Debate entre presidenciáveis na RedeTV! 22 horas

Brasília - Ministra do STF Rosa Weber durante sessão para julgar o habeas corpus no qual a defesa do ex-presidente Lula tenta impedir eventual prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça Federal (Antonio Cruz/Agência Brasil)

A hegemonia do STF no Jornal Nacional

Por Miguel do Rosário

20 de abril de 2018 : 17h25

(STF, na votação do habeas corpus de Lula. Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil).

Esta semana, iniciei meu novo programa, o Antijornal Nacional, um live de comentários e bate-papo com internautas, que tem como objetivo fazer um contraponto às fake news divulgadas diariamente pelo Jornal Nacional, principal telejornal do país.

Começa sempre às 21:30, de segunda a sexta.

Confesso que há muitos anos eu não assistia à tv globo, e aconselho vigorosamente aos leitores para que não dêem ibope à emissora do golpe. É melhor deixar a missão para profissionais, como modestamente eu me considero.

Uma das observações que gostaria de partilhar com vocês, a partir dessa minha nova experiência, é que o Jornal Nacional não mostra, à diferença de qualquer outro telejornal no mundo, o que diz o governo e a oposição. Michel Temer não apareceu no Jornal Nacional durante toda a semana. Um dia ou outro, aparece um ministro de estado, e apenas quando participa de uma situação em que não é possível escondê-lo.

Por exemplo: quando a Europa decidiu suspender a importação de carne de frango das maiores empresas do setor, a Globo deu alguns segundos para o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, se pronunciar. O ministro da segurança pública, Raul Jungmann, também teve aparição relâmpago, numa reportagem sobre os desdobramentos das investigações sobre o assassinato de Marielle.

Michel Temer não deu as caras.

Igualmente, não se mostra, em nenhum momento, as falas da oposição.

Em contrapartida, ao longo de toda semana, o Jornal Nacional deu blocos enormes, intermináveis, sobre votações no STF, exibindo trechos longos de votos dos ministros, os quais, imagino eu, o telespectador comum não deve entender patavinas, pelo teor técnico das falas.

Não sei até que ponto isso é planejado, mas essa escolha de pauta reflete onde reside o núcleo de poder do regime golpista: no judiciário e na mídia.

A Globo não tem sequer o cuidado de entrevistar juristas de diferentes tendências, para lhes perguntar o que acham das discussões constitucionais em andamento no STF.

Não, as opiniões dos ministros são dadas como expressão absoluta da sabedoria política e jurídica, como se estivéssemos diante de um Conselho de Sábios da Antiga Mesopotâmia.

O confronto necessário entre as opiniões social, popular, acadêmica, especializada ou leiga, sobre questões constitucionais, é substituído pela opinião isolada, atomizada, de cada ministro.

A Globo, igualmente, não disfarça de que lado está: suas posições se alinham aos ministros mais subservientes ao regime de exceção, à interpretação criativa e monocrática das leis, à ideologia punitivista, irmã siamesa do populismo penal, ou seja, aos ministros Luis Roberto Barroso, hoje líder intelectual e político desse movimento, Edson Fachin, lavajateiro de Curitiba, Alexandre de Morais, Luiz Fux, Rosa Weber, a maria-vai-com-as-outras, e Carmen Lucia.

O foco da Globo sobre o STF explica muita coisa: além de refletir a brutal concentração de poder político no judiciário, é também uma maneira da Globo manter os ministros no cabresto. Como se a Globo repetisse, no ouvido de cada um, todos os dias: estamos de olho no que vocês estão fazendo!

Esse controle midiático imposto ao STF tem uma função essencial nesse momento: não permitir que o STF liberte Lula.

Com esses seis (num total de 11 ministros), o golpismo formou uma maioria. Em certo sentido, é uma maioria consentida pelo conjunto do STF, como se fosse tudo um teatro. Caso um ministro do status quo mudar de lado, as pressões aumentarão para que um de seus colegas da “oposição” mude de lado, e ele muda, de forma que o golpe mantenha sempre uma maioria, sem, todavia, impedir que o plenário desempenhe um simulacro de direito à livre expansão de suas consciências.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

18 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Reginaldo Gomes

23 de abril de 2018 às 12h47

Será que a globo e o stf aguentam o mesmo tratamento que o golpe sem pátria está dando no aécio?
Esse golpe sem pátria odeia e despreza com todas as forças do inferno a globo , Lula, stf, pt, psdb, esquerda , direita, povo, empresários, etc,,, O golpe quer todos esses imbecis brigando entre si numa guerra de intolerância e violência a mais sangrenta possível!!!!!!
Assim, o golpe sem pátria, terá a paz e tranquilidade necessárias para roubar tranquilamente sem ser incomodados.

Responder

Leonardo Vargas

23 de abril de 2018 às 09h51

Boa análise tambem observei isso e a globo e toda imprensa botando cabresto no STF.
Mas como acabar com isso os ministros sao esses e nao vai mudar, tenho a impressao que a unica forma é acabar com os tribunais de exceção em instancias inferiores.

Responder

j.marcelo

22 de abril de 2018 às 08h44

Cadê meu comentário? Ninguém trabalha no sábado?Falta de respeito a quem comenta, então fechem a parte de comentários,como protesto ficarei uma semana sem postar nada aqui e podem ficar me marcando, se quando eu quiser e vcs não deixarem só de pirraça comigo, não ligo pois quem tá na chuva é p se molhar!

Responder

Joao Rayuga

22 de abril de 2018 às 05h51

Me pergunto, de onde vem a força da globo pra manter refem os ministros do stf que claramente estão votando contra suas convicções e desalinhados á constituição? Serão ameaças? “Eu sei o que vcs fizeram no verão passado…” ou será pura e simples compra dessa gente. Sobre ameaças já ouvi falar de apartamentos de ministros em Miami, mansões compradas de notórios bandidos, nepotismo. Tudo isso poderia ser alvo da mídia em caso de desalinho com a agenda da casa grande.

Responder

Adalberto

21 de abril de 2018 às 20h42

Miguel,

Eu entendi seu objetivo com o “antijornal nacional”: mostrar a visão parcial das notícias deste câncer da democracia nacional. O problema é que você esta repercutindo algo oriundo da Globo. A Globo é o inimigo. Estamos seguindo o roteiro do inimigo, que é magnificamente sintetizado pelo infame refrão daquela musiquinha dos cem milhões de uns: – “tens uns que dizem que não (gostam da gente)”.

Minha sugestão é começar a desconstruir este candidatos da direita com o senhor Álvaro Dias, o candidato da lava-jato, Joaquim Barbosa, o candidato da casta judiciária, o Prefake de São Paulo, A fadinha da floresta, etc.
Por exemplo: Não vi nenhum blog progressista repercutindo o vídeo do Jô Soares, em uma entrevista no Sport TV, demostrando a total falta de caráter do Prefake.

Também é importante dar enfase a necessidade de eleger o maior número possível de deputados e senadores progressistas. Estamos dando uma ênfase muito grande para o cargo de presidente da república.

Responder

SERGIO MARTINS

21 de abril de 2018 às 18h26

A cada dia que passa e novas notícias vão aparecendo como num script de novela global , mas quanto mais o enredo vai se arrastando mais desconfio que tem algo aqui que não esta aparecendo no enredo. Tem caroço nesse angú. A população esta sendo duplamente enganada. A verdade distorcida vai alem de onde nossa visão consegue enxergar. Os coxinhas tentaram remendar e ficou pior , perderam o controle do enredo.E ai que os democratas , veja que não falei das esquerdas, estou falando de um arco maior, teem que apontar a saída melhor para o povo e o país.

Responder

j.marcelo

21 de abril de 2018 às 16h49

Parabéns Miguel,devido a sua iniciativa de “vigilância” com o seu antijornal nacional,a Globo melhorou o conteúdo do JN,talvez fez cócegas nela!

Responder

El Bartho

21 de abril de 2018 às 12h42

E eu insistindo: Gostaria de sugerir aos partidos progressista que quando começar a campanha eleitoral ou até antes não perdessem seu tempo na mídia com programas mostrando o que foi feito/vou fazer… (ninguém mais acredita em promessa de campanha) etc, nessa eleição (se houver), tem que ir para o esclarecimento curto o objetivo “LULA está preso sem crime”, mostrar o apto sem reforma (ou seja desmentir a mídia tradicional), que sem um congresso progressista não vai mudar nada (IMPORTANTE é ter um ou mais nomes de peso para puxar votos na câmara federal) e tudo mais que for possível mostrar visualmente, a esquerda tem que FALAR A LÍNGUA DO POVO, repetindo a mesma mensagem o tempo todo. Para isso não é necessário muito dinheiro. Em tempo, ou a esquerda acorda e se une ou vão uni-la na cadeia….

Responder

Mirko Kraguljac

21 de abril de 2018 às 11h39

Infelizmente, o STF faz parte do golpe desde início e lá Lula não tem chance alguma de reverter prisão. Então, agora segui luta na rua… Impressionante como fascistas se instalaram na suprema corte – Barroso, Fachin, Fux, Alexandre, Carmen Lúcia estão disseminando ideias fascistas publicamente, sem mínimo de pudor! E ainda pegaram Rosa Weber… A Globo povo pode barrar somente na rua, protestando diariamente.

Responder

JOÃO

21 de abril de 2018 às 11h20

Outro Preto se transforma na capital da República Lula Livre

Postado em 21 de abril de 2018 às 10:34 am no DCM

Boletim 38 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 21/04/2018 – 10h15

1. Ouro Preto será o centro das atenções do movimento #LulaLivre na manhã deste sábado. A cidade realiza anualmente nesta data, em homenagem ao mártir Tiradentes, a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência. Este ano dos premiados será Adolfo Pérez Esquivel, prêmio Nobel da Paz de 1980 e ativista de direitos humanos que foi recentemente proibido de visitar Lula na prisão. A vereadora Marielle Franco, assassinada em março no Rio de Janeiro, e o chefe da segurança do ex-presidente Lula, o tenente Valmir Moraes da Silva, também serão agraciados com a Medalha da Inconfidência.

2. Em paralelo à solenidade oficial, será realizado um ato público em prol da libertação de Lula que contará com a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), e toda a bancada de deputados federais e estaduais do PT de Minas Gerais.

3. A presidenta Dilma Rousseff pretende ir a Curitiba para visitar Lula e conhecer o acampamento da Vigília Democrática #LulaLivre nas imediações da Polícia Federal. Em palestra na Universidade Estadual de San Diego, na Califórnia, a presidenta condenou o isolamento imposto a Lula: “É a pior punição, quando não há tortura física. Quem exerce a violência e usa a solitária como forma de tortura faz isto porque sabe que as pessoas precisam umas das outras. Pois eles colocaram o Lula numa solitária. Lula é um homem forte, mas ele está sendo submetido a condições desumanas de prisão”.

4. O acampamento em Curitiba nesta tarde terá intensa programação cultural:
15h – Lançamento do livro “Feminismo Em Comum: para todas, todes e todos”, com Márcia Tiburi
16h – Show musical “O mundo não é uma bola”, com Ana Decker, Octavio Camargo e Márcio Mattana
17h30 – “Trupe 13” (show de circo)

5. Não esqueça que hoje é Dia de Tiradentes, o mártir que lutou por um Brasil independente e soberano, mas foi traído por alguém que fazia parte do seu grupo. Não perca a oportunidade de “homenagear” nas redes sociais o grande traidor do Brasil contemporâneo: #TemerSilverioDosReis

Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
#Boletim 38 – 21/04/2018 – 10h15

Responder

Cláudio

21 de abril de 2018 às 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:
Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, [consultado em 13-10-2016].)
.:. Poema(s) acróstico(s) para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
U m homem simples, como as coisas boas da vida,
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira,
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
I magem perfeita do homem de si senhor,
O humano defensor de humana lira.

L uz de nossa gente, lutador incansável,
U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro.

D igno e sincero, fraterno e muito humano,
A migo do povo, honesto e sempre lhano.

S eja o meu/nosso canto para te louvar,
I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
V itória da melhor sorte no número treze,
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
::
Autor: Cláudio Carvalho Fernandes (poeta anarcoexistencialista)
.:.
L uz do povo brasileiro,
U m digno e fiel lutador,
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.
.:.
L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
::

Responder

Marta

21 de abril de 2018 às 02h08

Excelente, Miguel!!
A pauta desse jornal tem sempre uma finalidade política. O golpe tem a cara desse Judiciário empedernido e snobe , que agora se tornou a gde novela da Globosta!!

Responder

Rogério Bezerra

21 de abril de 2018 às 00h54

Saudações Miguel!
Estávamos em Curitiba desde ontem e testemunhei o esforço, a determinação e a clareza de todos os participantes do acampamento sobre o momento histórico que vivemos.
Tive aulas ministradas por companheiros da REFAP, economista, administradora de empresa e militantes do Sul, Rio, São Paulo e Bahia. Éramos 4 adultos um adolescente e um guri de 5 anos. Voltamos felizes.
Estamos na luta e militância pelo Brasil e por Lula!

Responder

    Pedro

    21 de abril de 2018 às 19h16

    A sua força e coragem são nossa inspiração blz

    Responder

Reinaldo

20 de abril de 2018 às 21h59

É preciso concertar a mídia no Brasil, o monopólio da Tv Globo tá de mais, isso é muito ruim para a democracia brasileira, precisamos de mais informações, hoje a Globo é monopólio.

Responder

Fabiano França

20 de abril de 2018 às 19h45

Lógico o golpe é jurídico midiático….o protagonismo( que não deveria ser) é do judiciário durante O GOLPE. Em suma é um golpe ANTIDEMOCRÁTICO e AUTORITÁRIO.

Responder

marco,

20 de abril de 2018 às 19h09

Pois senhor Miguel,até que gostaria de faze-lo,contudo,não assisto TV,ha alguns anos.Quanto a IMPRENSA EM GERAL,naturalmente a IMPRENSA DOS RICOS,para saber a opinião dos DONOS DO VEÍCULO,prefiro falar diretamente,com os próprios.Todos sabemos,que O JORNALISMO,infortunadamente,na sociedade dividida em classes,serve somente ao seu senhor.Os Patrões.Então…Com o advento da internet,pode-se prever,algumas mudanças,onde os BLOGs INDEPENDENTES certamente devem ter papel importante.

Responder

João Henrique Guedes Sardinha

20 de abril de 2018 às 18h38

Parabéns pelas sempre brilhantes observações acerca da nossa lamentável situação política, Miguel. Sou um profundo admirador do seu trabalho. É uma pena que pessoas com seu talento somente possam se expressar pela mídia alternativa.
Um forte abraço,
João Henrique

Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com