Cafezinho 5 minutos: o conceito de autocrítica

Maior sindicato industrial dos EUA critica duramente a prisão de Lula

Por Miguel do Rosário

13 de abril de 2018 : 18h08

É uma porrada!

Dennis Williams, presidente da UAW, o sindicato dos trabalhadores no setor automotivo dos EUA, criado em 1935, e que ainda hoje é o maior sindicato americano do setor industrial, divulgou uma carta ao embaixador do Brasil nos EUA, em que elenca todas as distorções encontradas na condenação e na prisão do presidente Lula: falta de provas, falta de imparcialidade, indiferença em relação aos autos, indiferença em relação às provas apresentadas pela defesa, e por aí vai.

Segundo Williams, os mais de 1 milhão de membros de sua organização estão “preocupados que a desestabilização do Brasil possa ter um efeito cascata no continente americano”.

***

Foto: UAW via Facebook

Presidente de um dos maiores sindicatos dos EUA critica a prisão de Lula

Por Nocaute – 13 de Abril de 20180

Em carta ao embaixador brasileiro, Dennis Williams, presidente de um dos maiores sindicato dos Estados Unidos, critica a prisão do ex-presidente: “Em nome dos um milhão de sócios ativos e aposentados do Sindicato Internacional UAW, escrevo para expressar nossa indignação com a condenação e prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.”

Confira carta na íntegra:

Sua Excelência Sergio Silva do Amaral, Embaixador do Brasil

3006 Massachusetts Avenue, NW

Washington, DC 20008

Caro Sr. Embaixador:

Em nome dos um milhão de sócios ativos e aposentados do Sindicato Internacional UAW, escrevo para expressar nossa indignação com a condenação e prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também conhecido como “Lula”. Estamos igualmente indignados com a recusa do pedido de habeas corpus. Também estamos profundamente preocupados com o fato do processo judicial no caso de Lula ter tido um viés político para impedir que ele se candidate a presidente nas eleições de 2018.

O julgamento de Lula foi injusto porque o veredito foi dado pelo mesmo juiz que o processou. Agora este juiz, Sérgio Moro, decretou sua prisão. Este processo também foi enviesado porque antes de tomar suas decisões, o Juiz Sérgio Moro chegou a endossar um livro demonizando Lula.

O Juiz Sérgio Moro usou os serviços da empresa de auditoria externa KPMG para investigar Lula. Quando terminou, a KPMG declarou publicamente que não havia encontrado provas de corrupção ou de atos repreensíveis. Durante o julgamento, a defesa de Lula apresentou provas de que o apartamento que supostamente havia sido oferecido como propina jamais havia sido propriedade de Lula ou de qualquer um de seus familiares. O Juiz Sérgio Moro não contestou estas provas.

Consideramos isto falsa justiça e um retrocesso para um Brasil democrático, que há pouco tempo viveu uma ditadura. Uma democracia estável significa uma economia estável, principalmente para a indústria automotiva brasileira. Nosso sindicato e muitos sindicatos metalúrgicos brasileiros representam trabalhadores das mesmas grandes empresas automotivas multinacionais. Estamos preocupados que a desestabilização do Brasil possa ter um efeito cascata no continente americano.

Portanto, instamos o governo brasileiro a cumprir imediatamente com as obrigações decorrentes dos tratados internacionais e com o direito internacional consuetudinário, assim como a proteger o direito fundamental ao devido processo legal e a um julgamento justo por meio das seguintes medidas:

• Libertação imediata de Lula até que os recursos tenham sido julgados de acordo com a Constituição brasileira.
• Uma revisão imparcial do caso pelo Judiciário, sem conexão com o governo Temer.
• Permitir que Lula se candidate a presidente nas eleições deste ano.

O governo brasileiro deve apoiar e respeitar uma Justiça transparente baseada nos princípios democráticos fundamentais.

Atenciosamente,

Dennis Williams, Presidente

Sindicato Internacional UAW

Leia a carta em português:

Carta ao embaixador brasileiro contra prisão de Lula

Leia a carta original:

Letter to Hon. Sergio Silva Do Amaral from UAW President Dennis Williams regarding Lula

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

9 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

JOHN JAHNES

14 de abril de 2018 às 11h24

MANCHETES DE REPORTAGENS QUE TODOS DEVERIAM LER ANTES DE VOTAR:
• Temer reserva embaixadas para seus parceiros não perderem foro privilegiado
• Bolsonaro passa mal e dá entrada em hospital
• Trump anuncia ataque na Síria
• PGR denuncia Bolsonaro por racismo
• Gilmar Mendes diz que corrupção chegou ao Ministério Público Federal
• “Falha Judicial” garantiu auxílio-moradia duplo ao casal Bretas
• Miséria explode no Brasil: 1,5 milhões de novos miseráveis
• A pedido da PGR, STJ tira inquérito de Alckmin da Lava Jato
• STJ reduz de R$ 160 milhões para R$ 160 mil condenação do Itaú
• Moro é recebido aos gritos de “golpista” na PUC-RS
• Raquel Dodge pede arquivamento de investigação contra deputados do PP
• Justiça federal nega prisão preventiva de amigos de Temer
• Sociólogo diz na GloboNews ao vivo que na Lava Jato a lei não é para todos
• Beto Richa do PSDB vai parar na Justiça de Curitiba de Moro
• Delator da Lava Jato, solto,dá festas em cobertura em bairro de luxo em SP
• Procurador diz que não tirou Alckmin da Lava Jato, porque “ele nunca esteve nela”
• Procurador da PGR que salvou Alckmin é primo de Senador do DEM
• Relembre 15 escândalos envolvendo tucanos que não deram em nada
• Aécio Neves é internado em hospital de Brasília
• FHC, intocável na Lava Jato, diz que prisão de Lula foi justa
• Barusco que recebeu 100 milhões em propina deixa cadeia e tornozeleira da Lava Jato
• Jornais europeus e americanos tratam Lula como um preso político
• Os Tucanos citados na Lava Jato que perderam foro privilegiado e ainda não foram incomodados
• 1 mês antes do voto para Lula ser preso, Rosa Weber arquivou inquérito de tucano
• Apoio a Lula dispara após sua prisão política
• Polícia Federal repudia delegado que pediu prisão de Aécio, Temer e Alckmin
• Pesquisador americano diz que EUA está por trás da ofensiva judicial contra Lula
LEIA MAIS SOBRE TUDO ISSO EM: https://falandoverdades.com.br/

Responder

Luiz Carlos P. Oliveira

14 de abril de 2018 às 09h52

Atenção: escrevi TRAMP, pois é assim que me refiro ao Donald Trump.

Responder

Luiz Carlos P. Oliveira

14 de abril de 2018 às 09h50

Grupos terroristas que atuam na África e no Oriente Médio, sempre atacando governos que não aceitam a intromissão dos EUA em suas políticas internas, são financiados por quem? Não precisa muito esforço para saber. Irã, Iraque, Síria, Líbia, Egito e outros, sofrem ataques desses grupos. No caso da Síria, os militares sírios e russos esmagaram o Estado Islâmico, o que provocou a ira dos EUA e de Tramp. A pergunta é: por que os EUA não querem a derrota do EI? Do jeito que as coisas vão, não me surpreenderia o aparecimento de grupos terroristas na Venezuela, num futuro muito próximo. E, dependendo das eleições no Brasil em 2018, que grupos similares ao EI apareçam por aqui também. Olho neles!

Responder

Vietra Diaz Lula

14 de abril de 2018 às 03h29

? Lula está preso lá dentro e nós estamos presos aqui fora ! O golpe não acabou, ele apenas começou ! Dilacerando a sociedade brasileira, na maior frieza e covardia ! Apunhalando pelas costas na maior da crueldade uma nação ! Não podem calar as nossas vozes e nossa liberdade de expressão ! Colocando o futuro de uma nação nas mãos de criminosos e deliquentes, que estão gozando de uma psicopatia nojenta e alucinante ! Não temos medo, pois vocês esqueceram que somos brasileiros, sangue de índio, e o que corre em nossas veias se chama guerra, não temeremos porque a batalha é nossa ! Pois vamos para cima, vamos para a luta com a certeza absoluta que venceremos, pois a ficha já caiu e estamos prontos para defender a nossa nação e o nosso Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva, das mãos desses delinquentes e criminosos disfarçado de boa gente, que não passam de vermes e doentes mentais ! #ForaTemer ?? #LulaLivre

Responder

Vietra Diaz Lula

14 de abril de 2018 às 03h10

? Lula está preso lá dentro e nós estamos presos aqui fora ! O golpe não acabou, ele apenas começou ! Dilacerando a sociedade brasileira, na maior frieza e covardia ! Apunhalando pelas costas na maior da crueldade uma nação ! Não podem calar as nossas vozes e nossa liberdade de expressão ! Colocando o futuro de uma nação nas mãos de criminosos e deliquentes, que estão gozando de uma psicopatia nojenta e alucinante ! Não temos medo, pois vocês esqueceram que somos brasileiros, sangue de índio, e o que corre em nossas veias se chama guerra, não temeremos porque a batalha é nossa ! Pois vamos para cima, vamos para a luta com a certeza absoluta que venceremos, pois a ficha já caiu e estamos prontos para defender a nossa nação, das mãos desses delinquentes e criminosos disfarçado de boa gente, que não passam de vermes e doentes mentais ! #ForaTemer ?? #LulaLivre

Responder

Roque Filho

13 de abril de 2018 às 23h26

Parte dos brasileiros estão imbecilizados…Que seja contra ou a favor do petê. A verdade é que todos estão perdendo…Principalmente os golpista…estão caindo um a um…e não para por aí…a direita burra conseguiu parir uma aberração – Jair Bolsonaro que atualmente constitui a pior tragédia política para o nosso país.

Mas…muitos ainda continuam vendo a Rede Bobo de televisão!!

Responder

Fehnelon

13 de abril de 2018 às 19h41

kkk…. sugerir afastamento do governo Temer é mole… Quero ver é sugerir isso ao governo dele que “garrou o osso” por aqui e não larga….

* Brincadeiras a parte, valido e bem vindo!!!

Responder

Adalberto

13 de abril de 2018 às 18h14

Tremei coxinhada! Vão dizer que é coisa de “comunista-comedor-de-criancinha”? Vão mandar o presidente deste sindicato do Tio Sam para Cuba? :)

Responder

    Luiz Carlos P. Oliveira

    14 de abril de 2018 às 09h54

    Vão mandar prá Cuba, Venezuela e Coréia do Norte. Coxinha é “muito criativo”, estão sempre nos surpreendendo com novas frases. Kķkkkkkkkkkk

    Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com