Menu

O terço do Papa e a carta diplomática do Vaticano

Agora temos as Fake News a desmontar supostas Fake News. As redes sociais de Lula poderiam ter sido mais discretas em relação ao terço doado a Lula, para evitar constranger politicamente o Vaticano, forçando-o a soltar uma nota diplomática de “esclarecimento”. Poderiam ter publicado que Lula recebeu um terço doado por uma agência do Vaticano, […]

15 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Agora temos as Fake News a desmontar supostas Fake News.

As redes sociais de Lula poderiam ter sido mais discretas em relação ao terço doado a Lula, para evitar constranger politicamente o Vaticano, forçando-o a soltar uma nota diplomática de “esclarecimento”.

Poderiam ter publicado que Lula recebeu um terço doado por uma agência do Vaticano, vinculada diretamente ao Papa.

Seria tecnicamente mais preciso e politicamente mais prudente.

Mas a informação de que o terço veio do Papa não foi desmentida pelo Vaticano. Isso é Fake News. O que o Vaticano disse é que o “consultor não declarou isso”.

A Veja foi mais longe e transformou o consultor em “ex-consultor”.

Juan Grabois consultor, ativo, do Pontifício Conselho Justiça e Paz.

Ou seja, é consultor do Papa.

O texto do Vaticano traz um tom diplomático. O Vaticano é um Estado e não tem interesse em se imiscuir nas questões judiciais de outro país.

Observe que, ao final, o texto diz:

Na entrevista, ele nunca declarou que foi o Papa a enviar o Terço, mas simplesmente que se tratava de um Terço que tinha sido “abençoado” pelo Papa. Terços como esse são levados, como o Santo Padre deseja, a tantos prisioneiros do mundo sem entrar no mérito de realidades particulares.

Ou seja, ao mesmo tempo em que diz que o consultor “não declarou que foi o Papa a enviar o Terço”, o texto do órgão oficial do Vaticano afirma que “terços como esse são levados, como o Santo Padre DESEJA“, a tantos prisioneiros do mundo.

Ora, se o desejo vem do Papa, e se o tal argentino é consultor do Papa, então o terço pode ser considerado, sim, um presente do Papa.

Observe ainda que o texto do Vaticano não nega, em momento algum que o terço tenha vindo diretamente do Papa. O texto apenas afirma que o consultou “nunca declarou” isso.

Se eu fosse um cínico, por exemplo, poderia apelar para o exemplo da Folha de São Paulo, que, confrontada pela publicação de uma ficha falsa da presidenta Dilma, respondeu que a autenticidade da referida ficha, “pelas informações hoje disponíveis, não pode ser assegurada – bem como não pode ser descartada”.

A frase caberia perfeitamente nesta situação, sobre se o terço é ou não é presente do Papa.

Como não sou cínico, lamento que as redes sociais de Lula tenham tropeçado nessa armadilha…

***

No Vaticano News

Esclarecimento sobre a notícia da entrega de Terço do Papa ao ex-presidente Lula

Vários meios de comunicação brasileiros deram a notícia sobre a entrega de um Terço do Papa ao ex-presidente Lula.

Esclarecemos:
Cidade do Vaticano

Esclarecimento sobre a notícia da entrega de Terço do Papa ao ex-presidente Lula.

O advogado argentino Juan Gabrois, fundador do Movimento dos trabalhadores excluídos e consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz, deu uma entrevista em sua tentativa de visitar o ex-presidente Lula na prisão de Curitiba, onde está detido há mais de dois anos meses. Grabois disse que a visita era pessoal e não em nome do Santo Padre. Ele não teve a permissão para se encontrar com Lula.

Na entrevista, ele nunca declarou que foi o Papa a enviar o Terço, mas simplesmente que se tratava de um Terço que tinha sido “abençoado” pelo Papa. Terços como esse são levados, como o Santo Padre deseja, a tantos prisioneiros do mundo sem entrar no mérito de realidades particulares.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Thiago Araujo

18/06/2018 - 15h59

No afã de tentar glorificar um apenado recolhido à uma cela, após o devido processo legal, estando este ainda sujeito à outros processos, que, espero, cheguem ao veredicto de condenação, o que vejo é lula é o lulismo precisando não de um terço ou um rosário, mas, verdadeiramente, de extrema unção.
A cultura ao crime e ao criminoso tem levado o Estado brasileiro à situação atual.
Parem de “colocar chifre em cobra”.

J Fernando

13/06/2018 - 11h42

O Vaticano já soltou outra nota.
Parece que esta história ainda vai render muitos frutos… principalmente sobre fake news de fake news.

Joana Gouvea

13/06/2018 - 03h03

Não entendi que o PT tenha caído em nenhuma armadilha. Pelo contrário. O que querem (e não é isso que diz a nota do Vaticano) é minimizar a importância da agressão ao simbolismo do ato e, em consequência, à prisão política a que está submetido o endereçado do presente nada casual.

Ciro Morais Okazaki

13/06/2018 - 00h46

Creio que o fato do Pq o ter enviado o terço a Lula, nada mais é do que o ofício do papa, de acordo com a bíblia os servos de Cristo tem a seguinte missão “Ide e pregai o evangelio” olhando pela lógica cristã ( q deve ser considerada nesse caso) a igreja viu nessa situação de cumpri tal ordem de Cristo.
É evidente que Lula não é uma pessoa qualquer, se a fé crista engloba a todos, um condenado político não seria excluido por eles, lemabrando que Jesus Cristo foi condenado.

Quanto às Fakenews difundidas na Internet, devemos também considerar que as redes sociais são um mundo onde todos falam o que querem de maneira irresponsável e tendenciosa, e por isso não devemos liga-las diretamente a Lula, eu acompanho algumas dessas redes inclusive a página Lula no facebook, é evidente que o administrador da página não responde por Lula, pode nos observar isso nas lives feitas pela página quando o PT se pronuncia… Ele é uma pessoa qualquer que tem uma página famosa no facebook, fim. (Formador de opinião de uma massa considerável de pessoas que acreditam q aquela página é oficial do presidente.

Espero ter enriquecido o debate, ótimo texto… Boa noite.
Ciro Okazaki
27 anos
Trindade-Goiás

Dorgival

12/06/2018 - 20h51

Quem foi mesmo que caiu na armadilha?
“Juan Grabois é uma pessoa da estreita confiança do Papa Francisco”, diz o sociólogo Pablo Gentili, secretário geral do Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (Clacso); “Sendo ou não representante oficial do Vaticano, se ele disse que o Papa falou, a mensagem é do Papa mesmo. Grabois tem mais proximidade e informação do que o Papa pensa do Lula do que qualquer cardeal brasileiro”
“Se o Grabois veio visitar o Lula, certamente ele tinha alguma mensagem ou algum recado do Papa. Ele não se movimentaria por iniciativa própria”.

Fonte: Revista Forum

Brasileiro da Silva

12/06/2018 - 20h17

Miguel, se as redes sociais do PT tropeçaram na armadilha, vc também tropeçou. Repetir notícias sem checar? Ou vc acha que tudo que vem das redes sociais do PT é verdadeiro?

José Zimmermann Filho

12/06/2018 - 18h21

Seja como for, é bom aprender a se certificar antes de jogar na rede. Um mico a direita consegue transformar num gorila. Verdade não é uma coisa com que os coxinhas se preocupem. Derrubaram uma presidenta sem ter ideia do que seja pedalada fiscal. Deixem que eles se lambuzem. O silêncio muitas vezes é suficiente.

omar salga

12/06/2018 - 18h20

KKKKKKKKKKKKKKKKKK
MIGUEL JA FOI PROCESSADO E CONDENADO POR DISSEMINAR FAKE NEWS…
SIMPLES ASSIM.

BY THE AWAY… ALGUEM AI JA VIU ESSE PAPA COMUNISTA ARGENTINO QUE SO ENTROU P ACOBERTAR OS MAL FEITOS DA IGREJA LAVANDO E BEIJANDO OS PÉS DE PRESIDIARIOS PELO MUNDO ??
ISSO É VERDADE… ELE FAZ ISSO COM QQUER UM PRESO D MERDA.. PRINCIPALMENTE COMUNISTAS.

FATO. O PAPA COMO TODO BOM COMUNISTA ADORA UM BANDIDO

MARCOS AMARAL MENDES

12/06/2018 - 17h53

A nota do Vaticano é cristalina: o argentino é EX-CONSULTOR de uma comissão pontifícia (porque vocês apagaram o EX?). Essa comissão, aliás, foi extinta duas semanas atrás. Portanto, jamais poderia ter sido enviado pelo Papa. Por favor se retratem e parem de usar o nome do Santo Padre em vão.

Paulo Teixeira

12/06/2018 - 17h36

O Cafezinho anda aliás caindo em muitas armadilhas. Uma delas é a do Ciro Gomes. Um blogueiro progressista não pode bancar um político vai-vem que nem esse Ciro.

Francisco

12/06/2018 - 17h26

Faz-me rir! Que tentativa infantil pra justificar uma mentira.
Ficou mais feio ainda!

ari

12/06/2018 - 17h20

Por razões óbvias, o Papa, ao enviar um terço ao Lula, não poderia fazê-lo diretamente pois é, além do mais, um chefe de estado. A meu ver, foi sim uma manifestação do Papa, inclusive coerente com seu discurso dias atrás. Quanto à nota do Vaticano, eu não a levaria tão a sério, inclusive por algo similar ocorrido no caso da Marielle e o telefonema do Papa.
Leonardo Boff disse, há algum tempo, que recebeu um pedido do papa por subsídios para sua encíclica Laudate Si, frisando que o material deveria ser enviado por intermédio do embaixador da Argentina no Vaticano, pois do contrário nunca chegaria a suas mãos. Isto dá uma pálida ideia do que é o Vaticano, lembrando igualmente que a grande maioria da igreja brasileira é extremamente conservadora, resultado de mais de 30 anos de João Paulo II e Bento XVI
No caso em pauta, quero crer que O Cafezinho sim caiu numa armadilha


Leia mais

Recentes

Recentes