Menu

A conclusão que emerge do caos

Por Pedro Breier Do meio do caos no qual estamos metidos – parabéns aos senhores Michel Temer e Pedro Parente – ao menos emerge uma conclusão, límpida como água da fonte: o liberalismo econômico é uma fraude. Explico. Quem detém o poder de fato, no mundo, é o capital transnacional. Algumas poucas megacorporações sugam loucamente […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Pedro Breier

Do meio do caos no qual estamos metidos – parabéns aos senhores Michel Temer e Pedro Parente – ao menos emerge uma conclusão, límpida como água da fonte: o liberalismo econômico é uma fraude.

Explico.

Quem detém o poder de fato, no mundo, é o capital transnacional. Algumas poucas megacorporações sugam loucamente os recursos naturais e controlam os mercados do planeta inteiro.

O resultado é riqueza e luxo descomunais para um punhado de super ricos. Para as demais bilhões de pessoas do planeta resta a luta pelas migalhas.

O poder econômico coopta, pressiona e, se necessário, ataca os governos dos Estados nacionais para que estes adotem as políticas econômicas que facilitam, e muito, a sua atuação predatória. Abertura dos mercados, desregulamentação da economia e Estado mínimo são expressões que soam como música aos ouvidos dos donos do poder.

Nas palavras do imortal José Saramago, “Os governos que elegemos, no fundo, são correias de transmissão das decisões e das necessidades do poder econômico (representado pelo FMI, OMC e pelo Banco Mundial), e os governos não só funcionam como correias de transmissão, mas também como os agentes que preparam as leis, como as que levam ao emprego precário”.

Em um cenário como esse, dizer que o livre mercado é a solução para os problemas da sociedade só pode ser uma de duas opções: picaretagem ou inocência.

É evidente que áreas vitais para que a população possa viver com o mínimo de dignidade – como o preço dos combustíveis, do qual dependem o transporte e o abastecimento de produtos, por exemplo – não podem ficar à mercê do mercado.

O Estado, cujo poder político e econômico permite que se faça algum enfrentamento com o capital, tem – ou deveria ter – o dever de proteger as pessoas da fome insaciável por lucro dos tubarões do capitalismo.

A submissão total de um governo ao mercado dá no desastre que estamos vivenciando. Os preços de produtos que afetam a economia inteira do país aumentam descontroladamente e o governo, com sua fé cega nos dogmas liberais, só faz alguma coisa quando a situação sai completamente do controle.

A revolta e a confusão generalizadas são apenas o resultado da aplicação desta “maluquice ideológica vendida como ciência”, que é como Ciro Gomes define o liberalismo.

Deixar o poder econômico decidir quem tem acesso a direitos básicos como educação, saúde e transporte é condenar à indignidade bilhões de seres humano.

Quando impera a lógica do lucro, o resultado só pode ser o caos.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

euclides de oliveira pinto neto

25/05/2018 - 18h52

Esse grupo de bandidos que criou os “USA” para servir como seus lacaios em guerras e invasões, para praticar aquilo que sempre fizeram: roubar as riquezas de grupos mais fracos… sob a desculpa de “policia do mundo” (que ninguém escolheu) ou para “implantar a democracia e os direitos humanos” (a desculpa utilizada para remover governos legítimos que não aceitam a imposição do saqueio)… a última tentativa de impor um Governo Mundial controlado pelos sionistas khazarians parece que está nos estertores… o mundo não aceitou… e vai reprimir com violência qualquer tentativa nesse sentido… até o Brasil já está mostrando que o povo não vai aceitar passivamente este golpe perpetrado contra a nação brasileira… a Venezuela já mostrou disposição… Irá idem… Coréia do Norte não aceitou a imposição do Palhaço “son of a bitch”… Russia e China estão fortalecendo suas relações e com outros países do mundo… o “império” está agonizando… seu dólar papel pintado só valoriza artificialmente… alguns quatrilhões de divida e não possuem nada de valor para caucionar a falência da colonia… khazarians estão sem nenhum respaldo positivo… fim de curso…

MARCIO MARCONATO DE CARVALHO

25/05/2018 - 07h56

E o Pedro seguindo a linha editorial do Cafezinho, qual seja: fazer campanha para Ciro Gomes. Vc foi instruído pelo Miguel para colocar o Ciro em cena no seu texto? Qual o discurso que subrepticiamente constrói? Somente Ciro para nos salvar desta política destrutiva do mercado?

    L’Amie

    25/05/2018 - 09h02

    Marconnato, esclarece mais teu pensamento. Obs. Meu amigo, seu pai é José Roberto ?

      MARCIO MARCONATO DE CARVALHO

      25/05/2018 - 10h25

      Oi, L’aime! Acho o texto do Pedro muito assertivo na medida em que condena de forma contundente o liberalismo. O que me incomoda é o viés adotado. Afinal, temos diversos candidatos postados à esquerda do espectro político que também condenam o liberalismo: Boulos, Manuela e mesmo Lula (apesar de ter garantido os ganhos do andar de cima, ninguém tem dúvidas de que Lula fez o que era possível para segurar a voracidade do mercado em prol de alguma justiça social). Portanto, considerar o liberalismo como “maluquice ideológica” não é prerrogativa de Ciro. Isso é uma bandeira encampada pelo pensamento esquerdista/ progressista. Porque somente Ciro é colocado no texto como contraposição ao liberalismo? Porque somente Ciro entra em cena para representar o anti-liberalismo? Mais uma campanha do Cafezinho? Miguel do Rosário já se colocou claramente em apoio à candidatura do pedetista, inclusive pedindo a adesão do PT à Ciro! Será ele nossa redenção? Somente Ciro nos livrará do Deus-mercado?
      PS: Não sou filho de José Roberto… Abraços :)

      Marcelo Abb

      25/05/2018 - 14h26

      Prezados,

      Creio que a referência ao Ciro tenha sido feita para contrapor a atual campanha anti-ciro dos blogs de esquerda, que chegam a acusá-lo de ULTRA-LIBERAL, o que é um absurdo completo.

    Pedro Breier

    25/05/2018 - 12h22

    Po Marcio, a definição do Ciro não é muito boa? Tem tudo que é opinião diferente entre os colunistas do Cafezinho, a coisa é democrática aqui… Aprendamos a conviver com a diversidade.

Jochann Daniel

24/05/2018 - 21h45

Algumas correções:
>>>>>>>>>>>>>>>> obrigado Mídia (Globo à frente). Temer é apenas fantoche >>>>>>> pau mandado
>>>>>>> não tem nada de “liberalismo”. É sim uma política de destruição deliberada. Nada de construção.
>>>>>>>> obrigado aos patrões da Mídia, que criaram (lá no estrangeiro) as políticas de destruição deliberada (congelamento etc. etc. por 20 anos, desmonte da previdência, desmonte das leis trabalhistas, perdão por 20 anos dos impostos para as petroleiras estrangeiras, pré sal a preço de banana, etc. ,etc., etc.
E as esquerdas falando em uma “política liberal”.
“Política” supõe-se algo para melhorar em alguma coisa. Isso que tá aí é simples destruição, e nada mais.
(Povo massacrado interessa aos nossos inimigos)
Ora ora……………………….

PP

24/05/2018 - 20h49

Muito lucido o texto.


Leia mais

Recentes

Recentes