Haddad e Dilma em Belo Horizonte

Dino defende que sem Lula, esquerda apoie Ciro já no 1º turno

Por Redação

08 de maio de 2018 : 11h08

Publicado no Jornal Folha de São Paulo:

Governador do Maranhão e aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Dino (PC do B) defendeu que o seu partido, o PCdoB, e ainda o PSOL e o PT abram mão de suas pré-candidaturas para apoiar Ciro Gomes (PDT) na eleição para a Presidência da República.

Para Dino, a multiplicidade de candidaturas ameaça o seu campo político de perder já no primeiro turno. “Está chegando o momento de admitir uma nova agenda. Se não oferecermos uma alternativa viável, você pode perder a capacidade de atrair outros setores do centro que se guiam também pela viabilidade”, disse na sexta (4), na sede do governo.

Segundo Dino, a união da esquerda hoje se daria em torno de Ciro, porque ele “é hoje e o melhor posicionado”. Lula está inabilitado e “o PT não tem nome capaz de unir nesse momento”, disse.

Sem Lula nas pesquisas de intenção de voto, entre os nomes identificados como de esquerda, o cearense é o que herda a maior parcela do eleitorado lulista —15% no cenário mais favorável medido pelo Datafolha em abril. Manuela D’Avila (PC do B) atrai 3% dos votos do ex-presidente.

Dino disse que a prisão de Lula é “muito dilacerante, muito traumática, uma tragédia política, a maior derrota da esquerda brasileira desde o golpe [militar] de 1964”.

“É pior que o impeachment [da ex-presidente Dilma Rousseff (PT)] pelo simbolismo de o maior líder popular do país ao lado de Getulio Vargas está fora da eleição”, afirmou.

Pela dramaticidade do episódio, argumentou, foi necessário a simpatizantes viver o “luto para processar a perda”.

Agora, um mês depois, aproxima-se o momento de Lula e aliados admitirem que sua candidatura se tornou inviável e começarem a traçar estratégias para vencer a eleição. Do contrário, sustentou o governador maranhense, a divisão pode resultar em tragédia ainda pior, que seria a derrota para a direita.

“O ponto de interrogação que está dirigido sobretudo ao PT é se nós queremos uma eleição apenas de resistência, de marcar posição, eleger deputados, ou ganhar a eleição presidencial”, disse. “Temos chance de ganhar, a eleição porque o pós-impeachment deu errado. O fracasso do Temer é o fracasso da alternativa que se gestou a nós.”

Sem nominar, o comunista discordou da postura de setores do PT, inclusive da presidente do partido, Gleisi Hoffmann, de insistir na candidatura de Lula. “A tática de marcar posição é derrotista e não honra a importância do Lula, porque abre mão da possibilidade de haver uma virada geral na sociedade que possibilite julgamentos racionais dele”, afirmou.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

26 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Mariel Soares

08 de maio de 2018 às 16h39

Sai dai Dino, ACORDA !!!!!!!!!!!!

Responder

    ANTONINO DE PÁDUA

    09 de maio de 2018 às 11h34

    Se o PT RESOLVER APOIAR CIRO, COISA QUE EU ACHO DIFÍCIL, O PT ESTARÁ SOFRENDO SUA MILÉSIMA DERROTA, DESDE O GOLPE DE 2016!

    Responder

Jefe

08 de maio de 2018 às 16h31

Gente essa movimentação do PDT e do PCdoB é um golpe dentro da esquerda.
As mascaras estão caindo.

Lula Livre!

Responder

Curió

08 de maio de 2018 às 16h15

Que vergonha esses caras do blog! Vão trabalhar para o Ciro tentando enganar quem é contra o Golpe!
Vão pensando que vai ter eleição vão seus desavergonhados! Queremos a democracia de volta e não tem arrego! Roubaram meu voto na Dilma ? Agora sem Lula nem passaremos na frente das urnas! Fiquem vocês com o restolho! Ciro só metia o pau no Lula e agora quer voto ? Como dizem aqui em Floripa… ” Tu mofas com a pomba na balaia!

Responder

    EDUARDO KRUSCHEWSKY

    08 de maio de 2018 às 19h45

    cALMA, cURIÓ, PRECISMOS NOS UNIR, VOTO EM BRANCO É UMA MÃO NA RODA PARA OS GOLPISTAS…. PRECISAMOS NOS UNIR E VOTAR ATÉ NUM POSTE SE HOUVER UNIÃO DAS FORÇAS DA ESQUERDA. NÃO PODEMOS ENTREGAR O PAÍS A ESTES CANALHAS. JÁ CHEGA!!!!

    Responder

      Vagner Bomfim

      08 de maio de 2018 às 22h31

      Eduardo
      Essa postura do Dino é tudo que a direita quer, o divisionismo, o enfraquecimento da esquerda que sempre existiu.
      A manutenção da candidatura de Lula é sobretudo restabelecer o pacto social, a democracia. Cabe unificar propostas dentro desse espectro político e o bom combate democrático com eleições. Caso contrário faremos lenha para o endurecimento do sistema

      Responder

Rubens Belem

08 de maio de 2018 às 16h06

Será um prazer fazer campanha
contra
todos os traíras;

Responder

Chico

08 de maio de 2018 às 15h06

Já fechamos a questão aqui na familia.
Enquanto Lula estiver preso não votaremos em nenhum partido. Nem mesmo se Lula indicar. Eleição sem Lula é Fraude; É Golpe. E não partiparemos de golpes e de eleições fraudulentas.

Responder

    julia

    08 de maio de 2018 às 16h33

    Bolsonaro e a direita agradecem.

    Responder

    Benoit

    08 de maio de 2018 às 16h41

    Então por que voces não deixam de pagar impostos? O dinheiro dos seus impostos está indo para o governo do Temer e para o bolso dos juizes. De qualquer modo o Bolsonaro e o Alckmin vão agradecer fortemente a voce e à sua família pela ajuda que voces prestam à direita.

    Responder

Erik Mesquita

08 de maio de 2018 às 14h52

Anos atrás eu votaria no primeiro turno em Ciro, mas, a sua arrogância é incompatível com o campo progressista, pode ser um perigo apoiá-lo no primeiro turno. Melhor é o PT lançar candidato próprio e deixar o segundo turno ao seu tempo. Nada garante que Ciro não pulará para o colo das elites tão logo seja declarado vencedor, absolutamente NADA! Fico vendo a mídia dita progressista mudar de lado com a mesma voracidade dos grandes barões da mídia que outrora criticavam, conforme a conveniência.

Responder

Adalberto

08 de maio de 2018 às 14h24

Esse Dino esta se queimando com a militância progressista seguindo o roteiro da mídia comercial. Ciro é o Macron tupiniquim! Ciro nunca! É Lula de A a Z!

Responder

    Benoit

    08 de maio de 2018 às 16h56

    Acho que o Lula tem uma boa relação com o Ciro. Talvez na verdade voce seja contra o Lula.

    Responder

      Adalberto

      08 de maio de 2018 às 23h25

      Nunca vi um comentário mais sem sentido. Eu falo demostro que estou com Lula e você tira essa do bolso? Veio, tá com síndrome de perseguição? Tá achando que eu sou infiltrado? O presidente Lula é político. Ter “boa relação” não quer dizer “seja candidato no meu lugar”. Isto estaria em contradição com suas próprias afirmações recentes que ainda esta na disputa. Cara, se você apoia o Ciro seja feliz, o título de eleitor é seu. Para mim, ele é o Macron do Brasil e o PT estará cometendo suicídio em apoia-lo.

      Responder

    Marola

    13 de maio de 2018 às 10h39

    Me aponte uma mísera vitória que a sua esquerda progressista tenha conseguido nos últimos 2 anos? Com essa estúpida intransigência anti-Ciro vcs estão arriscando perder a eleição e entregá-la de bandeja para a direita. Não sou cirista, ele tem sua cota de defeitos como TODOS os outros políticos, Lula inclusive. Acho Boulos sensacional, Manuela idem, mas ambos, a meu ver e posso estar errado nessa avaliação, não têm densidade eleitoral para tocar uma bem-sucedida campanha e chegar à almejada vitória. E tem mais, creio que haja atualmente uma porrada de bots e trolls de direita semeando discórdia no seio das esquerdas para fins inconfessáveis, e essa campanha anti-Ciro é um bom exemplo disso. A tese dos “campeões morais” não colou na Copa de 78 na Argentina e nem vai colar na eleição deste ano, a História com agá tá cagando pra isso.

    Responder

Marcel

08 de maio de 2018 às 14h04

Sem Lula não vou votar em ninguem.

Responder

    Benoit

    08 de maio de 2018 às 16h58

    O que voce vai fazer quando o Lula não puder ou não quizer mais ser candidato a eleições? Voce vai devolver o seu título de eleitor?

    Responder

    Marola

    13 de maio de 2018 às 10h43

    E renunciar à possibilidade dele ser indultado caso outro candidato do campo da esquerda vença? Porque se deixar pro conta do STF, Alckmin ou Bolsonaro, ele vai apodrecer na cadeia.

    Responder

Edison S.

08 de maio de 2018 às 12h59

Isso é um ataque de traíras;
O ataque ganha repercusão pesada inclusive no PIG.
Lula Livre!

Responder

Igor

08 de maio de 2018 às 12h13

Como diz o dito popular: FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO !!! o pt começa a sentir os efeitos de sua prepotência e arrogância travestidas de “HEGEMONIA DE ESQUERDA” kkkkkk. CHORA NÃO BEBÊ, MAIS RATOS ESTARÃO PULANDO MUITO EM BREVE DO BARQUINHO VERMELHINHO.

Responder

Ze Bira

08 de maio de 2018 às 12h06

Dino, Rui Costa, Jaques Wagner .. que decepção;

Responder

Nérida

08 de maio de 2018 às 12h03

Ciro não é do meu campo politico…

Responder

    Benoit

    08 de maio de 2018 às 16h54

    Qual é o seu campo político então? O que é que o Ciro quer fazer que voce rejeita? Gostaria de saber.

    Responder

Alice

08 de maio de 2018 às 11h53

Lula Livre.
Lula Presidente!

Responder

Beto Castro

08 de maio de 2018 às 11h19

O Henverrohxismo que faça a sua opção, mas deixe o PT de fora. Esses discípulos do Stalin e de Fidel são muito apressados. Temos correligionários melhores nos quadros do PT. No máximo uma aliança tática no segundo turno. Como o companheiro Lula afirmou:” Fora da democracia não existe nada”.

Responder

    julia

    08 de maio de 2018 às 16h36

    Para Bolsonaro somos todos discípulos de Fidel e Stalin. Acorda cara, precisamos ficar unidos para derrotar a direita.

    Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com