mesma forma, não pode ser usado para fazer política.

Lembrando que o despacho de Moro determinando a prisão de Lula, igualmente ilegal, veio repleto de comentários políticos despropositados.

***

Trecho:

Os embargos declaratórios interpostos, como reiteradamente consignado no voto do eminente Relator, buscaram claramente rediscutir o julgado e não sanar omissões, contradições ou obscuridades. Não há de se esperar que eventuais embargos de embargos sigam caminho diverso. E neste passo, é de extrema importância firmar o entendimento de que os recursos processuais têm, precipuamente, função revisional. A função protelatória, tristemente utilizada por uma advocacia com pouco compromisso com a função jurisdicional, é meramente acidental, e não pode definir o trâmite processual.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.