Cafezinho 5 minutos: o conceito de autocrítica

Pedro Serrano e a eterna luta contra a tirania

Por Miguel do Rosário

13 de abril de 2018 : 10h02

O professor Pedro Serrano me ajuda a confirmar uma teoria de informação muito importante para mim nestes tempos de crise política.

Notícia, informação, não são apenas o que vemos nos jornais. Uma opinião bem embasada, uma determinada informação acadêmica, científica, empírica ou mesmo intuitiva, no campo do direito, da ciência política, da filosofia, da história, às vezes é mais importante – inclusive para o nosso dia a dia – do que saber os detalhes da última etapa da Lava Jato. Também são, portanto, notícia e informação!

Opinião também é notícia, desde que traga, efetivamente, alguma coisa de novo, de criativo, de instrumental para a luta diária contra as trevas, a morte, a tirania, essas forças morais negativas que, se pensarmos bem, estão por trás do golpe, da Lava Jato e da prisão de Lula.

Os trajes, as fantasias, as máscaras, com que a tirania se oculta não podem nos enganar mais. Temos que enxergar por trás desses véus falsamente democráticos, cinicamente maquiados de constituição, o que realmente está diante de nós: a barbárie, a violência, o poder sem limites de uma elite financeira que não admite restrições a seu poder.

Reproduzo abaixo as quatro primeiras partes de uma webminissérie com Pedro Serrano, explicando o que é o Estado de Exceção, como ele se esconde e opera entre nós, e porque devemos combatê-lo. Em seguida, há um registro, feito ao vivo, de participação de Pedro Serrano num debate, falando sobre o mesmo tema.

Um dia, quando historiadoras diligentes escreverem sobre nossa época, saberão que, apesar das trevas que consumiram o país durante alguns anos, houve uma luta muito intensa, quase desesperada, por recuperar as velhas armas das doutrinas democráticas e liberais, e derrotar o avanço das novas formas de tirania.

***

O registro do debate, ao vivo (o som está com problema no início, mas depois melhora):

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Luiz Hortencio Ferreira

13 de abril de 2018 às 16h30

Gostaria muito que o respeitável Professor Pedro e se possível tantos outros que estão bradando aos quatro ventos que tudo isso está errado, ilegal, irregular, me explicasse e a todo povo brasileiro, de forma simples e entendível (não em juridiquês) o que realmente pode acontecer para que se livre o Lula da prisão! Porque falar de que daqui há alguns anos quando os historiadores……… etc… isso pra nós não serve, temos que resolver o caso desta prisão irregular, ilegal, agora!!!
Não dá pra esperar para que os historiadores do futuro registrem o que aconteceu… Tá parecendo que não mais jeito nenhum. Alguém pode me responder estas perguntas?
Outra pergunta que não cala, é onde está a OAB que é sustentada pelos Advogados que pagam suas anuidades e outras taxas que é cobrado por esta entidade de classe, que a meu ver não está defendo classe nenhuma.

Responder

Pedro Cândido Aguarrara

13 de abril de 2018 às 13h49

Nada de Ciros. Nada de frentes de esquerda. NADA DISSO!!

Eleitor de Lula vai votar Lula ou anular o voto! PONTO!!!

#ÉLULAOUNULO!!!

Eu vou votar em Lula ou vou anular meu voto pois eleições sem Lula é GOLPE!!!

E contra GOLPE a minha arma será o VOTO NULO!!

Responder

Mirko Kraguljac

13 de abril de 2018 às 12h05

Miguel, parabéns! E muito obrigado; hoje em dia qualquer fala do Pedro Serrano vale ouro, é um intelectual extraordinário, quem devolveu honra e orgulho para intelectuais brasileiros, na sua grande maioria calados sobre esse monstruoso avanço do nazi-fascismo, inédito no Brasil.
Por gentileza, você pode colocar final de entrevista feita por Juca Kfouri com Pedro Serrano, que é, simplesmente, inesquecível e merece destaque?!

Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com