Menu

Lula, as pesquisas e um chamado ao realismo

A nova onda é xingar o Cafezinho porque publicamos uma pesquisa eleitoral divulgada há pouco no Infomoney, encomendada pela XP Investimentos ao instituto Ipespe, que mostra Bolsonaro à frente de Lula num eventual segundo turno: 37% X 35%. A pesquisa foi devidamente registrada no TSE, por um instituto fundado em 1986, que já fez muitas […]

59 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A nova onda é xingar o Cafezinho porque publicamos uma pesquisa eleitoral divulgada há pouco no Infomoney, encomendada pela XP Investimentos ao instituto Ipespe, que mostra Bolsonaro à frente de Lula num eventual segundo turno: 37% X 35%. A pesquisa foi devidamente registrada no TSE, por um instituto fundado em 1986, que já fez muitas pesquisas país afora, e o Cafezinho sempre estimulou a pluralidade dos institutos. Não podemos ficar em mãos apenas dos mesmos.

A pesquisa é fora da curva, e não tendo a acreditar nela, mas ela existe, e estamos a uma distância saudável do pleito, o que nos permite conviver com números díspares sem maiores perturbações. Além do mais, acho importante que a esquerda fique alerta em relação ao perigo Bolsonaro.

Apenas comparações objetivas entre vários institutos de pesquisa, com análise de cada uma delas em profundidade, mais uma observação empírica da conjuntura, nos permitirão devassar a realidade, cuja essência ninguém conhece.

A pesquisa afirmou ter entrevistado 2 mil pessoas, e não sei porque dar menos importância a ela do que ao Instituto Paraná, ao Datafolha, ao CNT/MDA, ao Ibope, e ao Vox Populi.

Os xingamentos confirmam uma coisa: nunca foi tão difícil escrever sobre Lula. Essa é, naturalmente, uma das consequências negativas de sua condenação em segunda instância e prisão: a direita converteu Lula em mártir.

Esse é um fato histórico com dois lados: o mártir é reverenciado por um lado, que o considera um injustiçado; mas é também odiado mortalmente por outro, que o considera um traidor, e por isso é um mártir.

A situação gera dois tipos de delírio, perfeitamente simétricos. De um lado, temos um antipetismo completamente fora da realidade.

Coube a nosso curioso momento histórico que um blogueiro de direita, conhecido por seu antipetismo, Reinaldo Azevedo, passasse a fazer invectivas contra o “antipetismo delirante”, por ter se agarrado à barra da saia do partido da polícia e ajudado a implodir um sistema político que, para as elites, sempre funcionou muito bem. Em sua última coluna Azevedo lamenta a burrice da direita e faz alguns prognósticos pessimistas (para ele) em relação aos resultados eleitorais.

Para mim, blogueiro de esquerda, desde o início aliado ao “petismo”, as mesmas curiosas circunstâncias fazem-me escrever sobre o reverso da moeda: o “petismo delirante”.

Hoje foram publicadas duas pesquisas. O Barômetro Político do Ipsos/Estadão e a pesquisa XP Investimentos/Ipespe. O campo petista falou apenas da primeira, e passou a xingar (eu) quem divulgou a segunda.

Os números mais interessantes da Ipsos referem-se ao ex-presidente Lula e a Sergio Moro. A rejeição a Lula continua caindo. Sua desaprovação caiu para 52% em maio (estava 54% em abril e 57% em março), enquanto sua aprovação subiu para 45% (estava 42% em abril).

Sergio Moro continua seguindo o caminho contrário: sua rejeição subiu 1 ponto, de 49% em abril para 50% em maio, e sua aprovação caiu um ponto, para 40%.

Os petistas comemoraram estes números como se fossem a trombeta do anjo Gabriel anunciando a chegada do Messias. A verdade, porém, é que esses números não valem nada. Explico porque.

Moro não precisa mais ter maioria de aprovação popular. O seu serviço sujo já está feito: destruir a classe política nacional, abrir espaço para uma grande onda neoliberal no país, manchar o PT e impedir Lula de ser candidato.  Gilmar não tem popularidade e faz o que quer, por que Moro precisaria ser popular? Daqui a pouco ele pede licença de seu trabalho e vai morar nos Estados Unidos, como já andou dizendo por aí. Caso a direita vença as eleições, talvez seu nome seja indicado para o STF, e aí ele volta ao Brasil.

Quanto a Lula, o seu desempenho é notável.  A perseguição ao ex-presidente tem sido por demais explícita, gerando um movimento crescente de solidariedade de uma parte da população.

A presidenta do PT é uma das principais representantes desse “petismo delirante”. Coerentemente com todas as suas ações recentes, Gleisi usou a pesquisa Ipsos para fazer um post triunfante em seu twitter:

Entretanto, o problema principal de Lula não é mais apenas o tamanho de sua rejeição, e sim a qualidade dessa rejeição. Esse é o problema que alguns petistas não estão enxergando.

Vamos pegar a última edição da pesquisa mais querida ao PT, a Vox Populi, feita entre os dias 13 a 15 de abril de 2018, após a prisão de Lula. Observem esses dois gráficos abaixo:

No primeiro gráfico, nota-se o profundo ceticismo da população quanto à possibilidade de Lula ser candidato: 45% acham que ele não será, contra 40%, que sim.

No segundo gráfico, temos duas afirmações sobre o processo de Lula. No Nordeste, Lula continua dando as cartas. Mas olhe o Sudeste: 40% da população acredita que “o processo [contra Lula] foi normal, sem se misturar com política”.

Esse é o problema que venho apontando, aqui no blog: a rejeição a Lula tem um componente qualitativo muito mais grave do que uma rejeição normal a um político. Há um setor importante da opinião pública (e um presidente terá de governar para todos) que não apenas “reprova” Lula, como engoliu sua condenação e acha justa a sua prisão. Isso vai dificultar enormemente não apenas a participação de Lula no debate eleitoral, como também a legitimidade de seu governo, caso seja eleito.

Quando a gente olha as pesquisas estratificadas, temos alguns agravantes. É uma pena que a Vox Populi não revele os números estratificados (renda, região, escolaridade, etc) de todas as perguntas. Então vamos ter que olhar outra pesquisa.

Um colunista aqui do Cafezinho falou mal da pesquisa CNT/MDA, a mais recente, segundo a qual 51% dos brasileiros acham justa a prisão do ex-presidente, então vamos olhar outra sondagem. Vamos ao último Datafolha que pesquisou esse ponto. Trata-se de uma pesquisa realizada entre os dias 11 e 13 de abril, apenas alguns dias após a prisão do ex-presidente, determinada por Sergio Moro no dia 5 de abril.

Segundo essa pesquisa, 54% dos entrevistados consideraram justa a prisão de Lula.

É nos números estratificados, todavia, que encontramos a realidade mais preocupante. Entre homens, por exemplo, 59% acham que a prisão de Lula foi justa. No Sudeste, o percentual dos que consideram justa a sua prisão é de 65%. No Sul, de 64%. Entre brancos, 66%. Entre pessoas com ensino superior, 71% acham que a prisão de Lula foi justa. Entre pessoas que ganham entre 2 e 5 salários, 63% acham que sua prisão foi justa; entre os que ganham de 5 a 10 salários, 73% acham que a prisão de Lula foi justa; e entre quem ganha mais de 10 salários, 71% acham justa sua prisão.

Isso não é brincadeira. A rejeição de Lula está pesadíssima!

E a culpa é nossa, da esquerda, que governamos esse país de 2003 a 2014 (2015 já não foi governo nosso, já era golpe) e não estabelecemos uma política de comunicação que libertasse a população do jugo midiático.

Quando eu defendo que a esquerda se una em torno de Ciro, não estou tirando isso apenas da minha cabeça. Nessa mesma pesquisa Datafolha, houve uma pergunta sobre qual candidato Lula deveria apoiar, caso fosse impedido de ser candidato. Reparem nas respostas.

Entre os simpatizantes do PT, uma maioria de 32% disse preferir que Ciro seja o escolhido de Lula, contra 17% que optaram por Haddad. Entre eleitores do PSOL, Ciro também ficou com uma leve vantagem. Entre os brasileiros sem partido, 25% disseram preferir Ciro. No geral, 28% preferiram Ciro, contra 15% para Haddad.

No Nordeste, onde há uma concentração muito expressiva do eleitorado lulista, 34% dos entrevistados responderam que preferem que Lula escolha Ciro como seu herdeiro político, contra apenas 9% Haddad e 15% Jaques Wagner.

Entre os mais pobres, que ganham até 2 salários, e formam a base do eleitorado lulista, 31% disseram que preferem Ciro, contra 12% de Haddad. Entre os brasileiros com ensino fundamental, 34% optaram por Ciro.

Eu não estou tão maluco assim, afinal de contas.

Eu sei que uma aliança no primeiro turno é complicado. Tudo bem. Mas então paremos os ataques mútuos no primeiro turno. Os petistas devem mirar em Bolsonaro. Ele é o grande perigo, conforme mostraremos abaixo.

***

Daí vamos à segunda pesquisa divulgada hoje, da XP Investimentos / Ipespe. Uma pesquisa “maldita”, que publicamos aqui e fomos xingados por isso.  Eu destaquei no título o ponto que mais me chamou a atenção:

O cenário mais competitivo fica entre Bolsonaro e Lula: 37% para o candidato do PSL, 35% para o petista. Brancos e nulos somam 25%, não sabem chegam a 2%.

Eu não tenho opinião formada sobre o valor estatístico dessa pesquisa. Concordo que esses números estão muito fora da curva. Todas as outras apontam vitória folgada do petista no segundo turno. Mas é uma pesquisa que está aí. Ela existe. Vamos aguardar outras, continuar olhando a nossa volta e tirarmos nossas conclusões de maneira desapaixonada. O meu ponto é o seguinte: é a primeira pesquisa que mostra a possibilidade de vitória de Bolsonaro contra Lula num eventual segundo turno. Não sei porque as pessoas se surpreenderam tanto com esse resultado. Em todas as outras pesquisas, Bolsonaro ganha de todo mundo no segundo turno, menos de Lula. Nessa pesquisa Ipespe, há empate entre os dois: Bolsonaro 37% X Lula 35%.

A coisa mais delirante que os petistas poderiam fazer, neste momento, é calçar o salto alto e achar que “já ganharam” as eleições, e começarem a xingar o Cafezinho, porque publicamos uma pesquisa, registrada no TSE (ou seja, sujeita a gravíssimas sanções, caso sejam detectadas fraudes), em que Bolsonaro aparece em vantagem no segundo turno.

Um pouco mais de realismo e objetividade seria muito saudável!

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Diego Baptista

28/05/2018 - 13h17

Como sempre, boas análises de pesquisas – além dos textos, acho que O Cafezinho devia fazer mais lives abordando as pesquisas que vão saindo. É importante analisar as “séries” e os dados em nível estratificado, algo que o Miguel faz bem.

Destaco:

“… importante que a esquerda fique alerta em relação ao perigo Bolsonaro.”

“Caso a direita vença as eleições, talvez seu nome seja indicado para o STF, e aí ele volta ao Brasil.”

“É nos números estratificados, todavia, que encontramos a realidade mais preocupante.”

Guilherme Scalzilli

26/05/2018 - 00h23

Lula e Ciro têm razão (ou não)

As pesquisas demonstram que seria uma insanidade o PT abdicar da candidatura própria. Lula é a grande referência política dessas eleições. Sua capacidade de transferência de votos supera o índice de apoio ao segundo colocado e a soma dos outros adversários. Se o ex-presidente for substituído por um “anticandidato”, este será no mínimo competitivo.

O uso da propaganda gratuita para denunciar a prisão política de Lula teria força considerável, multiplicada pelo choque diante da sua ausência repentina. Levando a candidatura às últimas consequências (a anulação dos seus votos), o PT minaria a legitimidade das eleições, causando ao Judiciário um ônus político de alcance inestimável.

O problema do roteiro lulista, contudo, é acreditar na viabilidade da campanha denunciatória. O TSE proibirá qualquer tentativa de fazer do horário eleitoral um veículo para o desmascaramento da perseguição a Lula. O Regime Judicial de Exceção jamais aceitará ser confrontado num jogo em que ele próprio define as regras e, quiçá, os resultados.

As tentativas de confinamento de Lula no cárcere e o desprezo das cortes superiores por seus direitos indicam que o petista não conseguirá participar da campanha sequer na fase anterior à impugnação. Há entraves legais tanto para o material veiculado nos programas de rádio e TV quanto para o acesso de técnicos e equipamentos à carceragem.

Ciro Gomes também segue estratégia compreensível. Antecipando a adesão automática dos petistas na hipótese de uma disputa final contra a direita, não vê sentido em barganhar alianças com o PT agora. Na verdade, prefere mesmo evitá-las, para seduzir simpatizantes da Lava Jato e de Marina Silva. Posar de vítima do lulismo vingativo faz parte desse jogo.

Sem desafiar a hegemonia do PT, Ciro perderia o mote mais valioso de sua campanha, o da novidade de centro-esquerda. Em vez de se atritar com Lula, porém, ele provoca a rejeição das lideranças petistas. E alimenta a sensação de urgência causada pelo fenômeno reacionário para atrair adeptos, isolando o PT no espectro de coligações.

Mas não convém superestimar as chances de Ciro. Sua margem de crescimento é enganadora, pois a maioria que o desconhece também desconfia da política tradicional e de aventureiros imprevisíveis, dois estigmas possíveis nesse caso. E a candidatura pedetista guarda problemas de imagem pessoal e discurso que não se resolvem com alianças.

A migração afoita e precoce para Ciro é um equívoco da esquerda simpatizante do PT. Como reagiriam os antigos adeptos do “Lula livre” se o pragmatismo do candidato pedir ataques a Lula e afagos ao condomínio golpista, especialmente o Judiciário? E se a vaga no segundo turno for disputada palmo a palmo entre o lulismo e um Ciro apaziguador?

O ressentimento petista não originou as dificuldades de Ciro, nem este é responsável pelos dilemas do PT. Ambos seguem projetos diversos, igualmente legítimos e problemáticos. Melhor que desenvolvam forças articuladas e paralelas, sem se enfraquecerem numa sociedade conflituosa que serviria de alvo fácil para a direita.

Ao PT cabe avaliar se existem de fato alternativas à inviabilização jurídica dos seus planos, ou se o partido afundará num abraço de afogados com seus inimigos. Aos lulistas defensores de Ciro resta a sensatez de não virarem reféns de um marinismo desagregador que os abandonará na primeira oportunidade, arruinando de vez a união da (verdadeira) esquerda.

http://guilhermescalzilli.blogspot.com.br/2018/05/lula-e-ciro-tem-razao-ou-nao.html

Cícero Costa

25/05/2018 - 23h38

Na seara da mídia progressista, são poucos os jornalistas que têm o equilíbrio, o discernimento e a ética profissional do Miguel do Rosário e de alguns outros que há por aí, sobretudo na internet.

Creio que, nessa guerra político-ideológica que povoa mentes e corações, mormente no universo virtual, é preciso analisar os fatos com racionalidade e prudência, a fim de que nossas avaliações sejam o mais coerentes possíveis com a realidade dos fatos.

Vale dizer: não adianta esconder a verdade, fingir que a candidatura do Lula será deferida pelo TSE, quando o próprio tribunal já se manifestou, por meio de alguns de seus ministros, que Lula será impedido de concorrer nas eleições deste ano.

De que adiantou, por exemplo, berrar e esbravejar outrora – “golpistas não passarão” -, se muitos de nós sabíamos que eles passariam como, de fato, passaram e estão governando o país ?? ??!!

De que adianta gritar “Fora Temer”, se todas as Instituições e Poderes da República estão alinhadas como o Golpe??

Berrar e esbravejar, como visto, não adianta. O ideal é deixar de lado as emoções e começar usar a razão.

É preciso que coloquemos nossos pés no chão e enfrentemos a realidade dos fatos tal qual ela se nos apresenta. Só venceremos essa guerra desigual (eles tem a Globo e a Folha), deixando de lado os delírios, fanatismos e paixões. Precisamos encarar de frente a verdade dos fato, mesmo que isso nos faça sofrer, e a verdade é que a máfia do Judiciário não aprovará a candidatura do Lula este ano. Se quisermos vencer os golpistas nas urnas, havemos de buscar compor uma frente ampla com a união das esquerda e um candidato ÚNICO para nos representar nas urnas.

Por isso, tenho como relevante e oportuno o artigo em tela assinado por Miguel do Rosário por estar em perfeita sintonia com a realidade política do momento

Seria muito bom para todos se alguns jornalistas procurassem promover um debate mais sério e profícuo acerca dos cenário político em nosso país, mostrando aos seus leitores a verdade dos fatos, sem desvirtuá-los nem omiti-los.

Acreditar que o TSE vai liberar o Lula para a disputa presidencial é o mesmo que acreditar em Papai Noel. Seria bom que as lideranças do PT deixassem de lado as paixões e começassem a usar a razão, compondo logo uma frente de esquerda com um candidato que represente a todos nós, enquanto há tempo e oportunidade para isso.

    Olinto A. F. de godoy

    26/05/2018 - 00h40

    O PT sabe que a candidatura será indeferida. A estratégia é outra. O Rosário quer fazer dele o tempo do Lula. Se não houver um golpe do TSE, o Lula pode até pedir votos ao Ciro, mas na hora em achar ser essa a decisão correta. Se isso acontecer e, portanto, ele tiver perdido um tempo precioso de luta política até lá, fazer o que? Eu fico com o tempo de Lula, pois ele mais acertou do que errou nas suas decisões.

Geórgia

25/05/2018 - 23h26

Cai na real, Miguel. O Moro ou os tribunais superiores farão picadinho do Ciro ou de qualquer candidato da esquerda.
Vc quer enganar a quem com essa falácia sua.
O Ciro vai virar frango xadrez, o Moro pica o Ciro em cubinhos.
Um espião nunca deve ser conhecido nem pelos seus.
O Ciro se cansou de criticar o Lula e agora quer apoio. O Ciro não consegue se virar sozinho ?
A direita está igual barata tonta, não sabe o que fazer já que a globo não conseguiu convencer a opinião pública.
Vai ler a arte da guerra.
De que lado vc está afinal de contas ?
Sinceramente vc acha que o Ciro Gomes é o Lula ? Vc acha que o Ciro Gomes tem chance contra toda a direita e seu exército de tribunais, mídia, militares e CIA ?
Isso que vc propõe deu certo no Paraguai ? Deu certo em Honduras ? Deu certo em outros países latino americanos que sofreram esse tipo de golpe ?
O Alckimin só tem chance se o Moro começar a ajudar ele a partir de agora.
Isso que vc propõe é bom só para o Alckimin.

Régis

25/05/2018 - 22h21

Ciro Gomes:
– Embusteiro,
– Fingidor,
– Agente Duplo,
-Pretender,
-Cavalo de Tróia,
– Dissimulado,
Ciro é de esquerda e nacionalista:
#somostodosotarios

Francisco de Assis

25/05/2018 - 22h07

Enviei 2 comentários (praticamente com o mesmo teor), o primeiro antes das 19:00 deste 25/05/2018. Salvei o conteúdo dos dois, mas não vou mais enviá-los, pelo menos para O Cafezinho. Abaixo os códigos destes comentários:
–>> #comment-513443
–>> #comment-513423

Não acredito que tenham sido censurados pelo Cafezinho, mas estranhei porque o site tinha adotado a publicação automática, e não houve comunicado revertendo isso. Por acaso, se extraviaram? Solicito que os procure e publique apenas um deles.

Francisco

25/05/2018 - 21h28

O PT esta preocupado com quantos cargos em comissao terá no novo governo.

Ciro distribui os cargos e está tudo resolvido…

Agora tratando de assuntos relevantes: se Bolsonaro se eleger, a gente corre para onde?

Vai voltar a ter Casa da Morte? A Abin vai usar o Facebook para achar a gente? Vamos ser concentrados em Bamgu?

Não pergunto por mal… É só para lembrar onde iremos parar se essa viadagem na esquerda continuar…

luis castro

25/05/2018 - 21h24

Você tem todo o direito de Cirular, mas não faltar com a verdade. Quem nos dar a maior certeza da força de Lula não são os nossos, mas seus inimigos por fazerem o possível e o impossível para impedirem que ele dispute as eleições deste ano. Ninguém bate em cachorro morto, caso os golpistas tivessem a certeza de que venceriam o petista, o deixariam concorrer, nada como uma derrota para humilhar e tirar de cena um inimigo indesejável. Esse risco os golpistas correram com a Dilma na sua reeleição, jogaram pesado contra ela tudo foi feito para desmoralizá-la, quem não se lembra das gigantescas passeatas contra seu governo, mesmo assim com as urnas abertas a mulher ganha o candidato deles. Se Dilma conseguiu, logo ela que era chamada pelos golpistas de poste de Lula, imagina o líder petista. Portanto, a certeza de vitória de Lula é mais deles golpistas e suas pesquisas que confirmam esse fato. Você faz uma análise pessimista da rejeição em queda de Lula, alertando para vários perigos como de uma rejeição qualitativa e etc.. e tal, só não fala da expressiva rejeição de sua nova paixão Ciro que chega a casa de 65%, isso mesmo praticamente 70% do eleitorado rejeita o político cearense, segundo a última pesquisa Ipsos, chegando perto da de Alckmin que é de 69%. Agora quanto ao Moro, ele não é candidato e todo mundo sabe que ele é um agente da direita para inviabilizar o PT e prender não só Lula, mas todas as lideranças expressivas do partido, como vem prendendo. Como já disse só voto em Ciro se acontecer o milagre, posso está equivocado, dele ir para o segundo turno ou com Bolsonaro ou Alckmin ou qualquer outro candidato da direita.

    Miguel do Rosário

    25/05/2018 - 23h35

    Ok. Eu tenho o direito de ter um pensamento próprio, porque sou um cidadão. Vc pensa de uma forma e eu penso de outra. Não vou me referir a sua maneira de pensar de maneira jocosa, como vc fez, ao usar o termo “circular”. Vou respeitar e debater.

Evaristo

25/05/2018 - 21h16

Caminhoneiros e patrões iludidos pelo processo golpista capitaneado pela rede globo por favor passar na sede da PF em curitiba e reclamar com o Juiz Moro um dos responsáveis diretos pelo caos e o entreguismo que se passa na república.

Brasileiro da Silva

25/05/2018 - 21h09

Miguel, nunca posto. Mas hj, abri uma exceção parabeniza-lo. A sua análise foi extremamente realista. E esta na hora de colocarmos o pé no chão.

Jacir

25/05/2018 - 21h05

Lula Livre!

Lula Presidente.

Gualberto Cesar dos Santos

25/05/2018 - 20h37

Miguel, seu nome deve ser uma homenagem ao arcanjo S. Miguel (…)?
Você tem uma característica psicossomática facial e ela é fruto de você – comportamento humano (…)?
Você é jornalista – marqueteiro e o que mais (…)?
Pelo seu texto que tenho acompanhado aqui e ouço na sua apresentação do seu contra ponto ao jornal nacional – ficam indagações (…)?
Você tem mesmo pensamento social em favor da gente brasileira (…)?
Nos meus quase 72 anos tenho lido e visto de tudo na comunicação (…)?
Pelo que você escreve em especial em relação a Ciro Gomes – ficam dúvidas sobre o que você quer para você e o que quer para o povo brasileiro – sofrido e atormentado pela imposição do capital mercadoria que se faz presente no País como um câncer a devorar o tecido social (…)?
Depois de ter lido e ouvido alguns comentários e por saber como é difícil de manter um veículo de comunicação como você coloca aqui – eu acho que você está certo em afirmar-se economicamente, e financeiramente.
Peço licença para deixar de seguir e participar dessa discussão inteligente que você oferece ao seu público.
Entendo que esse espaço não é uma tribuna de lidar em favor do estado de direito – na democracia – no socialismo – do nosso Brasil Nacionalista acima de tudo – abraço – sucesso…

    Miguel do Rosário

    25/05/2018 - 23h32

    Não sou marketeiro. Sou apenas um jornalista.

Stalingrado

25/05/2018 - 20h23

Se Bolsonaro ganha de qualquer candidato no segundo turno, menos de Lula, devemos aumentar a luta para garantir Lula na eleição.
Se Ciro não tem cacife para enfrentar Bolsonaro, a campanha é #LulaLivre!
Talvez o autor da matéria não se atentado ao sentido político da manutenção da candidatura de Lula, mesmo que ela seja , e possivelmente será, embargada pelo TSE. O enfrentamento político é fundamental, abaixar as armas neste momento e dar por perdida a campanha de mobilização é se entregar ao fatalismo do rito jurídico estabelecido pelo Golpe de 2016, aceitando-o.
Causa-me espécie o afinco do jornalista em colocar o PT como o vilão da história. Os vilões foram os que deram o golpe.
Já pensei em votar em Ciro e mudei de ideia a partir das atitudes dele de bater preferencialmente no PT e em Lula, colocando-se como santo, imaculado, alguém acima de qualquer suspeita. Uma Marina de terno.
Prefiro apostar na campanha porr LulaLivre do que na de Ciro mode-e-assopra ( mais morde do que assopra).

Pablo

25/05/2018 - 20h15

Vc foi derrotado.E não quer admitir.As pesquisas esfregam na sua cara o que vc não reconhece.Lula não para de crescer.
Alem de capitular para a direita, é incapaz de admitir que tá errado.
Ultimo comentário e visita neste site.
Espero que todos os militantes façam a mesma coisa e te deixem falando sozinho.

Dario

25/05/2018 - 20h08

Ora Miguel você não deveria mais perder seu tempo discutindo com esses militontos petistas, pois como já declarou Lobao que foi um aliado deles, “ DISCUTIR COM PETISTA E A MESMA COISA QUE JOGAR XADREZ COM UM POMBO, ELE DERUBA AS PEDRAS, CAGA NO TABULEIRO E VAI EM BORA RONCANDO COM O PEITO ESTUFADO portanto não gaste suas energias com essa turma, você deve se concentrar em fazer campanha para o candidato que acha mais viável no momento que é o Ciro e não dar bola para essa gente, afinal de contas o blog é seu e não do pt
Abraço

    Miguel do Rosário

    25/05/2018 - 23h31

    Não são militontos. São leitores amigos que respeito muito. Discordamos porque é a vida e estamos num momento muito difícil na vida do país.

foo

25/05/2018 - 19h31

O seu problema é insistir num cálculo político, como se isso fosse o mais importante.

Não. Estamos em pleno estado de exceção, e nada impede que o próximo presidente eleito sofra um golpe jurídico midiático, ou torne-se refém destas mesmas forças.

A candidatura de Lula é essencial para a luta contra o golpe continuado.

Apoie o Ciro, se quiser. Ele é um bom candidato.

Mas a candidatura de Lula representa, hoje, a defesa do estado de Direito.

JC

25/05/2018 - 18h56

Nem se o Lula indicar o Ciro?

JC

25/05/2018 - 18h32

Não vai ter golpe. PEC da morte não passará. Reforma trabalhista não passará. Lula não será preso. Quantas derrotas a esquerda tem que sofrer pra aprender a respeitar o poder da direita? O adversário é forte e já mostrou ter instrumentos pra derrotar a esquerda e parecem que não percebem.
O Twitter da senadora realmente tem um ar de “rumo à vitória!” . Não há como Lula vencer de dentro da cadeia. Não há como a candidatura do Lula se sustentar com o presidente preso. De dentro da cela Lula não fará campanha. Todos param pra ver o Lula falar, não a Gleise. Mesmo que ele tenha escrito discurso de próprio punho. Sejamos mais racionais e humildes, por favor… Quando a campanha começar pra valer, Lula vai voltar a apanhar 24 horas por dia e dos candidatos da direita. Mesmo que as pessoas não o odeiem, muitos não vão arriscar dar o voto a alguém dentro da cadeia.
Como símbolo, como maneira de mostrar a injustiça, é o certo a fazer mantê-lo no pleito. Mas quem falou que a justiça é imparcial. O evento de nova York com o moro e o silêncio da mídia é um tapa na cara do nosso republicanismo

Gil Caldas

25/05/2018 - 18h26

Miguel, a sua firmeza é-me valiosa. Mais ainda quando este espaço é seu, o qual visitamos diariamente.

    Miguel do Rosário

    25/05/2018 - 18h32

    Muito obrigado, Gil

Frederico

25/05/2018 - 18h24

Boa Tarde Miguel,

Eu admiro muito o seu blog e o sigo a muitos anos. Você sempre foi uma voz importante nos ciclos de esquerda e quero lhe ver ainda por muitos e muitos anos, mesmo quando toda essa questão da eleição passar.

Como alguém que já passou por uma situação similar na vida (embora não tão pública) gostaria de te aconselhar a buscar um ciclo de apoio próximo e conversar com amigos e amigas de verdade que possam te ajudar nessa posição que está hoje.

Infelizmente estamos em uma época de extremos, nosso querido presidente preso, uma esperança que para muitos é difícil de acreditar ou engolir. Movimentos fardados e uma grande agonia política de um processo que está fazendo, aos nossos olhos, a cada dia, ver o nosso país de desfazer.

Nessa era de extremos, de ataques e defesas, é importante não esquecermos o que realmente importa. Nós importamos, nós que queremos um país mais justo e melhor.

Tento dito isso, respeito a sua posição de defesa do Ciro, não tem como não acreditar que você está tomando esse partido com a melhor das intenções. Assim como muitos outros. Se eu e outros temos reticências sobre esse candidato, isso não interfere no respeito que temos a você. Dessa forma, vamos tentar não acirrar essas disputas. Vamos tentar não nos atacar, acima de tudo, somos amigos.

Eu estou preocupado, você está preocupado, todos que procuram entender o que está acontecendo e se importam com o futuro do nosso país estão preocupados. Mas acima de tudo, temos que estar unidos. Não com a mesma opinião, mas com a vontade de lutarmos juntos por um país melhor.

Se um dia descobrirmos que o Ciro Gomes não era a salvação esperada, ou se pelo contrário, ele lutar pelo país que sonhamos. Se o Lula ficar livre ou não ficar livre, se virar um grande presidente ou um mal presidente. Se o militares (ou a elite) tomar a nossa pátria. Logo ou muito depois desse tempo, eu quero saber que tenho o seu apoio, assim como muitos outros, para passar por essas tempestades e velejar nos mares tranquilos rumo ao sonho de um mundo melhor e momentos mais felizes.

Nesse caso, lutar, xingar, humilhar, colocar um contra o outro, acirrar as disputas já existentes. Atacar ou se defender, nada disso ajuda a criar o país que queremos.

Te desejo sorte, te desejo forçar e desejo poder voltar sempre aqui e aprender, e encontrar uma pessoa que está do meu lado. Assim como espero que você saiba que estou do seu.

    Miguel do Rosário

    25/05/2018 - 18h39

    Muito obrigado, Frederico! Seu comentário é muito sensato. E você tem razão. Desculpe se eu pareci, neste post, ou no outro, fazer algum tipo de provocação despropositada. Não foi, de forma nenhuma, minha intenção. Quero sempre provocar um pouco, sim, porque acho importante, mas não no mau sentido. Enfim, vou tentar tomar mais cuidado. Mas tá difícil, porque as pessoas parecem já estar armadas contra o Cafezinho. Qualquer coisa que fale, elas apedrejam. Uma pena. Mas enfim… Faz parte da vida de um blogueiro. Continuo do mesmo lado, pela liberdade de Lula, por uma justiça justa, e, sobretudo, pela derrota do golpe.

      Virgilio

      25/05/2018 - 21h43

      Caro Miguel,

      Eu gostei muito do que o Frederico escreveu. Entendo os motivos que o levam a apostar em Ciro. É a mesma posição de outras pessoas que também confio. No entanto, neste post acho que vc usa os números de diversas pesquisas (muitas que devem ser colocadas sob suspeição, ou vc duvida que as pesquisas do data folha existem para apoiar a posição dos Frias?) para fortalecer a sua posição, carregando nas tintas de sua interpretação. Não vou ser exaustivo e vou ficar apenas em um exemplo: vc diz que no nordeste Lula continua dando as cartas, mas que no sudeste 40% apoiam a sua condenação e toma isto como um indicador de uma profunda rejeição a ele. Só que no sudeste 45% acham injusta. Poderia dizer que tem, aí, uma população dividida. O tom, também, como se refere ao post de Gleisi exaltando algo muito positivo – a queda da rejeição, aumento da aceitação de Lula na contramão do que acontece com o juizeco tucano a serviço do Departamento de Estado Norte Americano, vc taxa de petismo delirante! Eu que sempre confiei nas suas análises, me senti, ao ler esse post, decepcionado.
      Adicionalmente, onde está o seu senso crítico sobre esta pesquisa que aponta Bolsonaro em primeiro? Quem financiou? Vc sabe quem é XP Investimentos / Ipespe? Conhece pesquisas anteriores? Para mim é um órgão de pesquisa completamente novo! Vc mesmo reconhece que não pode atestar a qualidade da pesquisa. Se é assim, porque utilizadores-la para fortalecer a sua posição na disputa com os petistas?
      Quero lhe dizer que até acho que Ciro pode ser um nome a ser apoiado, se ele fizer de fato uma aliança com a esquerda. Há indícios nesta direção. Seu discurso oscila. Mas os nomes cotados para vice não estão no campo da esquerda! É hora, portanto, de abandonar Lula preso em Curitiba e entrar em uma disputa eleitoral como se estivéssemos em plena normalidade democrática? Para mim, que não sou filiado ao PT, Lula só deve entregar o seu poder de influência nas eleições no último momento, forçando as forças golpistas a escancararem cada vez mais o regime de exceção em que vivemos. Ou a solução é termos Ciro de presidente e alguém a FIESP de vice? Você continuaria apoiando se essa fosse a chapa dele? Ou seu apoio está condicionado a ele ter como vice alguém do PT ou do campo da esquerda?

        Miguel do Rosário

        25/05/2018 - 23h38

        Vice não governa. A menos que de um Golpe. Não estou preocupado com vice de Ciro. Estou preocupado que ele se mantenha fiel a seu discurso progressista e nacionalista.

Jaime Balbino

25/05/2018 - 18h17

Os dois textos das duas pesquisas forçam a barra para mostrar uma “realidade” que não existe.
Na pesquisa da XP Miguel usou só o texto original da fonte, se deu por satisfeito.
Para a pesquisa da Ipsos sentiu necessidade de falar de tudo muito mais do que da pesquisa em si. Tinha necessidade de esvaziá-la.
Em ambos usa argumentos secundários. Por exemplo, na XP o texto dá um peso tremendo a pesquisa expontânea e o texto fala de Bolsonaro em TODOS os parágrafos.
Na IPSOS Miguel destaca qualquer número que pareça negativo a Lula. Ela não corrobora a tese da XP, e por isso Bolsonaro é totalmente ignorado dessa vez.
(Se Bolsonaro tivesse realmente algum peso para além do desejo explicitado pela XP, apareceria com a mesma força na análise da Ipsos feita pelo isento Miguel.)

    Miguel do Rosário

    25/05/2018 - 18h20

    Jaime, não é verdade. Eu quase não falo da Ipsos.

Heleno

25/05/2018 - 18h16

Moro está cagando para os índices de rejeição, pois não depende disso para exercer , brilhantemente, suas atividades. Ao contrário do corrupto Lula !

    Ricardo JC

    25/05/2018 - 18h30

    Sério mesmo?

    Adalberto

    25/05/2018 - 18h53

    Com certeza! Ele foi brilhante em destruir o Brasil.

Getulio Evangelista Neto

25/05/2018 - 18h12

Miguel, você deveria parar de estimular esse conflito, o Ciro sem o apoio do PT não se viabiliza, ele pouco passará dos 10%. A candidatura Lula precisa ser mantida até que INJUSTIÇA a impeça, e após isso, Lula ainda mais vitimado e por isso mais forte, indicará o seu substituto, para efetivamente vencer..É salutar para as esquerdas que precisa eleger uma forte bancada no congresso, que ela disperse seus candidatos no primeiro turno, unindo para vencer no segundo turno e ara isso precisamos baixar abola nas inúteis provocações ??

    Miguel do Rosário

    25/05/2018 - 18h19

    Obrigado pelo comentário, Getúlio.

    Minha intenção não é fazer nenhuma provocação. Se eu fiz, foi sem querer.

    Também não sou marketeiro eleitoral. Não sei o que é bom ou ruim para nenhum candidato.

    Tento escrever com independência, apenas, como sempre fiz.

      Sandro

      27/05/2018 - 08h37

      Gente, e o Haddad que sem o Lula tem apenas 3%? Será que o PT transfere tantos votos assim? To começando a duvidar.

      To começando a achar que seria maravilhoso o Ciro ganhar sem o apoio do PT, já pensou Cirão das Massas presidente com o PT de mãos dadas ao PMDB na oposição?

Ricardo JC

25/05/2018 - 18h11

Inicialmente, gostaria de “dizer” que todos tem direito às suas escolhas e que isto não faz de ninguém pior ou melhor do que os outros. Caro Miguel, respeito as suas escolhas, ainda que não concorde com elas. Porém, algumas questões devem ser ponderadas, até mesmo em cima da análise que você faz do quadro eleitoral atual. Também gostaria de “dizer” que não contribui muito para o debate a desqualificação dos outros. Assim, afirmar que “qualquer cidadão politizado deveria olhar as pesquisas com objetividade” não nos leva a lugar algum. Me parece um professor querendo dar a lição nos seus alunos. Expoha o seu ponto de vista, mas sem arrogância ou partindo da premissa de que a sua hipótese é mais plausível do que a dos outros. Me perdoe, a análise dos números relacionados à rejeição a Lula me parece um pouco fora do contexto histórico. Por favor, analise os dados de outras eleições e verás que o quadro não é, de fato, muito diferente. Lula (e pode colocar a candidata do PT neste balaio) jamais conseguiu vencer uma eleição em primeiro turno, mesmo após governos de grande sucesso. Por que isso? Porque, na prática 30-40% dos eleitores jamais, veja bem, jamais votarão no PT ou em Lula. Talvez, o momento seja levemente pior, uma vez que os acontecimentos são recentes (e a mídia não deixa de bater no PT um só minuto…), mas também é possível perceber, claramente, que existe uma recuperação lenta e gradual da aprovação, em conjunto com uma queda lenta e gradual de sua rejeição. Este é um fator importante. Além do mais “qualquer cidadão politizado deveria perceber que o que está em jogo vai além da eleição de 2018” (viu como soa professoral?). Admiro o seu esforço em tentar convencer o seu público (será que posso escrever isso?) a aderir a Ciro Gomes. Digo aderir porque, de fato, acredito que poucos de nós (me incluo em seu público) realmente acreditam na plataforma de Ciro Gomes. Seu histórico partidário é simplesmente deplorável, o que denota, em minha opinião, uma tremenda falta de compromisso com qualquer projeto. Isso me deixa muito confortável para dizer que não voareio em Ciro Gomes no primeiro turno, com toda a certeza. Tenho opções muito melhores e mais confiáveis. Me desgasta também, um pouco, esta compração, a seco, com Fernando Haddad. Não que Haddad seja o me candidato preferido dentro do PT, para eventualmente “substituir” Lula, muito pelo contrário. Mas Haddad é praticamente desconhecido no Nordeste, o que impacta seriamente nos índices que você apontou. Além do mais, Ciro Gomes está em campanha aberta, com espaço em diversas mídias para expor suas ideias e projetos (???), o que não acontece com Haddad. Deste modo, esta diferença poderia ser minimizada com o início da campanha (se Haddad for cabdidato). É uma possibilidade. Assim, não vejo sentido em tentar colocar os dois no mesmo pote, ainda que virtualmente disputassem o mesmo eleitorado (será mesmo?), o que ocorreria se e somente se Lula não puder influir nada na eleição (é uma possibilidade, mas não certa). Quanto à pesquisa da Infomoney, me perdoe, colocar ela na chamada do blog foi uma tremenda bola fora, em minha opinião. Fica parecendo forçação de barra, já que nenhum outro veículo, além da própria Infomoney, mostrou estes dados. Por que será? Estão totalmente fora do padrão, o que nos faz, justamente, desconfiar da metodologia. Tentar empurrar uma pesquisa desfavorável a Lula para tentar nos empurra a uma segunda alternativa não me parece uma boa tática. Ainda sou adepto do velho e bom debate, centrado em argumentos e ideias, ainda que reconheça que o momento não é lá muito propicio a isto, já que as pessoas estão exaltadas e fora de seu “centro de gravidade” normal. Espero poder contribuir para o debate.

    Miguel do Rosário

    25/05/2018 - 18h26

    Obrigado pelo comentário, Ricardo. Desculpe se pareci professoral ou arrogante no texto. Se o fui, expressei-me mal e tentarei melhorar nos próximos textos.

      Gualberto Cesar dos Santos

      25/05/2018 - 20h27

      Miguel, seu nome deve ser uma homenagem ao arcanjo S. Miguel (…)?
      Você tem uma característica psicossomática facial e ela é fruto de você – comportamento humano (…)?
      Você é jornalista – marqueteiro e o que mais (…)?
      Pelo seu texto que tenho acompanhado aqui e ouço na sua apresentação do seu contra ponto ao jornal nacional – ficam indagações (…)?
      Você tem mesmo pensamento social em favor da gente brasileira (…)?
      Nos meus quase 72 anos tenho lido e visto de tudo na comunicação (…)?
      Pelo que você escreve em especial em relação a Ciro Gomes – ficam dúvidas sobre o que você quer para você e o que quer para o povo brasileiro – sofrido e atormentado pela imposição do capital mercadoria que se faz presente no País como um câncer a devorar o tecido social (…)?
      Depois de ter lido e ouvido alguns comentários e por saber como é difícil de manter um veículo de comunicação como você coloca aqui – eu acho que você está certo em afirmar-se economicamente, e financeiramente.
      Peço licença para deixar de seguir e participar dessa discussão inteligente que você oferece ao seu público.
      Entendo que esse espaço não é uma tribuna de lidar em favor do estado de direito – na democracia – no socialismo – do nosso Brasil Nacionalista acima de tudo – abraço – sucesso…

        Miguel do Rosário

        25/05/2018 - 23h28

        Não entendi nada. O que isso tem a ver com afirmar-se financeiramente? Não vê que, como sempre, saio perdendo com
        minha maldita independência? E que história é essa de leitura facial?

Marília Pessegada Moura

25/05/2018 - 18h02

Porra Miguel, a presidenta do PT, como você diz, tem sido uma verdadeira leoa na defesa de Lula, no enfrentamento da violência judicial e policial. Ninguém fez mais ou falou mais e esteve presente em tantas ocasições como ela. E você vem dizer que “presidenta do PT é uma das principais representantes desse ‘petismo delirante'”? Pirou cara? Que porralouquice é essa? Você usou no artigo que propala a vitória de Bolsonaro sobre Lula no segundo turno números que são empate técnico, na verdade. Você ainda não aprendeu a desconfiar que esses “empates técnicos”, são o jeitinho desses institutos dão pra disfarçar um pouco a manipulação. Por isso a pesquisa do CNT, que você também usou porque servia, dava 51 a 49% da população favorável à prisão de Lula. A mesma coisa para essa pesquisa safada da XP do Itaú. Seja mais honesto ou vamos criar uma página só para a galera discutir essas atrocidades que você não cansa de cometer. Pare de ser pilantra, por favor!

    Beth

    25/05/2018 - 18h13

    Há tempos eu não lia mais o cafezinho porque perdi a paciência depois da campanha pra derrubar a candidatura Lula em prol do Ciro. Hoje resolvi dar uma olhada só por curiosidade e pimba! Miguel agora dá crédito a pesquisa encomendada pela XP! Pqp! A líder do mercadismo golpista, a empresa das harpias mais sanguinárias entre os piratas responsáveis pelo impeachnent de Dilma Roussef e pelo desmonte do patrimônio brasileiro nesses últimos dois anos. Pelamordedeus! Adios de novo e agora pra sempre.

      Miguel do Rosário

      25/05/2018 - 18h24

      Beth, se você olhar por esse lado, o Datafolha é da Folha, maior apoiadora do golpe. A mesma coisa vale para o Ibope, controlado pela Globo, ou para a CNT, que também financiou o golpe. Eu acho que uma pesquisa encomendada por um adversário é uma pesquisa que devemos olhar com atenção. Se olharmos só pesquisa encomendada por amigos, aí teremos problemas sérios para criar estratégicas eficazes de luta.

      Igor

      25/05/2018 - 21h09

      Gleisi é uma leoa, principalmente na cama. A Leoa Gleisi não pode ver um falo de pé que não descansa enquanto não consegue baixá-lo ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Miguel do Rosário

    25/05/2018 - 18h16

    Marília, a pesquisa do Ipespe, com a qual não concordo, mas que divulguei porque ela existe e achei interessante saber que ela existe, dá Bolsonaro 37 X 35 Lula. Concordo plenamente que a presidenta do PT é uma leoa. Em defesa de Lula e da democracia. Eu também defendo Lula tanto quanto ela. Minha crítica a ela é estritamente política, e relacionado a venda de uma fantasia, de que o Lula é um líder político incontestado. Infelizmente, essa não é a realidade das pesquisas, que mostram uma maioria esmagadora da população, em algumas regiões (sudeste, por exemplo) apoiando a sua prisão. Como alguém criticou a CNT, eu usei o Datafolha nesse post. Não estou querendo brigar com ninguém Marília.

      FLVP

      25/05/2018 - 18h33

      E apoia a prisão por que? Qual a fonte de informação destas pessoas que assistem novelas e outras diversões condicionadas a determinados resultados muito bem sugeridos pela mídia. O partido da imprensa induz a muitas coisas, inclusive a lavagem cerebral repetindo a mesma coisa diversas vezes.
      Estas pessoas mesmo que passem a ouvir o contraditório não vai adiantar nada porque não mudarão. O problema não está exatamente nesta questão de ser ou não ser ladrão. A questão está entre a elite e o popular, entre os que são administrados e os administradores, entre a casa grande e senzala. Vejam que estes sulistas detestam tudo que é considerado getulismo, trabalhismo e etc. As esquerdas estão identificadas com o lulismo que é trabalhista, daí serem contra a tudo que a eles representam.

      Ricardo JC

      25/05/2018 - 18h39

      Poxa Miguel, forçando a barra de novo. Maioria esmagadora? Desde quando 54% é maioria esmagadora? Nem aqui em Niterói, o paraíso dos coxinhas, eu vejo isso. Tampouco os números evidenciam isto. Menos, menos…
      Vamos lá…por que não discutir estes números sob a ótica dos acontecimentos recentes? Eles são de fato imutáveis, ou apenas refletem um momento? Vejo com ceticismo esta ideia de que a população está claramente a favor da prisão de Lula. Por que isto não se reflete nas intenções de voto, já que Lula lidera em todos os cenários (não vou comentar a pesquisa da XP, me parece outlier), em primeiro e segundo turno? Algo não está fechando nesta conta. Caro Miguel, se quer convencer as pessoas de que Ciro Gomes é a melhor alternativa, o caminho não é por aí. Tente nos convencer que ele vai fazer o que ele diz que vai fazer. Mostre as reais intenções e projetos dele (será que você poderá mostrar isto para um eleitorado progressista?).

        Miguel do Rosário

        25/05/2018 - 18h56

        Ricardo, eu falei em algumas regiões, como o Sudeste, onde 65% consideram justa a prisão de Lula. Nas grandes cidades e em famílias com renda acima de 2 salários os índices também são preocupantes.

Djailson Siqueira

25/05/2018 - 17h53

Você é independente e se o seu candidato vencer o travesseiro que escutará suas frustrações não será o meu.

Luiz

25/05/2018 - 17h51

Miguel, te acompanho há dez anos. Que você queira votar no Ciro eu entendo.

Eu mesmo posso vir a votar nele também, não tenho nada contra. Mas você ridicularizar e alienar a maior parte do seu público fiel a troco desse cirismo extemporâneo é arriscado.

Afinal de contas, onde estavam os eleitores do Ciro durante as trocentas vezes que você esteve à beira de encerrar o Blog por falta de recursos?

Esses ‘militantes’ (aspas suas) que você agora desdenha foram os que te ajudaram e te ajudam a sobreviver. Só de verba da campanha do Ciro, que aparentemente é o que hoje lhe move, você não vai viver pra sempre.

    Miguel do Rosário

    25/05/2018 - 17h59

    Luiz, não estou “ridicularizando” nenhum público. De onde você tirou isso? Estou reagindo a xingamentos e ofensas extremamente pesados, gratuitos e sectários! Como o seu, inclusive, que fala em “verba de campanha” de Ciro… Eu queria entender o que leva alguém a destilar tanto veneno.

    Sandro

    27/05/2018 - 08h28

    Quem está se auto ridicularizando é parte da militância petista que ao inves de focarem no Lula preferem ficar atacando Ciro Gomes, e principalmente Miguel do Rosário, apenas por pensar diferente de vcs. Depois não querem ser chamados de Sectários.

Edvilson Motta

25/05/2018 - 17h48

Isso parece texto de matéria do MBL: “A nova ondinha da “militância” é xingar o Cafezinho porque publicamos uma pesquisa eleitoral divulgada há pouco no Infomoney, feita pela XP Investimentos em parceria com o instituto Ipespe, que mostra Bolsonaro à frente de Lula num eventual segundo turno: 37% X 35%”. A que ponto você chegou, heim Miguel?

    Sandro

    27/05/2018 - 08h29

    A que ponto chegou, vcs militantes, que vivem num mundo de Alice em que tudo aquilo que for contra o São Lula partem para o ataque baixo e agressivo?

Heleno

25/05/2018 - 17h35

Isso é uma bomba semiótica típica de uma guerra híbrida ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anna Vieira

25/05/2018 - 17h27

No twitter os movimentos vem pra rua e mbl já estão chamando para atos diversos
para derrubar o governo temer.

Eurico Ferreira Jr

25/05/2018 - 17h26

Caralho, o país parado, os caminhoneiros a ponto de serem espancados pelo Exército, o Temer acuado, o governo totalmente desacreditado e o que os sites de esquerda priorizam? Moro e Lula! Pô, que obsessão… Vamos olhar um pouco para o lado, e não para o umbigo.

Sandro

25/05/2018 - 17h17

Jornalismo de verdade! Excelente artigo!

CLERIA MARIA WENDLING

25/05/2018 - 17h17

Menos mimimi e mais debate de ideia e argumentos…


Leia mais

Recentes

Recentes