Menu

Roda Viva: Ciro apoia greve dos petroleiros, critica “oposição fascista” da Venezuela e denuncia “golpe de Estado” no Brasil

O pré-candidato a presidência da República, Ciro Gomes, participou nesta segunda-feira do programa Roda Viva, na TV Cultura. Você pode assistir ao vídeo no player abaixo, do Facegbook. Se preferir assistir pelo Youtube, clique aqui. Logo no início do programa, o candidato bateu pesado no governo Temer, marcando bem a sua posição no campo ideológico. […]

54 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O pré-candidato a presidência da República, Ciro Gomes, participou nesta segunda-feira do programa Roda Viva, na TV Cultura. Você pode assistir ao vídeo no player abaixo, do Facegbook. Se preferir assistir pelo Youtube, clique aqui.

Logo no início do programa, o candidato bateu pesado no governo Temer, marcando bem a sua posição no campo ideológico. Chamou o presidente Temer de “golpista”, “escroque”, acusou-o de “usurpar o poder”, e de dar “um golpe de Estado”.

Perguntado sobre a greve dos caminhoneiros, culpou a política de preços da Petrobras.

Ciro Gomes fez questão de declarar que apoio à greve dos petroleiros, que deve se iniciar no dia 30, por entender que se trata de um protesto contra a política criminosa de preços do governo Temer.

Sobre a Venezuela, Ciro não caiu na armadilha oferecida insistentemente por um dos entrevistadores, de deslegitimar o processo eleitoral no país: ao contrário, centrou fogo na “oposição fascista, entreguista, neonazista” ao regime bolivariano.

Nas perguntas sobre descriminalização das drogas e do aborto, o candidato não deixou dúvidas de que suas posições são progressistas. Mas conseguiu fugir da armadilha anti-voto ao dizer que não é “guru de costumes”, que chamará um debate público para discutir os temas, que aborto e drogas são “questões de saúde pública” (e não “morais”), e que poderá até mesmo apelar ao Papa Francisco. Ou seja, prometeu tomar iniciativa de tentar quebrar tabus conservadores, em busca de uma legislação mais moderna e liberal nestas áreas, mas que isso terá de ser construído socialmente.

Na pergunta sobre o PT, Ciro Gomes disse que deseja aliança no primeiro turno, mas não acredita que seja possível, dado o caráter “hegemonista” do partido. Sua prioridade é fazer aliança com PSB e PCdoB, para deixar claro que o núcleo duro de seu governo será de esquerda e progressista.

Ciro disse que o maior entrave à uma aliança com o PT no primeiro turno é a “burocracia” do partido.

Sobre Lula, voltou a falar que o partido do presidente aprovou a Lei da Ficha Limpa, a mesma que agora ameaça seriamente a candidatura de Lula à presidência da República, lembrando que ele mesmo, Ciro Gomes, sempre foi contra essa Lei, por considerá-la inconstitucional.

Nesse ponto, Ciro poderia ter aproveitado a oportunidade para criticar a prisão sem provas do ex-presidente. Mas também não foi perguntado sobre essa questão. Em entrevistas anteriores, quando confrontado sobre o tema, Ciro deixou bem claro que considera a prisão de Lula “injusta” e a sentença de Moro, “frágil”.

Fez críticas à Dilma, também, por ter “mentido” sobre a situação econômica do país, que já estava se deteriorando em 2014, em função da queda dos preços das commodities, e por ter tentado dar solução à crise nomeando Joaquim Levy, “funcionário de terceiro escalão do Bradesco”, para o ministério da Fazenda. Em diversas oportunidades, porém, Ciro sempre defendeu a presidenta como uma pessoa “honrada”.

Um ponto realmente desnecessário em sua fala foi a referência ao suposto acordo entre PCC e governo de São Paulo. Ciro admitiu que não tem provas sobre tal coisa, e mesmo assim lançou insinuações. Isso foi irresponsável. Mas a crítica à maquiagem dos números de homicídios no Estado foi importante. E as denúncias de tal acordo entre crime organizado e autoridades paulistas precisam ser mesmo investigadas, embora sem sensacionalismo e sem acusações políticas levianas.

Ciro encerrou o programa citando a frase de Che Guevara como a sua preferida: hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás.

***

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Maurício

31/05/2018 - 22h58

Até mesmo as baratas apoiam a greve dos petroleiros.Mas onde está Ciro que não mostra as caras?Aliás, não mostra a cara em lado nenhum, só em ambientes seguros.Por isso esse covarde travestido de machão atira pra todo lado.Ciro, ainda tem petroleiros trouxas que acreditam em vc….e jornalistas também…mas a maioria de nós é…….LULALIVRE!!!!!!!

Xico

31/05/2018 - 11h45

Presidente da Comissão Europeia agora pouco no Twitter em resposta ao aumento de tarifa do aço.

É um dia ruim para o comércio mundial. Os EUA não nos deixam escolha a não ser prosseguir com um caso de solução de controvérsias na OMC e a imposição de direitos adicionais sobre várias importações norte-americanas. Defenderemos os interesses da UE, em total conformidade com o direito comercial internacional. http://europa.eu/rapid/press-release_IP-18-4006_en.htm…

Esdras

31/05/2018 - 09h43

Miguel, fiquei triste com as aspas no título da matéria. Não é coerente com tudo o que você falou e fez do golpe pra cá. Lamentável.

Marcia

30/05/2018 - 11h30

Ciro ta gagá. Ele e Bolsonaro só sabem falar besteira. Quem dera todos os estados tivessem um governador que fizesse o que Alckmin fez pela segurança de São Paulo. O Rio de Janeiro, por exemplo, certamente não estaria nessa situação.

    Octavio

    30/05/2018 - 20h48

    Como é? Todo mundo sabe que houve realmente um acordo entre o PCC e o PSDB. Já teve até seriado sobre o acontecimento.Todo mundo sabe que o governo de São Paulo frauda a estatística da criminalidade. Já foi analisado as planilhas do PSDB, que revelaram que eles não registravam todos os assassinatos. São Paulo é um lugar extremamente perigoso. E com um apartheid social tremendo, causado por governos sucessivos de direita. Até colocar fogo em comunidades carentes em áreas valorizadas, já foi denunciado contra os governos do PSDB. Na direita só tem monstros covardes.

      Octavio

      30/05/2018 - 20h49

      digo, já foram …

Ali Mendes

30/05/2018 - 10h48

Ciro, nem você terá vez! Esse ano, só vai dar Alckmin!

Euler

29/05/2018 - 19h10

Não vi a entrevista toda, mas a parte referente a Venezuela eu vi. A posição de Ciro é típica de quem não quer assumir um lado, de quem fica em cima do muro. Criticou os fascistas da oposição golpista de lá, mas também criticou duramente o chavismo e o presidente recém reeleito Maduro. Disse que na presidência assumiria um papel de pacificador a buscar uma mediação entre estes dois lados. Ora, quem ele pensa que é para querer assumir esta posição num país estrangeiro? Além disso, a população da Venezuela já resolveu a disputa interna em favor do chavismo, que, com todos os defeitos e críticas que possamos ter, tem desenvolvido política progressista, de inclusão social e a contra as orientações de Washington. A postura de um presidente do Brasil que seja progressista tem que ser claramente em favor do governo Maduro, do chavismo, e com ele estabelecer ajuda mútua, quebrando o cerco golpista dos EUA e suas colônias.

    Paulo

    30/05/2018 - 17h05

    Caracas. Têm louco pra tudo mesmo. De vez em quando a gente esquece.

André Romero

29/05/2018 - 10h50

Dou a minha opinião sem paixões aqui, que me fez ser banido de forma covarde do DCM (ai de quem lá vier me acusar de ter xingado alguém, tenho todos os postos do Disqus para rebater).
Antes de mais nada, Lulista eu também sou, mas não rezo pelo partido dele.
– Essas eleições, muito diferentes das de 2014, não estão para nenhum extremo e sim para alguém mais de centro (direita ou esquerda), justamente pelo clima de ódio com que será disputada. Isso descarta o Nazista de um lado e Boulos e Manuela do outro.
– Os petistas se iludem em boa parte com essa capacidade de transferência de votos de Lula (a ponto de transformar um poste do PT, Boulos ou Manuela competitivos), pelos seguintes motivos: Ele é um fenômeno muito maior do que o PT, a maioria dos votos nele (e de qualquer outro) não é ideológico, o povo só vota em quem se lembra ou conhece e uma boa parte dos votos pertence ao Lula somente, não do PT. E ele, nas atuais circunstâncias, terá pouca ou nenhuma mobilidade para exercer sua influência nessas eleições (afinal, esse sempre foi o objetivo maior do golpe).
– Assim, sem Lula, nenhum candidato do PT ganha essas eleições, ainda que apoiem Boulos ou Manuela. Como já manifestei anteriormente, ainda que ele tenha o maior número de adeptos, ainda é minoria para fazer frente à enorme rejeição do resto da sociedade tem ao partido, num 2o. turno. E sempre disse que o PT, confirmando que só prega “união” desde que somente em torno dele, não apoiará ninguém e lançará algum poste próprio nesse pleito, dividindo ainda mais o campo progressista.
– Ciro é a única esperança de chance real de 2o. turno no campo progressista. O PT sabe disso, não quer perder sua hegemonia e seu projeto de Poder e insufla a militância mais radical a bater no candidato, numa atitude mesquinha demais, ao meu ver. Com Lula impedido (e será, muita gente já está caindo em si), Ciro dispara como líder nesse campo. Nesse cenário, hoje, está empatando tecnicamente em 2o. lugar com a Marina. E vai disputar com ela voto a voto quem vai para o 2o. turno.
– Mais a frente, com a situação se definindo para cada lado, não tenho dúvidas de que Ciro crescerá pela esquerda, Marina pelo “centro” e até o Alckmin pela direita (embora ache que esse último não chegará no 2o. turno). Ainda acho que o nazista, em algum momento, se desmanchará, ainda que no 2o. turno.
– Portanto creio que teremos 3 candidatos possíveis disputando o 2o. turno: o Nazista, Marina e Ciro, e é com eles que temos de trabalhar. Quem votar no Boulos ou Manuela (ou alguma invenção do PT) estará selando a nossa desgraça por mais 4 anos.

    Sandro

    29/05/2018 - 14h59

    Concordo plenamente com tudo que disse companheiro. E me solidarizo contigo, pois tb fui banido do DCM e do 247!

    JOAO BATISTA

    31/05/2018 - 22h45

    Concordo totalmente!

    ANDRÉ

    01/06/2018 - 13h21

    NAZISTA É TEU CÚ…

Lindolfo

29/05/2018 - 10h34

CIRO é um bom “falante”, um oportunista FARSANTE, uma espécie de CABO ANSELMO que se infiltrou pra dividir o campo progressista, lamento o entusiasmo de alguns com esse rapaz.

Lamentável que esse ENGODO seja apoiado por alguns “blogueiros” ao invés de ser denunciado.

LAMENTÁVEL.

    Miguel do Rosário

    29/05/2018 - 11h04

    Lindolfo, quais as provas de suas acusações?

    Sandro

    29/05/2018 - 15h00

    Lamentável é a sua cegueira, a sua prepotência e falta de conhecimento.

    JOAO BATISTA

    31/05/2018 - 22h56

    Lindolfo, um pouco de informação sobre Ciro para você deixar de dizer bobagens. Ciro é graduado em direito, foi professor de direito, teve atuação acadêmica no exterior, foi deputado estadual e federal, foi ministro de Lula e de Itamar, foi prefeito de capital e governador. Além disso, apoiou Lula nos segundos turnos de 1998 e 2002, quando foi candidato a presidente. Em 2005, no auge do mensalão, permaneceu ao lado de Lula até apoia-lo na reeleição de 2006. Em 2010 e 2014 apoiou Dilma, ainda que divergisse da presença na chapa do vice indicado por Lula, esse virou presidente após o golpe de 2016. Em 2018, apresenta suas idéias e propostas à apreciação da sociedade. Sobre o cabo Anselmo, vá ao Google e verifique quem foi.

Valcir Barsanulfo de Aguiar

29/05/2018 - 10h13

Ciro direiTASSO continua o oportunista de sempre, Fala muito e tergiversa sempre.Tenta passar uma imagem de esquerdista quando seu DNA mostra que é de ireita. Cria da ARENA e amamentado pelo PSDB.

    Sandro

    29/05/2018 - 15h01

    Esse é o tipo de argumento que apenas emporcalha o debate. Essa é a esquerda que a direita ama! Ceis tão de parabéns!!!

    JOAO BATISTA

    01/06/2018 - 08h45

    Bolsominion manifestoche.

Afonsofiho

29/05/2018 - 10h03

Ciro uma boa alternativa…

mas de volta aos caos em curso, na verdade estamos assistindo ao:
Novo e autêntico “Reality Show”.
Big Brother Camioneiros do Brasil

Piauí

29/05/2018 - 09h39

Estou com Lula sempre! Mas, amigos, temos que saber o momento da aliança. Por favor, não vamos ajudar a eleger Bolsonaro. É o único candidato que nos ameaça. Nunca vi um cenário tão fácil pra uma vitória da esquerda. Alguém discorda? Mas, precisamos ‘fechar’ agora. O tempo está passando. Essa greve ajudou somente uma pessoa: Bolsonaro. Nessa ele já ganhou mais 5 pontos. Espero mesmo que Lula coloque a mão na cabeça e consiga ver que a situação está pra gente! Basta ele apontar o dedo. Mas, se ele resolver fazer isso com Bolsonaro já com 30% de pontos, complica. Pessoal, tá na nossa mão!

    JOAO BATISTA

    01/06/2018 - 08h48

    Lula e o PT acham feio tudo o que não é espelho.

Antonio

29/05/2018 - 09h22

Se o Ciro virar presidente o Brasil acaba…..vamos virar uma Venezuela….por um lado ate q e bom…dae o exercito toma conta.afinal de contas.nenhum militar quer o comunismo no Brasil…..vai Ciro :)

    Sandro

    29/05/2018 - 15h02

    queridão, estás no blog errado!

    JOAO BATISTA

    01/06/2018 - 08h49

    Bolsominion manifestoches!

Carlos

29/05/2018 - 08h30

Agora entendi o porquê do Miguel empurrar Ciro a goela abaixo dos leitores.
MR confirmado como futuro ministro do Ciro.

    Miguel

    29/05/2018 - 09h20

    Deus me livre! Quero continuar sendo apenas um blogueiro, seja qual for o governo que venha por aí.

    JOAO BATISTA

    01/06/2018 - 08h51

    Seu cérebro é menor que uma ervilha, bolsominion.

vicente

29/05/2018 - 08h28

É, Miguel. Trolls de direita fingindo ser de esquerda estão por aqui. Tenho notado isso há alguns meses. Acusam todo mundo de trair o movimento, de ser de direita.
Fico até constrangido em fazer qualquer crítica agora em função da atuação desses podres.
Mas gostaria de apontar uma questão:
Será que não passa pela cabeça do Ciro Gomes que, caso eleito, criarão pra ele um triplex?
Por isso que eu acho que a causa primeira das esquerdas não deveria ser apenas a defesa de Lula, mas a defesa de qualquer um que tenha sido condenado sem provas.
Ciro eleito, sofrerá o seu mensalão, o seu triplex, o seu sítio. Áh, mas ele é honesto. Sim, mas e o que se provou contra Lula? Nada. Se não há nada provado, o cara também é honesto.

    Miguel

    29/05/2018 - 09h19

    Vicente, tem coisas que é melhor fazer do que falar. Ciro deixou claro que é preciso fazer o poder judiciário recuar

    Anderson

    29/05/2018 - 09h29

    Concordo com vc Vicente!! Tem q criminalizar o ato de condenar sem provas, isso é algo que prejudica a todos, e é papel da esquerda esclarecer isso! Alias Juiz q nao cumpre a lei tem q ser preso!!

    Não entendo o porque não chamam esses juizes de corruptos, de incompetentes, de imbecis!! Isso é o minimo, mostrar pra sociedade, ou a esquerda se posicionar, com o tratamento que esses idiotas merecem. Um bacaca de um juiz, muito bem pago, favorece corruptos, passa por cima das leis, detona a economia e tudo o a esquerda sabe fazer é chama-lo de partidario!!?? Acho q da pra fazer bem melhor q isso, caso seja um desejo protestar contra esses vermes!

    luiz Octavio

    29/05/2018 - 09h47

    Concordo plenamente com Vicente.

    Sandro

    29/05/2018 - 15h04

    Esse comentário expõe o nível da militância petista. Graças a Deus existe uma grande diferença entre ser de esquerda e ser petista. Venho constatando isso há alguns meses e baseado nesse tipo de comportamento é que cada dia me certifico mais que meu voto é em Ciro Gomes. Depois não querem ser chamados de sectários.

    Gregório

    29/05/2018 - 16h19

    Também tenho forte crença que a maioria desses posts “Ciro de direita” e “SEMPLANOB” são de agentes de direita trabalhando na divisão do campo progressista, já que qualquer conta em papel de pão mostra que o campo progressista tem mais votos que o conservador neoliberal nesse país hoje.

Piauí

29/05/2018 - 08h05

O pessoal ainda não entendeu. Lula pode e deve continuar liderando toda e qualquer pesquisa MAS, ACORDEM: LULA ESTA PRESO. FOI CONDENADO EM SEGUNDA INSTÂNCIA E TEM MAIS 6 PROCESSOS NAS COSTAS ESPERANDO JULGAMENTO. Vocês acham que Lula será libertado ou inocentado por liderar pesquisas? Quanta inocência….

    foo

    29/05/2018 - 08h23

    Mesmo que a gente perca esta batalha, precisamos lutar.

    Se (ou quando) Lula for impedido, apoiaremos um candidato da esquerda — que poderá ser o próprio Ciro.

    Até lá, continuaremos lutando pelo DIREITO de Lula se candidato, pois ele é inocente.

      Piauí

      29/05/2018 - 09h30

      Estarei contigo nessa! Um abraço!

Curió

29/05/2018 - 07h59

Não tem arrego!
O Lula não para de crescer… já ganha no primeiro turno! 39%!
kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakaka!
Esconjuro filhote de credo em cruz com cruz credo!
qua qua qua qua qua qua qua dando milho pros patinhos… Credo em crucis!
kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakaka
O Lula vai ser solto queridinho.

    Piauí

    29/05/2018 - 08h09

    Você é dos petistas mais alienados que vejo por aqui. Vai esperar por Lula até 2030, por ai. Puxa uma cadeira pra não cansar. Parece que vive no mundo da lua. Graças a você e outros, vou ser obrigado a suportar um Bolsonaro pelos próximos 8 anos.

      Valcir Barsanulfo de Aguiar

      29/05/2018 - 10h20

      Piuauí você não tomou seu GARDENAl hoje.? Não pode esquecer , pois seus ataqques estão fcando muito sérios.

    Miguel

    29/05/2018 - 09h15

    Situação não está tão engraçada não Curió

Manoel

29/05/2018 - 06h44

Gostei da entrevista do Ciro, inteligente, informado e lúcido.
Mas Miguel, você não precisava complementar as respostas do Ciro, né? Foi bandeira meu caro!!

    Miguel do Rosário

    29/05/2018 - 09h31

    É importante complementar sim, desde que não se fuja ao que o entrevistado falou. É preciso resumir e interpretar para facilitar a vida do leitor. Quajto a “bandeira”, entendi como uma insinuação qq mas deixa para lá. Obrigado pelo comentário. Abs

baltazar pedrosa

29/05/2018 - 06h34

O Ciro Gomes,é o candidato metamorfose,já foi de tudo,ultra direita,de centro,de centro esquerda,de esquerda.eco-ambientalista,hoje ele se camufla de trabalhista,mas na verdade ele é um tremendo fascista.O PT não pode cair no erro de se quer aventar a possibilidade de apoia-lo,porque estará fazendo o jogo da direita,ele Ciro faz o mesmo jogo de Tarso,Mauro Benevides,Cesar Cals e outras figuras que oprimia o estado do ceará.

Serjao

29/05/2018 - 04h26

Miguel do Rosário, você está entrando numa canoa furada.
Este é Ciro Gomes:
https://youtu.be/sbS8UgQqTak

    CezarRM

    29/05/2018 - 14h53

    Ah meu Cristo, PCO? Por favor!

foo

29/05/2018 - 04h06

Obrigado pelo resumo, Miguel.

Ainda não tive a chance de assistir à entrevista, então confio no que você descreveu.

É sempre bom ver o Ciro condenar o golpe. Pena que ele não foi mais enfático na defesa de Lula, mas, como você disse, isso não lhe foi perguntado.

Ele sabe que terá o apoio do Lula e o voto dos petistas no segundo turno — se lá chegar contra um candidato da direita.

Que ele continue a denunciar o golpe e os golpistas, porque a hora é de união.

Wilton Santos

29/05/2018 - 02h41

Voto no Lula ou em quem ele indicar. Se o expresidente apoiar a candidatura do Ciro Gomes então terá o meu voto.

Não posso abandonar o Lula em uma masmorra em Curitiba condenado por um canalha feito o juiz moro. No entanto, se o expresidente entender que a melhor estratégia for apoiar o Ciro, que assim seja. Confio no Lula e não no Ciro!

ASSim falou Golbey

29/05/2018 - 01h51

se esse filhote da ditadura tivesse um mínimo de consideração com o povo, não participaria de nada que não tivesse a certeza de que Lula teria o direito de fazer o mesmo.

    Miguel do Rosário

    29/05/2018 - 02h13

    Trolls da direita provocando desunião no campo progressista. Tomem cuidado.

      Serjao

      29/05/2018 - 04h30

      Eleição sem Lula é fraude, é a confirmação, a institucionalização do golpe sofrido pelo povo brasileiro, também pode ser chamado de estelionato eleitoral.
      Ou Lula ou nada!

      Djailson Siqueira

      29/05/2018 - 07h23

      Está muito difícil saber qual é o seu lado, meu velho.
      Você está mais para a direita do que os que se expressaram aqui em favor de Lula.

        Miguel do Rosário

        29/05/2018 - 09h27

        Ah sim, sempre tem alguém mais à esquerda que eu… pstu, por exemplo.


Leia mais

Recentes

Recentes