Menu

Dino defende que sem Lula, esquerda apoie Ciro já no 1º turno

Repetindo o que tenho dito: 1) Defendo a candidatura de Lula e que todo o campo popular o apoie. 2) CASO Lula não consiga ser candidato, defendo a unidade do lulismo em torno do melhor posicionado, para tentar ir ao 2º turno e ganhar a eleição. — Flávio Dino (@FlavioDino) 8 de maio de 2018 […]

26 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Publicado no Jornal Folha de São Paulo:

Governador do Maranhão e aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Dino (PC do B) defendeu que o seu partido, o PCdoB, e ainda o PSOL e o PT abram mão de suas pré-candidaturas para apoiar Ciro Gomes (PDT) na eleição para a Presidência da República.

Para Dino, a multiplicidade de candidaturas ameaça o seu campo político de perder já no primeiro turno. “Está chegando o momento de admitir uma nova agenda. Se não oferecermos uma alternativa viável, você pode perder a capacidade de atrair outros setores do centro que se guiam também pela viabilidade”, disse na sexta (4), na sede do governo.

Segundo Dino, a união da esquerda hoje se daria em torno de Ciro, porque ele “é hoje e o melhor posicionado”. Lula está inabilitado e “o PT não tem nome capaz de unir nesse momento”, disse.

Sem Lula nas pesquisas de intenção de voto, entre os nomes identificados como de esquerda, o cearense é o que herda a maior parcela do eleitorado lulista —15% no cenário mais favorável medido pelo Datafolha em abril. Manuela D’Avila (PC do B) atrai 3% dos votos do ex-presidente.

Dino disse que a prisão de Lula é “muito dilacerante, muito traumática, uma tragédia política, a maior derrota da esquerda brasileira desde o golpe [militar] de 1964”.

“É pior que o impeachment [da ex-presidente Dilma Rousseff (PT)] pelo simbolismo de o maior líder popular do país ao lado de Getulio Vargas está fora da eleição”, afirmou.

Pela dramaticidade do episódio, argumentou, foi necessário a simpatizantes viver o “luto para processar a perda”.

Agora, um mês depois, aproxima-se o momento de Lula e aliados admitirem que sua candidatura se tornou inviável e começarem a traçar estratégias para vencer a eleição. Do contrário, sustentou o governador maranhense, a divisão pode resultar em tragédia ainda pior, que seria a derrota para a direita.

“O ponto de interrogação que está dirigido sobretudo ao PT é se nós queremos uma eleição apenas de resistência, de marcar posição, eleger deputados, ou ganhar a eleição presidencial”, disse. “Temos chance de ganhar, a eleição porque o pós-impeachment deu errado. O fracasso do Temer é o fracasso da alternativa que se gestou a nós.”

Sem nominar, o comunista discordou da postura de setores do PT, inclusive da presidente do partido, Gleisi Hoffmann, de insistir na candidatura de Lula. “A tática de marcar posição é derrotista e não honra a importância do Lula, porque abre mão da possibilidade de haver uma virada geral na sociedade que possibilite julgamentos racionais dele”, afirmou.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Mariel Soares

08/05/2018 - 16h39

Sai dai Dino, ACORDA !!!!!!!!!!!!

    ANTONINO DE PÁDUA

    09/05/2018 - 11h34

    Se o PT RESOLVER APOIAR CIRO, COISA QUE EU ACHO DIFÍCIL, O PT ESTARÁ SOFRENDO SUA MILÉSIMA DERROTA, DESDE O GOLPE DE 2016!

Jefe

08/05/2018 - 16h31

Gente essa movimentação do PDT e do PCdoB é um golpe dentro da esquerda.
As mascaras estão caindo.

Lula Livre!

Curió

08/05/2018 - 16h15

Que vergonha esses caras do blog! Vão trabalhar para o Ciro tentando enganar quem é contra o Golpe!
Vão pensando que vai ter eleição vão seus desavergonhados! Queremos a democracia de volta e não tem arrego! Roubaram meu voto na Dilma ? Agora sem Lula nem passaremos na frente das urnas! Fiquem vocês com o restolho! Ciro só metia o pau no Lula e agora quer voto ? Como dizem aqui em Floripa… ” Tu mofas com a pomba na balaia!

    EDUARDO KRUSCHEWSKY

    08/05/2018 - 19h45

    cALMA, cURIÓ, PRECISMOS NOS UNIR, VOTO EM BRANCO É UMA MÃO NA RODA PARA OS GOLPISTAS…. PRECISAMOS NOS UNIR E VOTAR ATÉ NUM POSTE SE HOUVER UNIÃO DAS FORÇAS DA ESQUERDA. NÃO PODEMOS ENTREGAR O PAÍS A ESTES CANALHAS. JÁ CHEGA!!!!

      Vagner Bomfim

      08/05/2018 - 22h31

      Eduardo
      Essa postura do Dino é tudo que a direita quer, o divisionismo, o enfraquecimento da esquerda que sempre existiu.
      A manutenção da candidatura de Lula é sobretudo restabelecer o pacto social, a democracia. Cabe unificar propostas dentro desse espectro político e o bom combate democrático com eleições. Caso contrário faremos lenha para o endurecimento do sistema

Rubens Belem

08/05/2018 - 16h06

Será um prazer fazer campanha
contra
todos os traíras;

Chico

08/05/2018 - 15h06

Já fechamos a questão aqui na familia.
Enquanto Lula estiver preso não votaremos em nenhum partido. Nem mesmo se Lula indicar. Eleição sem Lula é Fraude; É Golpe. E não partiparemos de golpes e de eleições fraudulentas.

    julia

    08/05/2018 - 16h33

    Bolsonaro e a direita agradecem.

    Benoit

    08/05/2018 - 16h41

    Então por que voces não deixam de pagar impostos? O dinheiro dos seus impostos está indo para o governo do Temer e para o bolso dos juizes. De qualquer modo o Bolsonaro e o Alckmin vão agradecer fortemente a voce e à sua família pela ajuda que voces prestam à direita.

Erik Mesquita

08/05/2018 - 14h52

Anos atrás eu votaria no primeiro turno em Ciro, mas, a sua arrogância é incompatível com o campo progressista, pode ser um perigo apoiá-lo no primeiro turno. Melhor é o PT lançar candidato próprio e deixar o segundo turno ao seu tempo. Nada garante que Ciro não pulará para o colo das elites tão logo seja declarado vencedor, absolutamente NADA! Fico vendo a mídia dita progressista mudar de lado com a mesma voracidade dos grandes barões da mídia que outrora criticavam, conforme a conveniência.

Adalberto

08/05/2018 - 14h24

Esse Dino esta se queimando com a militância progressista seguindo o roteiro da mídia comercial. Ciro é o Macron tupiniquim! Ciro nunca! É Lula de A a Z!

    Benoit

    08/05/2018 - 16h56

    Acho que o Lula tem uma boa relação com o Ciro. Talvez na verdade voce seja contra o Lula.

      Adalberto

      08/05/2018 - 23h25

      Nunca vi um comentário mais sem sentido. Eu falo demostro que estou com Lula e você tira essa do bolso? Veio, tá com síndrome de perseguição? Tá achando que eu sou infiltrado? O presidente Lula é político. Ter “boa relação” não quer dizer “seja candidato no meu lugar”. Isto estaria em contradição com suas próprias afirmações recentes que ainda esta na disputa. Cara, se você apoia o Ciro seja feliz, o título de eleitor é seu. Para mim, ele é o Macron do Brasil e o PT estará cometendo suicídio em apoia-lo.

    Marola

    13/05/2018 - 10h39

    Me aponte uma mísera vitória que a sua esquerda progressista tenha conseguido nos últimos 2 anos? Com essa estúpida intransigência anti-Ciro vcs estão arriscando perder a eleição e entregá-la de bandeja para a direita. Não sou cirista, ele tem sua cota de defeitos como TODOS os outros políticos, Lula inclusive. Acho Boulos sensacional, Manuela idem, mas ambos, a meu ver e posso estar errado nessa avaliação, não têm densidade eleitoral para tocar uma bem-sucedida campanha e chegar à almejada vitória. E tem mais, creio que haja atualmente uma porrada de bots e trolls de direita semeando discórdia no seio das esquerdas para fins inconfessáveis, e essa campanha anti-Ciro é um bom exemplo disso. A tese dos “campeões morais” não colou na Copa de 78 na Argentina e nem vai colar na eleição deste ano, a História com agá tá cagando pra isso.

Marcel

08/05/2018 - 14h04

Sem Lula não vou votar em ninguem.

    Benoit

    08/05/2018 - 16h58

    O que voce vai fazer quando o Lula não puder ou não quizer mais ser candidato a eleições? Voce vai devolver o seu título de eleitor?

    Marola

    13/05/2018 - 10h43

    E renunciar à possibilidade dele ser indultado caso outro candidato do campo da esquerda vença? Porque se deixar pro conta do STF, Alckmin ou Bolsonaro, ele vai apodrecer na cadeia.

Edison S.

08/05/2018 - 12h59

Isso é um ataque de traíras;
O ataque ganha repercusão pesada inclusive no PIG.
Lula Livre!

Igor

08/05/2018 - 12h13

Como diz o dito popular: FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO !!! o pt começa a sentir os efeitos de sua prepotência e arrogância travestidas de “HEGEMONIA DE ESQUERDA” kkkkkk. CHORA NÃO BEBÊ, MAIS RATOS ESTARÃO PULANDO MUITO EM BREVE DO BARQUINHO VERMELHINHO.

Ze Bira

08/05/2018 - 12h06

Dino, Rui Costa, Jaques Wagner .. que decepção;

Nérida

08/05/2018 - 12h03

Ciro não é do meu campo politico…

    Benoit

    08/05/2018 - 16h54

    Qual é o seu campo político então? O que é que o Ciro quer fazer que voce rejeita? Gostaria de saber.

Alice

08/05/2018 - 11h53

Lula Livre.
Lula Presidente!

Beto Castro

08/05/2018 - 11h19

O Henverrohxismo que faça a sua opção, mas deixe o PT de fora. Esses discípulos do Stalin e de Fidel são muito apressados. Temos correligionários melhores nos quadros do PT. No máximo uma aliança tática no segundo turno. Como o companheiro Lula afirmou:” Fora da democracia não existe nada”.

    julia

    08/05/2018 - 16h36

    Para Bolsonaro somos todos discípulos de Fidel e Stalin. Acorda cara, precisamos ficar unidos para derrotar a direita.


Leia mais

Recentes

Recentes