Menu

EXAME: “Marina e Bolsonaro perderão força”

A entrevista está publicada na revista Exame: O pesquisador Renato Meirelles se consolidou como um dos principais analistas da sociedade brasileira na última década ao liderar o instituto de pesquisas Data Popular. Com ele, antecipou, e dissecou, a ascensão da nova classe média e como ela mudou os hábitos de consumo e os anseios políticos […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A entrevista está publicada na revista Exame:

O pesquisador Renato Meirelles se consolidou como um dos principais analistas da sociedade brasileira na última década ao liderar o instituto de pesquisas Data Popular. Com ele, antecipou, e dissecou, a ascensão da nova classe média e como ela mudou os hábitos de consumo e os anseios políticos dos brasileiros. Agora, Meirelles está à frente de outro instituto de pesquisas, o Locomotiva, em que analisa a sociedade não mais por estratos sociais, mas por hábitos e pontos de interesse entre grupos.

Sob essa ótica, tem uma visão muito particular do processo eleitoral: os líderes da pesquisa em intenção de voto, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede), podem ficar fora do segundo turno quando os eleitores perceberem que os pré-candidatos são sustentados por ideias míticas de serem antiestablishment. “É uma simbologia que não se sustenta na realidade, nem no dia a dia da política real, que o processo eleitoral força”, diz Meirelles.

Marina Silva aparece em segundo lugar, com 11%. O que explica esse desempenho, mesmo Marina sendo a pré-candidata que menos aparece?

A Marina tem esse desempenho muito por conta do recall, por ter sido candidata duas vezes à Presidência da República e não ter ocupado nenhum cargo público desde então, o que a afasta de denúncias de corrupção e também a distancia do noticiário político, que virou policial nos últimos tempos. Ela acaba ficando distanciada da política tradicional por estar tanto tempo afastada e não é associada com esse campo. Mas a Marina Silva não tem ainda uma imagem de força, que é um pouco o que os brasileiros esperam pro próximo presidente. Não tem uma estrutura partidária forte e também não vai ter muito tempo de televisão. A tendência, aos poucos, é que o desempenho dela em intenção de votos diminua. Então, o que está em segundo lugar nas pesquisas também é um mito, um mito da Marina.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Fernando

21/05/2018 - 11h18

Essa eleição fica com a esquerda, se não for Lula vai ser outro de esquerda, Bolsonaro não faz 10%, Marina é uma coitada que não vai além de uns 8%, Ou a direita fabrica alguém capaz de enfrentar a esquerda o que acho difícil devido ao que eles vem fazendo contra o povo tirando direitos, rasgando a constituição, defendendo que o povo se mate entre eles, roubando e entregando nossas riquezas naturais, Temer e sua gangue que é composta por PP, PSDB, MDB, DEM, PTB, PR…, não tem candidato para bater a esquerda. Meu cachorro se for pela esquerda ganha deles.

J.C. Berberian

20/05/2018 - 08h51

Acredito que tão cedo não vamos ter no planalto uma “presidenta”depois do fiasco da sra.Dilma.
Quanto ao Bolsonaro a sua pré candidatura aparece como única opção visto que ninguém mais aguenta a posição em dos “partidos”.

    Fernando

    21/05/2018 - 11h13

    Bolsonaro é um idiota, não faz 10% dos votos.

Trajano papi

20/05/2018 - 08h51

ACHO Q EM TORNO DE 5 % PARA MAIS, SERÁ O PERCENTUAL DE PERDA DO BOLSONARO, EU MESMO CONHEÇO UM MONTE Q JA PENSAM MUDAR O VOTO, FALAM EM CIRO E AMOEDO. OS FIÉIS SÃO MILITARES E UMA GALERA Q SE PARECEM COM TORCEDOR ORGANIZADO, QUEREM MAIS É DISEMINAR O ÓDIO E OS CONFRONTOS FISICOS! Ciro 2018!

    J.C. Berberian

    20/05/2018 - 08h54

    Pode ser no seu ciclo de amizades mas o que vejo é o nome Bolsonaro em todos os cantos principalmente entre os jovens.

    Elisa Costa

    20/05/2018 - 12h51

    Acho q pesquisa nenhuma , como sempre vai mostrar o q os politicos e jornalistas de plantão nao querem ou nao conseguem enxergar . Lembra a dilma depois da primeira manifestacao dizendo q ouviu a voz das ruas e daria o q o povo pedia ? Foi um tiro na agua , assim como vejo os ” especialistas” nas mesas redondas discutindo as noticias . So serve mesmo é para o povo ver como estao distantes do q quer o povo , distantes da realidade

J.C. Berberian

20/05/2018 - 08h46

Não perderá força porque o eleitor hoje em dia depois de toda essa corrupção está vacinado contra partidos políticos e quer votar mais no homem do que no partido.
Quanto a Marina não acredito que uma mulher possa governar visto que depois da Dilma nunca mais uma mulher vai se eleger como “presidenta”.

Antonio

19/05/2018 - 20h04

Se o Bolsonaro nao perdeu forca ate agora.mesmo com todo ataque da midia esquerdista.q todo santo dia ataca o Bolsonaro…..nao acho q ele perdera daqui pra frente.

    , wanderley kusma de faria

    23/05/2018 - 13h52

    TONHO, você está coberto de razão o BOSTONARO, não perdeu FORÇA pois ninguém consegue perder o que NUNCA TEVE, vai continuar com seus RÍDICULOS 10%, e nada mais. Lula LIVRE, LULA PRESIDENTE.

Dio

19/05/2018 - 12h19

“Obóvio ululante”
Toda eleição da fadinha foi assim.
Chegando q nem um trator e nem no segundo turno entrou.
Por que haveria de ser diferente?


Leia mais

Recentes

Recentes