Menu

Sobre a pesquisa da XP Investimentos e… os ataques ao Cafezinho

Desculpe a aporrinhação, porém mais uma vez fui vítima de linchamento virtual. E como a única coisa que eu possuo é meu nome, e a única maneira de me defender é através desse blog, então me defendo por aqui. Ontem, publiquei uma pesquisa da XP Investimentos, uma das maiores corretoras do país, preparada pelo instituto […]

89 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Desculpe a aporrinhação, porém mais uma vez fui vítima de linchamento virtual. E como a única coisa que eu possuo é meu nome, e a única maneira de me defender é através desse blog, então me defendo por aqui.

Ontem, publiquei uma pesquisa da XP Investimentos, uma das maiores corretoras do país, preparada pelo instituto Ipespe e devidamente registrada no TSE. O título do post era “Nova pesquisa mostra Bolsonaro à frente de Lula no segundo turno“.

Alguns internautas não gostaram do que leram e, ao invés de questionarem o conteúdo, concentraram toda a sua virulência contra minha pessoa.

O site Poder 360 publicou a mesma pesquisa, com título também destacando o segundo turno.

O Instituto Ipespe, responsável pela pesquisa, tem uma qualificada carteira de clientes: Petrobrás, governo federal (da era Lula/Dilma), OAB, universidades, fundação roberto marinho, globo, jornal valor, odebrecht, ponto frio, as maiores empresas do país. É um instituto sério. Abaixo, sua carteira de clientes:

 

***

Recebi a notícia por whatsapp e achei que os leitores do Cafezinho deveriam saber da existência dessa pesquisa. Resultado: ataques, ataques e mais ataques, todos covardes e irracionais.

A Giuditta Ribeiro e, sobretudo, a Fernanda Nasser, a pretexto de criticarem a publicação da pesquisa, chamaram-me de “vendido”.

O Brian Mier, um jornalista que eu conheço, cujo trabalho eu respeito, infelizmente entrou na onda, e balbucia no post da Giuditta: “olha o nome da agência de pesquisa, totalmente desconhecido”.

Como vimos, nem a XP Investimentos nem o instituto Ipespe são “desconhecidos”.

Mier continua: “não entendo por que o Cafezinho iria publicar matéria da Infomoney”.

Bem, não era “matéria” da Infomoney. Era uma pesquisa da XP Investimentos, feita pelo Ipespe, que foi noticiada pelo Infomoney.

O Infomoney é um dos principais sites de notícias do país. O que é publicado nele é lido por milhões de pessoas. Se tem alguma informação lá, não vejo problema em sabermos.  Um blog político tem essa função, entre outras, de comentar, criticar e repercutir notícias que saem na grande imprensa ou em portais especializados. E também de comentar pesquisas eleitorais, de preferência sem se ater apenas àquelas mais agradáveis à opinião do blog.

É uma coisa inteiramente irracional – acho que alguns internautas que me atacaram nem sabem direito porque o fizeram. Simplesmente foram na “onda”. Por que me chamar de “vendido” por publicar uma pesquisa?

Outros vieram me atacando, ainda nesse post, dizendo que eu estava fazendo campanha pro “Ciro”… Ora, a pesquisa não traz nada positivo para Ciro. As pessoas queriam me xingar simplesmente porque estão intoxicadas de ódio político, e me consideraram um alvo fácil. Estavam apenas à espera de um pretexto qualquer, mesmo que absurdo, como esse.

Muitos atacaram dizendo simplesmente que era “Fake News”. Bem, não é Fake News…

Outros ataques eram meio desorientados: perguntavam “qual o objetivo” de publicar a pesquisa, insinuando que houvesse uma intenção maligna qualquer por trás. Alguns já vieram com a descoberta da intenção: promover Ciro Gomes (!).

Os ataques não precisavam fazer sentido. Queriam me atacar e ofender, simplesmente. O espírito de linchamento era notório: um xingava, e outro sentia-se empoderado para vir e xingar também. Ou seja, covardia pura e simples.

Na minha página pessoal, as mesmas pessoas que ficaram me atacando nas últimas semanas, e que recuaram alguns dias, após o meu texto “Desabafo do blogueiro“, voltaram com força total, falando coisas horríveis, todas sem sentido, ditas simplesmente com objetivo de assassinar a minha reputação (um deles inclusive foi literal e disse que “o Cafezinho morreu”). É como se eles estivessem todos se contendo, remoendo ódio, por dias, prontos para explodir a qualquer momento.

Agora eu começo a entender o fenômeno dos “bolsominions”. Talvez os bolsominions tenham sido, no passado, pessoas de verdade, normais, que nem sempre eram tomadas de ódio, nem sempre se dispunham tão facilmente a atacar e ofender outras pessoas, simplesmente por não concordarem (ou acharem que não concordam) com a opinião alheia.

Agora, além dos bolsominions autênticos, teremos que conviver com os bolsominions “de esquerda”?

Pessoal, por favor, vamos parar com esses ataques bobos, por favor?

Abaixo, prints dos ataques que sofri da Giuditta Ribeiro, Brian Mier e Fernanda Nasser.

***

A propósito, a pesquisa é mais interessante do que eu mesmo pensava. É uma pesquisa feita para os clientes da corretora e o original está em inglês. O Poder 360 conseguiu a íntegra dela.  Pessoal, não é fugindo de pesquisa que alguém vai ganhar eleição…

Alguns painéis interessantes da pesquisa:

Migração de voto em Lula (Marina e Ciro são os principais herdeiros).

Painel 2 (sem Lula, mas com um candidato do PT): Bolsonaro e Marina são os favoritos para passarem ao segundo turno

O cenário 3 (no alto do post), com Lula, traz o ex-presidente com 29%, contra 24% de Bolsonaro.

Rejeição dos candidatos. Tirando Temer, um caso bizarro, Lula é o candidato com maior rejeição, segundo a pesquisa, com 60%. Bolsonaro tem 47% de rejeição. 

O quadro abaixo, com o potencial de voto de cada candidato, mostra que, com Lula eliminado da disputa pela justiça eleitoral, existe a chance de termos dois candidatos de direita no segundo turno. As melhores pontuações estão com Jair Bolsonaro, Marina Silva e Geraldo Alckmin.

Por fim, temos esse gráfico com o perfil ideológico dos eleitores de cada candidato

O candidato mais à esquerda é Lula, que tem 33% dos eleitores identificados como “de esquerda”. Esquerda e centro-esquerda totalizam 38% dos eleitores de Lula. Ciro Gomes é o segundo candidato mais à esquerda: esquerda e centro-esquerda somam 32% de seus eleitores.  Mas Lula também morde o eleitorado de “direita” (ou que se identifica como tal): 26% de seu eleitorado é de direita ou centro-direita. O eleitorado de direita e centro-direita de Ciro é um pouco menor: 21%.  Ciro consegue penetrar bem no centro: 26% de seus eleitores se identificam como “centro”. O candidato mais à direita é Bolsonaro: 35% de seus eleitores se identificam como “direita” e apenas 6% como “de esquerda”.

Conclusão: a pesquisa tem, notoriamente, um viés para a direita. Acho que isso é uma razão a mais de interesse, porque acredito que temos de prestar atenção em tudo, e não só nas pesquisas que achamos que beneficia o “nosso campo”.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

CLÁUDIO DA SILVA ROCHA

29/05/2018 - 15h14

Prezado Miguel…

Apesar de divergir de suas idelogias de esquerda, sempre vejo as notícias de “O cafezinho”, pois NÃO sou alienado e leio reportagens e artigos tanto de um “lado como de outro” (me sinto constrangido de colocar assim, mas infelizmente devido a polarização atual, tenho de usar esta expressão).

Vejo que você está sentindo na pele o que quem está “do outro lado” já sentiu, sente e enxerga: o fanatismo cego implantado na cabeça desse pessoal.

Expresso aqui minha solidariedade ao seu profissionalismo como jornalista.

Carlos Lima

29/05/2018 - 12h11

Caro Miguel, você é gente da melhor qualidade e um excelente jornalista e blogueiro, seu espaço é democrático e não vejo razão em atacar sua pessoa, porém se o tal instituto tem até os Marinhos como clientes, porque nem eles publicaram tal pesquisa? Cafezinho existe a arte de enganar e ela está presente em todo lugar, o instituto não é confiável, quase todos, senão todos são do mercado o demônio que destroem seres humanos, não vejo também, embora respeite o seu direito de informara o que quiser fazer coro para o Deus mercado, não tem lógica por tudo que já li no seu blog, mas de toda forma você é 10 e continuará merecendo o meu apoio incondicional, mas também quando Cirou o cafezinho esfriou na xícara. Grande abraço grande jornalista.

    Miguel do Rosário

    29/05/2018 - 13h20

    Prezado Carlos, a Globo não publicou porque ela defende o controle das pesquisas por um cartelzinho fechado: Ibope, Datafolha, no máximo um CNT/MDA. Não publicam jamais nada do Vox Populi e raramente de outro.

pe dy cabra

28/05/2018 - 17h21

Isto prova que entre os ricos e os que se acham… também dá LULA.

Atineli

28/05/2018 - 13h44

Escrevi um longo comentario que pelo jeito foi bloqueado ou censurado. Bom, resumindo o que disse: é um verdadeiro tédio ficar lendo essa discussão sobre os ataques que vc esta sofrendo. Pior ainda publicar em tom de revanche; ficar apontando o dedo para os “irracionais”… Nunca vi tanta asneira junta ! A irracionalidade foi lançada por vc mesmo Miguel ! Vc mesmo que é teimoso e gosta de provocar, segundo suas proprias palavras … Oras, assuma teu lado, tua virulência, tua falta de respeito com os simpatizantes e os militantes do PT, e principalmente com Lula. Tua atitude é patética e acho que qto mais vc mexe neste vespeiro mais as pessoas vão te achar ridiculo e vão te atacar.

Na verdade nem tenho paciência ou intêresse em discutir essa pesquisa ridicula. Peloamor … Give us a break ! … Tome uma Guinness e aprenda a receber de volta tuas proprias pedras lançadas gratuitamente na cabeça dos outros. Leia tuas longas diatribes … afff

Não seja reativo (veja o que aquele filosofo genial diz sobre os reativos). Tente ser criativo e lucido, veras que não teras mais tempo para tanta abobrinha …

Saudaçoes.

Vinícius

27/05/2018 - 17h38

Não esquente com esse pessoal, Rosário. Continue fazendo o seu bom trabalho de blogueiro de centroesquerda. Os incomodados com a sua produção que se mudem para outros veículos e se eduquem…

Patrice L

27/05/2018 - 16h42

Leio que:

MINO CARTA COBRA DE CIRO UMA DENÚNCIA MAIS FORTE DA PERSEGUIÇÃO A LULA

“Em nada diminuiria sua candidatura denunciar o assassínio político de Lula, imolado no altar da casa-grande. Pelo contrário, a reforçaria na defesa do Estado Democrático de Direito, demolido pelo golpe de 2016”, diz Mino Carta, em editorial publicado na Carta Capital

Mino, que é amigo e admirador do Ciro.

Se tá dizendo isso, é porque é mais uma das pessoas que julga insuficiente o posicionamento até aqui do Ciro sobre o Lula Livre.

Eu vou além e digo que é vergonhoso um candidato que se diz de esquerda e e é pretendente ao voto petista não ir fundo nessa questão. Questão que, não se iludam, vai também atingí-lo com a mesma mão pesada se levar adiante, como dizem, uma agenda igual ou mais à esquerda que a do Lula.

Obs – não acho o Ciro de esquerda e entendo que ele não radicaliza condenando a Lava Jato pela prisão do Lula porque pensa, equivocadamente como ocorre às terceiras vias, em disso se beneficiar à esquerda enquanto mantém votos à direita.

    Miguel do Rosário

    28/05/2018 - 12h26

    Patrice, o Mino não é candidato a presidência da república. O próprio presidente Lula, assim como Dilma, jamais “radicalizaram” contra o judiciário quando Genoíno, Pizzolato e Dirceu foram presos, num processo notoriamente viciado. Gente de seu próprio partido. Não sei porque essa cobrança agora para que Ciro “radicalize”. Ele tem feito as críticas necessárias. Críticas duras e pertinentes. O radicalismo não é adequado a alguém que pretende ganhar as eleições e tomar alguma atitude concreta. De que adianta ficar apenas no gogó e não fazer nada de prático?

Ediverte

26/05/2018 - 22h59

Miguel não liga não! A parte lulista da esquerda não quer ler ou ouvir nada q não seja ” lula a salvação do Brasil”
Continue com coragem e determinação, o objetivo não é eleger lula mas salvar o Brasil da direita entreguista! Ciro, Boulos, Manuela…qualquer um tá bom!

    André Romero

    27/05/2018 - 11h26

    Concordo plenamente.
    Com a palavra os falsos democratas do Diário do Centro do Mundo, que me baniram por defender o Ciro e criticá-los, ainda que respeitosamente, os ataques panfletários deles. Usaram as mesmíssimas táticas dos fascistas que denunciam, mostrando que existe muita hipocrisia no nosso lado também. É só ver o nível dos comentários por lá.

      Sergio Sete

      28/05/2018 - 09h27

      André, direita e esquerda no Brasil se refere apenas à mão que receberá a propina. É tudo igual, todos ditadores fantasiados de democratas.

Alvaro Dias

26/05/2018 - 20h51

Miguel. Poucas pessoas querem ouvir a verdade. Querem o que lhes soa bem. Por isso existe religiões, clubes de futebol e partidos e outros, que são um ópio para mente.

Valdeci Elias

26/05/2018 - 20h25

Essa pesquisa, mostra que a maioria dos brasileiros quer mudança . O povo, não quer mais o PSDB, e tudo que ele representa, de volta. Alkmin, Serra , Doria, Aécio não encantam mais o povo brasileiro .
A luta vai ser entre continuar mudando com Lula, através de sua política de combate a fome e a miséria. Ou mudar com Bolsonaro, sabe-se lá como ?!?!

Adholfo Serna

26/05/2018 - 19h01

Miguel a informação abaixo choca e revolta se for verdadeira. Se a margem de erro dessa pesquisa for mesmo de 3.2 é a maior prova que é uma pesquisa nada confiável. As pesquisas confiáveis tem margem de erro de 2 pontos. Com margem de 3.2, o resultado pode variar até Bolsonaro 33,8 e Lula com 38.2. E essa é ainda por cima uma pesquisa feita por telefone!! É abusar da inteligência do leitor, no seu caso. No caso da subsidiária do Itaú está só fazendo o trabalho dela. Você mostrou o portfolio da empresa de pesquisa mas não viu que ali não aparece pesquisa mas somente publicidade. Essa empresa usou a pesquisa fake para fazer publicidade do Bolsonaro.

“Fui lá no Antagonista, e fiquei sabendo que essa pesquisa foi deita por telefone.

“BOM DIA/ BOA TARDE/ BOA NOITE. MEU NOME É (NOME E SOBRENOME), SOU PESQUISADOR DO IPESPE.
NÓS ESTAMOS REALIZANDO UMA PESQUISA NA SUA CIDADE SOBRE AS ELEIÇÕES DESSE ANO. E
ENTREVISTA DURA EM TORNO DE 15 MINUTOS. POSSO LHE FAZER ALGUMAS PERGUNTAS?
SE NÃO: AGRADEÇA E ENCERRE.”

A margem de erro é de 3.2. Ou seja o resultado pode ser: Bolsonaro 33,8 X 38,2 Lula”

Ilma Cordeiro de Macedo

26/05/2018 - 17h01

É triste estarmos discutindo o acessório e o principal passar ao largo. Qualquer pesquisa agora é só pesquisa, muda ao sabor dos acontecimentos. A discussão principal é; se a moda Moro pegar mesmo, nunca mais vamos ter um candidato escolhido pelo povo, daqui pra frente será candidato não o honesto ou o inocente mas o escolhido sabe-se lá de que maneira. Aff…………….
Em tempo, talvez tenhamos que escolher aquele que tiver uma ficha corrida mais longa, ou aquele que o STF ou STE MANDAR.

João Ferreira Bastos

26/05/2018 - 15h56

Miguel, mais uma pisada de bola do Cafezinho

XP investimentos é feito unica e exclusivamente para o 1% da população brasileira.
não precisa ter o pré-mobral para se saber que em qualquer cenário a pesquisa indicaria o que mostrou

faça uma pesquisa no diretório do bolsonaro e os resultados serão os mesmos da XP
faça uma pesquisa aqui no cafezinho e os resultados serão os mesmos, porem invertidos.
Pisou feio na bola

Leandro_O

26/05/2018 - 14h55

Miguel, você está totalmente correto. Você divulgou a pesquisa nos meios de esquerda, digamos. Até aí, diria, e aí?? Qual o problema saber da existência de algo diferente? O pessoal tem medo da sombra de Platão???
Mas é interessante ressaltar que tal pesquisa foi solta bem em um momento em que a campanha do Bozo já deveria estar fazendo água. Mas agora veio um lockout, um movimento coordenado de cima para baixo, e tem apoio explícito daquele mesmo cara. O pessoal imprimindo adesivos defendendo a intervenção militar fica mais explícito ainda o cenário. Daí você divulga isso e o pessoal o ataca. Bom, radicais não tem em um só lado, não é verdade? E gente sem condições de análise mais ampla também não existe em só um dos lados.

José Antônio

26/05/2018 - 13h39

Declaro que, como democrata, aceitarei tranquilamente a vitória de Bolnossauro, desde que conquistada em eleições legítimas, ou seja, tendo como um dos candidatos o ex-Presidente Lula.
Se não permitirem a candidatura de Lula, considerarei a eleição ilegítima e, portanto, me recusarei a comer capim durante os próximos 4 anos, caso Bolnossauro seja eleito.
Neste caso, apesar de me considerar um petista radical (de raiz), votarei, no 2º turno, visando diminuir os prejuízos do campo progressista, no representante da esquerda que consiga ultrapassar a barreira do 1º turno.
Quanto as novas preferências eleitorais do Miguel do Rosário, como democrata, só tenho que respeitá-las.
Se ele largou Lula na beira da estrada para apoiar Ciro e, agora, abandona Ciro para apoiar Bolnossauro, ninguém tem nada com isto.
Mas, pelo menos, ele poderia ter feito uma análise decente da pesquisa eleitoral que o blog dele publicou.

    Miguel do Rosário

    27/05/2018 - 10h13

    ã, não abandonei Lula nem abandonei… Ciro. Que nova loucura é essa?

Matosalem Freitas Jr

26/05/2018 - 11h51

Um elefante constatar que ele não tem nenhuma característica que o permita voar soa como perceber sua óbvia realidade.
Os ditos de esquerda se fragmentarem e se rechaçarem por detalhes ínfimos no campo das ideias, lembram os elefante se olhando no espelho.
A esquerda tem na sua origem de ser as características de separação dentro da separação e assim continuamente. São múltiplas falanges esquerdistas, acusando umas as outras sempre (o constante e mais agudo golpe) de traição aos ideias. É uma monomaníaca acusação.
Perde-se o foco no algo maior do jogo que está se jogando e ficamos nas picuinhas. Temos uma frente ampla de esquerda que precisa manter-se direcionada ao único objetivo, tirar a direita do comando do país. Com Lula? Com Ciro? Com Boulos? Com Manuela? Com Jaques? Com Haddad? Com todos esses e com outros mais, mas o importante não é com o “Com estaremos” e sim contra quem estaremos, que crescem mais a cada fragmentação a acusação que nos fazemos.
Vamos manter a mente aberta para visões, informações e opiniões diferentes. Vamos manter a firmeza de uma consciência de esquerda que permita divergências em pontos acessórios.
Menos neuras em traições, em agentes duplos, em pessoas vendidas. Vejam o históricos das pessoas que querem e devem ao nosso lado.

    Marcelo Diniz

    26/05/2018 - 18h59

    Comentário mais lúcido que vejo aqui há tempos…
    O Ciro não é de longe minha principal opção de voto, mas se for ele que eu tiver que votar pra deixar de ver meu país ser entregue e o povo deixar de ser massacrado por políticas genocidas da direita, vou votar nele ou em qualquer um que possa barrar essa barbárie.
    Vamos parar de querer ganhar o troféu de “esquerdista mais puro do Brasil” e entender que só a direita ganha com isso…
    Podemos criticar qualquer um e continuar na defesa firme do Lula…
    Mas não temos que nos odiar e fazer o jogo da direita…
    Enquanto nos dividimos, eles governam e nós morremos…

L’Amie

26/05/2018 - 11h48

Bom dia a todos os Brasileiros. Quero deixar patente que o melhor que daqui se extrai, é o conjunto; isto é, a noticia e os comentários. Pode ser que muitos estejam errados, porém, o que escrevem nos desperta e nos faz mais críticos. Importante mesmo é que haja respeito na relação, pois o ataque virulento nos afasta do foco principal que é o Bem do Brasil e dos Brasileiros. Só a nossa União em torno de um Projeto Brasil Hegemonico, Independente, Nacionalista, Democrático, Social e Justo faz sentido. Trabalhemos para O alcançar.

Falcao Nunes

26/05/2018 - 11h42

A estratégia petista é extremamente acertada. Apoiar o Ciro nao quer dizer que ele ganhara a eleiçao e que os votos do Lula migraram para ele na sua maioria.
Sinceramente nao sei por que apoia tal disparate. O Ciro criticou o Lula e o PT varias vezes depois que a canoa virou. Ciro me parece mais um oportunista que age de acordo o momento.
O que a direita quer é conhecer logo o candidato do PT proprio ou um apoio a Ciro ou outro para centrar fogo nele na midia e no judiciario. Isso só é bom para o Alckimin o candidato 100% blindado.
O Ciro nao consegue votos sozinho ?
Por mim podem divulgar as pesquisas que quiserem, porem vamos falar sério, Alckimin com 29% no segundo turno contra Bolsonaro. O PSDB é odiado pela massa, só classe media e rico votam neles atualmente.

João

26/05/2018 - 11h31

Poder360
Pesquisa da XP Investimentos indica Bolsonaro empatado com Lula no 2° turno.
Cafezinho
Nova Pesquisa mostra Bolsonaro à frente de Lula no segundo turno.

João Paulo

26/05/2018 - 11h27

Caro Miguel do Rosário ,fui assinante do Cafezinho por anos (vc pode confirmar com meu e-mail).Daí acompanhar seus textos desde muito tempo, inclusive na época em que assinantes tinham textos exclusivos . Findada a introdução q achei necessária, passarei a algumas colocações.
Vc é um dos jornalistas q indico em todos os grupos q participo (juntamente com Nassif , Fernando Brito , Rovai , e outros ) . Vc , mais do q outros , deveria saber q os petistas são amplamente majoritários na esquerda do BR ( n somos melhores ou piores) e somos o grosso de seus leitores . Não creio q tenha sido sua intenção, mas vc nos tem ofendido ao sugerir sabedoria nos q discordam da posição atual de Lula e do PT quanto a lula2018 ate q a injustiça barre . Vc tem supervalorizado a opinião de Wanderley Guilherme e subvalorizado a de Alberto Carlos e até ignorou um artigo recente de Marcos coimbra .
Vc nos alertou pro quão esdrúxula era a pesquisa aecio65% / dilma 35%. Como vc pode dar crédito a uma pesquisa q foge completamente a todos os outros levantamentos? Como é possível Lula ganhar de lambuja de Bolsonaro no 2 turno de todos os institutos e sem q nada aparente tenha acontecido tenha passado a perder pra Bolso ?
Sou contrário a discussão com adjetivação do interlocutor e repare q em nenhum momento o denegrí . Não é do meu feitio . Vc merece respeito e já mostrou ser progressista . Continuarei leitor assíduo. Mas reveja a forma como tem tratado nós petistas q iremos com lula ate o fim

    Miguel do Rosário

    26/05/2018 - 11h38

    João Paulo, estamos distantes da eleição. Esse alerta sobre essa pesquisa a que você se refere foi dado logo após o primeiro turnos das eleições de 2014, quando era claro que a tal pesquisa era fraudada, porque tínhamos acabado de sair do pleito.

    Abs,
    Miguel

      nelson

      27/05/2018 - 23h47

      if the election WERE today…XP não dá miguel…

    João Paulo

    26/05/2018 - 11h43

    Esquecí de colocar um detalhe. A pesquisa aecio65% / dilma35% tb era registrada no TSE . Portanto, ser registrada ou não, significa absolutamente nada . Então é um péssimo argumento em defesa da divulgação de pesquisa com tamanha anomalia , como a Ipespe

      Miguel do Rosário

      26/05/2018 - 12h02

      Prezado João Paulo, lembro-me perfeitamente dessa pesquisa. Mas aí estavamos logo depois do primeiro turno, e o próprio numero de votos nos permitia verificar facilmente tratar-se de uma fraude. Hoje estamos a meses das eleições e é o momento de visualizar todos os cenários possíveis.

C N Morais

26/05/2018 - 11h18

Wishfull thinking é um péssimo conselheiro. Muita gente tenta moldar a realidade aos seus desejos, e ficam muito frustrados quando algo impõe uma realidade – ou wishfull thinking – diferente. Tem um quê de infantilidade nisso, e a única cura é mais exposição ao contraditório..

Gustavo

26/05/2018 - 11h11

Bom dia, Miguel. Chegou a ver em que extratos sociais a pesquisa foi feita???
Se foi entre clientes XP é reveladora da liderança expressiva do Lula nas pesquisas. Deve ganhar em primeiro turno.
Não me parece que a pesquisa tenha sido feito entre todas as classes sociais do Brasil e em todos os estados. Aliás, atualmente há uma única pesquisa em que se pode confiar levemente. A do Marcos Coimbra, do VOX Populi.
Eu sugeriria em próximas oportunidades você mesmo criar uma manchete. Pois todas as manchetes que vêm de veículos do mercado serão tendenciosas no sentido de tentar esconder ou minimizar o Lula.
Abraços.

    Gerson S.

    26/05/2018 - 18h25

    Além da possibilidade de que a pesquisa possa ter direcionado para consultar um público afim da XP, aí os números batem.
    Outro detalhe muito importante é que a XP foi comprada pelo ITAÚ, 49,9 %.
    E criam matéria para “bagunçar ” os debates mais à esquerda, criam ânimo entre os bolsomínions e eleitores da direita.
    Cheira bem a pesquisa encomendada e manipulada.

Lucas

26/05/2018 - 11h07

Bom dia, Miguel. Respeito muito seu trabalho, só acho que você tem que levar mais leve essas críticas. Não que elas não sejam revoltantes, mas acho que elas vão te atrapalhar a fazer o trabalho de verdade que você sabe fazer. Estamos num período muito sensível, então a melhor coisa é trabalhar, trabalhar e se sensibilizar menos com os “haters”.
Dito isto, vi essa pesquisa completa e quis fazer uma análise, pois é fato que os dados não foram bons para a esquerda em geral. Então vamos a alguns pontos.

0) Primeiramente, importante saber que independente de ser uma instituição confiável ou não, essa empresa não apresenta pesquisas regularmente. Então, mesmo que sejam honestos, pode ser que eles estejam com alguns parâmetros descalibrados. Contrariamente, CNT e Datafolha visivelmente se conversam e costumeiramente apresentam resultados muito próximos das eleições, o que nos dá um ponto a mais de confiabiliade.

1) Na amostra da população, comparei com o último Datafolha (a CNT não detalha isso), então vamos as diferenças e aos comentários:
1.1.) População de 16 – 34 anos (Datafolha: 39% x XP: 34%). Este fator deveria ser mais próximo, pq são parâmetros em que as pesquisas se basearão. Não sei exatamente qual instituto está mais correto.
1.2.) Ensino superior (Datafolha: 20% x XP: 22%). Mostra que a XP está com um público um pouco mais elitizado e de direita.
1.3.) Religião Evangélica (Datafolha: 33% x XP:22%). Esta diferença é muito grande e algum instituto errou feio – como disse o Datafolha está muito acostumado a fazer pesquisa, então a XP deve ter errado (lembrando que o público evangélico tb é menos elitizado)
1.4) Não consegui comparar as rendas porque eles têm parâmetros diferentes.

Antes de prosseguir uma observação. A pesquisa da XP tem 1 semana de diferença da CNT. E praticamente sem fatos novos que alteraram tanto os resultados. Vou mostrar as diferenças e cabe a nós pensar onde ela errou ou acertou.

2) Cenário com Lula. (XP – CNT)
Lula (-3,2%)
Bolsonaro (+7,3%)
Marina (+1,4%)
Ciro (+3,6%)
Geraldo (+2%)
Nulo Branco Não Sabe (-9,7%)
-> aqui aparece o primeiro ponto que gostaria de destacar que vai permear a pesquisa inteira: ela tem eleitores muito mais decididos! Ela coloca apenas 17% como indefinidos enquanto a CNT marcava 26,7%. Em 1 semana não é possível cair tanto! Principalmente uma semana sem fatos novos, como já dito. Raciocinando, volta a aparecer a hipótese de um público mais elitizado, já que a grande massa é mais paciente e costuma pensar em eleição mais tarde.
-> além disso, o grande aumento de Bolsonaro é estranho.

3) Cenário com Haddad.
Haddad (+0,7%)
Bolsonaro (+5,7%)
Marina (+2,8%)
Ciro (+1%)
Geraldo (+3,7%)
Nulo Branco Não Sabe (-13,7%).
-> De novo: sem Lula, o número de não definidos caiu 13,7%! Muito em 1 semana. Além disso, Ciro e Haddad juntos ganham menos que Marina, Geraldo ou Bolsonaro. Ou seja: sem Lula, a pesquisa diz que os indefinidos diminuíram e eles foram para os candidatos de direita. Complicado achar isso correto.

ESPONTÂNEA
Lula (-7,6%)
Bolsonaro (+0,6%)
Marina (+0,7%)
Ciro (+0,3%)
Geraldo (+1,8%)
Branco Nulo Não Sabe (4%)

4) Por fim, aprovação de TEMER
Ótimo BOM (+0,6%)
Regular (+4,2%)
Ruim Péssimo (-3,2%)
-> ou seja, um público ligeiramente mais favorável a Temer.

5) Um dado ruim, que investiguei comparando Datafolha, CNT e XP: a CNT apresenta um maior número de indecisos na comparação Espontânea com Estimulada com Lula.
Explicando melhor: quando não se cita nenhum nome têm se um desconhecimento que é XP: 65%, CNT: 61% e Datafolha: 67%. Quando se joga as cartas na mesa, com Lula, 74% dos indecisos da XP tomam a decisão, 76% dos indecisos do Datafolha também, mas só 56% dos indecisos da CNT MDA. No caso do Datafolha (1 mês atrás e com Barbosa, por isso não comparei) os votos vão mais para o Lula do que a XP. Mas é estranho poucos decidirem na CNT. Por um lado, dá uma ideia de que os que desconhecem estão optando mais pela direita. Por um lado positivo, pode-se pensar que a XP forçou a barra nos decididos e o Datafolha só teve esse resultado porque tinha o Barbosa lá.

Minha opinião de conclusão: acredito que a XP utilizou de um público mais elitizado e mais decidido, sendo que a maior parte dos realmente eleitores da esquerda pensarão na eleição mais pra frente. Aguardemos novas pesquisas.

    Gustavo

    26/05/2018 - 11h14

    Boa análise.
    Difícil dar crédito a essas pesquisas quando a imensa maioria quer ver o Lula apodrecer na prisão e quer um candidato de mercado eleito.

      Lucas Almeida

      26/05/2018 - 14h49

      Grande Maioria? Lula preso e cara de mercado?

      Nenhuma pesquisa diz isso! Em que você se baseia?

      Rosalie Cantlin

      27/05/2018 - 02h57

      Em que planeta você vive? Tá fumando erva estragada? A maioria quer Lula preso? Maioria de que? De patos paneleiros?

tereza

26/05/2018 - 10h53

Em terra de cego quem tem um olho é rei. Por isto estamos onde estamos.

Jonas Bouth

26/05/2018 - 10h53

A pesquisa foi feita com os CLIENTES da XP. Ta explicado pq o bostanaro ta na frente!

Mirtes

26/05/2018 - 10h52

Miguel, quero te enviar um jornal que circulou aqui em Manaus. Para onde envio?

Maurício Tupinambá F. de Sá

26/05/2018 - 10h50

Miguel do Rosário , sou Petista pois sempre votei no PT desde 1989 , nesta eleição estamos indefinidos com a prisão do Presidente Lula , sempre imaginei Lula Presidente e Ciro Vice-Presidente , Lula é um Estadista , erros cometeu mas seus acertos foram muitos e muitos para o povo Brasileiro todos nós sabemos desse fato . Desejo que o senhor responda-me esta questão , se por acaso o judiciário vete a candidatura do Presidente Lula com a tal da Ficha Limpa qual é a solução para eleger um candidato Progressista ? voto nulo está fora de cogitação é eleger a direita golpista . Como eu sei que o Ciro é um aliado fiel e conhece o Presidente Lula há mais de 30 anos , foi Ministro da Integração do Presidente Lula e o ajudou no mensalão , na transposição do rio São Francisco , ajudou a Presidenta Dilma , penso eu que uma chapa com Ciro Gomes e o Jaques Wagher seria o ideal com a ajuda do Presidente Lula e caso os 2 recursos que faltam no STJ e no STF caso não tenhamos tempo o Ciro vai dar um Indulto ao Presidente Lula e ele será Ministro das Relações exteriores para recuperar nosso patrimônio que foi vendido a preço de banana para os gringos , o trabalho não vai ser fácil e precisamos da experiência Internacional do Presidente Lula , união do campo Progressistas já nada de sonhos mirabolantes que a direita golpista está aí em nosso pescoço , LuLaLivre e vitória dos Progressistas .

marilda

26/05/2018 - 10h46

Não entenderam ainda a lógica do grande capital. Não vai ter golpe – e o golpe foi dado. Nenhum direito a menos – e os direitos viraram pó. Lula livre – e Lula preso. Lula presidente – e direita ou extrema direita no poder. Ao final e ao cabo – PT no limbo.

Jose Rangel

26/05/2018 - 10h41

Vc está fazendo curso na ABIN? Meu Véi, vc sabe que com essa conversa mole quer mesmo é o oposto, contribuir com esse cenário plantado de radicalismo para ajudar a candidatura de um candidato supostamente de centro, mas que na verdade é o candidato do mercado. Sai do armário e abraça a Cirizada, mas vai devagar pois essa turma anda pra trás.

Vicente

26/05/2018 - 10h34

Assustador é agora termos bolsominions de esquerda.
A esquerda precisa ser mais realista.
Escolher o que vai ler, esconder noticias ruins pra nós não irá ajudar.
O fato é que depois de vitórias nas urnas, levamos na cabeça com esse golpe.
Ficar brigando entre nós não irá ajudar.
Miguel, continue fazendo teu jornalismo e não dê ouvidos a críticas despropositadas.

Rodrigo Uchôa

26/05/2018 - 10h32

O pior é que além do Cafezinho estar “vendido”, o Brasil de Fato é que é portal confiável… (RISOS) Força Miguel. Abraço.

Luiz Gonzaga

26/05/2018 - 10h27

O safado, mercenario, traidor, metido, parceiro de po’ e irmao do aecio, sugeriu ao presidente LULA, que abandonasse a carreira política senao o destruiria. ” “Acabaria sem trabalho, sem amigos, sem familia, sem futuro e sem meios de sobrevivencia”. Aguardemos un dia a biografía deste HOMEM , o LULA.

Loris

26/05/2018 - 10h27

https://wikileaks.org/Nos-bastidores-o-lobby-pelo-pre.html

Brazil – Nos bastidores, o lobby pelo pré-sal

“A indústria de petróleo vai conseguir combater a lei do pré-sal?”. Este é o titulo de um extenso telegrama enviado pelo consulado americano no Rio de Janeiro a Washington em 2 de dezembro do ano passado.

Como ele, outros cinco telegramas a serem publicados hoje pelo WikiLeaks mostram como a missão americana no Brasil tem acompanhado desde os primeiros rumores até a elaboração das regras para a exploração do pré-sal – e como fazem lobby pelos interesses das petroleiras.

Os documento revelam a insatisfação das pretroleiras com a lei de exploração aprovada pelo Congresso – em especial, com o fato de que a Petrobrás será a única operadora – e como elas atuaram fortemente no Senado para mudar a lei.

“Eles são os profissionais e nós somos os amadores”, teria afirmado Patrícia Padral, diretora da americana Chevron no Brasil, sobre a lei proposta pelo governo . Segundo ela, o tucano José Serra teria prometido mudar as regras se fosse eleito presidente.

Partilha

Pouco depois das primeiras propostas para a regulação do pré-sal, o consulado do Rio de Janeiro enviou um telegrama confidencial reunindo as impressões de executivos das petroleiras.

O telegrama de 27 de agosto de 2009 mostra que a exclusividade da Petrobrás na exploração é vista como um “anátema” pela indústria.

É que, para o pré-sal, o governo brasileiro mudou o sistema de exploração. As exploradoras não terão, como em outros locais, a concessão dos campos de petroleo, sendo “donas” do petróleo por um deteminado tempo. No pré-sal elas terão que seguir um modelo de partilha, entregando pelo menos 30% à União. Além disso, a Petrobrás será a operadora exclusiva.

Para a diretora de relações internacionais da Exxon Mobile, Carla Lacerda, a Petrobrás terá todo controle sobre a compra de equipamentos, tecnologia e a contratação de pessoal, o que poderia prejudicar os fornecedores americanos.

A diretora de relações governamentais da Chevron, Patrícia Padral, vai mais longe, acusando o governo de fazer uso “político” do modelo.

Outra decisão bastante criticada é a criação da estatal PetroSal para administrar as novas reservas.

Fernando José Cunha, diretor-geral da Petrobrás para África, Ásia, e Eurásia, chega a dizer ao representante econômico do consulado que a nova empresa iria acabar minando recursos da Petrobrás. O único fim, para ele, seria político: “O PMDB precisa da sua própria empresa”.

Mesmo com tanta reclamação, o telegrama deixa claro que as empresas americanas querem ficar no Brasil para explorar o pré-sal.

Para a Exxon Mobile, o mercado brasileiro é atraente em especial considerando o acesso cada vez mais limitado às reservas no mundo todo.

“As regras sempre podem mudar depois”, teria afirmado Patrícia Padral, da Chevron.

Combatendo a lei

Essa mesma a postura teria sido transmitida pelo pré-candidtao do PSDB a presidência José Serra, segundo outro telegrama enviado a Washigton em 2 de dezembro de 2009.

O telegrama intitulado “A indústria de petróleo vai conseguir combater a lei do pré-sal?” detalha a estratégia de lobby adotada pela indústria no Congresso.

Uma das maiores preocupações dos americanos era que o modelo favorecesse a competição chinesa, já que a empresa estatal da China, poderia oferecer mais lucros ao governo brasileiro.

Patrícia Padral teria reclamado da apatia da oposição: “O PSDB não apareceu neste debate”.

Segundo ela, José Serra se opunha à lei, mas não demonstrava “senso de urgência”. “Deixa esses caras (do PT) fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava… E nós mudaremos de volta”, teria dito o pré-candidato.

O jeito, segundo Padral, era se resignar. “Eles são os profissionais e nós somos os amadores”, teria dito sobre o assessor da presidência Marco Aurelio Garcia e o secretário de comunicação Franklin Martins, grandes articuladores da legislação.

“Com a indústria resignada com a aprovação da lei na Câmara dos Deputados, a estratégia agora é recutar novos parceiros para trabalhar no Senado, buscando aprovar emendas essenciais na lei, assim como empurrar a decisão para depois das eleições de outubro”, conclui o telegrama do consulado.

Entre os parceiros, o OGX, do empresário Eike Batista, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e a Confederação Naiconal das Indústrias (CNI).

“Lacerda, da Exxon, disse que a indústria planeja fazer um ‘marcação cerrada’ no Senado, mas, em todos os casos, a Exxon também iria trabalhar por conta própria para fazer lobby”.

Já a Chevron afirmou que o futuro embaixador, Thomas Shannon, poderia ter grande influência nesse debate – e pressionou pela confirmação do seu nome no Congresso americano.

“As empresas vão ter que ser cuidadosas”, conclui o documento. “Diversos contatos no Congresso (brasileiro) avaliam que, ao falar mais abertamente sobre o assunto, as empresas de petróleo estrangeiras correm o risco de galvanizar o sentimento nacionalista sobre o tema e prejudicar a sua causa”.

Leonardo

26/05/2018 - 10h14

O ser humano é carente por natureza e encontra no futebol, região e política as grandes terapias de suas vidas. Como são temas mais emocionais do q racionais se sentem à vontade para desabafar. O amor ou ódio não tem lógica! Apenas são sentidos! Não dá para discutir em nenhum nível esses temas. Todos que tentarem, serão julgados de forma irracional! É questão de fé e crença!

Jurandir

26/05/2018 - 10h04

Essa greve de caminhoneiro tem coisa de Bolsominion!!!! Acorda, Miguel!!!!

Régis

26/05/2018 - 09h52

particularmente, penso que o Miguel é um profissional muito equilibrado e que dá voz para opiniões divergentes. Isso não existe no jornalismo comercial brasileiro e só alguns blogs e poucas revistas/jornais impressos se atrevem a fazer. É muito mais conveniente recortar só o que me interessa que mostrar que existem pensamentos diferentes.

Antes de tudo vou dizer, nunca confiei no Ciro, tenho receio de que ele seja uma faca de dois gumes. Mas admito que ele tem sido eficiente em cobrar algumas pautas que o PT não tem feito por ter gasto toda a sua energia em cobrar o Lula solto. o problema é que deixaram ele ser preso. E Lula também aceitou, por excesso de republicanismo e de respeito à democracia. agora já era…

infelizmente é necessário admitir, sim, que a corja que roubou o nosso país não vai deixar o Lula governar. Talvez não deixe ninguém governar. mas em particular, o Lula está impedido, não pela justiça, pois sabemos que esta não é uma Justiça e que também não é justa, mas pelos abusos de autoridade infindáveis que nós não mostramos força suficiente para combater e que tomaram conta definitiva do país.

Pesquisas são sempre susceptíveis a fraudes. Não vou fazer hipóteses sobre nenhuma das que temos visto. Não tenho elementos para isso. Mas penso que o Miguel tem mostrado uma análise muito mais rica e crítica das pesquisas que ele comenta do que costumamos ver no dia a dia. mesmo que me dê arrepios algumas das coisas que vejo como possíveis cenários eleitorais. precisamos estar atentos a todos os cenários. e as visões do Miguel também são, possivelmente, muito mais críticas que as discussões feitas nos locais de origem, em que as pesquisas foram publicadas.

Se insistirmos em olhar só a vitória tão esperada do Lula não vamos prestar atenção em que há milhões de eleitores e também de interesses contrários às nossas ideologias que querem, justamente puxar o nosso tapete. É como se deixássemos puxarem o tapete por acreditarmos que meramente acreditar é suficiente para ganhar o pleito eleitoral.

Não vamos cair na onda da autodestruição. Parei de acessar o duploexpresso porque eu vi que eles se mostraram extremistas e falharam em respeitar os colegas da blogosfera. Todos viram que o duploexpresso é uma fraude. eles foram bem eficientes nessa estratégia de desmobilizar a esquerda, com um ar de mobilização. Eu caí no buraco sem fundo que eles estavam cavando mas ainda tive tempo de me virar e enfim saí daquela picaretagem.

Enquanto isso, podem perguntar, talvez uma quase unanimidade dos jornalistas e blogueiros de esquerda estará de acordo que o Miguel do Rosário tem uma postura política bem estabelecida e não se verte aos gritos da multidão.

É hora de parar de gritar contra nossos colegas. Isso não vai ajudar Lula, nem a esquerda, nem o Brasil, nem a democracia. Podemos gritar na rua pedindo Fora Femer mas gritar contra nossos colegas só vai nos levar à autodestruição, isso é justamente o que a direita quer.

Nilson Moura Messias

26/05/2018 - 09h43

O Sr. Miguel do Rosário, anda dando piti por causa dos comentários. O problema que o cafezinho do Ciro, para forçar o apoio do PT, maior que o Partido de DIREITA Trabalhista, em tudo. Tratando os militantes de esquerda e Petistas, como Homer Simpson. Ora, pesquisas e seus clientes tem para todos os gostos. Teve um comentário meu, falando sobre duplo expresso, acrescentando o nome Diná, ao do sr. Miguel, ratificando meu voto em Lula e na sua indicação, com exceção do candidato do cafezinho do Ciro. Estas foram “agressões” e não foi publicado.
Vida longa ao cafezinho do Ciro, que nunca tenha mais precise solicitar contribuição. Se dependedesse da DIREITA trabalhista não estava fazendo este comentário.

y sem soma

26/05/2018 - 09h31

1) Acho importante revelar e permitir a crítica desses pesquisas, especialmente, quando elas começam a surgir em maiores volumes. Leigo em estatística, e dentre os blogs que acompanho, acho que você (o Tijolaço e o Nassif) é uma das pessoas certas para isso. Por exemplo, quais a chances de empresas como a “XP Investimentos” e o “Instituto Ipespe” atuarem para desinformar a população com dados falseados ou inconsistentes, que, depois, podem levar aos datafolhas da vida a acompanhar o falseamento, provocando uma inversão nas intenções de voto ou, pior, corrupção nas eleições (só a possibilidade disso no horizonte de expectativas já achincalha qualquer possibilidade de DEMOCRACIA). Uma das inconsistências, pelo menos, comparando com as pesquisas da GLOBO, Estadão e Folha (tudo golpista e também passível de desconfiança) é a relação entre a rejeição e aprovação dos candidatos. Independente de suas interpretações de cada pesquisa em si, acho importante que você as mapeie e as registre, pois isso fornece elemento de crítica e planejamento de ações práticas.

2) Discordo profundamente dos seus recentes posicionamentos. Mas, a) quem disse que sou eu quem está certo? e b) isso não implica em desvalidar seus argumentos. Infelizmente, não é o que estamos vendo em uma porção de comentários, muitos deles, desumanizando a sua pessoa quase como os nazistas faziam com os judeus. Sinceramente, a maior parte desses linchamentos vem de pessoas falhadas, que acham que vão resolver alguma coisa descarregando ódio gratuitamente na internet. Fazem isso porque, na vida prática, não fazem porra nenhum contra o GOLPE.

João Ostral

26/05/2018 - 09h19

Que não se estabeleça o desespero na esquerda diante dos números como o que acontece com a direita. A XP Investimentos mostra um quadro bem preocupante, já o Datafolha, golpista também, mostra em série de pesquisas outro panorama, onde a aprovação do Lula é visivelmente crescente e sua rejeição decrescente. No Datafolha a rejeição de Lula é de 52% no XP Investimentos 60%. E bolsonaro permanece praticamente estável. Não se deixem cair em tentação de balançar conforme a música sem ritmo nem sintonia

    João Ostral

    26/05/2018 - 09h25

    Toda a força Miguel, estamos contigo, batalhador da informação. Nos mostrando a realidade deste Brasil.

vitor

26/05/2018 - 09h18

É Miguelito, só sentindo na pele para você entender que pessoas de esquerda e de direita são truculentos iguais. Beijos!

Eurípedes Elias

26/05/2018 - 09h17

Miguel, já disse por aqui em outro post dessa leva, são os PTminions e Lulaminions. E digo com muita tristeza. Nos meus meios sociais e familiar sou chamado de PETISTA, perdi amigos e parentes se afastaram de mim devido a minha defesa do Lula e PT e minha atitude contra o golpe. De repente me vejo numa bolha de esquerda, e de repente esta bolha inicia um processo de autofagia na luta pela hegemonia. E penso que há trolls de direita fazendo este serviço, mas também pessoas de esquerda ligadas ou militantes do PT principalmente que entraram neste estado de irracionalidade “à bolsominions”. Se por um lado é compreensível devido a perseguição sofrida pelo Lula e PT, por outro é inaceitável visto que vem de ditos progressistas, que sempre defenderam a razão e o bom senso além da tolerância e do diálogo.
Vi o mesmo processo ocorrer dentro do meu grupo familiar, só que em direção contrária. Vi nascendo bolsominions! Gente que era de paz agora falando em MATAR, que só matando resolve. E gasto uma grande soma de energia jogando água nesta fervura. E mais ainda tentando colocar um pouco de bom senso nos grupos de WhatsApp da família.
Óbvio que os PTminions ainda não chegaram aos limites do fascismo dos bolsominions, mas já praticam uma forma de fascismo. Um extremo cria o outro.
Meu temor é esse processo se acelerar…
É preciso que as lideranças do PT acalmem a situação. Independente de suas estratégias e táticas eleitorais e judiciais, é necessário que entendam que uma coisa é manterem suas posições, outra é não colocar freio, e pior, alimentar este comportamento.

PS.: Não concorda com a posição de algum blogue, não acessa, ou pelo menos discorde com educação e argumentos. Se a vontade de brigar for muita, vai lá no PIG e ANTAgonistas da vida, há muitos por aí, e cheio de gente do outro extremo prontas para uma boa briga, vão lá se não conseguem evitar a agressividade.

Um abraço.

Jorge

26/05/2018 - 08h57

Faz 5 anos que sigo seu blog, sou de centro direita e não concordo com suas opiniões, mas sigo porque gosto do seu posicionamento e me oferece uma outra óptica dos acontecimentos. Uma coisa que eu sei, é que você não é Lulista, ou PTista, você é de esquerda e conhece o conceito da ideologia do espectro político que se situa. Seu compromisso é com a esquerda, não com ídolos e partidos. Defende quem poderá colocar a ideologia em prática. Mas eu já disse aqui, não sei se leu, e repito. Seu público, uma boa e grande parte, não é ideológico, são torcedores do PT e do Lula. Se fizer uma pesquisa entre eles com temas sensíveis a esquerda/direita, saindo do óbvio de assuntos já batidos, descobrirá que muitos que votam em Lula são de centro e até de direita. Digo que o fenômeno é o mesmo com muitos que irão votar no Bolsonaro. Seus leitores preferem por exemplo ver a direita ganhar e ficar quatro anos gritando que a eleição sem o lula é fraude do que votar em alguém como Ciro, de centro esquerda, que manteria um plano em ação do teórico espectro ideológico deles, mas por que não irão fazer ? Porque não possuem ideologia. Assim como torcedores fanáticos, quando veem alguém atacar seu ídolo ou time, ou nem atacar, apenas constatar algum facto, passam a ofender ao invés de raciocinar e analisar.

    vitor

    26/05/2018 - 09h20

    Bingo!

    Eurípedes Elias

    26/05/2018 - 09h29

    Concordo. É um comportamento instintivo e passional. Como torcedores de times. Para um parte não é questão ideológica, é paixão, e das bem mundanas.

    Benoit

    26/05/2018 - 09h32

    Pode ser verdade que algumas pessoas que votam no Lula sejam de centro, ou mesmo de direita. No entanto isso não quer dizer que as pessoas que lêm o Cafezinho sejam de direita. Não são. Mas também é verdade que para muitas pessoas a identificação com o Lula é mais forte do que considerações políticas mais táticas ou estratégicas a longo prazo. A identificação é tão forte que ela se torna irracional, o que é compreensível. O Lula foi o primeiro presidente dos tempos modernos a se dirigir à parte mais desfavorecida de população, foi o primeiro a propor programas ativos destinados a combater a pobreza e a marginalização. Como um todo, o governo dele teve um sucesso inacreditável. E é por isso que muitos estão esperando ingenuamente um milagre dele agora. O Lula representou princípios bons para o Brasil, ao contrário do Bolsonaro que também desperta expectativas grandes, só baseado em valores perversos.

    Talvez voce ainda passe do centro direita para o centro esquerda. O Brasil não tem futuro com governos de direita. O Brasil precisa de uma política industrial, de uma política social, de um projeto de educação ativos, estimulados pelo Estado, o que a direita jamais vai proporcionar. O Brasil precisa também de políticos que tenham um compromisso com o país e não de políticos e elites com Miami nos seus planos.

      vitor

      26/05/2018 - 14h33

      Na minha opinião, nada que se dorna irracional é compreensível.
      Bom sábado!

Sóraia

26/05/2018 - 08h53

Rapaz por que? Eu sei que a vida ta difícil mas se comportar como um rato é demais. Vc perdeu o respeito. Espero que tenha válido muito a pena jogar esse capital todo no lixo.

    Benoit

    26/05/2018 - 09h49

    Por que o quê senhora Sóraia? O que é que voce mesmo está fazendo para merecer o respeito de outras pessoas? A julgar pelo seu comentário a resposta é nada.

Andre

26/05/2018 - 08h52

MALDITO 247! 2+4+7=13.
247 lixo

Andre

26/05/2018 - 08h49

Parabéns Miguel, pelo serviço prestado ao seu país!!! Temos que trabalhar assim mesmo, sempre conhecendo nosso inimigo. O GRANDE RESPONSÁVEL POR ESSE ÓDIO É O MALDITO 247. O SITE QUE FALA MAL DA GLOBO MAS AGE DO MESMO JEITO… DE FORMA IRRESPONSÁVEL QUEIMA O CIRO, E UMA CHACE DE NÓS BRASILEIROS NÃO PERDERMOS TUDO!

Jurandir

26/05/2018 - 08h47

Ah! Já entendi! Tá deixando só brother comentar! Até a entidade Ricardo, que tinha fixação por ânus de petista, esta puxando seu saco! Fui!!! Vou passar as novidades sobre o quinta-coluna Miguel do Rosário para minhas redes sociais.

    Miguel do Rosário

    26/05/2018 - 10h10

    Jurandir, os comentários estão abertos. Só quando caem nos filtros automáticos, não são postados diretamente. Aí tem que esperar eu chegar para aprovar.

      Francisco de Assis

      26/05/2018 - 12h02

      Em duas linhas. o auto-retrato cínico de um manipulador e censor.

Ricardo

26/05/2018 - 08h43

Bem vindo ao mundo caro Miguel . Entramos em uma espiral de Arquimedes impulsionada pelo ódio. Na grande maioria são valentes virtuais e covardes e indolentes reais. Abraço.

foo

26/05/2018 - 08h34

Volto a repetir: não tenho nada contra o Ciro, votaria nele com satisfação — no segundo turno.

Mas a hora não é de cálculo eleitoral, estamos lutando pela liberdade de Lula e contra o golpe.

Se não lutarmos agora, o próximo presidente vai ser refém das mesmas forças que derrubaram Dilma e prenderam Lula.

Precisamos denunciar continuamente todas as violações das regras democráticas e do direito.

É ingenuidade acreditar que vão deixar Lula se candidatar, mas precisamos lutar.

Zecarlo

26/05/2018 - 08h28

Meu caro faz parte.
Siga o caminho ou pare como o caminhão sem diesel e o caminhoneiro sem miolo apropriado pela pauta dos poderosos.

Não vai haver nunca uma revolução popular soft, com governos de esquerda mudando aos poucos o país .

A revolução popular chegrá, mas antes disso o caos. Sem caos o pequeno burguês nunca será aliado do trabalhador e nunca teremos força .

Se divirta, no fim discussão eleitoral acaba sendo pueril.

    foo

    26/05/2018 - 08h55

    “Se divirta, no fim discussão eleitoral acaba sendo pueril.”

    Acho que este é o ponto.

    Miguel do Rosário insiste numa discussão eleitoral, quando nós estamos discutido o estado democrático de direito.

    A luta pela candidatura de Lula é essencial para denunciar o golpe, mesmo se for rejeitada.

Raquel

26/05/2018 - 08h16

Seu problema não está no que escreve ou deixa de escrever. Seu problema é que vc é um cara repetitivo, provocador, e muito, mais muito CHATO. Seu blog deveria se chamar O Mala. Nossa, chega dessa história, de tanto mimi. Se tanta gente está revoltada, pensa no que está equivocado, no que está errando. Chega de culpar a revolta dos seus leitores, toda ação pode ter uma reação. Seus leitores , felizmente, NÃO são robôs, sao pessoas na grande maioria, inteligentes, que tem ideologia, não são submissas à sua vontade. Você provoca, e não quer polemizar??? Chega Rosário, já deu, vc é cansativo.

    Sandro

    26/05/2018 - 08h30

    É baseado nesse tipo de comentário que cada vez mais me certifico em votar no Ciro.

    Não é esse o exemplo de esquerda que eu quero pro meu país!

    Autocrítica manda lembranças!

      Eurípedes Elias

      26/05/2018 - 09h32

      Exatamente. Se eu penso de alguém o que a Raquel disse nem perco meu tempo acessando e lendo, menos ainda comentando…

    Benoit

    26/05/2018 - 09h45

    Raquel, que provocação que houve? Nenhuma. Voce está delirando. Se voce tem uma outra opinião por que voce não se dá ao trabalho de expor a sua opinião de uma maneira educada? Talvez seja porque a sua opinião não tenha fundamento, porque voce seja incompetente para discutir esses assuntos, mas voces ou outros que têm se manifestado de forma agressiva deveriam ao menos mostrar um pouco de educação. O Miguel tem o direito de dar as opiniões dele quaisquer que elas sejam. O blog até fornece um espaço para comentários e discussões para quem quizer dizer alguma coisa que faça sentido e que respeite um clima de troca de ideias.

      Atineli

      28/05/2018 - 12h19

      Peloamor …

      Miguel, vc menosprezou tantas vezes a militância e os simpatizantes petistas, o Lula e a Dilma milhoes de vezes; e ainda continua dizendo que são irracionais ?! Não me parecem mais irracionais do que vc ! Vc menosprezou ainda outros blogueiros com aquela treta, aquele barraco abjeto q rolou pelo net entre você e o DE. Enfim, toda essa lama e esse arsenal sémantico de acusações que infestam os blogs e as redes sociais é muito cansativo e fora do foco do que realmente interessa.

      Eh ser muito pueril. O dia que conseguires enfrentar de peito aberto as criticas com argumentos solidos e respeitosos em relação à todas/todos leitores, te garanto que ninguém mesmo vai ficar te xingando. E se xingarem, uma banana né? Who cares? Leia o que você tem escrito. Ja leu o q o Mino Carta escreveu sobre a atitude do Ciro? Tente ler pois Mino tem ética e muita integridade, além de ser talvez o melhor jornalista do Brasil.

      Enfim, tome uma cerveja Guinness e olhe bem para sua insignificância (que é condição de todos nos; somos todos de uma insignificância concreta, entende?!) e tente de fato ser inteligente com o coração, com a alma e com os neuronios. Ohe para a alteridade, o outro, aquele que não é teu umbigo.

      Um tédio imenso ver esse debate inocuo, focado em seu umbigo e com ares de fofoca de novela globosta. Por demais imaturo e infantil, nunca vi nada igual. Até o Cazuza deve estar rindo no caixão … Respira fundo e tente tirar férias pq quanto mais você mexe mais o caldo entorna. Tem que se colocar à distância para poder ver o obvio que te escapa.

      Deixa a turma te xingar e tente entender que não são nem um pouquinho mais ou menos irracionais do que vc mesmo.

      Saudações.

      LULA LIVRE E PRESIDENTE!

        Miguel do Rosário

        28/05/2018 - 12h23

        Atinelli nunca menosprezei militância nenhuma. Não chamei a “militância” de irracional. Denunciei a proliferação de argumentos irracionais, o que é bem diferente. Neste post, estou apenas me defendendo, afinal fui muito atacado. Quando a outra treta, igualmente apenas me defendi. Cordialmente, Miguel.

João barbosa

26/05/2018 - 08h15

cara nada a ver, não tem nenhum problema está pesquisa ,se ela se concretizar pau na bunda do brasileiro é dos empresários , se ganhar no voto , tranqüilo. eu particularmente não acredito, não na sua pesquisa, é que este tal de burronaro ainda não foi exposto para sociedade, hoje a sua liderança é pelo mito.o nome já fala mito só que o povo não conhece este mito. só conhece através de boatos é fofocas que vai fazer isto é aquilo. quanto aos ataques sofridos por você é tudo por causa daquele tal de Ciro engana Gomes. mas não concordo com estes tipos de ataques, termos que respeitar sua opção,até porque estarmos em níveis mais altos do que a direita , na parte de educação e inteligência é outras coisas. este tipo de comportamento de te agredir nos comentários é coisa de direita. portanto meus caros pega leve ou então vai pro antagonista. abraços

None

26/05/2018 - 08h10

Te atacaram por q vc é um puta dum jumento dando ibope pro bolsonaro. Acorda.

Jose carlos lima

26/05/2018 - 08h05

A ARTE A GREGA OPS AGREGA

O que agrega todas as forças opostas entre si é a a arte…a música….nesta noite sonhei com um show de rock mas não aquele rock bobinho de Paralamas do Sucesso, Capital Inicial

Deve ser pq assisti ao filme Geração Coca Cola, sobre o rock underground feito no DF nos anos 90 pós geração 80

O sonho mostrou um belo espetáculo…e as massas concentradas em diferentes plateias e bolhas mas todos vibrando diante do mesmo ponto: o spin roqueiro: magro, negro, com cabelos rastafari….

Todos em suas bolhas mas vibrando diante do mesmo palco,…. devido a imensa multidao e as varias plateias e bolhas, o show estava aparecendo num telão para muitas platėias

O acesso ao espaço onde rolou o espetåculo era por uma estrada de ferro….muita gente andando a pė sobre aqueles trilhos…..e o espaço se chama Toca Cuba….

Precisamos nos ajuntar na luta contra o fim das liberdades

Precisamos nos juntar na luta contra a agressão imperialista

Precisamos nos untar pela libertação de Lula

Precisamos nos ntar

Precisamos nos tar

Precisamos nos ar

Precisamos nos

Precisamos

Precisam

Precxxxxxxx

Xxxxxxxxx

Qual o X da questão senão a arte

A

Não sei…

Quando eu souber, direi: agora sei….

Agora sei

O sonho…

Paulo Rogério

26/05/2018 - 07h38

Miguel, não perca a paz por conta de ataques irracionais. Continue na luta e, se vencermos na única arena que nos resta, que é a eleição, muitos destes que hoje o atacam, irão rever os seus posicionamentos. Se, ao contrário, perdermos (e se essa disputa insana dentro da esquerda continuar, a derrota será o desfecho inevitável!) tenha a certeza de ter feito tudo o que você podia para alertar-nos sobre a conjuntura política gravíssima em que nos encontramos, e de ter tentado trazer luz e sanidade àqueles que se deixam levar somente pelas emoções.
Siga na tua luta! Tem muita gente contigo.
#lulalivre #ciropresidente

Sandro

26/05/2018 - 07h37

Vi que vc nao publicou meu comentário. É que estou revoltado mesmo, decepcionado, frustrado e com muita raiva do que estao fazendo contigo e com o Ciro. Enfim, entendo nao ter publicado, iria apenas jogar mais lenha no fogo. Nao precisa publicar esse tb nao, é só mesmo pra dizer que eu te entendo por nao ter publicado.

bruno

26/05/2018 - 07h27

MIguel, infelizmente, ainda existe uma parte do PT que faz politica gramsciana baseada na teoria do partido único, em ser o ente de razao da sociedade, NÃO SÃO DEMOCRATAS E PREFEREM SER O PARTIDO MAIS FORTE DA OPOSIÇÃO A SER O 2º DA COALIZÃO VENCEDORA, ou seja, não pensam na nação. O Ciro Gomes e o PDT, mais do que viabilidade eleitoral, tem um projeto nacional de desenvolvimento pronto e acho que é a saída para a desindustrialização. O Lula é um gênio e tenho certeza que já enxergou isso e o fato de nao ter indicado um sucessor do PT ( e começado a trabalhar o nome), é sinal que ele já fechou com Ciro Gomes. Estes loucos que estão te acatando ainda não enxergaram que o Ciro Gomes não é adversário do PT, é o seu candidato.

    Sandro

    26/05/2018 - 08h32

    Concordo plenamente. Como é difícil para parte da militância petista entender isso companheiro. Cansa viu?

Lucio Filho

26/05/2018 - 06h32

E uma pesquisa telefonica vc não cita isso em nenhum momento, além do que tem uma coisa muito esquisita nela e que foi registrada pra ser com mil pessoas na semana passada e divulgada na terça, ai juntaram com mais mil pessoas pesquisadas quarta e quinta, além do que esses caras do infomoney são pilantras que se publicavam aquelas pesquisas furada que davam vitoria do Aécio pra ganhar dinheiro no bolsa, o antigo Miguel do Rosário seria mais criterioso, esse novo aí so quiz produzir uma Fake News contra o Lula!

Sandro

26/05/2018 - 05h30

Te desejo força tb Miguel pois tu não estás sozinho!

Aproveito pra desabafar no seu espaço tb, pois estou completamente decepcionado e desiludido com parte da militância petista. Estão se transformando em pessoas maledicentes, rancorosas, baixas, fofoqueiras, que ao inves de debaterem um plano de governo para o país, só estão interessados num PLANO DE PODER a qq custo. E esse plano de poder é tão mesquinho que não se importam se para chegar lá, que o PT vire a quenga do PMDB e se alie aos piores ladrões PROPINEIROS do Brasil.

O fanatismo cego impede essa gente de fazer uma autocrítica do partido, e pensam que têm alguma moral para desqualificar quem quer que seja. depois de todos os escândalos de corrupção em que o partido se envolveu até o pescoço.

Sempre fui de esquerda e sempre votei no PT, mas depois de ver essa baixaria toda contra você, nunca tive tanta certeza na vida que meu voto é em Ciro Gomes.

Acredito que vc tem mais é que expor mesmo essa gentalha fanática que só sabe difamar e maldizer. A esquerda é muito maior que meia dúzia de petistas fanáticos e vc tem o meu total apoio e gratidão!

Obrigado por não transformar o cafezinho em mais um 247/DCM. A esquerda tolerante e racional lhe agradece!

TMJ

Diego Baptista

26/05/2018 - 04h40

Força Miguel!

Tem que ter estômago para aguentar o que você tem aguentado ultimamente.

Segui il tuo corso, e lascia dir le genti! (Dante apud Marx).

    Miguel do Rosário

    26/05/2018 - 04h46

    Obrigado, Diego. Nunca passei por isso antes. E olha que já passei por muita coisa. É absolutamente irracional. Cismaram comigo e qualquer coisa que eu escreva, eles vem para cima com uma valentia fora de série. Queria que tivessem a mesma coragem para enfrentar os eleitores de Bolsonaro, líder isolado nas pesquisas nos cenários sem Lula.

      Carlos

      26/05/2018 - 07h32

      A candidatura do Bolsonaro ganhou com o Ciro,; a Manuela principalmente, entregando o Lula (lembra-se dele ? ) ao seu próprio destino, abandonando pelo caminho pelos “esquerdistas” da hora !


Leia mais

Recentes

Recentes