Menu

EUA já dominam 60% das importações brasileiras de gasolina

Se alguém queria uma explicação econômica para o golpe, eis uma bem plausível. As importações brasileiras de óleo diesel e gasolina, principais combustíveis usados em nossos meios de transporte, nunca foram tão altas, e há muito tempo essas compras não estavam tão concentradas nos EUA. Nos primeiros 4 meses do ano (jan/abr), o Brasil importou […]

20 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Se alguém queria uma explicação econômica para o golpe, eis uma bem plausível.

As importações brasileiras de óleo diesel e gasolina, principais combustíveis usados em nossos meios de transporte, nunca foram tão altas, e há muito tempo essas compras não estavam tão concentradas nos EUA.

Nos primeiros 4 meses do ano (jan/abr), o Brasil importou US$ 2,39 bilhões em óleo diesel, e US$ 693,25 milhões em gasolina, valores recordes para essa época do ano.

Entretanto, quando olhamos a relação específica com os EUA, o principal fornecedor desses dois produtos, identificamos movimentos muito mais bruscos.

A maioria dos produtos americanos exportados para o Brasil são derivados de petróleo, álcool e carvão.

Os EUA também ampliaram o seu domínio sobre o mercado de gasolina no país. Antes do golpe de 2016, os EUA respondiam por uma média de 20% a 25% das importações brasileiras de gasolina.

Em 2017, esse percentual saltou para 41%. Nos quatro primeiros meses deste ano, para 60%.

Quase metade dos produtos americanos exportados para o Brasil tem alguma relação com petróleo ou com o mercado de combustível. Refiro-me a oleo diesel, álcool, gasolina, carvão, propano, soda cáustica, óleo bruto, lubrificantes, nafta, coque de petróleo, estireno, hulhas (carvão), copolímeros…

Apenas o óleo diesel, respondeu por 19% das exportações americanas para o Brasil em Jan/Abr 2018. Em 2016, o óleo diesel respondia por apenas 9% das exportações americanas para o Brasil.

Os EUA são os principais fornecedores de óleo diesel do país. No acumulado dos últimos 4 meses, responderam por cerca de 80% de todo o óleo diesel que importamos.

Em quantidade, a importação de óleo diesel tem batido recorde no país: em 2017, importamos 11 milhões de toneladas de óleo diesel, maior volume da história. No acumulado dos 4 meses de 2018, a importação mensal média de óleo diesel ficou em mais de 1 milhão de toneladas, mais um recorde histórico.

O golpe não foi dado apenas para nos tomar o pré-sal e assumir o controle das nossas estatais, adquirindo-as a baixo custo, mas também para conquistar e dominar o nosso mercado de consumo de combustíveis, um dos maiores do mundo.

De um lado, o governo libera os preços finais de óleo diesel e gasolina. De outro, paralisa nossas próprias refinarias. Por fim, estimula a abertura de novas importadoras desses produtos, com deferência especial para as importadoras especializadas em comprar dos EUA.

É importante lembrar que traders internacionais também participam dos negócios de importação…

 

 

 

 

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Angela

29/05/2018 - 12h43

Que golpe???? Nem em 64 houve golpe imagina agora!!! Em 64 foi o povo e o Congresso Nacional que pediram a intervenção militar. O problema é que a história só retratou o lado que interessava aos comunistas

Sudnei

25/05/2018 - 11h52

É isso aí Cappuccino! Aqui tão pertinho de nós e com uma reserva tão grande! Por quê será? Acha que alguns tolerariam um mercado americano do sul forte, independente e administrando suas próprias riquezas? Mas os outros só fazem conosco aquilo que permitimos… Lamentável né?

j.marcelo

25/05/2018 - 10h32

ESSE FURO É DO MIGUEL,VÁRIOS BLOGS REPRODUZIRAM,PARABÉNS MIGUEL,EXCELENTE TRABALHO,AGREGOU EM MUITO NA LUTA,VAALEU !!!

ALBERT FANON

25/05/2018 - 09h08

Essa notícia reforça a tese que os EUA foram os maiores beneficiários diretos do golpe. Onde já se viu um país auto suficiente na produção de petróleo importar esses volumes? Só com um governo capacho dos interesses ianques. E ainda há antas que insistem que a participação dos EUA na organização da Vaza a Jato é teoria da conspiração!

maria nadiê rodrigues

25/05/2018 - 08h54

Acostumada a entrar nos mesmos blogues todos os dias, hoje me deparei com uma tarja azul grande, intitulada Important Update, com mensagem toda ela escrita em Inglês, verificando meu impedimento de comentar.
Gostaria de saber se Miguel do Rosário poderia me explicar o que isso significa, se vi outros comentários, meio apagados.
Fui retirada da plataforma como uma comentarista fora dos padrões, quando, em realidade, sempre cuidei para evitar palavas chulas, sempre usando minhas palavras e ideias de forma democrática, respeitosa.

    Miguel do Rosário

    25/05/2018 - 13h02

    Maria, não sei o que é isso. Não temos esse tipo de filtro no blog.

Paulo Rogério

24/05/2018 - 21h27

Caro Miguel e demais leitores,
O roteiro desse locaute é o seguinte:
Derrubar esse governo;
Suspender as eleições;
Dar continuidade ao golpe.
A direita não tem candidato! Esse estado de coisas só pode continuar sem as eleições.
Ou, corremos o risco de, com todo esse caos agora, ver a candidatura do Bolsonaro vai decolar!
Nessas alturas no campeonato, derrubar o Temer não seria do interesse da esquerda.

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-44244583

    Adalberto

    24/05/2018 - 21h32

    Azenha esta dizendo que isto é fake news para fazer água no único movimento que peitou este governo maldito e outras instituições podres da república.

      Paulo Rogério

      24/05/2018 - 21h50

      Adalberto, eu espero que você esteja certo. Ou corremos o risco de cometer o mesmo erro de 2013.
      Eu não quero mais ter que ver a esquerda admitindo depois que foi engabelada novamente.
      O fato é que os golpistas sempre estiveram dois passos à nossa frente, desde 2013.

Adalberto

24/05/2018 - 19h23

Novidade…foi para isso que o golpe foi dado. E ainda entram aqui alguns “sábios tolos”, que ficam citando estatísticas furadas de sites super confiáveis (tipo daquele instituto insper, que a Globo adora!), para justificar os crimes que este governo bandido comete diariamente contra seus próprios cidadãos.

rubens

24/05/2018 - 18h47

Analisando a questão das importações de refinados a luz das estatísticas, porém sem entrar no mérito da mesma que é: Porque importamos refinados?, alguns comentários podem ser feitos,para responder outra pergunta. Porque importamos gasolina e diesel dos USA e não de outros países? A resposta correta passa por preço e logística ( facilidade e custo de transporte), vejamos: Os principais exportadores de gasolina são na ordem USA, Singapura,Holanda, India, Italia e Coreia. Rapidamente se observa que os custos de transporte serão maiores, devido a distância e disponibilidade de navios tanque. Um segundo aspecto, não menos importante é que a gasolina é produzida a custos menores a partir de oleo leve ( API 35 ou maior ) e para produzir a gasolina nestes países citados, importam shale oil dos USA, dai se explica os custos menores nos USA. A proposito Pasadena esta localizada a pouco mais de 100 milhas de Eagle Ford, um dos principais campos.Quanto ao diesel o quadro é mesmo, apenas que a Russia aparece como a segunda maior exportadora.As exportações de shale oil já atingem 2,5 milhões de barris/dia e os principais importadores são os países descritos, menos Russia. O shale oil mudou a geopolítica, e eu fui um ignorante no assunto, me interessando pelo mesmo ao ler um artigo de Fidel Castro no jornal Gramma, na coluna ” Reflexões de Fidel ” a cerca de 7 anos.Fidel, em termos de visão de futuro estava muito a frente de seus seguidores, e pelos comentários que aparece nos blogs de esquerda, parece que ninguém aprendeu nada com ele. A importação de derivados dos USA é questão meramente de mercado, não existindo qualquer vestígio de teoria de conspiração

    Adalberto

    24/05/2018 - 21h41

    Massa! E a redução proposital de nossa produção de óleo diesel? Substituímos produção nacional por importações. Olha a desonestidade intelectual! Fidel mencionou isto também no Gramma? Você sentiu orgulho por escrever este textinho didático para mostrar o quanto ignorantes, atrasados e desconectados da realidade do maravilhoso livre mercado nos, pobres esquerdinhas, somos professor?

    Mandarim

    24/05/2018 - 21h49

    Dizem que poder ler uma merda dessas e melhor do que ser cego. Eu duvido.

    Adalberto

    25/05/2018 - 06h49

    Sim. Antes que eu me esqueça: VTNC você e todos os otários liberaizinhos que defendem lucro de banqueiro e de outros vendilhões da pátria usando informações truncadas para justificar suas teses ! Em vez de escrever besteira em site progressista, vá fazer o que sabe melhor: se masturbar para o pôster do seu super herói de Curitiba dando aguinha mineral para o mineiro chato!

vitor

24/05/2018 - 17h55

Miguel, que país perdeu espaço para os EUA terem ganhado tanto assim?

    Leandro Ferrari

    30/05/2018 - 22h28

    Países Baixos (Holanda). E a propósito, Reino Unido também ganhou participação.
    Participação em % dos Países Baixos (Holanda), de 2012 à 2018: 50,8%; 35,2%; 85,4%; 73,2%; 67,3%; 37,8%; 14,7%.
    Participação em % do Reino Unido, de 2012 à 2018: 7,3%; 1,7%; 0,0%; 0,2%; 0,5%; 11,1%; 16%.

    Bibo pai e Bobi filho.

Lucy

24/05/2018 - 17h53

A hashtag #aCulpaÉdoParente esta sendo bloqueada pelo twitter?

Jose carlos lima

24/05/2018 - 17h44

O nosso pais sofreu um ataque imperialista….de lambuja o imperi e megas corporaoes abocanham tudo a preço de banana…a Embraer vai como troco de bebado…o setor cibernetico brasileiro passou a ser dos EUA: e dos EUA…. os magistrados e pf e menganhas do mpf juram que estão arrasando…

Assisti ao filme O Processo e sai lamentando o fato de não termos meios de comunicação que, como na Inglaterra, são obrigados a mostrar os dois lados da notícia…

……o filme mostra como deveriam ser nossos noticiários….no entanto temos uma midia sabuja, mentirosa, fake news e sempre golpista..

…..temos uma midia que todos os veiculos late ou veiculos ao mesmo tempo….

….
incrivel como são sincronizados, aliás, sincronizados com Instituiçoes anti-republicanas: no momento estão empenhados em provocar no povo amnésia em relação a existência de Lula, pelo menos as crianças de agora serao dentre em breve jovens que jamais terão ouvido falar de Lula..
….

….o nosso Poder Verbalizador ė todo ele moldado para usurpar a democracia..
.
..que a industria audiovisual anti-mecanismo preencha essa lacuna e não deixe #LulaAmor morrer para as futuras gerações, como querem os “mecanismos” de Zė Padilha e cia….

Em tempo: errei: os jovens jå tiveram seus neuronios corroidos e por isso sâo Bostonaro….os que nasceram nos últimos 20 anos ja foram capturados pela bolha que difunde de forma eficiente a ideologia fascista e neoliberal…

Além dos nascituros dos ultimos 20 anos, hå os manifestoches que se deixaram serem capturados pela bolha assassina.

Aguardo o filme A Bolha Assassina..

Um filme, jå que nossa história tmbm ė uma fraude

Force-Feeding

24/05/2018 - 16h33

Alimentação forçada

Cappuccino

24/05/2018 - 16h26

O Brasil deveria – preferencialmente – importar gasolina da venezuela , equador e outros vizinhos da america do sul o que contribuiria para o desenvolvimento econômico reginonal. Depois reclamam de imigração e do desastre econômico que afeta a região. Inclusive em moeda local. Comercio com os estados unidos pode ser feito com outros produtos.


Leia mais

Recentes

Recentes