FHC, o Fazendeiro – tudo sobre as terras da família, os amigos pecuaristas e a Odebrecht

Leia na íntegra no blog De Olho nos Ruralistas.

Esta é a história de um sociólogo que descobriu o gado, de um ex-presidente que se aventurou pelo universo agropecuário. Com a ajuda de um fiel escudeiro, chamado Jovelino Mineiro, Fernando Henrique Cardoso manteve-se na cena pública após deixar a presidência – com a Fundação FHC, articulada pelo pecuarista – e foi erigindo um domínio privado. Esta é uma reportagem sobre Jovelino e FHC, antigos parceiros de Sérgio Motta em uma fazenda em Buritis (MG), e das sociedades ou conexões recentes entre esses e outros personagens – como Emílio, Marcelo e Maurício Odebrecht.

Vamos contar com detalhes: o advogado do ex-presidente, José de Oliveira Costa, sócio da Fundação FHC, chega a assinar documento em nome de Emílio Odebrecht. Este e Jovelino Mineiro são amigos e sócios em uma empresa de genética. Ambos são criadores de gado. O empreiteiro era um dos presentes no jantar, ainda no governo Fernando Henrique, em que foi criado o Instituto FHC. Costa foi o primeiro a pedir um parecer sobre o impeachment de Dilma Rousseff, para o jurista Ives Gandra Martins. O filho de Jovelino é membro do Movimento Endireita Brasil e diretor da Sociedade Rural Brasileira – que funciona no mesmo prédio que a Fundação FHC.

É a história de um príncipe. Com dois amigos pecuaristas (Jovelino Mineiro e Jonas Barcellos), apontados pela jornalista Mirian Dutra – mãe de um filho que Fernando Henrique assumiu – como financiadores de sua residência na Europa. Uma narrativa sobre jantares e festas com a fina flor da elite brasileira, e sobre complicadas teias empresariais. Sobre as empresas dos Cardoso e de Jovelino em Osasco e Botucatu, e as ligações do pecuarista com o grupo português Espírito Santo. Sobre réveillons em fazendas, sobre a face cultural dessa elite política e agropecuária. Sobre coincidências e conexões, em boa parte ainda ignoradas pela imprensa brasileira.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.